Mito ou realidade??


Lucky strike

Recommended Posts

Efectivamente, vejo em muitos videos e fotos que os camarões na sua grande parte, não estão em aquários plantados.

Li algures que são extremamente sensíveis aos picos de amónia e nitritos. Até aqui ok.

 

Mas em relação aos nitratos... níveis de 10-15 ppm's de nitratos são fatais ou stressantes para os camarões???

 

É que se sim, então fertilização está fora de questão.

 

Agredeço esclarecimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realidade.. nitratos não são bons para os camarões pequenos, os adultos podem até tolerar. Por isso a meu ver deve-se optar em plantas de baixa manutenção como musgos, fetos e anubias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, essa de ter camaronada a passear sobre uma cuba ou sobre uma glosso... é uma farsa.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Não, como podes ver em muitas fotos e artigos de fóruns é possível, basta que consigas manter cuba e glosso sem fertilizantes, consegues encontrar relatos de pessoas que o conseguiram fazer... Depois tens sempre uns camarões mais resistentes que os outros!

 

Como exemplo tens o Filipe Oliveira (FAAO - http://faao.blogspot.pt/) que mantém nos seus aquários Red Cherrys.

 

Cumprimentos

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pode-se sempre ter as plantas que quiserem, apenas temos de garantir o equilibrio entre Nitratos e o consumo das mesmas, com os nitratos a 10mg/l as plantas agradecem e os camarões nem se chateiam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar acho que também é necessário especificar de que camarões se fala aqui.
Se forem red cherry talvez não haja grande problema porque eles são resistentes, mas se os quiserem reproduzir ou se eles pudessem falar se calhar tambem diriam que não gostam muito.
Agora experimentem colocar uma espécie mais sensível num aquário com nitratos elevados. Tal como disse o Fábio, há adultos que até podem tolerar, mas é sempre à sorte, porque de certeza que não é saudável.

Portanto, dependendo daquilo que pretendes saber, mito ou realidade. Se quiseres que sejam saudáveis, realidade. Se queres que apenas sobrevivam e queiras atirar à sorte, mito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falava genericamente de todos os camarões e da sua tolerância aos nitratos. óbvio que há uma variabilidade inter-espécie bastante grande. Certamente que haverá espécies mais sensíveis que concentrações de 5ppm's de nitratos começam a mostrar sinais de stress.

 

Mas... o que são nitratos elevados?

é que eu faço fertilização EI com soluções DIY e dificilmente ultrapasso os 10ppm's.

 

já sabemos que os red cheries toleram isto... e os crystal red???

é que 10 ppm's não é assim tao dificil de se obter num vulgar aquario.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se pode generalizar. Se não se faz com os peixes, muito menos com os camarões! Há peixes e camarões pouco e muito tolerantes a nitratos, depende de muitas coisas, entre elas a toxicidade das bases Azotadas na linfa dos camarões (sim, eles não têm sangue ou sistema vascular como um peixe).

 

Os camarões de guerra (Red e outros heteropodas) são muito tolerantes por isso aguentam.

 

Os camarões que são mais sensíveis tendem a diminuir as suas taxas de reprodução/eclosão com o aumento do Nitrato (e outros), por isso é mais uma questão de maximização que propriamente de protecção/pena dos bichos.

 

Além de que meter num plantado CRS/CBS/Tigers com peixinhos decorativos é estar a mandar dinheiro pela tripa do peixe... e eu pelo menos não gosto de dar comida viva de vários €/unidade aos peixes hehehe

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mito! É bem possível manter por exemplo os CRS num plantado exigente, com muitas fertilizações, co2 e iluminação.

Vê a montagem do Hugo no link abaixo onde poderás acompanhar, ao longo de muitas paginas, plantas de pouca, média e alta exigencia a serem mantidas com crs e até estes a começarem-se a reproduzir.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=186434

 

Contra factos não há argumentos ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É um mito e dos muito grandes. Vê o link em baixo (na assinatura - beach cliff) onde tenho tido muito boa reprodução de grade S num plantado fertilizado abundantemente com ada. Comprei 5 camarões em nov e agora tenho cerca de 30.

Tenho muito CO2 e muita luz...

 

Como ja te disseram há que haver bom senso e ter equilíbrio no ecossistema que tens.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu honestamente acho é a importância de definir fertilização. Isto é: a adição extra de macro e micronutrientes a um aquário plantado.

A questão é que penso que muito boa gente, associa fertilização em geral ao método EI, onde os nutrientes são muitas vezes doseados em excesso.

 

Todos concordamos que a camaronada em geral é muito sensível à amónia/amoniaco e aos nitritos. Uns mais do que outros é certo.

face aos nitratos, há uma resistencia um pouco maior, segundo li, ou se quiserem, uma menor toxicidade dos nitratos face aos nitritos. E a malta fertiliza com nitratos.

 

Mas o que realmente quero realçar é que pelo EI, há pessoal a obter concentrações de 25-30-35 e até 40mg/L de nitratos. Perante estas concentrações, acredito que não só não ocorra reprodução, como os camarões não sobrevivam.

Eu pessoalmente, não fertilizo actualmente pelo EI.

Tenho um plantado de média exigência e preparei uma solução All-in-One, onde tenho com consistência obtido concentrações máximas de 10mg/L de Nitratos e uma total ausência de amónia e nitritos.

 

Se alguém me disser inequivocamente que os crystal red ou os Tiger NÂO AGUENTAM E NÂO SE REPRODUZEM com 10mg/L de nitratos, aí nem sequer tento.

 

Agora, são estas generalizações feitas á pressa de que os camarões não suportam nitratos que podem estar profundamente erradas.

 

Obrigado ao pmgsr e ao jorge A pelos testemunhos.

 

Quanto ao meter camarões com peixes decorativos... não me parece que Guppies comam camarões... e muito menos os neons. Os ancistrus não fazem mal a uma mosca e são alguívoros. Se calhar o tubarão tigre de 1m que convive com os restantes... esse sim, pode ser mais problemático.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao meter camarões com peixes decorativos... não me parece que Guppies comam camarões... e muito menos os neons. Os ancistrus não fazem mal a uma mosca e são alguívoros. Se calhar o tubarão tigre de 1m que convive com os restantes... esse sim, pode ser mais problemático.

Acredita que os guppies e os neons comem camarões. Podem até não ligar aos adultos, mas as crias marcham de certeza. Agora se estivermos a falar de red cherry e de um aquário com esconderijos suficientes, a taxa de reprodução dos red's acaba por compensar os que são comidos. Eu não arriscaria com qualquer outra espécie de camarão mais caro! :)

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou testemunha de que os guppys comem camarões, tudo depende da lotação do aquario e mesmo assim nao é isso que conta mais.
eu tive guppys bem alimentados e um dia estava a meter la uma red cherry adulta ovada para popular aquele aqua e mal entrou na agua nao conseguiu sequer chegar a meio (e o aqua tem 30 cm de altura) foi logo mordiscada por uma guppy e logo outra se juntou à festa e dividiram a fêmea ao meio. A partir daí todos os peixes ornamentais para mim sao predadores de camarões.
Mal tirei os guppys desse aquario a taxa de reprodução (pelo menos dos camaroes que conseguia contar) aumentou para o dobro.
E os neons são ainda mais agressivos porque costumam andar mais baixo do que os guppys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à água limpa, não percebo muito bem. São detritivoros e alguivoros e melhoram a qualidade do áqua, mas da água, talvez o façam indirectamente.

Em relação a mante-los com outros peixes, depende dos peixes.

 

Mas eu neste momento quero ver-me livre dos meus guppys para meter red cherrys. É que aparentemente os guppys traçam os reds mais pequenos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais