Sump ou filtro externo?


Recommended Posts

Viva caros amigos!

 

Tenho lido bastante sobre sumps, mas tenho umas dúvidas que ainda não foram esclarecidas:

 

1. Ao fazer um sump, a água que sai do aquário será a água que está na tona do mesmo, logo a água mais suja, que se acumula no fundo vai lá permanecer. Esta é a minha observação, sendo assim, em termos de eficácia, não será sempre melhor ter um filtro externo?

2 . Quanto aos custos, uma vez que temos de comprar vidro, materiais filtrantes, tubagens e bomba, se não ficar ela por ela, não fica mais caro?

 

Obrigado!

Cumps!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sump tem muitas vantagens. Esconder equipamento, muito mail filtragem, tpa mais fácil. Mas só compensa para aquarios grandes.

 

O preço deve ser idêntico para um aquário à volta de 500l.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou apenas dar a minha opinião com base feita apenas em pesquisa por efetuada por mim, pois vou dentro de dias montar um aq. de +/- 500l com sump.

Para um aq. com +/- as dimensões do que vou montar a sump tem todas as vantagens pois teria de colocar 2 bons filtros externos, logo a sump fica muito mais barata e a manutenção é muito mais fácil. A sump fica barata pois o vidro a utilizar basta ser de 6mm, e uma bomba de 2500/3000L se pesquisar tb não é muito cara comparando obviamente com um bom filtro externo.

Pode ainda fazer uma divisória onde pode ter agua descansada para as Tpa´s.

Estéticamente fica com uma montagem (aq.) bem mais "limpa", pois coloca tudo a trabalhar na sump.

Mas atenção o que digo foi com base em pesquisa, daqui a uns tempos poderir dizer mais alguma coisa. Mas o que vemos em grandes aq. são sump a trabalhar.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS,

tenho dois aquas de 150cm x60alturax50profundidade num, tenho dois filtros externos eheim profissional 3 electronicos 2078 , e no outro tenho sump com bomba de retorno eheim 5000 l/h.

 

As vantagens que vejo para filtros exteriores sao: Mais silencioso, apesar de se ver os termostatos e as canas de sucção dos filtros consigo maior area para os peixes nadarem pois nao perdi espaço com a coluna seca. Ao ter dois filtros se um avariar tenho sempre o outro. Nas mudas de agua é pratico á mesma pois retiro agua enquanto sinfono o areao, por uma mangueira que esta ligada ao esgoto, e depois como tenho um bidon com agua ja preparada com uma bomba de retorno é só ligar um interruptor e la vai a agua para o aqua pela mangueira. Não tem tantas perdas de co2 se for para plantados, assim como o fluxo ou a direção de corrente de agua pode ser mais personalizado para efeitos de plantados.

 

As desvantagens para mim são : mais dispendioso no investimento visto serem filtros que custam entre 300 e 350 euros cada um. estou mais limitado ao querer colocar ou retirar qualquer media nos filtros tipo ceramicas carvão activo, ou lãs (pois saturam rapidamente) e por não ser tão pratico a manutenção dum filtro em comparação a uma sump. Mas nada que não se faça e a manutenção é de vez a vez.

 

As vantagens das sump para mim são: A capacidade de filtragem consegue ser muito superior, tenho uma bomba de retorno eheim 5000 litros hora a facilidade com que se pode adicionar ou remover algo da sump, se usares lã ela pode ser retirada sem mexeres nas ceramicas, ou esponjas etc. Se for um aquario vocacionado para ciclideos africanos por exemplo é espectacular, porque consegues muita corrente, limpa melhor a superficie de agua, oxigena muito mais a agua pelas quedas de agua etc, Aumentas os litros do aquario. Colocas facilmente, coisas tipo UV , recolhes amostras de agua ou coisa parecida sem mexeres no aqua, não tens de ter aquecedores dentro do aqua que para quem tem peixes tipo oscares ou tubaroes é bom porque essas coisas alem de estarem escondidas tambem estao protegidas de choques de impacto por esses peixes.

 

As desvantagens das sump com pentes para mim são: Principalmente o ruido! no meu caso!!, , maior gasto de co2 visto que se perde mais facilmente (para plantados)

Ocupa mais espaço no movel, maior evaporação de agua o que pode provocar humidade na casa e no movel da sump, e No caso de estar ausente uns dias tens de ter alguem para repores agua ou teres boias e um bidon para reposição automatica. nunca esquecer de ter o tubo ladrao para nunca inundares a casa em caso de entupimento, se quiseres ter plantas flutuantes daquelas muito pequeninas, elas caiem todas para a coluna seca. peixes muito pequenos assim como camaroes mais pequenos tambem vao parar á sump!

 

Isto foi uns exemplos,mas que claro que alguns podem ser minimizados ou ate eliminados, por exemplo no meu da sump quando tive ciclideos africanos a agua estava sempre limpa , e uma optima corrente, agora tenho discus por isso tive de reduzir o caudal da bomba de retorno para as plantas não ficarem deitadas com a corrente!! hehe mas tudo tem solução!

 

Resumindo: para mim, não existe uma coisa melhor que a outra apenas umas são mais indicadas que outras DEPENDENDO da finalidade de cada um. ou seja ,se queres e necessitas de um maior rendimento em filtragem e boa corrente, se não é para plantados, ou seja ciclideos africanos, peixes grande porte tipo oscares, sem duvida alguma faz sump! Mas se tiveres dinheiro para gastar, e quiseres algo tipo um comunitário plantado, onde queres aproveitar todo o espaço do aqua, eu não vejo porque não num BOM par de filtros exteriores. Existe tambem filtros exteriores ja com aquecedor , ficando apenas a ver-se dois tubos de sucção , que muitas das vezes nem se veem com as plantas.

Desculpa se escrevi muito, é que tambem ja tive a mesma duvida que tu e o que encontrei foi pessoas que so veem sumps e outros que so veem filtros! E so depois de ter os dois tipos de filtragem percebi as vantagens e desvantagens das duas maneiras.

Cumprimentos, e boa sorte na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS,

tenho dois aquas de 150cm x60alturax50profundidade num, tenho dois filtros externos eheim profissional 3 electronicos 2078 , e no outro tenho sump com bomba de retorno eheim 5000 l/h.

 

As vantagens que vejo para filtros exteriores sao: Mais silencioso, apesar de se ver os termostatos e as canas de sucção dos filtros consigo maior area para os peixes nadarem pois nao perdi espaço com a coluna seca. Ao ter dois filtros se um avariar tenho sempre o outro. Nas mudas de agua é pratico á mesma pois retiro agua enquanto sinfono o areao, por uma mangueira que esta ligada ao esgoto, e depois como tenho um bidon com agua ja preparada com uma bomba de retorno é só ligar um interruptor e la vai a agua para o aqua pela mangueira. Não tem tantas perdas de co2 se for para plantados, assim como o fluxo ou a direção de corrente de agua pode ser mais personalizado para efeitos de plantados.

 

As desvantagens para mim são : mais dispendioso no investimento visto serem filtros que custam entre 300 e 350 euros cada um. estou mais limitado ao querer colocar ou retirar qualquer media nos filtros tipo ceramicas carvão activo, ou lãs (pois saturam rapidamente) e por não ser tão pratico a manutenção dum filtro em comparação a uma sump. Mas nada que não se faça e a manutenção é de vez a vez.

 

As vantagens das sump para mim são: A capacidade de filtragem consegue ser muito superior, tenho uma bomba de retorno eheim 5000 litros hora a facilidade com que se pode adicionar ou remover algo da sump, se usares lã ela pode ser retirada sem mexeres nas ceramicas, ou esponjas etc. Se for um aquario vocacionado para ciclideos africanos por exemplo é espectacular, porque consegues muita corrente, limpa melhor a superficie de agua, oxigena muito mais a agua pelas quedas de agua etc, Aumentas os litros do aquario. Colocas facilmente, coisas tipo UV , recolhes amostras de agua ou coisa parecida sem mexeres no aqua, não tens de ter aquecedores dentro do aqua que para quem tem peixes tipo oscares ou tubaroes é bom porque essas coisas alem de estarem escondidas tambem estao protegidas de choques de impacto por esses peixes.

 

As desvantagens das sump com pentes para mim são: Principalmente o ruido! no meu caso!!, , maior gasto de co2 visto que se perde mais facilmente (para plantados)

Ocupa mais espaço no movel, maior evaporação de agua o que pode provocar humidade na casa e no movel da sump, e No caso de estar ausente uns dias tens de ter alguem para repores agua ou teres boias e um bidon para reposição automatica. nunca esquecer de ter o tubo ladrao para nunca inundares a casa em caso de entupimento, se quiseres ter plantas flutuantes daquelas muito pequeninas, elas caiem todas para a coluna seca. peixes muito pequenos assim como camaroes mais pequenos tambem vao parar á sump!

 

Isto foi uns exemplos,mas que claro que alguns podem ser minimizados ou ate eliminados, por exemplo no meu da sump quando tive ciclideos africanos a agua estava sempre limpa , e uma optima corrente, agora tenho discus por isso tive de reduzir o caudal da bomba de retorno para as plantas não ficarem deitadas com a corrente!! hehe mas tudo tem solução!

 

Resumindo: para mim, não existe uma coisa melhor que a outra apenas umas são mais indicadas que outras DEPENDENDO da finalidade de cada um. ou seja ,se queres e necessitas de um maior rendimento em filtragem e boa corrente, se não é para plantados, ou seja ciclideos africanos, peixes grande porte tipo oscares, sem duvida alguma faz sump! Mas se tiveres dinheiro para gastar, e quiseres algo tipo um comunitário plantado, onde queres aproveitar todo o espaço do aqua, eu não vejo porque não num BOM par de filtros exteriores. Existe tambem filtros exteriores ja com aquecedor , ficando apenas a ver-se dois tubos de sucção , que muitas das vezes nem se veem com as plantas.

Desculpa se escrevi muito, é que tambem ja tive a mesma duvida que tu e o que encontrei foi pessoas que so veem sumps e outros que so veem filtros! E so depois de ter os dois tipos de filtragem percebi as vantagens e desvantagens das duas maneiras.

Cumprimentos, e boa sorte na aquariofilia!

Boas,

Excelente ajuda.

Podia me explicar o que entende por tubo ladrão.

"... nunca esquecer de ter o tubo ladrao para nunca inundares a casa em caso de entupimento..." A minha questão é a seguinte, caso falte a electricidade a água do aq. vai para a sump até ao nível do pente, certo? Então como é que posso ter uma inundação em casa? Brevemente irei montar um aq. com sump e estou apreensivo com a sua observação.

cumpr.

 

Sérgio Vale

vai para

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tubo ladrao é um segundo tubo por onde a agua cai para a sump que fica ligeiramente mais alto que o principal por onde cai a agua para a sump, porque se esse entupir e a agua do aquario não vazar para a sump, vai enchendo (o aquario) enquanto a sump tiver agua para mandar para cima. OU seja , quando se usa sump com caixa seca, é nessa caixa que se tem um furo com um tubo que leva a agua para o aquario, e um furo para a agua que vem do aquario para a sum, certo? ora , por precaução pode-se colocar um terceiro furo com outro tubo de descarga mas mais alto que o nivel do principla para que so entre em funcionamento se o outro entupir.

O problema da falta de luz, é diferente, apenas tem de se ter espaço na sump para poder receber a agua que cai quando falta a luz. ou seja não fazer a sump sem se contar com isso.

Outro problema é o ruido da agua a cair pelo tudo de descarga da agua para a sump que pode ser muito diminuido com a construção de um durso que basicamente é colocar no tubo por onde cai a agua para a sump um T com uma curva voltada para baixo, e um tampão por cima com um pequeno furo. tenta pesquisar por isso (durso) existe quem faça de varias maneiras parecidas, mas que da resultado la isso dá!

Editado por luis miguel sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump se for bem projectada é bem melhor. As perdas de co2 são mínimas senão se fizer um drywet. O ruído é mínimo. Eu montei o meu aquário há 1 semana 550l+ 150l sump e durmo ao lado. Teve os seus problemas, mas agora funciona mesmo bem. O único barulho que se ouve é a água a circular (dantes ouvia-se a bomba mas o problema era da mangueira e foi resolvido) e é agradável. A filtragem parece bastante eficiente. Com 2400l de caudal e muitos litros de matérias filtrantes.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jacjac,

Eu por acaso estive para fazer assim sem coluna seca mas como quando fiz foi para ser para agua salgada, aconcelharam me a fazer assim pois oxigena muito melhor a agua. Mas depois nao fui para agua salagada!! Hehe nao me consigo desfazer dos meus dicus!!

Mas tambem vou exprimentar trocar a mangueira porque o ruido que me incomoda é mesmo o da bomba, porque a queda de agua tambem nao me incomoda e nao é assim tanto. claro que silencioso a 100 % é os meus dois filtros eheim prof 3 2078 eletronico!!

Mas sem duvida que a agua do meu aqua da sump fica translucida em minutos mesmo depois de la se fazer alguma coisa e sujar tudo por algum motivo! Ja o mesmo nao acontece com os filtros apesar de tambem serem optimos.

agora vou ver se troco a mangueira e ver se consigo ter os 5000 l\h mais silenciosos!

Cumprimentos e boa sorte com os peixitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu durmo a 1m de um aquário com sump e desde que o montei tenho dormido muito melhor. O que me chateava era aquele hmmmmmm, mas consegui eliminar. Não sei se é o barulho da àgua, mas sei que durmo muito melhor. Já com filtros externos não era assim.

 

E a filtragem é espetacular.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe o que me chateia mesmo é a conta da luz! Com os dois aquas de 150 cm, um de camaroes e dois cubos com casais de discus. fico com muita agua para aquecer... isso é que era bom de resolver, heheh isso é que me fazia dormir bem!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.