1º Aquário


João David

Recommended Posts

Boas noites

Sou novo por o forum e neste hobby apesar de sempre gostar de ver e tive um aquário só com peixes (serpae e Dojo) durante 3 anos , entretanto decidi mais a minha namorada subir um bocado o patamar e montar um aquário plantado

 

o que saiu foi mais ou menos isto.

 

 

Montagem:19 de Fevereiro de 2013
Medidas: 80 X 30 X 40 (C X L X A)
Capacidade: +/- 90 litros
Filtro :eheim 2213 plus classic 250
Aquecedor: Elite 150W

luminação: DIY T5 HO 39W 4200K + T5 HO 39W 6500K + PLL 36W 6500K

Hardscape: 1 tronco e uma pedra

Substrato fértil: Tropica PLANT GROWTH

Substrato inerte: ADA AFRICANA AQUA SOIL

CO2 Caseiro (ainda)

Plantas:

Monosolenium tenerum

Blyxa Japonica

Cabomba caroliniana

Pinheirinho é como conheço

Echinodorus não sei o resto do nome se alguém quiser ajudar ficaria agradecido :naughty:

 

Peixes:

Ainda a fazer o ciclo =)

 

Luz entre 8 a 10 Horas

 

Os testes irão ser realizados esta semana

 

Ate ver ficam aqui umas fotos

Logo no inicio estava nevoeiro

dscf0660k.jpg

Depois de 30 min ficou bem melhor
dscf0673xn.jpg
A calha DIY que fiz no fim de semana
dscf0671ww.jpg
dscf0667x.jpg

Aguardo feedback vosso e opiniões para melhorar o aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e bem vindo

 

Desde já digo-te que fizes-te muito bem em começar com essa litragem.

 

O filtro é externo, certo? (se for, mais uma coisa excelente que fizes-te).

 

O aquario está esteticamente bonito, mas a zona onde está o termostato , parece um pouco vazia, podias plantar mais (minha opinião)

 

Desde já tens de fazer o ciclo do azoto, mais ou menos 1 mes (depende do tipo de manutenção dos peixes que queres ter)

 

Durante o ciclo tens tempo para pensar no layout e na flora.

 

Cumpz

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com os testes que apresentas-te, já dá para pores 1 ou 2 peixes, se tudo estiver a 0 (NH3/NH4) não vejo porque não por um peixe ( desde que sejá resistente)

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas imagens para acompanhar o ciclo

 

Hoje a agua já está bem transparente

 

 

dscf0677r.jpg
Vista de lado
dscf0675e.jpg
Reparei que esta planta tinha a folha assim, mas vou esperar até as raízes se habituarem ao substrato
dscf0676zl.jpg
Também vi que apareceu ali umas algas pequenas no musgo, vou aguardar uns dias, se calhar vou ter de plantar mais para ver se retiro nutrientes da agua, mas para já amanha é dia de TPA ainda fica em fase de testes
dscf0674ri.jpg
Cumpz
João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes encher mais de água o aquário, até junto da barra preta do caixilho superior, há que rentabilizar a litragem... também colocava o termostato na vertical junto à entrada do filtro, fica mais discreto visualmente.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Julgo que a flauta deveria estar na face lateral do aquário e não no fundo, assim permite uma melhor circulação de água.

 

Quanto às horas de luz para esta fase inicial parece-me excessivo. No site da tropica recomendam 6h com 50% do máximo que se pensa colocar no futuro. Assim minimizas as algas..

 

Quanto ao layout, acho-o bonito, mas como já disseram atrás, colocava mais flora no lado esquerdo.

 

Os nitritos e amónia estão a zero porque o ciclo ainda não se iniciou. Tenta ler um pouco mais sobre o ciclo de azoto e vai colocando alguma comida para que o ciclo se inicie. Caso contrário nada acontecerá.

 

Há ainda quem faça o ciclo com a introdução de alguns peixes, eu pessoalmente não sou a favor, mas a minha experiência também é reduzida.... :naughty:

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois também acho que a saída devia ser de lado mas o tubo é grande demais e ainda não o cortei, vou seguir o conselho em relação as horas o layout ainda está em crescimento falta gostava de completar mas por enquanto fica parado.

 

Em relação ao ciclo tenho metido comida, alias o meu filtro estava no outro aquário só de peixes de agua quente onde tinha uns plecos serpae e dojo e aproveitei praticamente as bactérias sem limpar só trocar a água, por isso penso que o ciclo se complete bem mais depressa

 

Agradeço a opinião

 

E na próxima TPA subo o nível da água (pensava que não se podia meter rente a cima )

 

Cumpz e até amanha

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flauta de saída estar na horizontal não tem mal, pode até ser benéfico na medida em que se estiver na horizontal próxima da linha de água mais facilmente ocorrem as trocas gasosas à superfície e há mais oxigenação da água, em linguagem simples: agita a água e oxigena-a. Há mesmo quem ponha os jactos a sair de fora de água, mas o aquário estiver num quarto ou numa sala o barulho pode-se tornar um problema, se estiver só a provocar uma ondulação superficial sem barulho também aumenta a oxigenação e também ajuda a eliminar as camadas de gordura à superfície da água que às vezes surgem. Há quem compre bombas de ar para oxigenar e escumadores de superfície para retirar a camada de gordura, isto faz o mesmo. A eventual desvantagem é que se quiseres CO2 para as plantas a agitação aumenta a libertação de CO2 para a atmosfera.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim.. segundo tenho lido a posição horizontal está bem.

 

Falava era do facto dela estar no vidro do fundo e não no lateral direito, assim permitia "varrer" todo o aquário com a corrente.

 

Quanto ao ciclo ficar completo mais rapidamente por o filtro vir d outro aquário, tenho lido que sim... a experiência é zero... :)

 

Continuação de boa montagem.

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro estava noutro aquario ciclado, a bactérias desnitrificantes continuam na media existente dentro do filtro. Na minha opinião já poderias começar a colocar vida animal no aquario.

 

Gosto do layout que escolheste. Triangular, com uma zona de natação livre. No entanto trocaria a entrada e saída de agua para o filtro de modo a esconder o tubo atras das plantas e na zona descoberta ficava a flauta. Colocaria o aquecedor na vertical atras das plantas também.

 

Um fundo também ficaria bem. Preto ou azul de modo a dar maior profundidade e esconder os tubos que passam atrás.

 

Mas no fundo tem que ficar como gostas. :) parabéns e boa sorte para o projecto.

 

Cumprimentos

Bruno Perneta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A colónia de bactérias ter subsistido de forma adequada depende de algumas condicionantes, se quando mudaste o filtro do outro aquário para este a carga biológica se manteve mais ou menos idêntica, e se o filtro não esteve desligado muito tempo, aqui não te sei dizer ao certo quanto tempo é muito, já ouvi de tudo, eu pessoalmente mais de 3 ou 4 horas já começo a ficar preocupado.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agradeço as palavras é sempre bom ouvir e avaliar outras opiniões.

 

Em relação ao filtro teve desligado umas 3 4 horas sempre com agua, depois retirei toda a agua e substitui pela do aquário novo (este),

 

Em relação aos peixes só depois do fim de semana a ver como ficam as coisas

 

Em relação ao layout era o meu objectivo manter um "largo" para se alimentarem =) sem terem plantas pelo meio

O fundo ando a ver onde comprar um vynil preto, já agora se alguém souber apite =) hehe

 

Cumps

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Fiz recentemente uma mudança de casa e o filtro ficou cerca de um dia desligado com agua dentro. Voltei a encher com água, acondicionador para as cloraminas* não matarem as bactérias e ta novo. :)

Um abraço

Editado por Perneta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pelo que parece está a ficar composto

 

 

Parametros
dias
19- ph 6.4 Nh3/4 -0
20- ph 6.2
21- ph 6.6
22- ph 6.6 nh3/4 -0
Novidades:
2 cory's e 2 plecos no outro aquário (em principio segunda já saltam para este) ehehe
Só na segunda feira é que tenho os testes para fazer o resto.
E vou de fim de semana vou deixar o temporizador ligado
Por isso rapaziada bom fim de semana e até domingo
fica aqui uma imagem de hoje
dscf0687km.jpg
(meti mais umas pedras e consegui controlar o PH)
Cumpz
João
Editado por João David
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

Já chegaram os testes, e já reparei aqui no meu aquário uma carência de alguns fertilizantes

 

desde que montei até agora

 

19- ph 6.4 Nh3/4 -0
20- ph 6.2
21- ph 6.6
22- ph 6.6 nh3/4 -0
24- ph 6.8 nh3/4 -0 sem co2
26- ph 7.0
27- ph 7.0 nh3/4 -0 sem co2 gh 4ºdgh kh 3ºdkh no3 10 mg/l po4 0.5mg/l Fe 0.25mg/l Cu 0
Atenção já se encontram peixes no aquário desde segunda feira
2 cory's
2 plecus
2 dojo
6 serpae
actualmente está assim
dscf0707f.jpg
Qual fertilizante é que aconselham assim mais equilibrado com nitrogéno phosfato cálcio potássio
Ferro já fertilizei
Cumps
João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cá ficam mais umas actualizações e medições e imagens do mesmo

 

7 neons a juntar ao resto e 2 Gyrinocheilus aymonieri

 

Os serpe laranjas vão voltar ao outro aquário e se calhar vou arranjar mais uns neons

Dias

 

19- ph 6.4 Nh3/4 -0
20- ph 6.2
21- ph 6.6
22- ph 6.6 nh3/4 -0
24- ph 6.8 nh3/4 -0 sem co2
26- ph 7.0
27- ph 7.0 nh3/4 -0 sem co2 gh 4ºdgh kh 3ºdkh no3 10 mg/l po4 0.5mg/l Fe 0.25mg/l Cu 0
28- ph 7.0
1- ph 6.8 Fe 0.5mg/l no3 10mg/l
4- ph 6.8
5- ph 6.8 nh3/4 -0 gh 6ºdgh kh 4ºdkh no2 0mg/l no3 10 mg/l po4 1.0mg/l Fe 1mg/l Cu 0
Arranjei mais material biológico filtrante para o filtro externo (eheim substract pro )

Fotos tiradas hoje

Gyrinocheilus aymonieri

dscf0721p.jpg
E uma vista geral do ambiente
dscf0724mx.jpg
Com isto sempre vou aprendendo a mexer na máquina nova =)
dscf0730c.jpg
Cumps
João

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo-te desde já que tens feito um trabalho 5* !

Só não gosto de uma coisa , mas isso se calhar não é possível devido às medidas . Não dá para pores o termostato na vertical ?

 

Cumprimentos , João

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo-te desde já que tens feito um trabalho 5* !

 

Só não gosto de uma coisa , mas isso se calhar não é possível devido às medidas . Não dá para pores o termostato na vertical ?

 

Cumprimentos , João

 

Obrigado,

 

devido ao tamanho do mesmo só assim de lado, mas quando as plantinhas ficarem maiores ele desaparece =)

 

Cumpz

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.