Blue Lagoon


ffonseca

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Após um ano neste maravilhoso mundo marinho, consegui finalmente aumentar um bocadinho o meu cubo 45.

 

Este aqua vai iniciar um ciclo totalmente novo, o layout foi feito só com rocha morta, mas levou rocha viva para ciclar que depois passará para a sump .

 

Aqua: 60x60x50 (mas na realidade só tem 50cm de profundidade, porque a coluna foi feita em todo o comprimento do aqua)

Sump: 50x45x40

Escumador: NAC 7

Bomba retorno: eheim compact 2000

Circulação: 2x tunze 6015

Iluminação: 4x t5 24w (ainda na duvida se passo para 6xt5)

Repositor de osmose: Tunze com dispensador de Kalk

 

 

Para já é isto que está neste momento, assim que conseguir, irei colocar fotos do layout para poderem criticar e assim poder melhorar o que for possível durante o ciclo.

 

 

Cumprimentos

Francisco Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Francisco,

 

Gosto muito das medidas do aquário.

 

O setup também me parece bem. Simples e eficiente.

 

A iluminação depende um bocado de vários factores: tipo de layout que fizeres, tipo de corais que queres colocar, da própria iluminação ( feixe de luz propriamente dito mais abrangente, mais estreito, etc).

 

De resto, faltam as fotos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado André pelos comentários.

 

Sim o layout será como podes ver bastante simples e em relação aos corais irei dar preferência a moles e lps, mas vou querer alguns sps também, aquela parte mais alta da rocha já chama por eles hehehe.

 

Aqui ficam as fotos, infelizmente com pouca qualidade, para a próxima já tiro com a maquina fotográfica, não que perceba alguma coisa de fotografia mas pelo menos ficam mais nítidas.

 

Agora sim podem começar as criticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que as fotos não estão com muita qualidade, mas da para ter uma ideia de como está o layout.

 

Vá lá pessoal digam o que acham para poder melhorar o que for preciso.

 

Já agora tenho uma duvida, o escumador ficou com bolhas maiores e baixou o nível de espuma, desde que introduzi a rocha viva. Será normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco,

 

Não há muito a dizer se queres o layout simples. Ele de facto está simples.

 

No entanto, se fosse para lhe dar mais um pouco de pormenor, acabo por concordar com o Bruno. Talvez melhorar a ilha da direita com mais uns apontamentos de rocha, elevá-la só mais um pouco. Afinal de contas, tens 50cm de altura. Há uma grande discrepância entre a superfície da água e o topo da rocha. Com isto não quero dizer que devas colocar rocha até cá acima... Estou a sugerir elevá-la apenas alguns cms.

 

Poderias também desencontrar as ilhas para jogares mais um pouco com a profundidade do aquário e isso permitir-te-ia fazer uma melhor selecção e posicionamento dos corais.

 

É a minha sugestão.

 

Quanto ao escumador, pode ser apenas uma reacção à rocha, sim. Ou às mãos dentro de água. Há uma quebra da tensão superficial da água e isso reflecte-se na reacção da mistura com o ar dentro do escumador. Se for a primeira vez que o escumador é ligado, também ainda há a chamada fase do " break in" em que o material ( bomba, cãmara de reacção, corpo, etc) se vai " alterar" e " integrar" com a água para depois estabilizar e acabar por optimizar a performance do escumador. A explicação é um bocado rebuscada mas foi a melhor maneira de descrever que é uma reacção normal no início de funcionamento de qualquer escumador ou grande parte, pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rakiki e andre, na realidade ainda estou na duvida em relacao a segunda ilha, apesar de gostar do efeito lagoa que da.

 

A ideia andre seria criar altura com alguns corais tanto na ilha pequena como na grande e sim queria o layout bastante simples mas ao mesmo tempo bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está simples, mas gosto.

 

A ideia de subir a ilha da direita não é de todo descabida, no entanto tb concordo cntg, gosto do efeito lagoa, e com corais a história é outra....

 

 

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fonseca,

Tenta tirar fotos de frente do aquário ao nivel do areão para conseguirmos ter noção da altura e de todo o layout.

Num cubo eu prefiro ver apenas uma ilha central e mais alta. Parece-me que fica com um efeito mais engraçado.

Em relação às luzes, não sei se já decidiste e compraste mas claramente 6xT5 é melhor que 4xT5. Como exemplo posso-te dar o aquário do Carlinhos Moreno, 16xT5 :) Exagerado? Parece que não pelos resultados.

Abraço e boa continuação.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Antes demais aqui vai o meu agradecimento joão Judicibus por toda ajuda prestada, se não fosses tu as baixas teriam sido muito mais, OBRIGADO por teres acolhido os meus meninos durante estes 3meses.

 

Neste momento o aqua está com 3semanas e ja andam as primeiras algas a chatear.

 

André obrigado pelo comentário, eu vou fazer o que disseste, vou tirar mais de frente para se te uma melhor noção do layout. Gosto dele como está, mas ando a procura duma rocha que fique bem em cima da ilha mais pequena.

Pensei em fazer a ilha central como disseste, mas com a rocha que tinha não consegui, depois fui encaixando as rochas e deu o que esta neste momento.

Em relação a calha esta decidido, ja vem uma ati 6x24w sem duvida que vou ficar muito mais bem servido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Fonseca.

 

Gosto muito do layout simples, é no género do que montei agora no meu novo pico.

 

Com corais tudo isso irá ganhar outra dimensão, principalmente depois de uns primeiros crescimentos.

 

A areia era viva ou araia de coral moida sem vida?

 

 

Boa sorte com o projecto,

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Fonseca.

 

Gosto muito do layout simples, é no género do que montei agora no meu novo pico.

 

Com corais tudo isso irá ganhar outra dimensão, principalmente depois de uns primeiros crescimentos.

 

A areia era viva ou araia de coral moida sem vida?

 

 

Boa sorte com o projecto,

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Miguel, sim o layout esta muito simples apesar de estar na duvida se aumento a ilha mais pequena ou nao. Eu idealizei o layout com os corais que quero colocar e acho que assim é capaz de ficar bom, logo vejo.

 

Em relação a areia é inerte, coloquei rocha viva para fazer o ciclo.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas

 

Finalmente comecei a brincar com a maquina fotográfica e desde já peço aos mais entendidos ajuda para ver se começo aprender um pouco mais disto.

 

Algumas fotos dos corais que entraram no aqua, dos peixes posto mais tarde porque ainda não consegui apanha-los a jeito.

 

Photo_130103704239168506.pngPhoto_130103716996468218.pngPhoto_130103718803123424.pngPhoto_130103719161891834.pngPhoto_130103724201994219.pngPhoto_130103724201994219.pngPhoto_130103720593215293.png

 

As ricordias ainda estão em recuperação.

 

O único eremita do aqua.

Photo_130103722503313312.png

 

E agora uns pormenores do aqua dos quais gosto muito.

Photo_130103727603106221.pngPhoto_130103728301110801.png

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.