Primeiro Nano Aquário! - Ajuda


Helena Veiga

Recommended Posts

É que vi na net, noutros fóruns a falarem sobre isso e vi que algumas pessoas não dão comida aos peixes novos porque eles ainda estão estranhos.

 

E parece que já arranjei termostato, fiz um "contrato" com um amigo meu, ele tem um aqua de 200 e tal litros e tem um termóstato de 100W no dele, por isso vou ficar com o dele e ele vai comprar um de 200W, bom acordo, ham?

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa a reprodução!

 

Já li algumas coisitas e já percebo um bocadinho do assunto, sei que eles ao contrário da maioria dos peixes, protegem os filhotes! :naughty:

Mas eu não queria ficar com o aquário sobrelotado, o que faço?

 

Cumps

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Quanto ao acasalamento, não é assim tão fácil como julgas, primeiro é preciso que eles formem casal e copulem, depois é preciso que eles não comam os ovos, e digo-te isto porque já é o 3º casal de ramirezis que tenho.

 

Depois vem a parte ainda pior que é a alimentação.

 

O que a maior parte das pessoas que eu conheço que fazem procriação de ramirezis tiram logo os ovos mal haja a postura.

 

Mas nada como tentar, para isso põe uma pedra lisa ou plantas com folhas largas, ph o mais próximo possível dos 6,8.

 

Mas um concelho esses peixes são muito susceptíveis a stress e muito pouco indicados para aquários jovens, o meu concelho é monta o aquario mete umas cobridoras ou uns SAE's ou um casal de guppys, molly ou espadas que são peixes mais ou menos robustos, e espera mais ou menos 2 a 3 meses e depois já podes por com confiança.

 

No primeiro mês vais ter picos de tudo e mais alguma coisa e os ramirezis são peixes sensíveis, mas podes tentar.

 

Quanto à tua escolha de plantas acho que é ma boa escolha, não são muito exigentes e vai ficar bonito.

 

Quando tiveres o aqua põe fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria exactamente o contrario, queria que eles não fizessem criação, porque não tenho a quem dar, e o aquário onde os vou meter é só para um casal.

O aquário está destinado para apenas e só Ramirezi's.

No 1ºmês, vai estar vazio, apenas com as plantas, decoração, equipamento, etc...

Quanto a limpa-fundos ainda não decidi nada porque não quero encher muito o aquário, por isso uma ajudinha fazia falta!

 

Cumps

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse mesmo o problema é que eu não tenho outro aquário! Vou tentar fazer um negócio com um dono de uma loja de animais que confio bastante, ele tem aquário na loja com escalares lindos e grandes e não está para venda, é dele, ele é muito experiente na aquariofilia, confio muito nele, se por acaso tiver putos pequenos, eu oferesso-lhe lá para a loja, tenho a certeza que vão ser muito bem tratados, o que achas?

 

Quanto às cory, têm de ser mesmo essas? Não tenho problema nenhum com elas, mas posso não encontrar!

 

Mas vou tentar, elas são pacificas, certo, e têm os mesmos parâmetros de água que os Ramirezi?

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou tentar encontrar!

 

Mas ainda não disses te o que pensas sobre aquele "negócio" que eu fiz do termóstato com um amigo meu!

 

E quanto ao 2ºaquário para as crias, como faço, dou-as à loja?

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outra dúvida!

 

- É preciso substrato fértil para as plantas que pretendo ter? (Eu sei que já fiz esta pergunta mas quero ter bem a certeza!)

 

- Quanto às cory eu vou ter este areão: http://imageshack.us/photo/my-images/854/semttulommw.jpg/

 

Será que elas não vão ficar sem os bigodinhos e acabar por morrer? Não será muito grosso para elas? E para os Ramirezi faz diferença ser este?

 

- E depois o que é que eu faço a tanta criançada, no mesmo aquário?

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas que vais ter quase que não precisam de ser enterradas. Serve perfeitamente. Essas corys não são muito de fundo, são tipo os gobies, gostam de andar em cima das plantas. É claro que também andam pelo chão. mas é sem stres.

A criançada metes num aquário à parte com um filtro de esponja, bomba de ar, Termóstato e uns fetos de java e musgo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente espero que eles não se reproduzam, mas se reproduzirem, ao menos quer dizer que estão bem, dentro dos seus parâmetros e estão felizes, caso contrario não se reproduziam! Logo se vê! :coffee:

Podes explicar isso de não serem enterradas, já tinha visto isso em outros tópicos, e tal, mas ainda não apanhei o que quer dizer! :sorry:

E quanto à limpeza do filtro, vi também em alguns tópicos que se devia lavar com a água do aquário, para não matar as bactérias, mas ainda não percebi muito bem o que quer dizer! :sorry:

E falta mais uma, quanto aos testes, quais é que são indispensáveis, que marcas aconselhas, algum kit em especial, relação qualidade-preço, preços?

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas como as anúbias não podem ter a raiz toda enterrada. Tem que ficar com o rizoma fora de água. Para limpar o filtro usas a água da tap.

O indispensáveis são os de pH, GH, NO2, NO3, NH3/NH4.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, acho que já percebi!

 

É isto não é?( :):)

 

rizoma.jpg

 

 

Tenho outra dúvida como é que se vê que o ciclo do azoto está concluído, já li muitos postes, e textos informativos, mas não me lembro como é que se via, uma ajudinha??

 

Cumps

 

PS: É só no caso das anúbias que se deixa o rizoma fora de água?

Nas outras plantas que referi o rizoma já pode estar enterrado?

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufa, por momentos fiquei desanimada, já me tinha afeissoado à ideia!! :dance:

Mas eles não vão stressar por terem pouco espaço, certo? Não é pouco espaço pois não?

Desculpa lá pela ansiedade mas fiquei um bocado desanimada!

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já percebi o ciclo do azoto, estive a pesquisar mais!

 

Tenho uma última pergunta!

 

- Deve-se fazer TPA's durante a ciclagem do aquário, e se sim quanta percentagem de água devo trocar?

 

Bem, acho que já estou pronta para fazer o Setup do aquário!

 

Setup:

 

Hardscape:

 

- Nano Aquário - 30x30x35 - 31500L - 30L;

- Filtro Interno Fluval Nano - 225 L/H;

- Candeeiro Fluval Mini Power Compact Lamps - 11W;

- Fluval Sistema de CO2 Mini;

- Termóstato - ñ sei a marca mas é de 100W (do tal do negócio);

 

Acessórios:

 

- Fluval Termómetro Nano;

 

Substrato:

 

- Substrato Fluval Stratum;

 

Fertilizante:

 

- Nutrafin Plan Gro;

 

Flora:

 

- Sessiliflora Limnophila (ambulia);

- Fetos de Java;

- Anúbias Nana;

 

Fauna:

 

- 1 Casal de Ramirezi;

- 3 Corydoras Pygmaeus;

 

Fundo:

 

- Fundo de Rocha;

 

E ainda comprar os testes, encontrei um Kit com os testes +++ importantes para o ínicio (ciclo), penso que fica em conta, e é da Nutrafin pelo que vejo uma boa marca!

 

https://www.tiendanimal.pt/mini-test-para-%C3%83%C2%81gua-doce-nutrafin-p-1075.html

 

Mudavam alguma coisa? Quero sugestões e opiniões!

 

Cumps

Editado por Helena Veiga

Nano aquário - Fluval Flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.