Crystal Beach Guesthouse


Recommended Posts

1.

 

 


Era uma vez... um rapazinho comprou o seu primeiro aquário e lá colocou um areão, uma bomba de ar que fazia muitas bolhinhas, uma ou outra planta de plástico, umas pedras vulcanicas e um filtro interno que ocupava montes de espaço. Isso e um termostato para aquecer a água para guppies, mollies, espadas e limpa-fundos. Uns anos depois comprou a um primo seu um aquário maior e resolveu encostar esse primeiro aquário.

Vinte e tal anos depois, e duas mudas de casa após, resolveu ir buscar o aquário para servir de hospital. E assim foi ficando num canto da varanda fechada para o que fosse preciso. Aos poucos foi levando com as sobras do aquário principal, primeiro recebeu o substrato, depois umas pedras e troncos, pelo meio iam entrando podas, depois o filtro e o aquecimento mais umas lâmpadas, entraram os primeiros caracóis e depois os camarões apanhados aquando da limpeza do filtro do outro aquário.
E de repente ganhou vida própria, fazendo as delicias do rapazinho(já grisalho), merecendo aqui e agora finalmente ser portador de um tópico independente.
Espero que gostem e participem opinando.
Obrigado pela atenção dispensada, de seguida :doofywave: segue as fotos.

 

2.

 


Após muito tempo sem me meter numa nova montagem visto o aquaxisto me ocupar toda a atenção tendo até descurado o mano mais velho aka scalare160 e tendo desmontado o coconuts há bastante tempo era já muito o nervosinho de cada vez que olhava para estes 5 vidros secos e tendo há muito vontade de fazer algo diferente e que finalmente metesse areia e apistos.

Nisto o meu magnifico ramirezi adoeceu e enchi este aquário para servir de hospital tendo então começado o tratamento com esha 2000. Para o deixar mais confortável coloquei um fundo de areia que por cá tinha guardado e coloquei umas folhas de carvalho no fundo. Infelizmente ele não resistiu e morreu tendo ficado o aquário sem habitantes durante uns tempos.

 

Mais tarde em limpezas de filtros fui apanhando alguns neocaridina wild que fui colocando aqui e estava assim o rumo para ser mais um aquário de camarões até que em trocas com o amigo BrunoMikez fiquei com 4 ottocinclus que deram entrada no aquaxisto, 3 lindos ramirezi e 2 ancistros albinos que deram entrada directa para esta nova montagem.

 

No mínimo era o destino!

 

 

3. Farto de olhar para bebes crs aparecerem e desaparecerem no aquaxisto decidi criar um novo habitat para eles onde possam crescer sem medo de acabarem na boca de um peixe ou serem envenenados por fertilizações, co2 e mudanças bruscas de água e assim desloquei as rams para o scalare e os ancistros para o aquaxisto e assim pude começar a mudança:

 

Despejar a água e ir retirando os neocaridina wild (mais de 10! ):

 

confusao_zps09e97089.jpg

 

 

Depois de limpar a areia foi hora de começar a definir aquilo que já estava na minha cabeça há muito tempo.

A minha ideia há muito tempo era fazer algo mais virado para o aquascaping e fui buscar os xistos não utilizados na montagem do aquaxisto para criarem uma barreira tipo falésia à beira-mar:

 

xistos1_zps9dff74ba.jpg

 

Para a parte de trás optei pela utilização do ada aquasoil new amazonia por achar ser o melhor como condicionador para a água necessária ao desenvolvimento dos crs:

 

amazonia_zpsc8f5f3e3.jpg

 

Depois foi a colocação dos troncos utilizados na montagem anterior:

 

troncos_zpsa806cb05.jpg

 

Desta vez optei por utilizar fetos de java nos troncos e musgo weeping moss nas pedras:

 

plantado_zps892614bc.jpg

 

E depois foi hora de encher:

 

10L_zpsb236cff4.jpg

15L_zps0c2359e4.jpg

20L_zps93c417c6.jpg

 

E finalmente cheio :) e com o material:

 

abombar_zps0b8cba8c.jpg

 

 

Espero as vossas criticas :P

 

triptico_zps3868b739.jpg

 

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A primeira ideia que da é que esta tudo muito recente, falta o tempo para dar forma. A ideia é bonita mas acho que falta um tronco no meio das pedras de preferência ramificado onde na base do mesmo podias fixar os fetos de Java e na ponta dos ramos algum musgo.

 

Atenção as pedras, se pretendes um aquário para CRS, convém teres um PH baixo, não sei se combina muito bem essa areia branca, se conseguisses um substrato castanho tipo Ada Malaya dava outro aspecto.

 

Cumprimentos

 

PF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Até que enfim criaste juízo :naughty:

 

Até doía ver aquelas fêmeas carregadinhas de ovos no Aquaxisto para NADA :tapfoot:

 

Está porreiro o layout, só não gosto da areia da praia, detesto areia branca e não vai contribuir nada para realçar as cores dos habitantes...

 

A minha sugestão era usares aí também a new amazonia ou um inerte bem escuro.

 

Podes por também pélia amarrada a esse xisto que está aí na praia do lado direito, os camarões gostam muito de musgos.

 

Boa sorte.

 

Um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de tanta conversa lá foste por a areia... lol ! Teimoso. Essas pedras são de quê? É que se forem calcarias vão acabar com o ada em 3 tempos.

Boa sorte com o aqua novo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu sabia que a escolha da areia ia ser alvo de controvérsia :mrgreen: mas mantenho para já a aposta nela, o ada vai realçar os brancos e a praia vai realçar os escaldões encarnados :doofywave:.

 

As pedras são xistos apanhados no rio Zêzere.

 

António - um algarvio que detesta areia branca! Queres trocar de casa comigo? :naughty:

 

Obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esteticamente não desgosto da areia mas... eu não a usava!
O ADA merece-me demasiado 'respeito' para o estar a misturar com outras coisas eheheh

 

Gostei mesmo foi do nome! Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe.

 

E gosto da areia :) ... mas vai depender do estado em que a mantiveres e se vai crescer alguma coisa entre as pedras que dividem os substratos (aparentemente chamam-te teimoso foi pq houve conversas sobre a "areia" antes, mas não as segui...)

 

Não gosto muito do tronco que vai da areia para traz... experimentaste mete-lo lá atras, apontado em direcção contrária ao outro?

 

Parece-me teres mugo entre as pedras? Isso vai ser um descontrolo de crescimento (acabar por tapar as pedras), será? :)

 

Ando a detestar mugos (no meu de 300l aquilo cresce estupidamente) excepto o Fissidens:

 

fissidens_fontanus.jpg?w=549&h=365

 

... que cresce menos e dava-te aí um muito bom aspecto.

Sempre podes procurar amigos em que isso cresce bem e pedires-lhe ;)

 

Não sei bem porquê mas o teu aquário lembrou-me de umas pedras (xisto) avermelhadas que apanhei em Portimão há mais de um ano e ainda ali estão à espera de, um ano qq destes, servirem para alguma coisa :)

 

Boa Sorte.

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo e Pedro,

aproveitando a deixa se algum dos meus amigos tiver um pouco de fissidens ou mini pélia bigsmile

 

Deixo-vos mais umas chapas,

 

O coco :laugh2: wabikusa?

 

6_zps6af7eb84.jpg

 

e para minha surpresa isto está minado disto :shock4:12_zps2cdb14c3.jpg

 

 

Agora as dúvidas:

devo proceder a uma tpa ao fim de quantos dias e em que quantidade?

Se mudar do filtro de cascata 2041 eheim para um externo eheim 2213 não será demasiado caudal para os crs?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman!.

Parabéns pelo aquário, (só não gosto mesmo da areia branca).

 

Em relação ao 2213. se comprares a versão plus com torneiras duplas, penso eu que podes diminuir bastante o caudal de três maneiras muito simples:

- Fechando um pouco as torneiras;

- Colocar uma "esponja" na boca de sucção do filtro (além de diminuir o caudal evitará que os CRS mais pequenos sejam "sugados" para o filtro;

- Eventualmente a colocação de lã de vidro no filtro, ajudará um pouco na diminuição do caudal (penso eu).

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Estou a ver que a areia é mesmo da praia, tem búzios a sério e tudo :roflroll2:

 

Em relação ao 2213 acho "puxado" digo isto porque voltei a por o 2211 no meu "Nanoninho" e aquilo agora até faz um buraco no substrato por causa da circulação...

 

Estes substratos novos todos xpto hiperlevíssimos dão nisto :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


 

Em relação ao 2213. se comprares a versão plus com torneiras duplas, penso eu que podes diminuir bastante o caudal de três maneiras muito simples:

- Fechando um pouco as torneiras;

- Colocar uma "esponja" na boca de sucção do filtro (além de diminuir o caudal evitará que os CRS mais pequenos sejam "sugados" para o filtro;

- Eventualmente a colocação de lã de vidro no filtro, ajudará um pouco na diminuição do caudal (penso eu).

 

Não comprei, já cá o tinha de reserva :) tenho torneiras duplas mas como uma estava a pingar não utilizei ainda, ainda vou ver se dá para arranjar.

Esponja na boca de sucção do filtro - já está em funcionamento.

Também tenho lã de vidro além do resto das esponjas, matérias biológicas, etc, etc.

Também optei por usar o pescoço sem a flauta para diminuir a pressão de saída.

Como tenho mais dois filtros iguais e para acelerar o processo, troquei o cesto do que estava no scalare160 por este, nem limpei as esponjas :P

 

 

Em relação ao 2213 acho "puxado" digo isto porque voltei a por o 2211 no meu "Nanoninho" e aquilo agora até faz um buraco no substrato por causa da circulação...

 

Pois eu montei o 2213 e apesar da forte circulação não mexeu nem um grão de areia :bleh: .

 

Parabéns pelo aquário, (só não gosto mesmo da areia branca).

 

 

Estou a ver que a areia é mesmo da praia, tem búzios a sério e tudo :roflroll2:

 

 

A areia, a areia, quando os meus crs andarem a curtir na praia vocês vão ficar cheios de inveja e vão querer montar uns com areia também :naughty:

Os melanoides tuberculata são fantásticos, não fossem ser praga e seriam melhor avaliados, para já vou deixando-os em paz, vão fazendo a limpeza de algas (quando as houver :doofywave:) .

 

Obrigado aos dois :thumbup3:

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante do layout, parece muito bom para camarões.

Irei acompanhar também.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, há muito que não sabia nada de ti.

Novidades tenho da flora, retirei uns fetos do meio e lado direito e plantei no aquasoil echinodorus tenellus, Hydrocotyle tripartita, no canto em frente ao coco entrou Staurogyne repens e na areia coloquei uns pés de marsilea hirsuta e echinodorus vesuvius. O weeping moss saiu e entrou Fissidens fontanus. Imagens não há por isso usem a vossa imaginação :doofywave: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade andei por outros lados e concentrado nos estudos, vou ver se continuo a acompanhar as coisas por aqui :D

Li uma coisa muito interessante sobre a Hydrocotyle tripartita que não sei se sabias:

"The plant is carpet-forming(5-10cm tall) and its compact growth can be promoted by physically pressing the carpet with your hand when maintaining your aquarium (mechanical retardation).

Basicamente se a pressionares para baixo ela cresce mais depressa :o

 

Como irás ter também camarões e não é muito indicado fertilizar com camarões, o que vais fazer? Achas possível manter marsilea hirsuta e Hydrocotyle tripartita sem fertilização?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, eis uma boa questão.

Se reparares e de acordo com a Tropica coloquei um musgo difícil (Fissidens fontanus) e quero ainda colocar outro (Riccardia chamedryfolia), outras são de dificuldade média (Echinodorus tenellus, Echinodorus 'Vesuvius', Hydrocotyle sp."Japan" e Marsilea hirsuta) e finalmente as "fáceis" (Microsorum pteropus, Monosolenium tenerum e Limnobium laevigatum).

 

E perguntas tu - será possível sem fertilizantes nem co2? Não te sei responder a isto, de uma coisa te garanto, isto é de e para os crs, não pretendo arriscar por causa das plantas. Provavelmente algumas vão ter que sair e outras entrar, para já enquanto vai ciclando vou experimentando e arriscando, para teres uma noção a marsilea até está plantada em areia! :P

 

Eventualmente se der até posso fertilizar nos mínimos dos mínimos e eventualmente usar o carbono liquido da easycarbo - terei ainda que pesquisar muito sobre isso. Se me puderes ajudar melhor :)

 

 

 

Li uma coisa muito interessante sobre a Hydrocotyle tripartita que não sei se sabias:

"The plant is carpet-forming(5-10cm tall) and its compact growth can be promoted by physically pressing the carpet with your hand when maintaining your aquarium (mechanical retardation).

Basicamente se a pressionares para baixo ela cresce mais depressa

 

Já tinha lido :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas António

 

olha,eu já usei areia branca num aquario de camaroes e sinceramente acho que nem eu,nem os camaroes gostaram muito,mas este teu aquario está muito bom.

gosto bastante do layout.

:)

boa sorte com os pequenos.

 

agora um a parte

no dia seguinte de eu ter dito que as minhas femeas crs nao ovavam nem por nada,vi uma femea ovada.

tem poucos ovos,mas tem.

:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ajudar posso tentar mas não sei se consigo. Mas posso tentar :D

 

Posso te dizer que esses musgos são muito bonitos e por vezes usados com camarões, agora também é verdade que por exemplo o Riccardia chamedryfolia que é provavelmente o mais difícil de manter precisa de 4 x Watts por litro e 3-5 vezes mais mg de CO2 por litro do que uma Microsorum pteropus. Tal como tu retirei esta informação do site da Tropica, mas não sendo muito habilidoso com plantados fiquei com uma questão na cabeça. Então se tu misturas uma planta que necessita 4 x mais luz e 3-5 vezes mais CO2 do que outra planta não quer dizer que terás problemas com a outra planta (se fertilizares e deres o CO2 que a mais exigente necessita)? Nem que seja uma invasão dela..?

Com ritmos de crescimento tão diferentes entre as plantas e especialmente com exigências diferentes será que consegues manter um aquário equilibrado? Está fica uma questão para ti pois eu não percebo nada de plantados.

 

Quando há fertilização penso que o pior que pode haver para os camarões será mesmo o CO2 e também não sei se os camarões ajudam a produzir Macros suficientes para ajudar as plantas mais exigentes. Como disse não tenho muita experiência com o assunto e talvez o melhor a fazer será mesmo pedires aos membros Fábio Silva e Ricardo Fonseca para darem um saltinho aqui no tópico para te responderem melhor.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, eu mantenho um pouco de Riccardia chamedryfolia no aquaxisto e aquilo cresce leeeeeeeeeeeeeeeento mas sem os tais exageros de que falas de luz :) e sim os fetos de java expandiram-se de tal maneira que me ocupam já metade do aqua!

Aqui entra uma ferramenta essencial ao cuidador de plantados - a tesoura :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, eu mantenho um pouco de Riccardia chamedryfolia no aquaxisto e aquilo cresce leeeeeeeeeeeeeeeento mas sem os tais exageros de que falas de luz :) e sim os fetos de java expandiram-se de tal maneira que me ocupam já metade do aqua!

Aqui entra uma ferramenta essencial ao cuidador de plantados - a tesoura :P

 

Pois como disse não tenho muita experiência. No dia em que montar o meu plantado será giro para ver se consigo escolher plantas com a mesma exigência e manter o equilibriu no aquário, também se saberei usar a tesoura, mas quando chegar o momento estás cá tu para me ajudar :D

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Apenas uma achega, do muito que tenho lido fiquei com a ideia de que não é boa opção usar glutaraldeído em áquas de invert's.

 

Fiquei com a sensação que o uso de CO2 é muito menos perigoso do que Excel e similares.

 

Confesso que já nem sei onde li isto, mas não foi apenas 1 ou 2 vezes.

 

Alguém mais conhecedor que o confirme, ou não :naughty:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como disse não tenho muita experiência. No dia em que montar o meu plantado será giro para ver se consigo escolher plantas com a mesma exigência e manter o equilibriu no aquário, também se saberei usar a tesoura, mas quando chegar o momento estás cá tu para me ajudar :D

 

 

António, no que puder ajudar podes sempre contar comigo :thumbup3:

 

 

 

 

 

 

Apenas uma achega, do muito que tenho lido fiquei com a ideia de que não é boa opção usar glutaraldeído em áquas de invert's.

 

Pois eu também não encontrei nada sobre isso, vou continuar a procurar.

O pessoal dos shrimps detestou a areia e nem se dignam comentar :twisted:

 

 

Ontem comecei o transporte de crs do aquaxisto para aqui, comecei com um crs e ate agora está na boa na praia :mrgreen:

 

Entretanto atravessei-me num maquinão para melhorar as fotos, ainda ando a tentar perceber o seu funcionamento e como trabalha-las depois no lightroom, para já arranja-se isto:

 

1_zps0ddef7c0.jpg2_zpsd21e9fb3.jpg3_zpsb07266f5.jpg4_zps3bc47474.jpg5_zps4870aaf2.jpg6_zps50d7aec7.jpg7_zps76099a80.jpg8_zps7886c391.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Ah e tal a areia é bonita" :) pronto ja está toda suja, e agora?

 

Boas fotos, sim senhor! agora é dar tempo ao tempo e cuidar bem deles.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Ah e tal a areia é bonita" :) pronto ja está toda suja, e agora?

 

Boas fotos, sim senhor! agora é dar tempo ao tempo e cuidar bem deles.

 

Abraço

 

Só sabes falar na areia pá, e que tal uns conselhos sobre a utilização ou não do easycarbo e já agora se posso utilizar em quantidades infímas algum tipo de fertilização liquida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta a isso tás careca de saber.
Poder, podes. Mas não deves.

Tens de escolher que caminho queres seguir.
Ter umas plantas janotas ou ter animais a reproduzir a sério.


As duas coisas só acredito ser possível com colónias de animais muito numerosas! Pois só assim será possível teres nutrientes suficientes na coluna de água sem recorrer a fertilizações, pois os nutrientes virão das TPAs, dos restos de comida e das fezes deles.
E mesmo assim, é preciso cuidado, muito cuidado.

 

Escolhe o que queres. Fica mais fácil.
Vê o meu (infeliz) percurso até aqui... e não cometas os mesmos erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... fetos, fissidens, pelia. Fertilização para quê?

 

Do you know what I mean? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.