fertilização DIY: Mg, Ca, e técnicas de medida.


Lucky strike

Recommended Posts

Boas a todos.

Tenho uma dúvida no que respeita à fertilização DIY.

 

Tenho em "pós" nitrato de potássio e fosfato monopotássico.

Depois tenho em solução: cloreto de potássio.

 

Agora faltam-me as fontes de cálcio e de magnésio.

 

Para o magnésio, penso que o sulfato de magnésio é indicado.

Para o cálcio, penso em utilizar cloreto de calcio (CaCl). O que acham? É indicado? os cloretos não serão prejuciais?

 

depois, segundo o calculador de nutrientes (desses que andam por aí pela net) deveria juntar:

 

20g de KNO3,

1g de KH2PO4

10g de KCl

25g de CaCl

20g de MgSO4

 

Tudo isto diluído em 250cc de água destilada e posteriormente, 20mL's da solução divididos em 3-5x por semana, com TPA 30-40% no final da semana.

 

Além da dúvida sobre a fonte de calcio, existe a dúvida de COMO MEDIr OS POS em gramas, sendo que não tenho qualquer tipo de balança.

 

Agredeço ajuda.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas a todos.

Tenho uma dúvida no que respeita à fertilização DIY.

 

Tenho em "pós" nitrato de potássio e fosfato monopotássico.

Depois tenho em solução: cloreto de potássio.

 

Agora faltam-me as fontes de cálcio e de magnésio.

 

Para o magnésio, penso que o sulfato de magnésio é indicado.

Para o cálcio, penso em utilizar cloreto de calcio (CaCl). O que acham? É indicado? os cloretos não serão prejuciais?

 

depois, segundo o calculador de nutrientes (desses que andam por aí pela net) deveria juntar:

 

20g de KNO3,

1g de KH2PO4

10g de KCl

25g de CaCl

20g de MgSO4

 

Tudo isto diluído em 250cc de água destilada e posteriormente, 20mL's da solução divididos em 3-5x por semana, com TPA 30-40% no final da semana.

 

Além da dúvida sobre a fonte de calcio, existe a dúvida de COMO MEDIr OS POS em gramas, sendo que não tenho qualquer tipo de balança.

 

Agredeço ajuda.

Bem... primeiro de tudo, sabes os valores de Ca e Mg da água que utilizas para fazer a troca de água?

Se tiveres um GH de 3~4º alemães, e fizeres uma TPA semanal de pelo menos 50%, não precisas de te preocupar com fertilizar estes macro secundários.

 

Segundo... estás preocupados com cloretos? Então e o cloreto de potássio? Não adiciona cloretos ao teu aquário também?

Já agora, sendo os iões Ca e Mg bivalentes em solução aquosa, os sais de cloretos dos mesmos elementos têm a fórmula genérica de XCl2. nH2O (em que X é o Ca ou Mg). Isto para as contas faz toda a diferença ter mais um átomo de cloro. E toma também atenção quanto ao facto dos sais serem anidros ou hidratados (também influencia as contas).

 

Quanto a pesares sais... arranja uma balança. Duvido muito que consigas encontrar equivalências de massa em colheres. Os americanos é que gostam de fazer essas coisas. Mas os volumes das tbs, cup, etc... é praticamente sempre o mesmo. Cá na Europa podes ter uma colher de sopa de diferentes tamanhos. Ah... e não sabes se é uma colher rasa, cheia, ou assim assim. Uma simples balança digital com precisão ao grama custa-te uns 10~15 euros numa qualquer grande superfície. E depois ainda a podes usar para fazer bolos :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: podes ainda pensar que excessos de nutrientes não fazem mal... não é bem assim. Quanto a causarem algas, realmente não causam, mas por exemplo, excesso de metais alcalinos e alcalino-terrosos (Na, K, Ca, Mg, etc...) interferem uns com os outros, dificultando a absorção dos mesmos. É sabido se tiveres um excesso de K, as folhas das plantas vão apresentar carências de Mg e/ou Ca, mesmo estes estando disponíveis na coluna de água.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

Bem, não conheço efectivamente a composção da minha água de rede, mas vou tentar conhecer.

No caso de não o conseguir... visto o que disseste, vou ser prudente na fertilização no que respeita ao cálcio e ao magnésio.

 

O que tenho para fertilizar, em adição ao KNO3, KH2PO4 e KCL, são sulfato de magnésio heptahidratato e cloreto de calcio (penso ser hidratado, mas não existe qualquer referência na ampola).

Já tinha lido aqui no fórum a relação que existe entre o potássio e a absorção do cálcio e magnésio... resta-me fertilizar com muita parcimónia e olhar para as plantas no sentido de identificar essas carências, tarefa NADA fácil. Nem vale a pena falar da problemática dos testes de potássio.

 

Obrigado pela EXCELENTE dica no que respeita à balança de cozinha. Sou de tal forma dotado para a cozinha que nem sequer conhecia a existência de balanças digitais de tal forma precisas. E sendo a esse preço, vale a pena o investimento em nome do rigor.

 

Mas ainda no que respeira ao Ca e Mg... tenho uma água com GH de 8, segundo os testes SERA. Agora... significa que a minha água é suficiente mineralizada para que seja dispensável a fertilização com calcio e magnésio?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

 

Mas ainda no que respeira ao Ca e Mg... tenho uma água com GH de 8, segundo os testes SERA. Agora... significa que a minha água é suficiente mineralizada para que seja dispensável a fertilização com calcio e magnésio?

Quase de certeza que sim... eu sempre fiz TPA's entre 50 a 75%, e nunca fertilizei com Ca e/ou Mg. Se quiseres mais certezas, faz um teste de Ca e Mg separados para teres uma noção do que sai da tua torneira (a malta dos salgados usa bastante isso para saber os valores no aquário).

Aliás, não te esqueças também que os fertilizantes de micronutrientes, regra geral têm na sua composição esses macro secundários.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a água da rede aqui da região resume-se (segundo a entidade competente) a uma TH (dureza da água) de 9.6º F (expresso em graus franceses).

Depois, referem que por cada grau de TH (dureza da água) corresponde a 4mg/L de cálcio.

 

Ou seja... 9.6x4= 38.4 mg/L de cálcio ... partindo do principio que a TH corresponde essencialmente ao teor de cálcio na água, como dizem as entidades daqui. Quanto ao magnésio, nem uma palavrinha.

 

Mas... a ser verdade os 38.4 ppm de cálcio, significa isto que tenho concentrações de cálcio na água superiores ao recomendado para um aquário plantado. Não me parece algo desejável.

 

Uma outra questão que me surge agora prende-se com o seguinte: é de acreditar que uma água bastante mineralizada, contém também todos os micro desejados para um plantado, ou é errado presumir isto?

 

P.S: tenho de aprender a transformar mmol/L em mg/L. pfuuuu :tapfoot:

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

 

é de acreditar que uma água bastante mineralizada, contém também todos os micro desejados para um plantado, ou é errado presumir isto?

Infelizmente, é errado... grande parte dos micronutrientes que as plantas necessitam, têm de estar sobre a forma de complexos organo-metálicos, tipo o Fe(II) EDTA.

Na água da canalização, os metais não estão nesta forma, mas sim numa forma iónica que não é aproveitada directamente pelas plantas (isto, a maior parte dos metais, pois há alguns que as plantas conseguem assimilar mesmo na forma iónica).

 

 

P.S: tenho de aprender a transformar mmol/L em mg/L. pfuuuu

Não tem dificuldade nenhuma... é somente questão de saber as massas atómicas de cada elemento, e fazer contas simples como proporções.

Se precisares de ajuda, diz...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Passei uma amostra de àagua do meu aquario, ja no fim do fotoperiodo e obtive os seguintes resultados:

 

pH: 6.8

pCO2: 23.1 mmHg

pO2: 160 mmHg

cK+: nao detectado

cNa: nao detectado

cCa2+: 0.62 mmol/L

cHCO3-: 5 mmol/L

 

Nos testes caseiros:

nitrato: 5ppm

nitritos: 0

Amonia: 0.5 ppm

fosfatos: 0

 

Tudo isto foi em dia de fertilizaçao com micros e macros da topica.

 

Grande questao: que devo fazer perante isto???

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas a todos.Passei uma amostra de àagua do meu aquario, ja no fim do fotoperiodo e obtive os seguintes resultados:pH: 6.8pCO2: 23.1 mmHgpO2: 160 mmHgcK+: nao detectadocNa: nao detectadocCa2+: 0.62 mmol/LcHCO3-: 5 mmol/LNos testes caseiros:nitrato: 5ppmnitritos: 0Amonia: 0.5 ppmfosfatos: 0Tudo isto foi em dia de fertilizaçao com micros e macros da topica.Grande questao: que devo fazer perante isto???

Muito estranho as concentrações de K+ e Na+ estarem abaixo do limite da técnica... Quanto ao K+, ainda torço o nariz. Mas relativamente ao Na+ não acredito. É um ião que está sempre presente. Mesmo em água ultra pura guardada num recipiente de vidro, passado algum tempo ele sobe logo a valores de pelo menos 5 ppm.

 

Sabes que técnicas foram usadas? Muito provavelmente, espectrofotometria de chama.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito estranho as concentrações de K+ e Na+ estarem abaixo do limite da técnica... Quanto ao K+, ainda torço o nariz. Mas relativamente ao Na+ não acredito. É um ião que está sempre presente. Mesmo em água ultra pura guardada num recipiente de vidro, passado algum tempo ele sobe logo a valores de pelo menos 5 ppm.

 

Sabes que técnicas foram usadas? Muito provavelmente, espectrofotometria de chama.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luís. Não sei efectivamente o método que a máquina utiliza, mas dir-te-ei isso dentro de 12h, quando vir o modelo da máquina, o qual não sei de cor. No entanto, é normalmente uma máquina fiável, com capacidade de detectar até 0.01 mmol/L de determinados iões. É vulgarmente utilizada para efectuar análises de sangue em situações de urgência/emergência quando não é desejável esperar por um resultado mais preciso e fiável de um laboratório. Ainda assim, os seus valores são tidos como confiáveis.

 

Devo dizer que em relação ao potássio não ser detectado, isso não me admirou. Afinal de contas, é sabido e conhecido que os fertilizantes da trópica têm baixíssimas concentrações de potássio.

Já em relação ao sódio, fiquei surpreso. Qualquer água que não seja bidestilada, deve ter pelo menos concentrações residuais de sódio. Já a água da rede pública deve ter sódio em concentrações consideráveis... daí que fiquei um bocado "estúpido" a olhar para o ecrã a perceber a coisa.

 

Mas entretanto bloqueei ao reflectir se uma pressão de CO2 de 23 mmHg num líquido é igual a uma concentração de 23mg/L no mesmo líquido. Depois bloqueei ainda mais ao observar uma pO2 de 160 mmHg na análise da água do aquário. Algo que dificilmente pode ser explicado pelo pearling tímido de 2 pés de cobomba e 2 pés de alternanthera rosiafolia. Tenho 1 vaso de cuba dividido em 6 porções que de tempos a tempos libertam 1 micro bolha e O2 e nada mais.

 

160 mmHg de O2 parece-me muita fruta. A fauna agradece.

 

De qualquer maneira, não me contive e fertilizei com potássio, sob a forma KCL.

 

Tenho a dúvida enorme de não conhecer o conteúdo da água de rede em magnésio. Não sei se uma água rica em cálcio é necessariamente rica em magnésio... daí que me sinto tentado a fertilizar com MgSO4 7H2O.

 

Enfim... em 4 dias, noto alguma evolução do plantado, mas... sou demasiado impaciente para esperar 3 meses por um tapete e se há pessoal que consegue um tapete de cuba em 6 semanas, porque não hei-de eu conseguir?!?!?!?!

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. a m$aquina em questao é uma ABL 800 flex, mas infelizmente nao consegui identificar o metodo de mediçao dos diversos parametros.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

Bem, não conheço efectivamente a composção da minha água de rede, mas vou tentar conhecer.

No caso de não o conseguir... visto o que disseste, vou ser prudente na fertilização no que respeita ao cálcio e ao magnésio.

 

Ve aqui!

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais