300L Iniciação Discus


Recommended Posts

Boa tarde, há uns aninhos que tenho usado o forum para pesquisas e compras, e tenho corrido vários tópicos. Parece que é desta que vou partilhar alguma coisa com a comunidade, bem como receber os vossos preciosos conselhos.

Por enquanto nao tenho fotos agora, mas depois amanha com mais tempo pretendo postar umas quantas.

O Aqua é de 100x50x60 (comp.x larg.x alt) , foi um aqua muito porreiro que arranjei aqui num leilao a um user do Forum, que foi impecavel e que me deu também areão preto com alguma mistura de areão de rio, e que tinha substrato fertil por baixo. Arranjei tambem cerca de 12 litros de akadama pouco usada ( também de um user do forum ).

Pretendo arranjar areia de silica, para cobrir um pouco o areao que ja existe pois está um pouco misturado com o substrato fertil, e pretendo acrescentar um pouco de substrato fertil DIY que vi aqui nuns topicos do forum, constituido por humus 100% minhoca, turfa e talvez leca. ( talvez uns 7kg no total de substrato DIY )

Pretendo que seja um plantado, não muito exigente, mas que as plantinhas tenham boas condicões, e que ajudem no controlo da agua.

 

Por isso devo adicionar CO2 de receita caseira, tenho usado receitas caseiras, e desta pretendo aperfeiçoar umas que vi de gelatina, que chegam a fazer 2 meses com 1 bolha por segundo, (nao me parece nada mal )

Para fertilização liquida e em barras vi uma solução muito jeitosa que um user utilizou, deixo amanha ou ainda hoje as fotos dos constituintes para deixarem a vossa opinião ;).

Para a filtragem tenho um filtro externo Resun 2800l/h com 11w UV ( ja li muita coisa sobre a possibilidade da pouca eficiência da relação W / Litros hora do UV, gostaria de saber a vossa opinião depois tambem)

 

 

A calha que veio com o aqua tem apenas uma lampada 30w, por isso, estou a trabalhar numa calha DIY que fique mesmo à maneira, o meu pai tem uns contactos porreiros para tentar trabalhar aço inox, e estou a pensar meter 4x54W. Duas com 6500k e duas com 10000, uma coisa do genero. que acham ?


Tenho dois troncos grandes e umas ideias para layout, depois posto tambem para verem e opinarem.



Para ja acho que é tudo, hoje ou amanha deixo novidades (fotos) e mais algumas perguntas, para nao ser tudo de uma vez hehehe ;)

Abraço, Cumprimentos João Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite, como prometido venho deixar as fotos e mais algumas perguntas para vos chatear!

Em primeiro lugar deixo umas fotos do aquario, com os dois troncos que falei lá dentro. em relação ao areão ainda so tenho parte dele dentro do aqua, pois como falei esta um pouco misturado com um substrato fertil do outro user do forum que ofereceu. Em relação à areia de silica ainda nao consegui arranjar. ( ficam umas fotos do pormenor dos troncos )

 

 

img0165er.jpg

 

 

img0168jg.jpg

 

 

img0169lq.jpg

 

img0170xa.jpg

 

 

img0171vc.jpg

 

 

 

img0172yq.jpg


Entao que acham ? Ja agora, que acham do movel ? Reforcei tudo com "l's" em todos os cantos ( frente e tras), depois ainda uni os dois módulos um ao outro para evitar que se separem ou algo do genero. Depois ainda arranjei madeira MDF que está fixada ao tampo superior dos dois módulos que estão por baixo.

 

 

img0167edm.jpg
img0166rj.jpg

 

 


Em relação à calha ainda estou a fazer os planos ( posso deixar aqui depois qualquer coisa) mas como disse estou a pensar fazer 4x 54 w ( 6500k e 10000k ).



Do substrato deixo aqui uma série de opções que fui vendo pelo AKI e outras.

 

Estas acho que é praticamente fora de questão, pelo que percebo não serve ( mas por descarte de consciência cá vai )

 

 

 

http://imageshack.us/a/img10/2344/img0154my.jpg[/img]



img0151or.jpg

http://imageshack.us/a/img26/4152/img0158ws.jpg[/img]



 



Entretando troquei-me um pouco com as fotos, não sei bem
qual é que pertence a qual. Mas vi húmus de minhoca 100%, vi também turfa com húmus
100%, e depois vi um substrato para plantas medicinais dizia que era por
vermodecomposição !



http://imageshack.us/a/img35/5020/img0149bx.jpg[/img]



http://imageshack.us/a/img248/9076/img0161bq.jpg[/img]



http://imageshack.us/a/img17/3570/img0162tl.jpg[/img]



 



img0160yx.jpg





Para fertilização em barras e liquida vi estas opções, que como disse, foram lidas num tópico aqui no forum. O que têm a dizer sobre isto ?

 

Esta nunca vi ninguem a usar



img0155l.jpg
Estas são as opções de barras ( em cada ponta ) No meio está a opção de fertilização liquida ( segundo o que li dissolvia-se cada saqueta numa garraja de 33cl e depois usava-se um tampa de garrafa em cada TPA, claro que irá sempre depender de aquario para aquario, depois dos acertos com as dosagens )
img0144rv.jpg
Aqui fica a constituição das saquetas que falei...
img0147qg.jpg
Aqui a constituição das barras da marca campo.

img0146k.jpg
Composição da marca geolia:

img0145cw.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente não consigo sentir confiança nesse móvel, sou muito maricas com esse tipo de coisas, estamos a falar de 400kg, em cima de aglomerado de madeira. Não conseguia dormir descansado.

 

A parte dos meus medos, gosto da ideia do tronco ao alto, mas não gosto do outro tronco. Nenhum dos 2 tem umas ramificações, acho complicado a montagem, apesar disso o primeiro tronco até acho que conseguia ter ideias com esse ponto de partida. Relativamente aos substratos prefiro usar marcas de aquariofilia, para ter a certeza que é seguro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado Luana pela dica ;) . Alvarega também ando um pouco de nariz torcido por causa do movel, ao todo, com os dois modulos, ficam 4 apoios principais no movel, que são as laterais de madeira de cada um. Por isso estava a pensar adicionar uns pés metálicos que vi no AKI ha uns dias, como a placa de MDF que esta por baixo do aqua tem uma margem de cerca de 5cm metia um em cada canto ( com uma margem para nao ficar mesmo na ponta. o que acham ?

 

Em relação ao substrato devo esquecer o jumus, pois como disse o areao que o user me deu ja tem substrato que fui usado cerca de 6 meses ( penso eu ) e como nao tinha plantas exigentes, devo comprar um substrato adicional de aquariofilia ( dentro do preço que ia comprar o humus e turfa etc.) e depois vai a areia de silica por cima para isolar o substrato da coluna de agua. Estou a pensar é juntar um pouco de Leca ou algo parecido para puder arejar o solo, por causa das raizes ! O que sugerem ou o que acham em relação a isso ?

 

 

Em relação aos troncos, nao tenho nenhum que tenha ramificações, mas tenho aqui uns planos que penso que vai ficar porreiro ( depois posso postar os desenhos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado Luana pela dica ;) . Alvarega também ando um pouco de nariz torcido por causa do movel, ao todo, com os dois modulos, ficam 4 apoios principais no movel, que são as laterais de madeira de cada um. Por isso estava a pensar adicionar uns pés metálicos que vi no AKI ha uns dias, como a placa de MDF que esta por baixo do aqua tem uma margem de cerca de 5cm metia um em cada canto ( com uma margem para nao ficar mesmo na ponta. o que acham ?

 

Pelo menos mais seguro deve ficar. Tenta arranjar tiras de ferro e mete nessa margem, depois metes os pés, assim não ficas com os pés a exercer tanta força num único ponto e divides mais, para não haver azar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvarenga, obrigado pela dica, vou ver o orçamento para isso.

Em relação ao substrato ja estou decidido... vou apenas usar o que está misturado com o areão que me deram, talvez adicione um proprio de aquariofilia ( mas vai depender dos preços) e depois faço a fertilização liq, e deve chegar para o que quero ( um plantado não muito exigente). Pelo menos assim me têm aconselhado.

vou tentar arranjar a areia de silica para ensaiar uns layouts, e claro postar aqui para a malta dizer o que acha.

Até a proxima, que será brevemente :P

 

Já me ia esquecendo, em relação aos substratos como é tudo areão de grão fino, achei que deveria adicionar alguma coisa para as raizes "respirarem" melhor, pensei na leca, o que sugerem ?

cumps ;) João Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa tarde, já há algum tempo que nao escrevia aqui nada. Mas as coisas não estão paradas... Ja sequei o resto do areão e comecei a experimentar uns layouts, ate agora nao estou totalmente satisfeito ( deixo a ressalva que o areão das fotos é o que vai ficar por baixo, em cima so se irá ver Akadama e areia de silica. ).


Tive a falar com alguns colegas e amigos, e devo conseguir arranajr um extintor de co2, o meu pai esta a falar com colegas dele de trabalho para ver se arranjamos o resto dos materiais para meter isto a trabalhar ao menor custo possivel, mas sempre com a segurança devida.


Estive a ler mais uns topicos e vi algumas pessoas a usar terra para bonsai como substrato fertil.. deixo a composição para dizerem o que acham. (estava a pensar comprar 2 sacos de 5 lt e meter por baixo deste areão preto.


terrabonsai.jpg


terrabonsai2.jpg




Esta é a composição das barritas de fertilização


barritas.jpg




Em relação a calha vou usar lampadas de arranque rápido, ja vi em alguns aquarios, o que acham disso ?



Ficam as fotos de alguns layouts que tive a ensaiar, vou tentar umas novas disposições hoje a tarde ;)


img0178mm.jpg



img0186tc.jpg



img0181hv.jpg



img0191bi.jpg



img0192fw.jpg


Quero ouvir (ler) sugestões :P



Cumps João Mateus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da terra de bonsai não sei muito. Mas tenho visto o seu uso em alguns aquários, mas acho que larga muita amónia inicialmente (portanto nada de peixes nos primeiros tempos). Fertilização desse tipo em aquários nunca vi ninguém usar.

 

Layout gosto mais dos 2 de baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas, layout 3, na minha opinião.

 

4x54W é uma brutalidade, seria para um plantado muito exigente, na minha opinião.

 

Eu ficaria para já nos 2x54w, mesmo que com mais uma ou duas horas de fotoperíodo, isso com 216w obriga a uma massa brutal de plantas. O meu aquário tem 150L 90*37*45 com 78W e dá para aquele matagal todo... o aumento da potência luminosa não deve ser proporcional ao aumento do volume do aquário.

 

Talvez arrancar com 108W e depois passar a 162W, ou 216W no futuro, conforme o desempenho do aquário?

 

Atenção às barras nutritivas e fertilizantes de jardinagem, muitos contêm amónia, para N e P já chega a alimentação dos peixes e seus subprodutos. A amónia é veneno puro, as plantas adoram, mas os peixes não sobrevivem.

 

Boa sorte com o projecto.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahah boa, obrigado pelos comentários e pelo incentivo! O projecto não está parado :P, está lentoooo. Eu com o estagio tenho tido muito pouco tempo para avançar como queria. Ja fui testando varios layouts, entretanto ainda nao me decidi por nenhum :P, mas nao posso adiar mais. O desenho da calha ja esta quase todo pronto, vou reduzir o numero de watts tal como sugerido, e devo meter 4x 39 W. Sendo que inicio com 3 lampadas de varios espectros (6500, 8000,10000) , e a 4º fica de reserva se alguma vez apostar em alguma coisa mais complicada, ou numa fase mais avançada do aquario.

Tenho umas folhas de amendoeira da india vindas de S. tomé :D ja estao sequinhas, so falta dar depois uma pequena fervedura.

Vou apostar na terra para bonsai e vou tratá-la tal como li no tópico do senhor D. Machado.

Quando decidir o layout vou comprar areia de silica, terminar o layout dessa forma, e depois encher o aqua e começar a ciclar com uma calha de 1 metro 50 W que veio com o aqua .

​Obrigado pela participação de todos... darei noticias hehe

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão: é facílimo acelerar a etapa do ciclo do azoto, basta ter um amigo aquariofilista que ceda uns 20-30 litros de água do aquário, quanto mais "sarro" do fundo trouxer melhor, e usar essa água no aquário.

 

O "sarro" do fundo pode ser colocado directamente no filtro, e assim arranca logo com bactérias.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bem um ano depois parece que o projecto ja meteu água... mas no bom sentido claro ;).

Finalmente reuni mais material, e tomei as decisões em relação aos substratos ficando o setup reduzido a:

dimensões:

100cx50lx60a

Filtro Resun 2800l/h com uv 11w

 

termostato 300W

Calha: 1metro t5 30w (por agora) quero ver se troco para uns focos led fraquinhos e de luz quente.

 


Substratos:

tenho uma camada que veio do user a quem comprei o aquario, é uma mistura de um areao fino preto com substrato fertil que ja nem me lembro dos nomes.

Akadama

Areia de sílica

Layout:

Troncos redmoor wood

ramos de videira tratados (uns melhores que outros)

 

Dois outros que nao sei o nome das madeiras.

 

uns cocos vindos de São tomé :P, ainda estão por colocar, e mais umas folhas de amendoeira da india.

 

Basaltos, e outros que apanhei em ribeira d'ilhas

 

 

 

 

Flora:

 

Anubias

valisnérias

Tiguer Lotus

Fetos Java

cryptocoryne

 

Futura Fauna:

4/5 Discus

+- 10 corydoras sterbai e pandas

cardume em principio de nariz de bebado

3 apistogramma bitaeniata f1

ancistros

ottos

helenas

(e mais alguns a definir)

 

Bom vou deixar algumas fotos da montagem que é o que a malta quer ;)

 

Material

IMG_0332_zps29c60869.jpg

 

o substrato fertil que vinha com o aqua

IMG_0337_zpsaacf1bb0.jpg

 

Areia de silica

IMG_0334_zpsd9fea5e0.jpg

 

1º uns testes

 

IMG_0336_zpsd161ef57.jpg

 

agora com agua e poucas plantas

DSC_5423_zps060baa2b.jpg

 

Agora com 1 mês, e com mais plantas

 

DSC_6526_zpse0389be3.jpg

 

DSC_6524_zps63bc30d4.jpg

 

 

DSC_6528_zpsd82631ea.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestões para o layout ?

 

Ainda me falta colocar o fundo, estou a pensar usar um papel crepe Preto/ castanho ou verde escuro ou algo assim do género... Continuou a resolver problemas o raio do filtro... parece que ha sempre alguma coisa nova, mas parece que é desta .

;) peace

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

Desculpem a demora, mas tenho andado bastante ocupado. Ora bem, comprei agora 3 ancistrus dolichopterus. Quero mandar vir agora numa encomenda um cardume de uns 20 nariz de bebado, mais um total de 8/10 corydoras sterbai/ panda. ja tenho os apistogramma bitaeniata num aquario de um amigo, compramos juntamente, isto porque o meu aqua ainda estava a ciclar. Depois quando o aquario tiver mais uns meses de vida, pretendo comprar uns discus entre 4/6 ai a alguem do forum. Ja ando a pensar nisto a algum tempo, e tenho lido muita coisa sobre os discus, ja tenho visto alguns bons produtores portugueses ;).

Ainda vou dar um jeito no layout, nao ficou como quero.

vou tentar tirar umas fotos brevemente!

cumps e comentem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me muito bem a escolha dos discus.

recomendo que os coloques todos de uma vez, para que a adaptação seja igual para todos e não haver domínios entre moradores e recém chegados.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais