Beach Cliff - ADA 60 cm - inclui video Step-by-Step


Pedro Rosa

Recommended Posts


Beach Cliff

Aquário ADA 60 Cm

Pedro Rosa, 30 de Junho de 2012



Video step-by-Step mais adiante

Data da montgem: 30 de Junho de 2012

Tempo de montagem: 4 horas (21h00 - 01h00)


20130210-1.jpg


Produtos ADA (Aquário e Fertilizantes)

Filtro Eheim Ecco 2234

Aquecedor Jagger 75w

CO2 TMC 567g Pressurized, Solenoid Valve, (agora) Difusor Do!Aqua (a garrafa de 567g durou de fim de Julho a 12 de Fevereiro :)

Luzes Aquaeden - Ramirezzi Solstar 4x24w (apenas duas ligadas)

Substrato Ada Penac-W, Ada Power Sand S, Ada Amazonia Aqua Soil

Hardscape Maple Leaf Stone

Plantas Tropica:

- Juncus Repens -> substituída em Fevereiro por Rotala Macandra Japan. Razão: para o aquário ter um aspeto diferente :)

- Cardamine Lyrata -> substituída em Novembro/2012 por Pogostemon Stellata. Razões: 1) Cardamine cresce MUITO!!!; 2) para o aquário ter um aspeto diferente :)

- Echinodorus Tenellus

- Eleocharis sp. Mini

- Em Fevereiro coloquei ainda Blyxa Japonica


Video Step-by-Step multicamera com montagem e descrições em portugês.


film-strip.jpg




(if you prefer i have a english version
).



Indice do Video:


0:28 - Pormenores do Aquário ADA 60-P

1:32 - O layout do aquário

1:51 -Inicio da montagem

2:55 - Colocação da areia La Plata Sand

4:18 - Colocação do Penac W (aditivo de substrato)

5:09 - Colocação da Power Sand S

6:48 - Colocação e arranjo do Aqua Soil Amazonia

10:00 - Limpeza do hardscape (Pedras)

11:29 - Explicação de um Iwagumi

12:46 - Colocação do hardscape (Pedras)

22:36 - Arranjo das plantas (tirar do vaso, separar, etc) e caracteristicas das plantas escolhidas

27:36 - O aquário comeca a encher-se e a a ser plantado

40:38 - Acabadas a plantação e com o aquário cheio, são instalados os equipamentos.

41:30 - Descrição das fertilizações ADA/CO2 e TPAs a fazerem-se nos primeiros tempos.

41:54 - Podem-se ver em grande plano alguns pormenores do aquário e das belíssimas pedras Maple Leaf Stone.




Breve Descrição:


No dia 30 de Junho de 2012 montei um aquário que planeei durante algum tempo. Já tinha (e tenho) o Valley Roots de 320l (que pode ser visto aqui).

Resolvi investir num aquário ADA Cube Garden 60x30x36, em video extra-claro com um ratio de visão de 1.6.

Material caro mas com uma qualidade excepcional. No video tenho algumas imagens dos pormenores do aquário.


A ideia que tinha para esta montagem era: "Uma espécie de Iwagumi" :)

Uma "espécie" porque não me queria restringir às regras do modelo mas fazer uma coisa parecida.


Tem as habituais rochas, planta de tapete e neste caso plantas altas atras.

Utilizei areia "La Plata Sand" da ADA à frente a formar "uma espécie" de praia envolta numa arriba formada pelas rochas.

Por traz, em cima de Penac W e Power Sand coloquei a habitual Aqua-Soil Amazonia e as plantas: à frente a criar tapete a Eleocharis sp. Mini e por traz a Juncus Repens (à direita e ao meio) e Cardamine Lyrata (à esquerda).

Cerca de 7/8 meses depois substituí a Cardamine Lyrata por Pogostemon Stellata e a Juncus Repens por Rotala Macandra Japan.

As pedras são Maple Leaf Stones. Trata-se de uma pedra bonita e pouco utilizada em aquários (a principal razão de a ter preferido às Dragon Stones). Ao min. 41:54 do video podem-se ver em grande plano alguns pormenores do aquário e das belíssimas pedras Maple Leaf Stone.

São pedras extremamente leves e que se partem com muita facilidade. Devem ser bem lavadas para tirar o "pó" laranja que trazem.


Imagens da evolução do aquário:


No primeiro dia:


20120701.jpg


20120701-3.jpg


20120701-2.jpg


20120701-4.jpg


Dias seguintes no primeiro mês:


20120705.jpg

20120711.jpg

20120714.jpg

20120720.jpg

20120725.jpg

20120801.jpg


Pormenores no 31º dia do aquário:


20120801-2.jpg

20120801-3.jpg


20120801-4.jpg

20120801-5.jpg


Meses seguintes:


20120930.jpg


20120930-2.jpg

20120930-3.jpg

20120930-4.jpg

20120930-5.jpg


20121006.jpg


Neste dia entraram 5 CRS Grade S - dois meses depois já se estavam a multiplicar. Hoje devo ter vinte e tal... (ainda não vendo, apenas talvez troque 4 ou 5 para variar os exemplares).


20121006-2.jpg

20121006-3.jpg

20121006-4.jpg

20121006-5.jpg

20121006-6.jpg

20121006-7.jpg


Mais dois meses depois entram estes pequenos e bonitos peixes:


20121209-2.jpg

20121209-3.jpg

20121209-4.jpg


Neste dia (153) estava assim:


20121209.jpg


Fim de semana passado:


20130210-2.jpg

20130210-3.jpg


20130210-4.jpg

20130210-5.jpg

20130210-6.jpg

20130210-7.jpg


Podem mandar vir à vontade :)

Divirtam-se!


Pedro Rosa.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma montagem à craque, os teus videos já são um must :thumbup3:

 

Agora não gostei foi do resultado final, mas ai a culpa é de as expectativas em relação a ti já serem elevadas :bleh:

Acho que deverias ter colocado menos e mais junto essas belissimas pedras, assim parece um pouco espalhado ao calhas, penso que deverias ter colocado 1º as pedras no local em vez do cartão para separar e só depois colocar os substratos.

Perdeu-se um pouco a ideia das falésias na praia: Beach Cliff por culpa do tapete ter invadido a "praia", isso está a precisar de uma tesourada.

 

Em relação à fauna, gostei imenso da tua escolha por crs :thumbup3: , ainda por cima conseguiste reprodução num plantado bigsmile , que fertilização e co2 tens posto?

 

Agora Pedro não me leves a mal, se te digo isto é por te ter em alta consideração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem palavras adorei a maneira como demonstras-te aqui ao povo esta tua montagem muito bom os meus Parabens!!

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

Tiago e restante pessoal: muito obrigado pelos vossos simpáticos comentários :)

 

Mais uma montagem à craque, os teus videos já são um must :thumbup3:

 

Agora não gostei foi do resultado final, mas ai a culpa é de as expectativas em relação a ti já serem elevadas :bleh:

Acho que deverias ter colocado menos e mais junto essas belissimas pedras, assim parece um pouco espalhado ao calhas, penso que deverias ter colocado 1º as pedras no local em vez do cartão para separar e só depois colocar os substratos.

Perdeu-se um pouco a ideia das falésias na praia: Beach Cliff por culpa do tapete ter invadido a "praia", isso está a precisar de uma tesourada.

 

Em relação à fauna, gostei imenso da tua escolha por crs :thumbup3: , ainda por cima conseguiste reprodução num plantado bigsmile , que fertilização e co2 tens posto?

 

Agora Pedro não me leves a mal, se te digo isto é por te ter em alta consideração.

 

António, quando coloco aqui um post com uma coisa nova é natural que receba feedback positivo e negativo... ou seria uma seca :)

Claro que te posso dizer que o resultado final foi aquele que eu quiz :tongue:

 

Como imaginas tentei várias alternativas, incluindo ter as pedras mais juntas. Aliás, tive umas Dragon Stones prontas e montadas num banco de areia para as colocar aqui (nas semanas antes da montagem)... ainda as tenho comigo. Mas depois vi estas pedras que o Rui Alves da Aqueden tinha recebido e apaixonei-me... e resolvi separar um pouco porque queria exatamente que o tapete de sp. mini as nvolvesse até à "praia" (sim posso cortar um pouco à frente).

Portanto António, gostes ou não foi o que resolvi fazer naquela altura biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Sinceramente agora estou outra vez a gostar muito deste aquário desde que plantei as MAcandra no fim de semana passado. Passou-se uma semana e as plantas estão a adaptarem-se muito bem e parece-me que a crescer (amanhã tiro a foto dos oito dias para comparar).

 

Quanto a fertilização é tudo ADA. Depois de utilizares ADA não vais querer outra coisa enquanto conseguires pagar os frascos.

3 ml Brighty Lights + 2 Step 2 + 3 Brighty K.

CO2 gastei uma botija de 567g desde Julho até esta semana... o contador diz que está a uma bolha e meia a duas por segundo, mas isso é pq as bolhas são pequenas :rolleyes:

 

Quando aos grade S decidiram que iam fazer do aquário um bacanal... desde que os comprei em Outubro já tive duas posturas e demoraram dois meses a comecar, agora vai ser "pior" :tongue:

 

Vou agora à Malveira ver se o Rui me arranja mais 10 peixes destes pq a parte do meio e cima do aquário está muito vazia. Tive muitos meses sem peixes :unsure:

 

Um grande abraço.

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Pedro,

 

Quero, antes de mais, deixar os meus parabéns pela forma cuidada como foi feita a montagem e, principalmente, a forma didática como apresentas o aquário. É fantástico. As plantas respiram saúde...

 

Acho que um glass pipes ficavam ai a matar ....

 

No entanto, na minha opinião e espero, sinceramente que não leves a mal, tenho algumas críticas quanto ao layout.

 

Acho que falta um ponto focal no aquário. Quando olho para o aquário a nossa atenção fica dispersa. Podias ter resolvido isso com outra disposição das pedras (talvez mais próximas e não centradas como brancaman referiu), ou então através das plantas. O uso de plantas avermelhadas pode resolver esta ponto, mas na minha opinião não as deverias por no centro do aquário. Eu colocaria por trás da pedra principal, criando um ponto focal nessa pedra.

 

Usastes pequenas pedras de dragon stone para ajudar na separação entre o substrato e a areia. Acho que devia ter aproveitado pequenas pedras de maple stone em alternativa.

 

De resto, pergunto-te o que achas da La Plata Sand? Tenho um saco que devo usar na minha próxima montagem (também no de 60 cm). Com que regularidade limpas a areia?

 

Espero que continues a mostrar a evolução deste aquário.

 

Um Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Parabéns pelo video e pelo trabalho(que deve ser um prazer :dance: ), em relação a montagem utilizas material de 5 estrelas, em relação ao layout podias ter estudado melhor essa parte tens potencial para fazer melhor ;)

 

começa a cobrar a marca ada pela publicidade ;)

 

força e vai actualizando

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Pedro,

 

Quero, antes de mais, deixar os meus parabéns pela forma cuidada como foi feita a montagem e, principalmente, a forma didática como apresentas o aquário. É fantástico. As plantas respiram saúde...

 

Acho que um glass pipes ficavam ai a matar ....

 

No entanto, na minha opinião e espero, sinceramente que não leves a mal, tenho algumas críticas quanto ao layout.

 

Acho que falta um ponto focal no aquário. Quando olho para o aquário a nossa atenção fica dispersa. Podias ter resolvido isso com outra disposição das pedras (talvez mais próximas e não centradas como brancaman referiu), ou então através das plantas. O uso de plantas avermelhadas pode resolver esta ponto, mas na minha opinião não as deverias por no centro do aquário. Eu colocaria por trás da pedra principal, criando um ponto focal nessa pedra.

 

Usastes pequenas pedras de dragon stone para ajudar na separação entre o substrato e a areia. Acho que devia ter aproveitado pequenas pedras de maple stone em alternativa.

 

De resto, pergunto-te o que achas da La Plata Sand? Tenho um saco que devo usar na minha próxima montagem (também no de 60 cm). Com que regularidade limpas a areia?

 

Espero que continues a mostrar a evolução deste aquário.

 

Um Abraço,

Francisco

 

 

Francisco, muito obrigado pelos teus precisos comentários.

Glass pipes adoro, mas no de 300l tive de os tirar pq a circulação da água não me agradou nada. Mas o aspeto é fenomenal :)

Aqui ainda não pensei nisso a sério (pensei quando o montei mas depois passou...)

 

O ponto focal que falas tive-o mais "vincado" qd testei as 3 pedras mais juntas e uma zona mais ampla do lado direito. Depois deixei cair isso e ficou assim. O problema é o da pedra do lado esquerdo (a maior) não ter a dimensão esperada depois de estar no aquário.

Mas francamente sei as teorias mas não me sinto obrigado a seguir nada que não seja fora do bom senso. Sou mais prático e se me sinto razoavelmente agradado vejo no que dá. Daí chamar-lhe "uma espécie de Iwagumi" :)

 

O ponto focal chegou a estar razoavelmente resolvido por volta do dia 97 (podes ver pela imagem) com Juncus por traz da pedra grande.

 

Consegues distinguir entre dragon stone e maple stone nas pedras pequenas? Já experimentaste? (entretanto lembrei-me de ti na Aquaeden e calculo que já deves ter experimentado) :) ... é muito difícil ter pedras pequenas da maple stone - desfaz-se toda.

 

A areia é excelente. Simplesmente não a limpo. Quando despejo água (fora das TPAs, ou seja sem ser com a mangueira) faço com que caia por cima dela, devagar, para afastar poeiras. Nunca acrescentei nenhuma areia desde Junho... e tenho muita no pacote.

Aconselho.

 

boas!

 

Parabéns pelo video e pelo trabalho(que deve ser um prazer :dance: ), em relação a montagem utilizas material de 5 estrelas, em relação ao layout podias ter estudado melhor essa parte tens potencial para fazer melhor ;)

 

começa a cobrar a marca ada pela publicidade ;)

 

força e vai actualizando

 

Obrigado Ricardo. Não é publicidade é apenas indicação do material.

No outro filme com a montagem do de 300l utilizei Elos e descrevi na mesma.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Pedro,

 

Aproveitando uma noite de insónias ....

 

Concordo contigo, temos que conhecer as teorias e as regras. Só assim as podemos quebrar. No entanto, acho que falta um ponto focal bem definido. Talvez com a evolução das plantas ... Eu pessoalmente, gosta de layouts com um hardscape mais pesado e no teu caso teria usado mais pedra. Mas isso são gostos pessoais.

 

No primeiro mês da montagem consigo distinguir bem a maple Stone da dragon Stone. Agora, nestas últimas fotos, a parvula tomou conta da areia e das dragon Stone. Quando e se podares a parvula (deixava a parvula a entrar pela areia, pois fica muito natural), penso que se voltarão a ver.

 

Conheço a maple Stone apenas porque as vi na Aquaeden. De facto são muito leves. Nunca experimentei.

 

Quanto aos glass pipes, desde que uses os correctos para a litragem do Aquario em conjunto com um filtro também adequado para a litragem, penso que não terás problemas.

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquário e um excelente video/manual de como montar e bem um aquário...

Acho que vai inspirar e ajudar muita gente no futuro!!!

Parabéns... Vou continuar a acompanhar a evolução...

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb gostei bastante do step by step....

 

O meu único apontamento é mm aqui que já foi dito...tens vindo a deixar morrer a praia. Não digo que que algumas incursões da parvula entre as rochas e mm sobre "o areal" não melhorem o layout, até pq dão uma certa naturalidade, mas presentemente tu tens menos de um terço do areal inicial.

Sou da opinão que o layout estava muito agradável, até pq as rochas possuem um detalhe incrível, qd o objetivo era dares a ideia de uma zona costeira com o ver sobre a falésia mas neste momento já não dá essa sensação....

 

Fora isso muito bons crescimentos e com uma aspeto muito saudável!

 

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns updates: 8 dias depois das ultimas fotos...

 

20130217-1.jpg

 

Rotala Macandra Japan, 8 dias depois de plantada (origem: vaso da tropica / Aquaeden):

 

20130217-2.jpg

 

Pogostemon Stellata:

 

20130217-4.jpg

 

Eleocharis sp. mini... pearling all-over ;) (imagem tratada para dar um efeito "exagerado"):

 

20130217-3.jpg

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está uma espanto! Parabéns!

 

Uma pergunta, no inicio da montagem, se não me engano, estavas a usar uma reactor de CO2. Nas ultimas fotos, estás a usar um difusor de CO2. Algum motivo?

 

Mais uma vez, parabéns pelo aquário!

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas palavras simpáticas.

Sim é verdade que mudei. Utilizava o da TMC (plástico). Aquilo é realmente bom a "misturar" o CO2 mas tem uma manutenção difícil (limpeza) e é EXTREMAMENTE dificil de fechar sem ficar a pingar. Um material TMC a não comprar :( (sejamos justos entre muitos bons que eles têm)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Então que tal algumas fotos para o pessoal ver o estado atual do aquário?

Cumps

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

O video de despedida deste aquário com imagens bastante boas dos pormenores dos CRS grade S.
Apreciem icon_e_wink.gif Gosto particularmente de algumas imagens deste video.

Já tinham visto camarões desta forma? icon_e_smile.gif

 

 

Entretanto o aquário já está desmontado e pronto para a próxima montagem... soon...

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bom vídeo, boas macros, faltou uma panorâmica.

 

Uma pena acabar, gostei muito de ver.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Pedro!

 

Muito fixe o aquàrio, acho o muito melhor com a rotala macandra japan, o vermelho no verde dà um contraste brutal. Ja agora uma pergunta qual foi o material que metes na base do aquàrio(entre o aquàrio e o armàrio) para as vibrações? E ja agora qual o nome dos fertilizantes da Ada? Acha que os da tropica ficam atras?

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

 

Muito fixe o aquàrio, acho o muito melhor com a rotala macandra japan, o vermelho no verde dà um contraste brutal. Ja agora uma pergunta qual foi o material que metes na base do aquàrio(entre o aquàrio e o armàrio) para as vibrações? E ja agora qual o nome dos fertilizantes da Ada? Acha que os da tropica ficam atras?

 

 

Bruno, meti uma daquelas peliculas que se colocam por baixo da louça a secar (do IKEA), portanto algo bastante inovador!!! :)

 

Já utilizei Elos, Seachem e ADA. Nunca utilizei Tropica, mas so tenho ouvido falar bem deles.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, esta já é uma longa conversa que, creio, está no meu aquário Green&Grey (link em baixo).

Em primeiro lugar este aquário já foi desmontado e substituído pelo Forest Shore.

 

Fertilizava com ADA Brighty K e STEP 1. Sempre muito CO2.

Os CRS reproduzem-se mas a população aumenta em menor numero, isto é, demora mais tempo a aumentar.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais