Novato : ajuda com substrato


Tiago Lima

Recommended Posts

Olá a todos, ja era seguidor deste belo forum, mas cm o passar dos anos acabei por me desinteressar e esqueci a pass...portanto aqui estou eu de novo a reactivar a conta...

Pois bem, decidi começar a montar o meu aquario esquecido aqui em casa, agora mais adulto sei que ireo ter outro tipo de cuidados que ate entao so acontecia nas primeiras semanas...

 

Como sou um bocado leigo na materia coeçei a montgem toda... so que so depois de ter enchido o aquaria de 60l é que me lembrei que so tinha posto o areão... pois é...esqueci-me do substrato... erro de principainte!!! Agora a minha duvida é... visto o aquario ainda estar a fazer o ciclo do azoto, é viavel eu colocar o substrato por cima do areão, sem retirar esta quantidade de água? eu sei que para ser bemfeito deveria retirar a agua toda e começar do zero, mas sera possivel eu colocar so uma zona de substrato? sei q a agua podera ficar muito turva, mas mesmo assim e como ainda estou no inicio poderei fazer isto?

 

ja agora que substrato me aconselham? nao queria muito caro..pois com estes re-upgrades ja estou a queimar muitos euronios, e ainda nem as pakntinhas começei a comprar :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que eu te aconselho a fazer é retirares toda a agua do aquário para garrafões ou algo assim e depois tiras o areao e metes o susbtrato fertil, e o areao por cima.e depois voltas a meter a mesma agua que tiraste para garrafões.

 

Um dos melhores substratos férteis que tenho por ai visto em relação a qualidade/preço é o JBL Aquabasis plus.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato eu gostei da tropica, se queres barato humo de minhoca.

 

A maneira de não perderes o ciclo é mesmo a que te foi indicada, tudo para garrafões, areão para um balde e voltar a montar.

 

Se pretenderes fertilizar o aquário, acho que não precisas de substrato fértil para nada, meti na última montagem e agora acho que foi um erro e desperdício de dinheiro, ainda por cima tens sempre de ter o cuidado de não mexer o fundo por causa da mistura do substrato fértil com a coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só precisas de substracto fértil se fores fazer um plantado (que não é o mesmo que um aquário com algumas plantas)...

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu não sou a melhor pessoa para te explicar. Mas o substrato fértil funciona como um fertilizante onde as plantas vão buscar os nutrientes e o resto das coisas que precisam basicamente. Assim crescem mais saudáveis e mais rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é isso, há "substracto" que no geral é qualquer material que se coloca no fundo do aquário, onde as plantas são colocadas. O mais normal é o chamado areão de rio, que facilmente se encontra à venda até em hipermercados com secção de aquariofilia, tem várias granulagens, sendo a média a mais comum, a granulagem fina já é quase uma espécie de areia grossa. Areia de silíca é outro substracto comum. Areão às cores e flourescente é outro substracto (infelizmente). Estes que disse são os chamados substractos inertes.

Substracto fértil é um substracto com composto minerais e orgânicos adequado para as plantas se alimentarem, normalmente tem ar de terra castanha - só se usa normalmente quando se vai fazer aquários plantados com plantas exigentes. Coloca-se geralmente uma primeira camada desta substracto fértil, e por cima dela outro substracto inerte - o substracto fértil à solta no aquário liberta muitos nutrientes para a coluna de água e pode criar problemas, além disso tende a sujar a água toda com partículas soltas e cor castanha. Depois há outros substractos não inertes (quer dizer que alteram as caracteristícas da água), por exemplo substractos alcalinos para fazer subir o pH para certos tipo de aquários de ciclídeos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.