Legumes e Folhas que os invertebrados gostam de comer


pedronb

Recommended Posts

Como já me colocaram estas questões muitas vezes resolvi fazer este post

 

Legumes: Ervilhas, Courget, cenoura, abóbora, alface, brócolos, espinafres, pepino.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=93840

 

Escalde antes de usar, deixe arrefecer.

 

Ervilhas - Costumo espremer a casca e só deito o interior para dentro do aqua.
Cenoura - Raspo a casca como para cozinhar e corto uma rodela ou duas com 2/3mm
Pepino e courget - Corto uma rodela ou duas com 2/3mm

 

As folhas que temos cá

 

Juglans regia L.
Nogueira-comum, nogueira-persa, nogueira-do-Ceilão, nogueira-da-Índia

Tal como o castanheiro, pensava-se não ser autóctone em Portugal, mas estudos recentes parecem revelar a sua presença desde há muitos anos, antes de ser introduzida ou cultivada pelo homem. Em Portugal é mais comum no centro e norte interiores.
http://www.florestar.net/nogueira/nogueira.html
nogueirafl.jpg

Quercus robur
O carvalho-vermelho, carvalho-roble ou carvalho-alvarinho

Foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras.

Altura até 40m
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quercus_robur

Folhas grandes de 7 a 14 cm
Quercus_robur.jpg

 

Quercus pyrenaica
Carvalho pardo, Carvalho das beiras, Carvalho-pardo-da-beira, Carvalho-pardo-do-minho. Carvalho negral

Em Portugal é frequente no interior Norte. A norte do Rio Douro, na região de Trás-os-Montes, Beira montanhosa,
Alto Douro, nas Serras de Ossa, Monfurado, Nogueira e Sintra.

Altura até 20m

http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Carvalho_negral_Quercus_pyrenaica/Ficha_Carvalho_negral_Quercus_pyrenaica.htm">http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Carvalho_negral_Quercus_pyrenaica/Ficha_Carvalho_negral_Quercus_pyrenaica.htm

Folhas inicialmente cobertas por uma espécie de pelos cinzentos que depois desaparecem

carvalho_negral_folha_pagina_inferior.JP

 

Quercus faginea
Carvalho Português, Carvalho cerquinho, Carvalho lusitano, Pedamarro

No nosso País é mais comum no Centro e Sul, mas sofreu um tão grande declínio florestal no século XX que hoje ocorre unicamente em pequenas manchas isoladas.

Altura até 20m

http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Ficha_Carvalho_portugues_Quercus_faginea.htm

Folha caduca com espinhos

carvalho%20p.%20%20folhas%20recto-verso.

 

Fagus sylvatica
A Faia é uma angiospérmica dicotiledónea, da família das Fagáceas, a mesma família a que pertencem os carvalhos e o castanheiro, pertencente ao género Fagus.

Em Portugal a Faia é uma espécie exótica que tem sido difundida em jardins ou parques florestais.
http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fichas-de-Especies/content/Ficha-da-Faia?bl=1&viewall=true

fagus-sylvatica-5.jpg

 

Alnus glutinosa
Amieiro
São as pinhas de Amieiro que se utilizam em aquariofilia.. Espécie espontânea em Portugal e pode ser encontrado em quase todo o território com prevalência na região norte e centro, O Amieiro é uma espécie comum nas margens dos cursos de água, e nos terrenos húmidos ou pantanosos.

Altura de 8 a 20m

http://www.plantarportugal.org/index.php/especies-autoctones/321-amieiro-alnus-glutinosa.html

8365.jpg

 

 

Quercus lusitanica
Carvalho anão
Altura até 0,50m
Arbusto que forma tapetes densos.
Em Portugal ocorre sobretudo no litoral centro e sul.
Folha 2,5 – 12 cm, as adultas sem pêlos

carvalhicaf.jpg

http://www.florestar.net/carvalhica/carvalhica.html

 

Locais de apanha a evitar: Cidades, fábricas, campos cultivados, estações de tratamento, etc

Apanhar só as folhas/pinhas que encontram no chão em bom estado de conservação. Lavar as folhas muito bem e deixar secar completamente ao sol.

Se quiserem podem cobrir com plástico transparente para evitar contaminação com alguma coisa que ande no ar e evitar que levantem voo.

 

As que não há cá:

 

Terminalia catappa
Amendoeira-da-praia, amêndoa, amendoeira da india, anoz, árvore-de-anoz, coração-de-nego, castanhola, chapéu-de-sol, guarda-sol,

É muito comum por todo o Brasil, especialmente na Região Sudeste,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoeira-da-praia

Terminalia_catappa_frt.jpg

 

Tilia cordata Mill
Tília de folhas pequenas (com propriedade muito semelhantes a Terminalia catappa
Encontra-se no centro e sul de Espanha.
http://en.wikipedia.org/wiki/Tilia_cordata
Tilia-cordata2.JPG

 

Musa sp. var. sapientum
Folha de Bananeira

Banana.jpg

Editado por Paulo SS Conceição
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Muito obrigado pedronb pela disponibilidade e empenho em fazer desta, uma comunidade mais rica.

 

Voto este tópico para inamovível.

Um MUST para todos!

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem pedronb,

 

A única coisa que acrescentaria, apesar de não ser folha ou legume, seriam mesmo as pinhas de amieiro. Bastava alterares o título para algo do género 'Coisas naturais que os inverts gostam de comer' :)

 

Excelente tópico e iniciativa!

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter
TODAS 100% seguras para todo o tipo de camarões

babykhan
Obrigado pelo voto, como todas as coisas que dão trabalho é agradável vê-lo apreciado.

David
Boa sugestão p´ro titulo, também coloquei as pinhas no fim do tópico com indicação do local de apanha.
Tenho algumas cá em casa algumas para experimentar mas são um bocado duras para serem comidas?! Mas realmente "dizem" que são para comer e baixar o PH (como a turfa).

 

Faltava referir esta bibliografia da Sera:

 

Camarões e crustáceos

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro,

 

O tópico está realmente excelente agora se todos contribuírem com a sua experiencia ha sempre mais alguma coisa a acrescentar...

 

Aos meus reds também dou espinafre e eles adoram, pelo que li não faz parte da tua lista.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, ja que vamos por ai, tenho lido que ha quem dê pepino, tomate e até ovo cozido. Nao posso confirmar que nunca e experimentei! xp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pepino e espinafre também já dei. Cortando uma rodela fina do pepino e escaldando, ou escaldando uma folha de espinafre.

 

Ovo e tomate nunca li nada.

 

Tive que refazer o tópico que "crashou" ficou todo alterado em linguagem html?

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Crashou como? Não reparei em nada...

 

Tomate até eu já experimentei... Os meus reds passaram-se nessa vez porque decidi testar só mesmo para experimentar, e eram às dezenas em cima de um pedacito que não deveria ocupar um volume maior que 1cm cúbico LOLOL.

 

O ovo só referi porque li/ouvi também, nunca experimentei, mas há quem coza um ovo, retire com uma seringa a gema e dilua em água para dar a alevins (não tenho a certeza mas até penso que serão para peixes de fundo que li/ouvi isto).

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Crashou como? Não reparei em nada...

 

Tomate até eu já experimentei... Os meus reds passaram-se nessa vez porque decidi testar só mesmo para experimentar, e eram às dezenas em cima de um pedacito que não deveria ocupar um volume maior que 1cm cúbico LOLOL.

 

O ovo só referi porque li/ouvi também, nunca experimentei, mas há quem coza um ovo, retire com uma seringa a gema e dilua em água para dar a alevins (não tenho a certeza mas até penso que serão para peixes de fundo que li/ouvi isto).

 

cumps, David

 

Boas.

 

Como deste o tomate? Também coseste? Então e quando puseste no aquário não se desfez um bocado? É que tomate é um bocado diferente em relação a cenoura, ou espinafre. Dá a sensação que tem tendência a desfazer-se e a fazer uma grande porcaria no aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Sim senhor, foi isso que me aconteceu a mim também pois é menos consistente. Mas como foi para experimentar e foi um bocado muito pequeno não fez grande sujidade (nem penso que os reds deixavam isso acontecer) :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva pessoal,

 

Para reavivar este tópico, posso confirmar mais 2 elementos: urtigas e côco.

 

Quero também ver se descubro se é possível adicionar lavanda e pinhões (pinheiro manso)... Mas só experimentando porque não encontro nada :)

 

Gostava era que um admin colocasse isto como inamovível!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

foto0610e.jpg

foto0621v.jpg

 

Podem-se usar as folhas desta árvore de carvalho que mostro nas fotos? Se sim, posso apanhá-las verdes e deixá-las a secar para depois poder usar?

 

Sei que também se pode usar urtigas, até que muitos criadores de invertebrados usam isso nas 'papas' para invertebrados. E louro-macho?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Só uma consideração:
As folhas da amendoeira da praia não é recomendável que use bastante e não deixe-a mais do que 5 dias pois aqui usamos para baixar o PH e por causa de suas propriedades anti bacteriológicas e de realce de cores dos animais. Por isto ela é usada mais como meio medicinal e o uso continuo pode afetar o equilibrio biologico do tanque.

 

Outras infos> http://www.bettabrasil.com.br/artigo_011.asp

Editado por barletta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Se quiserem comprar as arvores (em Outubro que é quando se plantam) têm aqui quase todas.

 

Devido ao preço elevado a que chegaram as folhas de amendoeira (Terminalia catappa) comprei no ebay umas sementes e plantei em vazos de 20x20cm numa mistura de 50% terra de jardim 50% areia de rio (zona de materiais de construção do bricomarché).

Um mês depois estão a nascer 2 plantas :dance: com folhas enormes!

 

Vamos lá a ver se consigo criar duas arvores

Editado por pedronb
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A. Ferreira

Boas,

Reforço os pedidos já feitos para que um moderador ou admin coloque este tópico como inamovível.

Cumps,

 

 

Concordo contigo A. Ferreira.

Excelente tópico Pedro e quem gosta dos seus meninos gosta de dar o melhor para eles e aqui temos comida au naturel, além das folhas que algumas além de alimentar ajudam também nos parametros.

Tópico fixo.

Editado por Ricardo.Fonseca
editei o teu post pq apaguei o post do A.Ferreira inadvertidamente
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Confirmam se folha de nespreira é boa para os Reds?

É que aqui tenho mais é eucalipto e bananeiras no meu terreno lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei de comer cenoura cozida aos meus camaroes mas eles nao gostaram lol

Vou dar-lhes courguete a ver se comem :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Eu uso secas.

 

Baixam ligeiramente o pH e ao desfazerem-se são excelentes para os pequenos mordiscarem.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixam devido ao ácido húmico?

 

 

Folhas de chorão secas são boas para eles?

tenho um chorão em casa e ando a olhar as folhas com outros olhos :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...