erros mais comuns


Smaug

para tentar descobrir o erro mais comum...  

89 votos

  1. 1.

    • comprei um peixe colorido em laboratório
      3
    • juntei peixes incompativeis
      24
    • alimentei demais os meus peixes
      5
    • puz peixes a mais para litros de água a menos
      23
    • esqueci-me de alimentar os peixes durante dias
      0
    • desleixei-me no controlo da qualidade da agua o que afectou os peixes
      34


Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Tão e quem cometeu os erros todos onde vota?!?!?....na brinca...

:wink::):)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pus peixes a mais para litros de água a menos, mas já que os tenho agora vou ter o maior cuidado com eles e tentar proporcionar-lhes uma boa vivência enquanto não arranjo um aquário maior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...de todos os erros...acho que os meus mais graves foram:

No inicio quando começei com aquariofilia...peixes a mais para agua a menos, o entusiasmo inicial... :D

Neste momento:alguns peixes incompativeis...(o meu macho ocellatus desmontou 2 rivais á porrada :D ...e nao foram baratos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui há tempos esqueci-me de voltar a ligar o aquecedor, depois de ter feito uma limpeza geral com TPA de +-80%.

Resultado, o solitário Betta ficou com ictio, devido à queda da temperatura em mais de 10º...felizmente após três dias de "sauna" ficou tudo ok.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás

POis erros acho que todos cometemos, mas eu já cometi alguns....

Primeiro comprei peixes injectados sem saber, foi logo no inicio de ter o aquário, ainda os tenho , claro que perderam a cor, maso que interessa é que apesar de terem sido manipulados não os tratei mal, claro que não voltarei a comprar peixes desses.

Depois juntei guppys com peixes maiores e estes ficaram sem rabo e alguns morreram, o mesmo para neons dos quais já desisti.

Depois puz umas pedras da praia mas que eram raiadas, deviam ter um qualquer metal, lavei e fervi e meti no aqua e não sei se foi disso ou de outra coisa qualquer os guppys que ainda tinha morreram todos de barriga inchada...seria disso ou de comida a mais???

OU outra doença, eu verifiquei os parametros da água e não estava nada mal, excepto a dureza, a água não estava muito dura.

Enfim...espero ir aprendendo com os erros e com os vossos conselhos.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TubarãoVerde: por acaso também já me aconteceu o mesmo!

Felizmente, a sala era quente e a limpeza tinha sido feita tarde, pelo que na manhã seguinte, após descobrir o erro, o drama ainda não tinha acontecido, mas já tinha uma fêmea de Guppy que tinha acabado de ter alevis, que começou a ficar com ictio. Felizmente, desta vez segurei o instinto de meter logo medicação para resolver, aumentei a temperatura, esperei... e tudo se resolveu. Os alevins, tinham 3 dias e nem deram por nada... ou pelo menos assim parece...

 

Os outros erros, acho que quase todos já fizemos: peixes a mais, peixes incompatíves (eram tão lindinhos na loja), desleixo no cuidado... O máximo que os meus ficaram foi um mês sem TPA. Mas como normalmente faço 30-40% por semana, não houve grande problema. Mas não quero voltar a repetir...

 

 

Bom tópico, Smaug!

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixar o aquecedor desligado já me aconteceu duas vezes mas da primeira(foi logo no principio) o meu pai meteu a mão dentro do aquário, já não me lembro porquê, mas virou-se para mim e disse: "então mas isto não era de água quente?" :roll:

Agora adoptei outra técnica que é desligar o interruptor iluminado que a ficha quadrupla têm, que como está visível torna-se mais fácil de reparar...o que aliás já aconteceu.

 

Já agora coloco aqui outro que me aconteceu e que pode servir de alerta, já que é daquelas coisas, que nessas alturas, nunca nos passa pela cabeça.

É uma cópia do que coloquei noutro tópico mas aqui fica:

Muito fraco Zanito... :P

Devias ter visto o meu...devido a um acidente de carro e à hospitalização da minha namorada, deixei de ter tempo para tratar das plantas. Como ele já estava num estado caótico(tipo o teu) quando isso aconteceu, imagina como ficou...

As plantas deram voltas e mais voltas na superfície, apareceu-me uma praga de lentilha(vinda sabe-se lá de onde), a luz praticamente deixou de penetrar, enfim o caos.

O pior foi não me ter apercebido que a corrente à superfície tinha parado e que deixou de haver trocas gasosas. Como resultado morreram-me muitos peixes sem que me tivesse apercebido(havia vários que já mal vi-a na hora da alimentação, por isso só me apercebi do que estava a acontecer tarde demais)...

Ainda suspeitei de um Labeo Fernatus que tinha colocado uma semana antes mas depois de me ter informado e ter analisado atentamente o estado do aquário, cheguei à conclusão que só podia mesmo ter sido a falta de oxigénio, visto que a injecção de CO2 estava parada há uns tempos e todos os outros parâmetros estavam ok...

Conclusão: Mesmo sem tempo, quanto mais não seja, cortem as plantas da superfície(leva uns 5 minutos)...arricam-se a levar um ou dois camarões atrás mas é o menos, antes isso que matar 13 peixes sem dar conta.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá!!!

 

Mas que "história" é essa de esquecer o termostato desligado depois das TPA's ???

 

Isso é para se desligar??? :wink:

 

... o meu erro é esse :)

 

PJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá!!!

 

Mas que "história" é essa de esquecer o termostato desligado depois das TPA's ???

 

Isso é para se desligar???  :wink:  

 

... o meu erro é esse :)  

 

PJ

 

Se durante a TPA o aquecedor ficar a descoberto e ligar, arriscas-te a que queime, pois aquece muito depressa, não tendo a agua para dissipar temperatura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se durante a TPA o aquecedor ficar a descoberto e ligar, arriscas-te a que queime, pois aquece muito depressa, não tendo a agua para dissipar temperatura...

 

 

Bem verdade! E além disso, acabas por estar a mexer em agua com um aparelho eléctrico dentro do aqua a funcionar. ISSO É QUE É AVENTURA!!

É que nunca se sabe se por qualquer razão ele descai, bate nas pedras e racha, ou se lhe tocas com o sifão e ele parte... e depois, é complicado... Nunca mais escreves mensagens no forum.

 

Às vezes não pensamos bem nisso, mas estas coisas acontecem...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se durante a TPA o aquecedor ficar a descoberto e ligar, arriscas-te a que queime, pois aquece muito depressa, não tendo a agua para dissipar temperatura...

 

 

Bem verdade! E além disso, acabas por estar a mexer em agua com um aparelho eléctrico dentro do aqua a funcionar. ISSO É QUE É AVENTURA!!

É que nunca se sabe se por qualquer razão ele descai, bate nas pedras e racha, ou se lhe tocas com o sifão e ele parte... e depois, é complicado... Nunca mais escreves mensagens no forum.

 

Às vezes não pensamos bem nisso, mas estas coisas acontecem...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

 

 

entao quer dizer que faço uma aventura todas as semanas

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se durante a TPA o aquecedor ficar a descoberto e ligar, arriscas-te a que queime, pois aquece muito depressa, não tendo a agua para dissipar temperatura...

 

 

Bem verdade! E além disso, acabas por estar a mexer em agua com um aparelho eléctrico dentro do aqua a funcionar. ISSO É QUE É AVENTURA!!

É que nunca se sabe se por qualquer razão ele descai, bate nas pedras e racha, ou se lhe tocas com o sifão e ele parte... e depois, é complicado... Nunca mais escreves mensagens no forum.

 

Às vezes não pensamos bem nisso, mas estas coisas acontecem...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

 

 

entao quer dizer que faço uma aventura todas as semanas

 

Se desligarem o termostato antes de mexer na água resolvem o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu votei na "colocar peixes inconpatíveis" porque já o fiz várias vezes, a maior parte das quais não foi porque nao soubesse que não eram incompatíveis mas porque queria saber até que ponto o eram, incompatíveis em comportamento e tamanho, não nas condições quimicas da água e outras.

No entanto e como a maior parte das pessoas já cometeram mais do que um erro, e muitos se calhar cometeram-nos todos :lol:

O meu maior erro, mas este sim por pura ignorância foi na montagem do meu 1º aquário: comprei os peixes mesmo antes de ter o aqua :lol: claro está-se mesmo a ver o que se passou passado uma semana de eles estarem no aquário com aquela água "tão lavadinha" :shock: . Mas se calhar ainda bem que isso aconteceu...se calhar foi mesmo isso que levou a que eu depois da tragédia fosse "esgravatar" em todo o lado e tentar saber porque tinha acontecido aquilo :lol: e foi aí que comecei a aprender muita coisa que sei hoje, não aprendi tudo na altura mas pelos menos aprendi que o que tinha feito estava completamente errado :D

O erro de deixar o aquecedor (e não o termostato) ligado durante as TPAs também o pratico por sistema, sei que não deve ser assim mas.... :lol: aliás não só fica ligado como todo o resto do equipamento, e como tal já perdi alguns aquecedores que infelismente ligaram no momento em que a água não chegava ao limite minimo do aquecedor.

Mas parece que não tenho aprendido com os erros, continuo a deixar o aquecedor ligado :lol:

cumps

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais um comentário acerca de colocar as mãos dentro do aquário com aparelhos ligados.

No fundo, este também pode ser classificado como um erro bastante comum. Não só pelo perigo, mas também pelo mal que faz aos peixes, com o stress que lhes provoca e o risco de contaminação da agua. Às vezes é impossível, mas, como é lógico, é de evitar.

 

Aqui vos deixo um tópico com a transcrição de um texto que fala do perigo de não desligar os aparelhos. É sobre montagem/resistência do vidro, mas o principio é o mesmo.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=137

 

Vejam o texto do Matrix69.

 

Não o coloco aqui, para não estar a repetir, mas é importante ter consciência destas coisas.

 

Depois disto, passei a perceber qual a utilidade daqueles botões luminosos das fichas triplas, que desligam a corrente às tomadas!!!

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o erro mais comum de todos é pensar que percebemos alguma coisa de aquariofilia...normalmente tem maus resultados e acabam normalmente em historias que dá para colocar neste tipo de posts. biggrin

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.