Melanotaenia precox - ferida, doença ou fungo?


Redlee

Recommended Posts

Boa noite a todos,

tenho um melanotaenia precox macho com uma ferida estranha que apareceu ha cerca de uma semana, preciso da vossa ajuda para saber o que é exactamente.

Agradeço desde já a qualquer resposta.

 

https://www.dropbox.com/s/amxvlktk95l7dg4/20130211_223002-1.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o animal apresenta comportamento e coloração normal? Em caso negativo, quais foram as alterações notadas, p.ex. corpo mais claro, roça o corpo contra superficies, ou outra que lhe pareça digna de nota?

 

Uma imagem ou imagens da área afectada seria útil também.

 

Muito obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

A única diferença que notei foi no comportamento, ficava isolado dos outros peixes mas nunca deixou de se alimentar. Ao nível da aparência não mostrou alterações para alem da ferida referida.

Na primeira mensagem que deixei inclui uma ligação para uma imagem do peixe através do dropbox, não estava acessível?

 

https://www.dropbox.com/s/amxvlktk95l7dg4/20130211_223002-1.jpg

 

Obrigado pela resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a imagem está acessível, sim, mas procurava mais imagens porque aquilo que me parece nem sei se é possível ser.

Vamos por partes, o peixe tem um aspecto belíssimo à parte da zona afectada. Se tiver possibilidade, isole o animal num aquário simples mas com boa água, com temperatura correcta para essa espécie. Não sei que água utiliza para o seu aquário, mas na minha modesta opinião, desaconselho ir buscar água à fonte ou outro curso natural - pois poderá introduzir acidentalmente agentes patogénicos no aquário.

 

Aquilo que vê no animal (a vermelhidão na zona afectada, a inflamação perto da coluna, o rebordo mais escuro em volta da zona esbranquiçada) é a resposta imunitária saudável e normal a um agente patogénico.

 

Independentemente do seu animal ainda estar vivo ou não nesta altura, a lesão aparente é muito comum em afecções provocadas por parasitas crustáceos. Esses parasitas têm o corpo altamente modificado e adaptado à vida parasitária, e mais se parecem com um pequeno verme. Na fase já adulta é possivel ver uma cauda a sair da lesão esbranquiçada, por vezes em forma de "V". Se for este o caso, tente puxar essa cauda com uma pinça com cuidado até retirar todo o parasita. Geralmente, esse tipo de parasitas são copépodes (crustáceos) como por exemplo, a Lernea sp. O "V" são dois sacos de ovos, daí ser fundamental remover o adulto.

 

É necessária uma infestação destes parasitas para matar o hospedeiro, ou haver infecções oportunistas de bactérias e fungos nas zonas com ferida.

 

Existe algum género de cauda a sair da lesão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Agradeço desde já a sua resposta.

 

A zona branca que saía da ferida tinha o aspecto de um cone, entra nas características que descreveu sobre o possível parasita. Não posso tirar mais fotos porque neste momento a zona branca já não se encontra no animal e a cratera da ferida fechou completamente. O comportamento do peixe regressou ao normal e acompanha o cardume como fazia antes.

 

A água que uso no aquário é engarrafada, comprada no Lidl para ser mais preciso.

 

Visto poder tratar-se de um parasita, existe o risco de contagiar o resto dos habitantes do aquário, certo? O que devo fazer para evitar que isto aconteça?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais