aquario de 350 L


Recommended Posts

amigo vou para os malawi mas vai depender muito do que encontrar.e que nao vejo mesmo muito sitio onde os aranjar. talvez se os encumendar na loja eles aranjem.tenho de ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 174
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

amigo vou para os malawi mas vai depender muito do que encontrar.e que nao vejo mesmo muito sitio onde os aranjar. talvez se os encumendar na loja eles aranjem.tenho de ver

Malawi nao pode ser qualquer coisa que ai metas dentro senao vais acabar com tudo á paulada e morto, tem de ser especies muito muito muito MUITO bem escolhidas...e cuidado com o que compras o mercado dos malawi esta cheio de mutaçoes feitas pelo ser humano, essa loja que te disse é das melhores a nivel Europeu, mas claro gastar 30€ num peixe e metelo nesse layout vai ser morte certa que o peixe vai andar sempre stressado, tens de começar por restruturar todo o layout, começar do 0 com uma coisa bem pensada como sugeri á algum tempo atraz, isto claro se quiseres ter um aquario, se quiseres ter vidro com peixes, como esta serve, é só comprar os peixes e metelos la dentro quando morrerem compras outros :)

 

http://www.ciclideos.com/o-aquario-de-mbunas-a85.html

 

http://www.ciclideos.com/o-lago-malawi-a83.html

 

http://www.ciclideos.com/tanganyika-vs-malawi-qual-a-escolha-acertada-a54.html

 

http://www.ciclideos.com/malawi-bloat-a52.html

 

http://www.ciclideos.com/montagem-do-malawis-rock-resort-a49.html

 

http://www.ciclideos.com/informacoes-e-curiosidades-sobre-o-lago-malawi-a29.html

 

http://www.ciclideos.com/montagem-do-aquario-tanganyika-a25.html

 

http://www.ciclideos.com/manutencao-de-mbunas-a4.html

 

Boa leitura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malawi nao pode ser qualquer coisa que ai metas dentro senao vais acabar com tudo á paulada e morto, tem de ser especies muito muito muito MUITO bem escolhidas...e cuidado com o que compras o mercado dos malawi esta cheio de mutaçoes feitas pelo ser humano, essa loja que te disse é das melhores a nivel Europeu, mas claro gastar 30€ num peixe e metelo nesse layout vai ser morte certa que o peixe vai andar sempre stressado, tens de começar por restruturar todo o layout, começar do 0 com uma coisa bem pensada como sugeri á algum tempo atraz, isto claro se quiseres ter um aquario, se quiseres ter vidro com peixes, como esta serve, é só comprar os peixes e metelos la dentro quando morrerem compras outros :)

 

http://www.ciclideos.com/o-aquario-de-mbunas-a85.html

 

http://www.ciclideos.com/o-lago-malawi-a83.html

 

http://www.ciclideos.com/tanganyika-vs-malawi-qual-a-escolha-acertada-a54.html

 

http://www.ciclideos.com/malawi-bloat-a52.html

 

http://www.ciclideos.com/montagem-do-malawis-rock-resort-a49.html

 

http://www.ciclideos.com/informacoes-e-curiosidades-sobre-o-lago-malawi-a29.html

 

http://www.ciclideos.com/montagem-do-aquario-tanganyika-a25.html

 

http://www.ciclideos.com/manutencao-de-mbunas-a4.html

 

Boa leitura

bom dia, bem logo de manha queres me matar a por a ler isto tudo :)

ja li tudo, a minha namorada vai me matar quando lhe disser que vou ter de comecar de novo :)

nao tendo outra hipotese mesmo vou ter que optar pelos malawi e pelo que li tambem ha algumas especies dos tanganicos que podem viver com os do malawi.agora o problema vai ser aranjar areia da praia. pedras aranjo com fartura aqui. de todos os tamanhos e feitios- tenho um "riacho corrente " aqui na terra, e e rochoso com fartura. area vai ser o pior.

os parametros da agua fizeram me mudar de ideias para o que tinha em mente do meu aquario. e com isto tudo ja mandei uma boa de quantidade de dinheiro para o lixo,tudo fruto da minha ignorancia.

agora logo a tarde ja vou falar com ela e vemos as medidas que vamos tomar, mas tudo indica que vou para um aquario rochoso com algumas pedras por um tubo pvc por baixo e alguams plantas de facil manutencao.

pelo que me apercebi nao preciso de susbtrato fertil certo? ou posso sempre deixar ficar o que comprei?o jbl plus basic ou devo retirar para nao se misturar com a areia.

os malawis sao "revoltados " os bichos e furam tudo, sendo assim aconcelham a meter o substrato?

mais uma vez obrigado passado pelas explicacoes que me deste :) um abraco para o passado e alvarenga que sempre me tentaram ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tirar esse fertil que eles vao escavar e isso nunca vai estar no sitio.

Sobre a areia nao precisa de ser da Praia, nos aqui usamos porque ajuda a subir o Ph como tu nao precisas areia de rio com o mesmo tamanho de grao serve ou entao areia de silica, nos aqui compramos a 5€ o saco em lojas como o AKI e leroy merlyn (Areia de Silica ou Areia de filtro de piscina).

Sobre o tubo de PVC nao percebi bem para que o querias mas esquece, tens de colocar sim é as pedras sobre esferovite por exemplo e depois entao a areia, ou seja, depois de tudo tirado, metes esferovite sobre o vidro, pedras encima e depois a areia...

 

Sobre as especies coloca a lista das que gostas que eu posso ajudar-te a seleccionar...

 

E podes poupar uns trocos e esquecer plantas, eles vao comelas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tirar esse fertil que eles vao escavar e isso nunca vai estar no sitio.

Sobre a areia nao precisa de ser da Praia, nos aqui usamos porque ajuda a subir o Ph como tu nao precisas areia de rio com o mesmo tamanho de grao serve ou entao areia de silica, nos aqui compramos a 5€ o saco em lojas como o AKI e leroy merlyn (Areia de Silica ou Areia de filtro de piscina).

Sobre o tubo de PVC nao percebi bem para que o querias mas esquece, tens de colocar sim é as pedras sobre esferovite por exemplo e depois entao a areia, ou seja, depois de tudo tirado, metes esferovite sobre o vidro, pedras encima e depois a areia...

 

Sobre as especies coloca a lista das que gostas que eu posso ajudar-te a seleccionar...

 

E podes poupar uns trocos e esquecer plantas, eles vao comelas...

sobre o tubo PVC li algures por la que algumas especies furam e gostam de andar de um lado para o outro debaixo da areia. so se fiz confusao com outro artigo que tenha lido. tens sido tamanha a informacao que tenho acumulado que ate posso fazer confusao :)

a montagem percebi mesmo que tem que levar esferovite senao la se vai o vidro. quantos as especies vai ser muito complicado mesmo pk nao sei ate que ponto vou conseguir encontrar esses bichinhos. nao vai ser facil nao.

hoje tou de folga mas por acaso esta a nevar senao ia ate ao rio ver o que podia aranjar. pedras ou areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm esquece isso do tubo de PVC...

 

Sobre as especies, duvido muito que ai na suiça nao se consigas boas especies, sendo frança um dos maiores importadores da Europa, procura bem e nao te restrinjas apenas a uma loja....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm esquece isso do tubo de PVC...

 

Sobre as especies, duvido muito que ai na suiça nao se consigas boas especies, sendo frança um dos maiores importadores da Europa, procura bem e nao te restrinjas apenas a uma loja....

:) as lojas para terem uma nocao do fim do mundo que estou a mais perto de mim ta a meia hora :) mas claro que vou procurar e ainda por cima vem ai o verao posso sempre ir passear com a namorada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

umas duvidas:

1- a areia de silica deve ser fina ou extra fina?fina certo para as raizes poderem ganhar alguma circulacao. estou correto?

 

2- depois ao limpar o fundo , como e branco fica sujo facilmente e nota se logo, limpar com o tubo de limpeza e aconcelhavel?a areia nao vem toda atras?

 

3- equipa de limpeza para lado malawi ou tanganico ?nao pode possuir corydoras nem ancistrus certo?quais sao as especies a nivel de limpeza?

 

 

desculpa la as perguntas, mas ao mudar agora vou ter que fazer tudo em condicoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a especies passado. vou por aqui algumas das que gostei.

e praticamente tudo mbunas:

-Labidochromis caeruleus

-membe deep

-Melanochromis cyaneorhabdos

-
Paracyprichromis brieni, Velifer(este e tanganico)

-Lamprologus multifasciatus(tanga, gosto bastante deste)

 

 

gosto especialmente de especies pequenas, peixes grande para mim nao tem grande beleza :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia tem de ter cerca de 1mm.

Esquece "equipas de limpeza", equipas de limpeza +e a conforlimpa, todos os peixes por mais que limpem sujam tambem, e no malawi isso nao existe, nem no malawi nem em nenhum biotopo, existem peixes que limpam restos do fundo mas esses tambem cagam, logo tambem sujam....

 

o fundo podes fazer sinfonagem sem stress mesmo que aspire areia nao ha problema

 

 

Sobre as especies esqueces estas duas:

 

-membe deep

-Melanochromis cyaneorhabdos

 

se para malawi ja tens o minimo, para malawi e tanganika é impossivel, por isso ou escolhes uns ou outros e se gostas de peixes pequenos o melhor é tanganika pois em malawi nenhum tem menos de 10/12cm em adultos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

decisao tomada vou para os tanganika

vou por as especies que pode ser que possa por:

-- Lamprologus caudopunctatus

-- Lamprologus multifasciatus

-- Lamprologus similis

-- Lepidiolamprologus boulengeri

-- Ectodus descampsii

-- Xenotilapia ochrogeny

-Neolamprologus olivaceous

-- Paracyprichromis nigripinnis

-- Cyprichromis microlepidotus

[-]

Mud Dwellers deste especie sao todos bonitos,

 

agora claro que sei que nao posso por todos . mas ha algum que digas que nao posso por?para ir excluindo especies. um abraco

 

 

 

 

 

 

tava a pensar comprar um fundo 3d para o aquario mas n sei se vou gostar, axo k vou deixar natural,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento mas tanganikas nao domino, aconselho o forum que te indiquei antes para conseguires ajuda

ok obrigado,

venho da loja dos bichinhos e malawis e tanganikas 0. nao vai ser facil. tive a ver as areias, e tinha la areia de quartz granulada e fina. posso usar esta?areia de quartz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas tardes :)

ainda continuo por aqui :) visito na mesma o forum de vez em quando

tenho um problema que nao e problema, teem me aparecido algas verdes. poucas mas aparecem, tenho feito semanalmente TPA de 20 % e passado 5 6 dias voltam a aparecer as ditas cujas :)

ja ponho fotos das algas , nao sao muito nitidas mas percebe se bem.

as plantas e que tenho la e parecem que tao a ficar com coisas pretas.

fiz um teste e tem os seguintes resultados

ph. 8.5

no 2 e no3 0

gh 16 d

kh entre 6d e 10d

cl2 0

 

hpim2408g.jpghpim2409.jpg

 

 

hpim2408za.jpg

 

 

hpim2407.JPGhpim2405.jpghpim2402.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estas com algas, eu tentaria usar fertilização. Estas com quantas horas de luz?

bom dia alvarenga . tou com 8 H de luz. das 18 ate as 24 e das 4 ate as 6 da manha. fertilizacao nao tenho usado nenhuma deitei anteontem 4 pastilhas da sera. o que aconcelhas?mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a dar uma olhada neste tópico (mas não li tudo) e vejo que tens um bom aqua para a actividade.

 

Esse areão azul não é pintado? Pergunto isto porque já tive um areão negro que era pintado, reparei que era pintado pk com o tempo o negro foi desaparecendo e tinha o mesmo problema que tinhas/tens PH muito alto, mudei de areão e comecei a resolver o problema.

 

Reparei que gostas de peças decorativas artificiais e isso são gostos e eu também gostava, pois no meu primeiro aqua de 36l tinha um monumento e esse era calcário logo os meus primeiros peixes morreram todos e a partir dai nunca mais coloquei peças artificiais. Para verificares se alguma decoração é calcária basta remove-las do aquario e deitar uma gotas de limão ou vinagre, se borbulhar é calcário e o ph nunca irá baixar.

 

Para baixares o ph lentamente podes colocar madeiras devidamente tratadas. O C02 ajuda de certeza absoluta, mas tens de ter muito cuidado, principalmente se for o método caseiro pois pode baixar bruscamente se a receita não for apropriada para a tua litragem.

 

Em relação às algas e verdetes podes sempre utilizar a fertilização mas sem duvida que o melhor era arranjares um esterelizador UV, é verdade que é mais um investimento mas irá ajudarte com as algas e bacterias indesejáveis ajudando a prevenir doenças.

 

Para as plantas eu aconcelho a teres 7h a 8h de luz por dia mas seguido, pois podes confundir as plantas e atrofiar o seu desenvolvimento.

 

Se tiver a dizer alguma cena errada corrijam-me sff, pois eu não sou nenhum expert.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Cumps e td a correr bem

 

V.H.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado henriques. vou entao mudar as horas de luz. mas vou estar 4 dias em casa da minha mae por isso so vou poder fazer isso sext aou sabado.

quanto as luzes UV pode ser uma qualquer?tem alguma "voltagem" em especial? se poderem ajudar quanto a isso, sou nabo na iluminacao, sei que ha varias lampadas varios modelos mas quanto a isso nao sei mais.umas para plantados outras para mais coisas.e posso simplesmente tirar umas das outras que tenho e por a U.V.

 

tenho mais uma questao: o tubo da agua que sai do filtro pode estar dentro de agua ou tem de fazer tipo cascata?

 

PS: ate ao momento nao me apercebi de o areao perder cor. ele foi comprado proprio para o aquario , quanto ao ph ser alto ja pus tudo de lado separado e bate sempre o mesmo valor.por isso julgo que nao deve ser do material.

 

mas em breve o meu tio vai me dar o aquario dele que ele teve problemas com o silicone e entao eu disse que ficava com ele e vou aranja lo e vou usar areia de quartz e ai tirarei as duvidas quanto ao ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada UV não substitui as outras, nem fornece luz directa para o aqua...

 

O meu filtro SunSun já têm incorporado a Lamapada UV... Como o teu filtro não têm é um acessório como este :

 

install1_lrg.jpg

 

Em relação ao tubo da água é relativo, só tens de ver se não está a fazer muita corrente ou pouca corrente para o tipo de peixes que tens, pois certos peixes gostam de água mais parada e outros de águas mais "rápidas".

 

Eu como não uso bomba de ar, nem tenho o escumador de superficie para o meu filtro, logo tenho falta de oxigénio dentro de água, para resolver esse problema deixo a saida da agua a chapinhar na superficie do aqua e cria oxigénio..

 

Quando poderes faz o teste do limão nas peças decorativas, assim ficas logo com a certeza absoluta....

 

Força nisso e vai dando noticias..

 

Cumps

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gosto de deixar a fazer cascata, mas chega a um ponto que incomoda quem esta na sala a ver tv, por causa do barulho constante da agua a cair, ainda tem um bocado de pressao.

entao ha alguma maneira de por a lampada UV no meu aquario? pelo que percebi no teu a agua sai do filtro e passa pelo tubo com a luz UV e depois vai para o aquario certo?

e possivel fazer esse sistema ou o filtro ja tem k tar preparado para isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uv não te vai resolver o problema com as algas que tens, apenas é totalmente eficiente com a GSA, mas pode ajudar. para combater bactérias tens de ter uma baixa de circulação de água no uv, portanto ligado ao filtro é pouco util para esse fim, no meu á agua passa a cerca de 200l/h, para ter eficiência com bactérias.

Para combater as algas o melhor é fertilizar, ajudar com trocas parciais de água, a introdução de Co2, com podas nas zonas mais afectadas e a introdução de plantas de crescimento rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim,

 

Sinceramente uv externos não sei como funcionam pk o meu já está dentro da caixa do filtro, sei dizer que com a lâmpada a funcionar tirando o verdete que se cria nos vidros nunca tive problemas com algas e tenho a iluminação a funcionar 7h diárias.

 

O que o alvarega comentou faz todo o sentido e segue a sua dica..

 

Alvarega o que são GSA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.