Botijas co2 TMC 567gr Validade


Flavio12786

Recommended Posts

Bom dia venho aqui colocar uma duvida que é a seguinte: o pessoal que utiliza co2 da tmc em botija de aluminio por acaso ja reparou que estas botijas tem 5 anos de validade a partir da data cravada perto do gargalo até terem de ir fazer prova hidraulica?!É que me aconteceu o seguinte um membro aqui do forum enviou-me um conjunto de botija mais redutor e quando eu recebi reparei que a botija tinha cravada a seguinte data 2007/9 e ao fundo da mesma garrafa refere que apos 5 anos passados desta data a mesma tem que fazer a prova hidraulica informação que me confirmaram na propria tmc pois liguei para lá agora pergunto o seguinte alguem na mesma situação consegue recarregar as botijas?!Não será arriscado?

É que o membro que me vendeu (ainda não efectuei o pagamento pois não sei se fico com o equipamento) me garantiu que já recarregou após passar a validade e reparei que está uma botija com data igual em leilão!

Peço desculpa pelo texto longo mas preciso de resolver esta situação. Obrigado.

Editado por Flavio12786
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nunca tinha reparado nessa data. Efetivamente a minha também tem a data de 2007/9 cravado na botija. Já carreguei dezenas de vezes esta botija e nunca tive qualquer problema. Será que a data não se refere antes à data de fabrico e não de validade? É que a minha botija foi comprada em segunda mão, está praticamente nova pelo que não me parece que já tenha mais de 5 anos... Mas...não sei.

No entanto vou continuar a usa-la mas vou tentar obter mais informações sobre este assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que no caso dos extintores a validade é de 10 anos, e após essa data dificilmente encontrarás alguém que te carregue o equipamento. O que me disseram na loja, é que os equipamentos de CO2 têm uma legislação muito restrita, e que no caso de recarregarem uma botija fora de validade podem perder a licença de trabalho.

 

Ainda recentemente tive que comprar um novo, porque o que tinha estava fora de validade e a prova hidráulica fica mais cara do que um equipamento novo.

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os extintores são 10 anos mas a botija da TMC diz:

 

WARNING

 

Every five years, this cylinder must be either hydrotested by a qualified retester or disposed of responsibly - check with your local authority for disposal and recycling information.

 

Rehydrotest within 5 years of date of manufacture (see neck of cylinder)

 

Tradução:

 

Aviso

 

De cinco em cinco anos, este cilindro deve ser hydrotestado por um tecnico qualificado ou eliminado de forma correcta - verificar junto das autoridades sobre locais para obter informações sobre descarte e reciclagem.

 

Deve ser hydrotestado dentro de 5 anos a contar da data de fabricação (ver pescoço do cilindro)

 

Penso que isto é claro agora segundo a TMC Portuguesa o cilindro só pode ser testado em Inglaterra pelo que fica mais caro que um novo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais