1º Aquario (toda a ajuda é bem vinda)


José Marcelino

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Antes de mais, o meu nome é José Marcelino, sou de Coimbra, e esta será a minha primeira experiência no mundo da aquariofilia, por isso toda a ajuda será bem vinda.

 

Quanto ao material, consegui recuperar algum material perdido por casa de familiares, sendo que ainda vou testar o seu funcionamento, pois trata-se de material bastante antigo.

 

Material
Aquário 40 cm * 25 cm * 20 cm - 20 L ( para já não tenciono aumentar a capacidade)
Filtro Interno - 180 L/H ( Aceito recomendações para novo filtro(de preferencia externo), ainda não tenho certezas em relação ao funcionamento deste)

Termostato 75W - ( Tal como o filtro não sei se funciona, aceito sugestões para material novo)
Iluminação - ?? ( O que sugerem?)

Hardscape
Substrato fértil - ?? ( Devo comprar? Se sim qual?)
Substrato não fértil - Fotos (estou a pensar em arranjar algo mais escuro)


Flora
Estava a pensar em plantas de pouca manutenção, talvez :

Musgo de java

Anubis nana

Rabo de raposa

Fauna
Ainda tenho bastante tempo para pensar durante o ciclo, mas talvez alguma espécie de cardume, red cherries, ainda não sei bem, ainda estou dependente dos parâmetros da agua.

 

Fotos!

 

 

20130206024624.jpg

 

 

20130206024306.jpg

 

 

 

Duvidas

 

Devo comprar algum activador biológico para começar o ciclo?

 

 

Futuramente na realização das TPAS devo deixar a agua repousar 1, 2 dias correcto?

 

 

Que testes me aconselham a comprar?( PH, NO3 e NH3/NH4 chega?)

 

 

 

 

 

Não tenham qualquer problema em dar sugestões,dicas ou opiniões, serão todas bem vindas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou novato nisto tb, mas pela pouca experiência posso tentar dar algumas sugestões :)

 

Termoestato 75W chega perfeitamente, se estiver bom.

O filtro ia para um de mochila tipo eheim 2040

EheimLibertyimEinsatz.jpg

 

A luz, há um sistema da boyu para esses tamanhos que tem uma PLL 18W, custa na casa dos 25-30€.

Substrato aquabasic plus e manado, foi o que pus e parece-me que ficou porreiro.

 

Montas tudo,agua lá para dentro, ligas o termoestato, filtro a bombar, plantas umas plantas, e é deixar as coisas andar, de 2 em 2 dias deitas um pozinhos de comida...

Depois vais pensado e ajustando o layout do teu aquario ao teu gosto.

 

E entretanto tens tempo para ir pensando no resto :)

 

A agua dos tpas eu costumo por um balde de 25 litros 2 dias antes da troca na varanda.

Os testes comprei por 16€ um kit com 5 testes (não tem os fosfatos PO4) , o preço rondou os 16€ é da aquili.

 

Procura nos classificados os filtros e as luzes, sai mais em conta ;)

 

nota: o aqua tem ar de estar parado há muito tempo, o silicone pode estar meio marado, eu deixava isso cheio de agua para ver senão tem fugas durante 2 ou 3 dias...

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tal como o sargopt, também tenho Substrato fertil e inerte da JBL (o aquabasis e manado) e até agora 5 estrelas.

 

Para acrescentar ao que foi já dito, e respondendo as tuas dúvidas,

 

Devo comprar algum activador biológico para começar o ciclo? - Como não tinha nada por onde começar eu comprei um (já não me lembro qual mas encontra-se facilmente nas lojas), mas se tiveres um amigo que já tenha aquario ciclado pede-lhe algo para começar o teu ciclo (areão, ceramica e penso que até um bocado de agua serve)

Futuramente na realização das TPAS devo deixar a agua repousar 1, 2 dias correcto? Como o teu aquario é pequeno penso ser a melhor opção, assim o cloro evapora da agua.... Se não tens que comprar um acondicionador de agua (isto se utilizares agua da torneira claro)

Que testes me aconselham a comprar?( PH, NO3 e NH3/NH4 chega? Eu comprei o aqua set test da sera que tem os mais básicos (pH, dureza, nitritos....) por 15€ e tens como já foi dito os da aquili a 12€ no site do wate-r-evolution. Penso que chega perfeitamente.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e antes de mais bem vindo ao forum.

 

Bom como a litragem é pequena, eu aconselhava a teres plantas que oxigenem a agua logo:

 

Mais plantas ---> mais oxigenio ---> peixes felizes

 

Bom, musgo de java é otimo porque:

 

faz tapete e fica muito fixe

e se pensar ter peixes de facil reprodução (guppies, platys...) eles depositam, lá os ovos

 

Quanto ao filtro http://images4.tiendanimal.pt/g/JBL_cristal_profi_e_filtro_externo.jpg

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto do musgo de java mas os guppies e platys não colocam ovos, os filhotes já nascem formados e a nadar por isso aconselhava um aquario plantado com esconderijos para evitar que fossem comidos... ou melhor ainda teres aquario a parte para os filhotes.... Mas de certeza que gostam do musgo na mesma :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, obrigado pelas sugestões. O aquário esta em perfeitas condições, mas o resto, filtro e termostato estão avariados. Vou tentar adquirir o material durante a próxima semana e depois coloco aqui uns fotos com os progressos. Devo comprar os tais substratos da JBL (o aquabasis e manado), o filtro mochila da eheim e vou tentar arranjar o tal sistema de luz compatível com o meu aquário, bem como os testes essências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o Investimento que vais fazer.... Eu pessoalmente aconselhava-te a comprar um aquario maior já completo, ias acabar por poupar. Um aquario desse tamanho é dificil de manter e tens que estar muito mais atento a qualquer erro. Só no filtro, luz e termostato, comprados separadamente ias gastar quase tanto como um aquario completo (usado claro).

Encontras na zona dos classificados coisas bem baratas, tanto um aquario maior (ainda ontem vi um de 60litros completo por 40€), como o material que andas a procura.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único problema em ter algo maior é mesmo o espaço, o local onde o vou colocar tem algumas restrições de peso assim os 10, 15 euros que posso deixar de poupar acabam por compensar pois evito comprar um móvel especifico mas claro, se vir que encontro um excelente negocio também não vou recusar.

Sim, é mais difícil de controlar os parâmetros num aquário mais pequeno, mas se tiver paciência e dedicação, não apressar as etapas, penso é que possível ter um bom aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e antes de mais bem vindo ao forum.

 

Bom como a litragem é pequena, eu aconselhava a teres plantas que oxigenem a agua logo:

 

Mais plantas ---> mais oxigenio ---> peixes felizes

 

Bom, musgo de java é otimo porque:

 

faz tapete e fica muito fixe

e se pensar ter peixes de facil reprodução (guppies, platys...) eles depositam, lá os ovos

 

Quanto ao filtro http://images4.tiendanimal.pt/g/JBL_cristal_profi_e_filtro_externo.jpg

 

 

Também gosto do musgo de java mas os guppies e platys não colocam ovos, os filhotes já nascem formados e a nadar por isso aconselhava um aquario plantado com esconderijos para evitar que fossem comidos... ou melhor ainda teres aquario a parte para os filhotes.... Mas de certeza que gostam do musgo na mesma :D

 

 

Os guppies e platys, são ovoviviparos

 

 

O que não quer dizer que os ovos não se desenvolvam dentro da mae e os alevins só vêm cá para fora depois da eclosão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Depois de quase um ano em que deixei este projecto de lado decidi meter mãos à obra.

 

 

 

 

Iluminação - Calha BOYU 18W

Filtro Cascata - Flow 200

 

Hardscape

->Rocha Vulcanica

->Substrato - Fluval Stratum

 

 

Flora - (Deixo fotos para me ajudarem a identificar)

 

 

Fotos!

oibx.jpg

ugw4.jpg

4n3r.jpg

xgl6.jpg

Editado por José Marcelino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas então sempre vais seguir para a frente com o aquário? :)


Cambomba e outra que parece... Cryptocoryne? será que estou a dizer algo mal? se estiver corrigam

 

Mas procura aqui: http://www.tropica.com/dk/planter/planteliste-a-z.aspx

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bravo, aparte as Cryptos e as Cabombas que me parecem ter pouco por onde crescer (podes podar no entanto) acho bem teres plantado tanto.

Deixa isso uns dias mais a ciclar, não tenhas pressa, um mês ou três semanas passam num instante e até lá vais treinando as TPA's.

 

Já tens CO2 para isso?

Está em 'camone' mas dá para ter uma ideia, fica aqui o link de um vídeo explicativo.

É barato, simples de fazer e resulta num aqua assim pequeno.

Com CO2 suficiente, essas Lilialopsis mandam uma folha nova a cada minuto e meio, como podes também ver neste filme mudo.

Neste outro fimezito podes constatar que as Valisnerias são bem mais rápidas, a um ritmo de aproximadamente duas folhas a cada 30 segundos.

 

Vai postando mais fotos se puderes.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei em aventurar-me com CO2 mas para já vou esperar e ver como avança o aquario. Daqui a umas semanas quem sabe. Deixo aqui algumas fotos das plantas a crescerem. Está dificil resistir à colocação de peixes. Vou ver se arranjo ao longo da semana uns testes e começo a pensar em introduzir um par de guppies.

8bsb.jpgsqxf.jpg

1zpe.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...

Venho aqui deixar mais um update!

 

Muitas novidades, CO2, mudança para leds, as fotos falam por si!

 

 

Deixo aqui o album de fotos desde o dia 1 até hoje

 

http://imgur.com/a/L5VTI

 

 

E aqui ficam 2 tiradas hojeUlvNsTB.jpg

 

BmG0pnC.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.