sujidade na agua


zlata

Recommended Posts

Boas,

Não sei o que se passa mas ultimamente membros novatos têm criando tópicos para cada dúvida que têm. Isso é considerado spam.

Limita-te a UM ÚNICO tópico.

 

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mergulhops2, não sei se é este o caso, mas eu tenho até agora evitado fazer isso mas a verdade é que eu mesmo actualizando o meu tópico, já é a segunda "resposta" que eu ponho com dúvidas e a pedir sugestões e ninguém responde a duas semanas....

Quanto a dúvida, dependendo do filtro que tens, isso acaba por desaparecer, está atendo ao filtro e limpa-o com frequencia. Também podes ir fazendo as TPA's e isso vai acabar por desaparecer. Não te esqueças de fazer a ciclagem do aquario antes de meter peixes! Procura por ciclo de azoto/nitrogeneo.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Qualquer dúvida manda-me mp que eu respondo se souber! Também podes fazer uma pesquisa aqui pelo fórum!

Quanto à limpeza do filtro lavas só a esponja e ou a lã com água do aquário. O carvão tens de retirar, pois só é necessário quando retiras algum medicamento da água. As cerâmicas só de 3 em 3 meses ou 2 em 2.

Cumps

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retirares as particulas suspensas podes resolver limpando as esponjas e o próprio filtro. Certo.

 

Mas...

 

Se tiveres cerâmicas não laves, ai estarão acumuladas as bactérias. Nesse caso podes lavar as esponjas e/ou lã com água corrente abundante da torneira.

 

Recomendo que se tiveres carvão activado (ajuda bastante a limpar a água e não só, contribui para eliminar niveis consideráveis de toxicidade na água) NÃO tires o carvão. A única situação em que o carvão activado DEVE ser retirado, consiste em periodos de tratamento na água em caso de doença E SE adicionares suplementos como prata, fungicidas, etc.

 

Quanto ao spam referido, que saiba existem administradores online que são responsáveis pela gestão do fórum. Enquanto nenhum te chamar a atenção, posta o que bem entenderes. Acho bem mais irritante a malta que faz copy-paste e duplica em tudo o que é resposta só para aumentar o numero de mensagens no perfil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retirares as particulas suspensas podes resolver limpando as esponjas e o próprio filtro. Certo.

 

Mas...

 

Se tiveres cerâmicas não laves, ai estarão acumuladas as bactérias. Nesse caso podes lavar as esponjas e/ou lã com água corrente abundante da torneira.

 

Recomendo que se tiveres carvão activado (ajuda bastante a limpar a água e não só, contribui para eliminar niveis consideráveis de toxicidade na água) NÃO tires o carvão. A única situação em que o carvão activado DEVE ser retirado, consiste em periodos de tratamento na água em caso de doença E SE adicionares suplementos como prata, fungicidas, etc.

 

Quanto ao spam referido, que saiba existem administradores online que são responsáveis pela gestão do fórum. Enquanto nenhum te chamar a atenção, posta o que bem entenderes. Acho bem mais irritante a malta que faz copy-paste e duplica em tudo o que é resposta só para aumentar o numero de mensagens no perfil...

obrigado pela informaçao renato, so uma coisa que tenho duvida e no ph da agua esta elevado prai 7.5 - 8 nao sei como o descer :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu sei que todos dizem isto mas coloca o setup do aquário sff.

Isto porque pode ajudar a responder algumas questões futuras, ou seja eu poderia te indicar para fazeres TPA's com agua engarrafada para baixar o PH, mas isto só se aplica para aquários pequenos, pois para aquários de grande capacidade não acho justificável.Se tiveres plantas podes fazer uma mistura de CO2 caseiro isso também te baixa o ph da agua, colocares turva no filtro também ajuda a baixar o PH, existem alguns métodos naturais para baixar o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ja meti tronco la dentro

 

zlata,

 

Quando a água do aquário possui uma forte tendência alcanizante é necessário medir além do pH, a dureza em carbonatos (KH). Os carbonatos funcionam como indicadores de estabilidade do pH, ou seja, quanto maior for o KH mais estável e maior será o pH.

 

Os carbonatos e bicarbonatos apresentam um efeito tamponizador, evitando assim alterações bruscas de ph na água. Os motivos mais comuns para este tipo de alteração no pH são pedras calcárias, rochas, conchas, corais entre outros.

 

Podes equilibrar com acidificante (para alguns resulta mas não é prático e torna-se dispendioso), ou podes apostar numa medida mais "natural" com recurso a plantas, com manutenção de co2.

 

Saliento que esses niveis não são graves per si, obvio que incomodam, mas são faceis de baixar. Há quem use água mineral (garrafão mineral 5l), trata o problema.

 

Quanto ao co2, parece-me a melhor alternativa. Não só estabilizavas o nivel de pH, como contribuis para umas plantas mais ricas em fotossíntese, logo mais fortes.

 

Nesta medida, tens 3 soluções: ou fazes co2 caseiro (pesquisa no google ou aqui no forum. PS: não uses gelatina); ou compras pastilhas co2 (sódio); ou compras em botija com doseador. Por esta ordem de orçamento respectivamente, do mais barato ao mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retirares as particulas suspensas podes resolver limpando as esponjas e o próprio filtro. Certo.

 

Recomendo que se tiveres carvão activado (ajuda bastante a limpar a água e não só, contribui para eliminar niveis consideráveis de toxicidade na água) NÃO tires o carvão. A única situação em que o carvão activado DEVE ser retirado, consiste em periodos de tratamento na água em caso de doença E SE adicionares suplementos como prata, fungicidas, etc.

 

 

Discordo desta opinião... da minha experiência, e da leitura da experiência de outros utilizadores (aliás, esta questão do carvão activado é algo por demais debatido) carvão activado tem bastante utilidade, mas apenas em situações especificas e não como uso frequente.

 

Alguns exemplos

- aquários recem-montados (que penso ser o caso);
- problemas na água (água turva, GDAs, excessos de nutrientes);
- no final de tratamentos "químicos" (medicamentos por exemplo);
Fora estas situações (e porventura alguma outra que me possa estar a escapar) o carvão deve sempre ser retirado do filtro.
O carvão activado absorve substâncias químicas que estão em forma molecular. Os fertilizantes líquidos que usamos nos aquários por ex. possuem os seus elementos químicos obrigatoriamente nesse estado, e são sendo retirados parcialmente pelo carvão activado - é apenas um exemplo.
Usar sempre carvão activado retira parte dos elementos químicos necessários para o equilíbrio do sistema.
Fora isso há a questão já dita de que o carvão tem um tempo útil de vida como tudo, e após isso atinge o seu ponto de saturação, o que faz com que liberte de novo tudo aquilo que anteriormente esteve a capturar.
Na minha modesta opinião, um aquário bem plantado com plantas saudáveis fazem perfeitamente o papel do carvão!
Hipoteticamente, num aquário só com peixes e pouco mais, onde o carvão fosse substituído regularmente, ainda via alguma viabilidade da sua utilização constante.
Uma outra "acha para a fogueira" é o tão falado recentemente Purigen que diziam vir a substituir o carvão activado. Não tenho ainda opinião formada, mas ainda assim do que tenho pesquisado aquilo é nada mais que um polímero sintético micro-poroso que remove as impurezas solúveis e insolúveis da água, logo a metodologia é perfeitamente idêntica. Este apenas tem a "vantagem" de ser reutilizável (pode ser lavado) e dizem que a capacidade de absorção ainda é maior. Resta-me esperar por mais conhecimento empírico que possa vir a ter da restante comunidade aquariofilista...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu sei que todos dizem isto mas coloca o setup do aquário sff.

Isto porque pode ajudar a responder algumas questões futuras, ou seja eu poderia te indicar para fazeres TPA's com agua engarrafada para baixar o PH, mas isto só se aplica para aquários pequenos, pois para aquários de grande capacidade não acho justificável.Se tiveres plantas podes fazer uma mistura de CO2 caseiro isso também te baixa o ph da agua, colocares turva no filtro também ajuda a baixar o PH, existem alguns métodos naturais para baixar o ph.

nao sei ao certo o tamanho do aquario e de 60L e prai 60c x 30l x 40a mais ou menos isso ja estive a ver como se faz o co2 caseiro mas nao sei onde se compra o Bicarbonato de Sodio, e caro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zlata,

 

Quando a água do aquário possui uma forte tendência alcanizante é necessário medir além do pH, a dureza em carbonatos (KH). Os carbonatos funcionam como indicadores de estabilidade do pH, ou seja, quanto maior for o KH mais estável e maior será o pH.

 

Os carbonatos e bicarbonatos apresentam um efeito tamponizador, evitando assim alterações bruscas de ph na água. Os motivos mais comuns para este tipo de alteração no pH são pedras calcárias, rochas, conchas, corais entre outros.

 

Podes equilibrar com acidificante (para alguns resulta mas não é prático e torna-se dispendioso), ou podes apostar numa medida mais "natural" com recurso a plantas, com manutenção de co2.

 

Saliento que esses niveis não são graves per si, obvio que incomodam, mas são faceis de baixar. Há quem use água mineral (garrafão mineral 5l), trata o problema.

 

Quanto ao co2, parece-me a melhor alternativa. Não só estabilizavas o nivel de pH, como contribuis para umas plantas mais ricas em fotossíntese, logo mais fortes.

 

Nesta medida, tens 3 soluções: ou fazes co2 caseiro (pesquisa no google ou aqui no forum. PS: não uses gelatina); ou compras pastilhas co2 (sódio); ou compras em botija com doseador. Por esta ordem de orçamento respectivamente, do mais barato ao mais caro.

boas renato,

eu era para comprar isso pra medir o KH mais era 15€ e achei muito caro, nao comprei ja, mas vou ter que comprar, estes preços ate doem so de olhar LOL e eu vou tratar disso do co2... queria introduzir musgo java mas tenho medo de meter com este ph tenho medo que faça mal

Editado por zlata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.