Primeiro Reef - Primeira experiência com Água Salgada


Recommended Posts

É difícil responder à questão da trava sem ver ao vivo e a cores o que se passa.

Com os dados que forneceste eu diria que era conveniente reparares ou substituires por uma nova pois se ela lá estava por alguma razão seria.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 94
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ok,

 

Quase 3 meses depois comecei ontem (no meio de muitos protestos da minha esponja :lol: ) a montagem do aqua novo.

 

Tudo começou pq tive uma pequena fuga de água no áqua que tive que isolar com cola de silicone. Presumo que se tenha devido à falta da trava do aquário.

 

Assim, e já que tive que transferir tudo para um Balde :):evil::evil: aproveitei e para além de colar o aquário, limpei-o e montei já o equipamento.

 

Na prática junta-se o útil ao agradável pois vou ficar com a RV e Areão de um colega do fórum que vai desmontar o aquario dele e precisava de ter já alguma coisa montada para poder receber a RV.

 

Aqui ficam então os antigos habitantes na sua nova (e espero que muito temporária casa)

 

Pic_5292_5.jpg

 

Entretanto penso que resolvi o problema da trava com a tampa do próprio aquário. Basicamente o que fiz foi cortar a parte superior e deixei só a armadura à volta do aquário que me prende os vidros a toda a volta.

 

Pic_5292_8.jpg

 

Depois foi começar a montar equipamento. Esta foi a parte fácil. :wink:

 

O escumador. Sim, eu sei é uma bela porcaria. EU SEI ... Bolas. Eu sei já disse. Livra ..... :(

Daquelas compras que eu não deveria ter feito e que a loja (nem me quero lembrar disso) nem sequer mo deveria ter vendido.

 

Escumador.

Pic_5292_1.jpg

 

Bomba do Escumador

Pic_5292_4.jpg

 

As bombas. Duas Aquaclear de 1500 L/h que me dá um turn-over de 20x o volume do aquario. Vai levar mais duas bombas de 600 L/h em baixo por trás da RV para não deixar assentar sedimentos. Tinha pensado numa EDEN 226 de 1000 L/h com cabeça rotativa (90º) mas o suporte é péssimo e a bomba fica a apontar para baixo em vez de ficar direita, pelo que em princípio vou trocar pelas 2 de 600 L/h para um total de 28x o volume de água em circulação. (estou a ver se a loja ma troca pois já a tinha comprado à dois meses)

 

Pic_5292_2.jpg

 

Pic_5292_3.jpg

 

A iluminação. Uma calha Jebo/LifeTech PC de 86cm com 1 Daylight 10.000k 55w e uma Acetínica 14.000k 55w (espero não estar a dizer asneiras)

 

Pic_5292_8.jpg

 

Aquecimento. é um Jager de 150W

Termómetro. Dois um digital e um de mercúrio (não vá o :cry: tecelas)

 

Aqui começam as dores de cabeça. Por dois motivos:

1º A minha mulher a chatear-me a cabeça porque estou a fazer isto na cozinha ... :lol:

2º O tempo que demora a encher a porcaria do balde. Livra :?

 

Nota do Autor: Para minimizar os estragos, façam alguma coisa que ela queira muito como por exemplo pintar a casa (Raio de Fim de Semana). Pelo menos não teve muita lata para mandar vir comigo por causa da javardeira que fiz ... :lol:

 

A unidade de Osmose Inversa. 275 L/dia (4:1)

 

Pic_5292_6.jpg

 

O Sal. Instant Ocean - 8 Kg que dá para 240L de água. Só não referem a que densidade, mas tudo bem. Vamos lá por tentativa e erro. Afirmam também que é livre de nitratos e de fosfatos. (espero que sim)

 

Pic_5292_7.jpg

 

Por fim uma imagem geral

 

Pic_5292_9.jpg

 

Então é assim:

1º - Estou à espera do Osmolador da Tunze (Espero que chegue até ao dia 26 que é o dia em que vou buscar a rocha)

 

2º - Estou já a juntar algum dinheirito para mandar vir o escumador Deltec (ainda estou indeciso se o AP525 ou se o MCE600). Opiniões são bem-vindas.

 

3º - No topo do móvel que se vê à esquerda (50cm de largura) vai levar um aquariozito de 50cm que tenho em casa dos meus pais como Refúgio. DSB neste refúgio ainda não sei pois já li algures que num aquário tão pequeno DSB não faz nada. Tenho que ler mais sobre isto. Mas Macro-Algas vai levar concerteza (e aqui aceitam-se doações :oops: Crava ...)

A água vai do aquário principal para o Refúgio através do filtro Eheim que podem ver na 1ª foto e cairá por decantação (furo na lateral do aqua). O filtro não vai levar nada, mas poderá servir no futuro e se for mesmo muito necessário para algumas resinas anti-fosfatos, anti-silicatos ou carvão activado

 

4º - Moon-light estou só à espera que o nosso colega Just_Me acabe de montar para as ir buscar.

 

5º - Testes que me faltam. Já tenho PH, Nitritos, Nitratos que são os que posso aproveitar do de água doce. Falta KH, Cálcio. Mais algum?

Não penso comprar o de amónia pois acho que não é necessário. Assim que os nitritos começarem a baixar a amónia deverá ser 0. Certo?

 

Ao todo são 11 os pontos eléctricos que vou necessitar.

Durante esta semana vou continuar a encher o aquário para que possa receber no dia 26 o areão e a RV.

 

Agora digam-me é conviniente lavar o areão? e a RV? fazer aclimatização da RV? é que ela vem de longe.

 

 

 

Obrigado a todos os que tem acompanhado este post e que me tem ajudado neste início de saga ...

 

Um abraço

 

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Deixa-me lá mandar mais umas postas :cry:

 

1º - Estou à espera do Osmolador da Tunze (Espero que chegue até ao dia 26 que é o dia em que vou buscar a rocha)
Vais utilizar apenas para repôr água de osmose ou já estás a engendrar algo no que respeita à adição de Kalkwasser?

 

2º - Estou já a juntar algum dinheirito para mandar vir o escumador Deltec (ainda estou indeciso se o AP525 ou se o MCE600). Opiniões são bem-vindas.

 

Deltec é sempre uma boa opção. Penso que a diferença entre esses modelos é fundamentalmente a sua colocação - hang on ou na sump. Por isso é uma questão de escolheres o que melhor se ajusta ao teu sistema actual e futuro :)

 

3º - No topo do móvel que se vê à esquerda (50cm de largura) vai levar um aquariozito de 50cm que tenho em casa dos meus pais como Refúgio. DSB neste refúgio ainda não sei pois já li algures que num aquário tão pequeno DSB não faz nada. Tenho que ler mais sobre isto. Mas Macro-Algas vai levar concerteza (e aqui aceitam-se doações Embarassed Crava ...)

A água vai do aquário principal para o Refúgio através do filtro Eheim que podem ver na 1ª foto e cairá por decantação (furo na lateral do aqua). O filtro não vai levar nada, mas poderá servir no futuro e se for mesmo muito necessário para algumas resinas anti-fosfatos, anti-silicatos ou carvão activado

Boa opção! Penso que se colocares areia também não perdes nada. Embora só desnitrifique a partir de uma determinada profundidade podes sempre criar um mini viveiro de copépodes e outros seres que servirão de alimento ao aquário principal. Complementas e bem com macro algas (podes vir cá depois buscar quando o meu estiver a funcionar daqui por umas semanas).

 

5º - Testes que me faltam. Já tenho PH, Nitritos, Nitratos que são os que posso aproveitar do de água doce. Falta KH, Cálcio. Mais algum?

Não penso comprar o de amónia pois acho que não é necessário. Assim que os nitritos começarem a baixar a amónia deverá ser 0. Certo?

 

Quanto aos testes actualmente eu apenas faço de kH e Cálcio de vez em quando. Deves também arranjar um densímetro. Os restantes testes se não fores muito impaciente podes não os realizar...mas já que os tens aproveita-os.

 

Agora digam-me é conviniente lavar o areão? e a RV? fazer aclimatização da RV? é que ela vem de longe.

 

Em principio 99 % dos areões devem ser lavados e de preferência várias vezes para evitares o aleitamento da água. Agora segundo me parece esse areão já está utilizado...por isso cuidado porque a vida que tinha pode morrer pelo caminho e nesse caso aconselho a lavar muito bem mesmo. A Rocha Viva não necessita de ser aclimatizada...se te cheirar a podre deves curá-la num tanque à parte (ou seja circulação e iluminação qb e algumas trocas de água até que volte a cheirar a mar),

 

Boa sorte

 

Ps: Porque não utilizas água do mar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte.

 

E aproveito aqui publicamente para felicitar o teu regresso ao fórum.

 

Deixa-me lá mandar mais umas postas
Tás à vontade para mandar as postas que quiseres. Desde que não seja cozido ..... (tou de dieta forcada à 3 meses e já não consigo ver pescada cozida à frente ..... MÉDICOS ..... Arghhh).

 

Principalmente porque foi por causa do teu post que resolvi ceder à pressão reprimida de montar um reef.

 

Vais utilizar apenas para repôr água de osmose ou já estás a engendrar algo no que respeita à adição de Kalkwasser?

 

Estou a engendrar algo no que diz respeito a Kalk. O Osmolador vem com o Calcium dispenser.

 

Boa opção! Penso que se colocares areia também não perdes nada. Embora só desnitrifique a partir de uma determinada profundidade podes sempre criar um mini viveiro de copépodes e outros seres que servirão de alimento ao aquário principal.
Esses seres no Refugium acabam por nascer sózinhos. Certo? Faço tenções de meter lá uma ou duas pedritas de RV e Macroalgas.

 

Complementas e bem com macro algas (podes vir cá depois buscar quando o meu estiver a funcionar daqui por umas semanas).

 

Agradeço desde já a oferta que vou cobrar

 

Quanto aos testes actualmente eu apenas faço de kH e Cálcio de vez em quando. Deves também arranjar um densímetro. Os restantes testes se não fores muito impaciente podes não os realizar...mas já que os tens aproveita-os.
Densimetro já tenho. Um da RedSea com termómetro incluído. Daqueles com braço oscilante.

 

Em principio 99 % dos areões devem ser lavados e de preferência várias vezes para evitares o aleitamento da água. Agora segundo me parece esse areão já está utilizado...por isso cuidado porque a vida que tinha pode morrer pelo caminho e nesse caso aconselho a lavar muito bem mesmo. A Rocha Viva não necessita de ser aclimatizada...se te cheirar a podre deves curá-la num tanque à parte (ou seja circulação e iluminação qb e algumas trocas de água até que volte a cheirar a mar),

 

Ok. Lavar areão e curar rocha (se necessário). Quanto tempo o processo de cura?

 

Ps: Porque não utilizas água do mar??

 

Oh pá. Sei lá ... com essa é que me tramaste ...

Armazenamento, Transporte, Medo de poluíção, Medo de Algas, Estupidez natural, etc ...

Por outro lado tinhamos o convívio e o passeio e menos €€€.

Hummmm .... Deixa começar o ciclo e se vocês não se importarem de levar mais um, sou capaz de começar a fazer as TPA's com água natural.

 

 

Entretanto estive a reparar numa coisa.

 

Este escumador abaixo não é o meu, mas é igual e que me desculpe o autor da foto.

 

Pic_5292_10.jpg

 

Este outro é o midifloter da Aquamedic já reconhecido pela sua performance

 

Pic_5292_11.jpg

 

A ideia é a seguinte: Já que o Jebo não vale grandes coisas, não é possível retirar a parte castanha de baixo e colocar uma pedra difusora da aqua-medic com uma boa bomba de ar? pelo desenho parecem parecidos. Só não sei se o midi-floter tem saída de água em cima como o Jebo.

 

O que acham?

 

 

Abraços,

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,

 

Então acabei no FDS de encher o aquário com água OI e coloquei sal.

Tenho no entanto alguns problemas:

 

Liguei o escumador (o JEBO) e foi uma alegre surpresa ver que ele não me faz barulho quase nenhum. A única coisa que a minha mulher se começou logo a queixar foi com o barulho da água a cair do escumador para o aquário.

 

Seguindo o conselho do membro Diesel_Car, retirei a esponja que proteje o venturi e realmente notei um aumento na produção de bolhas, e a julgar pelo tamanho delas, uma redução façe a instalação inicial.

 

Assim, agarrei nessa mesma esponja e coloquei na rampa de saída do escumador o que imediatamente acabou com o único barulho do qual a minha se queixava.

 

Pic_5292_12.jpg

 

Ok. 1º problema: tenho as bombas, termo, vidros do aquário e água como se estivessem a fazer "perling" :)

A água que sai do escumador vem cheia de micro-bolhas.

 

Pic_5292_13.jpg

 

2º problema: como tenho um densímetro de braço oscilante, são poucas as vezes que consigo medir a densidade, pois ficam sempre montes de bolhas no braço o que o faz subir demasiado.

 

3º problema: Temperatura. Embora não tenha ainda areão e RV que vou buscar (30Kg - 20+10) no próximo FDS :lol: fiz o teste aproveitando estes dias de calor e liguei as luzes para ver qual era o máximo que a água atingia. Ambos os termómetros registaram 28,9º ao final da tarde. :(

Em princípio vou colocar 2 ventoínhas mas será que chegam para baixar a temperatura?

 

4º problema: Salinidade. neste momento está a 1021 mas como a temperatura está nos valores que indiquei, não sei se estará correcta ou não. Sabem onde é que posso encontrar uma tabela de conversão?

 

Obrigado,

 

 

P.S: não sei se foi por ter lavado mal o aquário, mas o escumador já lá tem uma linhazita de porcaria que prontamente limpei ... :lol:

 

 

 

R(/)G

 

Editado para introdução das fotografias

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não há nenhuma alma caridosa que dê uma ajuda?

É que vou buscar a RV no Sábado e estou com medo por causa do perling, da temperatura e da densidade ...

 

 

Abraços,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui!

 

Desculpa não ter respondido antes...

 

Tás à vontade para mandar as postas que quiseres. Desde que não seja cozido ..... (tou de dieta forcada à 3 meses e já não consigo ver pescada cozida à frente ..... MÉDICOS ..... Arghhh).

Tunununun Tunununun Quando a cabeça não tem juízo :lol:

 

Principalmente porque foi por causa do teu post que resolvi ceder à pressão reprimida de montar um reef.

 

O que é preciso é a malta libertar esses instintos para ver se a comunidade salgada começa a ter uma dimensão considerável cá no burgo!

 

Esses seres no Refugium acabam por nascer sózinhos. Certo? Faço tenções de meter lá uma ou duas pedritas de RV e Macroalgas.
Sozinhos não diria ... os seres vêm na rocha viva e eventualmente poderão vir também na água se a colectares. Parece-me que fazes bem em apostar nas macro algas também.

 

Ok. Lavar areão e curar rocha (se necessário). Quanto tempo o processo de cura?

 

Penso que não há um timing para este processo, e a minha experiência nula também não ajuda. Recordo q ue só seria necessário no caso da RV estar com um cheiro a podre.

 

Oh pá. Sei lá ... com essa é que me tramaste ...

Armazenamento, Transporte, Medo de poluíção, Medo de Algas, Estupidez natural, etc ...

Por outro lado tinhamos o convívio e o passeio e menos €€€.

Hummmm .... Deixa começar o ciclo e se vocês não se importarem de levar mais um, sou capaz de começar a fazer as TPA's com água natural.

A estupidez natural nada posso fazer :lol: ehehehhe. Agora a sério no Cabo Raso é perfeitamente seguro colectar a água. No entanto nada nos garante que não possas vir a ter problemas. A relação quantidade de pessoas que lá recolhe vs problemas experimentados é claramente positiva no campo do sucesso. Pode-se fazer alguns testes (que a maioria de nós não faz :D) para aferir a qualidade mas por norma é excelente. O armazenamento durante um mês p.ex num sitio escuro não tem qualquer problema. E temos todo o gosto em levar mais um às apanhas da água!! É um ritual deveras interessante que normalmente encerra com um almoço e visita a umas lojas.

 

Ok. 1º problema: tenho as bombas, termo, vidros do aquário e água como se estivessem a fazer "perling" Razz

A água que sai do escumador vem cheia de micro-bolhas.

 

Normalmente quem tem sump utiliza um par de vidros para quebrar estas microbolhas. No teu caso não tou bem a ver como podes fazer mas recordo-me que no meu nano também tive disso ao ínicio mas quando comecei a adicionar RV desapareceu. Provavelmente é uma questão de tempo no teu caso também.

 

2º problema: como tenho um densímetro de braço oscilante, são poucas as vezes que consigo medir a densidade, pois ficam sempre montes de bolhas no braço o que o faz subir demasiado.
E se tirares um pouco de água para um tuppeware? Será que não consegues efectuar a medição?

 

3º problema: Temperatura. Embora não tenha ainda areão e RV que vou buscar (30Kg - 20+10) no próximo FDS Laughing fiz o teste aproveitando estes dias de calor e liguei as luzes para ver qual era o máximo que a água atingia. Ambos os termómetros registaram 28,9º ao final da tarde. Crying or Very sad

Em princípio vou colocar 2 ventoínhas mas será que chegam para baixar a temperatura?

 

Provavelmente conseguirás baixar entre 1 a 2ºC com as 2 ventoinhas. No entanto há no mercado sistemas com 4 ou mesmo 6 para o caso de ser necessário :shock:

 

4º problema: Salinidade. neste momento está a 1021 mas como a temperatura está nos valores que indiquei, não sei se estará correcta ou não. Sabem onde é que posso encontrar uma tabela de conversão?

A questão é se este valor está correcto em virtude do densímetro ser de braço oscilante e teres dificuldades nas medições. Se estiver correcto terás que aumentar a mesma para valores à volta dos 1025-1026. Quanto à temperatura foi discutido num post há uns tempos mas segundo me recordo os valores eram para temperaturas baixas e não elevadas pelo que não sei se existe algum tipo de relação ou não no teu caso :?

 

É que vou buscar a RV no Sábado e estou com medo por causa do perling, da temperatura e da densidade ...

 

Não tenhas medo ... Força nissso

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estamos nós de novo para postar as evoluções.

 

Chegou finalmente o osmulador da tunze.

Muita peça, mas nada de díficil de montar :twisted:

 

Já está a trabalhar.

 

Os sensores de nível

Pic_5292_16.jpg

 

O controlador

Pic_5292_15.jpg

 

O Balde com a bomba e o Calcium Dispenser (leia-se Kalkwasser dispenser)

Pic_5292_14.jpg

 

Agora para quem quizer comprar, esqueçam. Se eu soubesse que o calcium dispenser era só aquilo tinha feito eu.

Basicamente é uma garrafa com uma entrada de água em baixo 2 cm acima do fundo e uma saida de água em cima.

lá dentro (ainda não coloquei pois ainda não tenho a RV) coloca-se o Kalk dissolvido (1 colher para a garrafa de 1,5l) e o próprio fluxo da água faz agitar o kalk.

 

As bolhas no aqua começaram a desaparecer. agora são muito poucas e a maior parte só à suprefície.

 

Quanto ao densimetro e à correcção da temperatura, encontrei um artigo do Randy Holmes-Farley que diz que os densímetros de braço oscilante não sofrem deste problema. :lol: . Tem também uma tabela para correcção das temperaturas para os outros.

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2004-07/rhf/

 

Saudações,

 

Rui Manuel Gaspar

 

P.S: Sábado (só faltam 2 dias) para ir buscar a RV .... :twisted:

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Finalmente fui buscar a rocha. Como foi a Faro, fui e vim literalmente a voar para ver se perdia o mínimo possível de vida no transporte. (1h50m - Faro --> Montijo)

 

A RV chegou cá com alguma vida, embora tenha a certeza que há coisas que vão morrer. Mas já vi alguma alga que está a crescer, copópedes? (pequenos serezitos que parecem camarões?) e pior que tudo, acho que é uma aiptaisa :?:wink::wink:

 

Tentei fazer um layout diferente daquilo que tenho visto, mas foi bastante difícil pois as pedras eram muito grandes. Ainda assim gosto do efeito final.

 

Coloquei duas bombas no fundo do aquário atrás (maxijet 680l/h) o que em conjunto com as aquaclear (1500 l/h) me dá uma circulação de 40x o volume do aquário (110l)

Já não tenho é areão atrás mas também não se vê e é mais fácil indentificar qualquer detrito que se acumule.

 

Aqui ficam algumas fotos. Digam-me aquilo é mesmo uma aptaisa, não é? e o que é que acham do layout?

 

Pic_5292_17.jpg

 

Pic_5292_18.jpg

 

Pic_5292_19.jpg

 

Aiptaisa?

Pic_5292_20.jpg

 

Entretanto já começei a doserar Kalk.

 

Alguns parâmetros do aquário:

 

24/05/2005

temp: 27,9º (espero que este valor desca com as ventoínhas)

pH: 8 > pH < 8,5

KH: 7 dKH (espero que com a adição de Kalk este valor possa subir?)

Densidade: 1024,5

Nitratos NO3: 0 (eu sei que é permatura esta medição mas aproveitei para verificar que a água da osmose vem com NO3=0)

Nitritos NO2: 0,025 (vamos esperar que subam agora)

 

O escumador já começou a produzir uma espuma amarelada ...

 

Saudações,

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Não sei se é de teres utilizado flash em algumas das fotografias ou não, mas algumas das rochas não me parecem lá muito vivas.

 

Quanto à aiptasia é de facto uma :?

 

O layout não sou grande fã confesso, parece que está tudo lá atrás, mas a profundidade do aquário também pode não ajudar muito :)

 

Em relação aos parâmetros é melhor esperar mais umas semanas para poderes tirar algumas conclusões.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte,

 

Tens toda a razão.

A profundidade do aquário não ajuda mesmo nada. O tamanho de algumas pedras também não.

 

No entanto a minha mulher começou a chatear-me e tive que mudar o layout para a agradar.

 

Logo à noite coloco fotos do novo ...

 

 

Abraços,

 

RMG

 

P.S: Parece que este post é uma conversa entre nós dois.

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse layout não te vai permitir colocar os corais... só se os colares ao paredão !!

 

Na minha opinião deves tentar fazer "planaltos" para poderes colocar os corais, não te esqueças que alguns trazem rocha agarrada.

 

De resto acho que tens alguma rocha que não é viva, estou certo?

Se for esse o caso tens de esperar que fiquem "vivas".

 

Quanto aos parâmetros... ainda tens de esperar... o ciclo ainda não começou. Vai demorar mais um "bocadinho" pois não estás a utilizar água natural :)

 

Boa sorte e vai com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É incrível a quantidade de coisas que todos os dias descobrimos. Como dizia o outro: "Estou maravilhado!"

 

Duarte

A máquina é que é uma bela porcaria. É a parte de fotografia da máquina de filmar (1mp). Entretanto já pedi emprestada ao meu irmão a máquina dele (5mp) com uma função de macro excelente (tiro uma foto ao meu polegar a 1 cm de distância)

 

Aderito

Tanto tu como o Duarte tinham razão. Entretanto mudei o layout e consegui criar umas bases para assentar os corais.

Eu sei que o ciclo ainda está nos seus primeiros dias e sei que vai levar muito tempo até a RA ficar "contaminada".

O objectivo de medir os parâmetros sendo os principais (pH, KH, t, CA) é para tentar não ter desequilibrios no princípio. Para além de controlar o Kalk que estou a adicionar.

 

Além disso acho que é engraçado ter um histórico gráfico da evolução dos parâmetros da água ao longo do tempo.

 

 

Novo Layout da Rocha

 

Pic_5292_25.jpg

 

Pic_5292_26.jpg

 

Pic_5292_27.jpg

 

Pic_5292_28.jpg

 

 

Vida que se pode encontrar na Rocha

 

Só não aparecem fotos dos copópedes porque a máquina é uma treta. Talvez com a do meu irmão ...

 

O que é isto? são parecidos com os da figura abaixo mas vermelhos

Pic_5292_21.jpg

 

Pic_5292_22.jpg

 

Tube Worms (já consegui contar 6, sendo dois bem grandes com uma ponta vermelha e a outra preta)

Pic_5292_23.jpg

 

Agora, o que é isto? Estou farto de procurar e não encontro descrição em lado nenhum.

Pic_5292_24.jpg

 

 

No sábado vou fazer a primeira TPA de 25l.

O escumador cada vez faz mais espuma, mas de côr clara (o que acho que é natural)

A minha mulher chateia-me o juízo porque aquilo é só rocha.

 

Vou tentar comprar hoje o passa-muros para mandar furar o refúgio e instalá-lo.

 

Entretanto lembram-se dos peixes de água doce? O termoestáto colou. Quando cheguei a casa estavam nos belos 42º, talvez mais pois o termómetro que lá estava não mede mais. o problema é que estamos a falar de um Jager.

Conseguem perceber? é que eu tenho outro Jager dentro do salgado. ;)

Resultado óbvio. Peixes cozidos.

Vou apresentar uma reclamação ao representante e ver o que é que dá.

 

 

Abraços e obrigado a todos ...

 

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como a rocha veio de um aquário desmontado estou a começar a ver muita alga a crescer por cima da RV. alga tipo algodão verde que se está a espalhar rapidamente por cima da alga coralina e do resto das filamentosas.

 

Vou fazer a primeira mudança de água no sábado (25l). Pode-se começar a pôr a equipa de limpeza ou é melhor esperar mais um pouco?

 

 

Cumprimentos.

 

P.S: identifiquem-me a foto do post de cima SFF.

 

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto á foto é um Chiton. é Um ser benefico para o aquario.

 

Vai metendo equipa de limpeza conforme a quantidade algas que tiveres, mas sem exageros.

 

Esse layout é que na minha opinião deveria ser rapidamente alterado ;) pessoalmente nao gosto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Vou ser sincero contigo. Também não gosto muito do layout, mas não tenho outra alternativa pois as pedras são muito grandes e o aquário muito pequeno. Tem só 40 cm de profundidade.

 

Estou sempre aberto a novas sugestões? Alguém quer vir cá a casa? ficava muito agradecido.

 

Miguel, Duarte, Diesel? Até vos vou buscar e pago o almoço ...

 

Quanto às algas. Ficam aqui algumas fotos. Agora quando mudar a água vou aproveitar para aspirar ao máximo.

 

Pic_5292_29.jpg

 

Pic_5292_30.jpg

 

Pic_5292_31.jpg

 

Pic_5292_32.jpg

 

Pic_5292_33.jpg

 

Pic_5292_34.jpg

 

 

 

Cumpts.

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem como ninguém disse nada das algas e assumindo que o aquário ainda está em fase inicial, estou a assumir que é normal.

 

O que me faz confusão é que nitratos = 0 e nitritos = 0,025 no entanto a única macro alga que lá está cresce a olhos vistos.

 

Este FDS já devo montar o Refúgio. A semana passada comprei o passa-muros (que por acaso na loja chamam-lhe passa-paredes) e entreguei o aquário para furarem (levam-me uma semana para furar o raio do aquário :)).

 

Aproveitei também ontem para matar a apitaisa com o Joes Juice. Queimou-a todinha .... tadinha .... :):lol::lol:

 

Fiz uma TPA de 25l de água no fim de semana passado com uma paciência do raio. Foi um tubo daqueles fininhos que se usam geralmente nas bombas de ar e tive a passar a rocha quase toda para conseguir aspirar o máximo possível de algas. levei uma hora para encher um balde de 25l.

 

Agora o pior é o areão. Como é que vc's aspiram o areão para não vir a areia toda atrás?

 

Equipa de limpeza é melhor esperar pelo pico de nitritos. Certo?

 

Duarte, tá na hora da cobrança :D :D :D. Já tens caulerpa?

 

 

Abraços,

 

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem como ninguém disse nada das algas e assumindo que o aquário ainda está em fase inicial, estou a assumir que é normal.

 

O que me faz confusão é que nitratos = 0 e nitritos = 0,025 no entanto a única macro alga que lá está cresce a olhos vistos.

 

Este FDS já devo montar o Refúgio. A semana passada comprei o passa-muros (que por acaso na loja chamam-lhe passa-paredes) e entreguei o aquário para furarem (levam-me uma semana para furar o raio do aquário :)).

 

Aproveitei também ontem para matar a apitaisa com o Joes Juice. Queimou-a todinha .... tadinha .... :):lol::lol:

 

Fiz uma TPA de 25l de água no fim de semana passado com uma paciência do raio. Foi um tubo daqueles fininhos que se usam geralmente nas bombas de ar e tive a passar a rocha quase toda para conseguir aspirar o máximo possível de algas. levei uma hora para encher um balde de 25l.

 

Agora o pior é o areão. Como é que vc's aspiram o areão para não vir a areia toda atrás?

 

Equipa de limpeza é melhor esperar pelo pico de nitritos. Certo?

 

Duarte, tá na hora da cobrança :D :D :D. Já tens caulerpa?

 

 

Abraços,

 

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Bem como ninguém disse nada das algas e assumindo que o aquário ainda está em fase inicial, estou a assumir que é normal.
Normalissimo.

Com umas mudanças de água, rapidamente vão passar do castanho para o verde...e depois para o roxo/vermelho das algas coralinas. Se após as verdes aparecerem algas azuis (por acaso são vermelhas...mas chamam-se assim :lol: ) então é mau sinal -> excesso de matéria orgânica.

 

O que me faz confusão é que nitratos = 0 e nitritos = 0,025 no entanto a única macro alga que lá está cresce a olhos vistos.

 

O que se passa, provavelmente, é que as algas (macro e micro) estão a consumir todos os nitratos produzidos no aquário imediatamente após a sua formação e estes não são detectados nos testes. Passa-se algo muito parecido em aquários cheios de corais fotossintéticos, onde a produção de nitratos é totalmente absorvida pelas algas contidas nos corais e estes não são detectados nos testes (por isso se diz que as tridacnas se "alimentam" de nitratos).

 

Fiz uma TPA de 25l de água no fim de semana passado com uma paciência do raio. Foi um tubo daqueles fininhos que se usam geralmente nas bombas de ar e tive a passar a rocha quase toda para conseguir aspirar o máximo possível de algas. levei uma hora para encher um balde de 25l.
Excelente ideia. :)

 

Agora o pior é o areão. Como é que vc's aspiram o areão para não vir a areia toda atrás?

 

Eu faço uma coisa que não se deve fazer :) , enquanto escovo os vidros do aquário...remexo ligeiramente o areão soltando a porcaria.

Já tentaste um aspirador de aquário?

 

Equipa de limpeza é melhor esperar pelo pico de nitritos. Certo?
Acho que podes colocar já os primeiros burriés e camarões da costa. Mais que isso não há necessidade...

Entretanto quando estiver mais estabilizado e com matéria orgânica arranja uns nassários (pra ti e para mim :lol: ).

 

Duarte, tá na hora da cobrança. Já tens caulerpa?

 

Se o Duarte não tiver, posso arranjar.te (prolifera e taxifolia). Aproveitas e levas umas xénias ás escondidas para experimentar...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como eu não gosto muito da disposição da RV e as opiniões de vários membros do fórum são iguais estava a pensar neste FDS mudar a disposição e aproveito para limpar a rocha artificial que já está cheia de algas.

 

Sabendo que as pedras são muito grandes e o raio do aquário muito estreito, alguém quer dar sugestões?

 

Partir os bocados maiores de RArtificial em bocados menores? com um martelo?

 

Sugestões agradeciam-se para ver se consigo por um layout que eu goste e já agora vc's também ...

 

 

Abraços,

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes partir a rocha com um martelo e um escopro (tanto a morta como a viva).

Deves (na minha opinião) colocar a rocha morta a servir de base e a viva por cima.

Não encostes ao vidro de trás para não teres detritos lá atrás.

 

Tenta fazer uma paisagem mais "natural". Fazer túneis não quer dizer que tudo seja em túnel....Devido à largura do "aqua" tens de fazer "montes".... vais ver que fica giro. Não te esqueças que depois queres colocar os corais e estes normalmente também trazem rocha agarrada (precisas de deixar espaço livre).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Duarte, tá na hora da cobrança Very Happy Very Happy Very Happy. Já tens caulerpa?

 

Caulerpa apenas meti esta semana e ainda está em crescimento mas com certeza que se cá vieres arranja-se qualquer coisita. A variante é a taxifolia.

 

Podes também entreter-te a raspar xénias e talvez ainda leves um bocadinho de outra coisa que esteja para aqui a crescer bem!

 

Se o Duarte não tiver, posso arranjar.te (prolifera e taxifolia). Aproveitas e levas umas xénias ás escondidas para experimentar...

 

Olha que prolifera também aceito :roll::P

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Olha que prolifera também aceito

 

:P;)

Infelizmente, e nunca percebi porquê, a minha caulerpa tem um crescimento exageradamente lento. As folhas até crescem, mas duram apenas alguns dias...ficando transparentes de seguida.

 

Vou hoje dar ao Rui um molho de caulerpa (taxifolia e prolifera), se calhar seria melhor esperares que se desse bem no aquário dele...e depois trocavam.

Se tens pressa e só precisas de um bocadinho (não é para alimentar cirurgiões, não? :lol: ), passa aqui em Queluz amanhã que dou-te um resto da minha.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento fraco da Caulepra é normalmente associado com carência de ferro.

 

Há "gringos" que adicionam ferro quelado como nos plantados para maximizarem a formação de massa vegetal. Li inclusivamente que, quando começou a loucura dos refúgios, se chegou a injectar moderadamente CO2 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui

 

o teu aquario ta a ganhar forma esse layout é que ainda podias melhorar mais um bocado de forma a deixar mais espaço para os peixes!!

 

esse problema com as algas é que realmente é um pouco xato! mas pelo que tenho lido sao ciclos pelo qual o aquario passa!!

o importante é andar sempre em cima dos niveis de nitrato e fosfatos!

 

li algures que existe aparelhos proprios para retira os fosfatos!! podias utilizar!!

ja fizeste qual é o nivel de todos depois da osmose?

pode acontecer a osmose nao tar a funcionar nas melhores condiçoes!!

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais