Recommended Posts

Gostaria de montar um reef, mas tenho muitas duvidas. :oops:

O aqua que tenho é de 200lts(100*50*40).

Estou a pensar montar o aqua sem sump, pois o móvel não permite a utilização da mesma.

Estou num dilema, sem saber se coloco uma DSB ou não(neste caso fico com o fundo limpo), pelo que li, ainda não consegui tirar grandes conclusões, pois é um assunto bastante polémico. Sinceramente estou inclinado para não ter a DSB, principalmente devido ao orçamento.

:wink: Quais as desvantagens de não ter dsb?

:lol: Preciso ter mais rocha viva, não tendo dsb? (estava a pensar nuns 30Kg)

:arrow: Quanto à iluminação já chequei à conclusão(não sei se estou errado) que tem de ser HQI, penso que 1*150W HQI e 2 actinicas serão suficientes para a litragem em questão.

:arrow: Escumador tem de ser algum específico por não ter sump, (Tunze Automatic Skimmer 0230/3 ou Turboflotor 750) estes dois são bem diferentes, qual o mais indicado?

:arrow: Quanto à circulação 2*2000lts são suficientes?

 

Peço desculpa pelo testamento, mas como devem compreender as duvidas são bastantes. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O aqua que tenho é de 200lts(100*50*40).

Estou a pensar montar o aqua sem sump, pois o móvel não permite a utilização da mesma.

Então estás como eu. O aquário tem as mesmas dimensões (admitindo que os 50cm são de altura) e o meu móvel também não quer colaborar. A diferença é que eu ainda não me decidi a arranjar outro móvel ou se uso este...

 

Quais as desvantagens de não ter dsb?

Preciso ter mais rocha viva, não tendo dsb? (estava a pensar nuns 30Kg)

Quanto à iluminação já chequei à conclusão(não sei se estou errado) que tem de ser HQI, penso que 1*150W HQI e 2 actinicas serão suficientes para a litragem em questão.

 

Na minha modesta opinião, as pessoas talvez devessem pensar menos em "fórmulas mágicas" para os aquários serem saudáveis, e concentrarem-se mais na forma como as coisas funcionam (or die trying :wink: )

 

A DSB serve de filtro. É para isso que lá está. A rocha viva também. Um Eheim ECCO 2214 idem. A quantidade QB de cada um deles (de zero a + infinito) é regulada pela tua carteira mas na realidade são função do tipo e quantidade de criaturas que queres criar no teu reef.

 

A desvantagem de não ter DSB é que vais ter que filtrar a água de outra maneira qualquer. Se queres uma resposta do tipo "não vais ter DSB, logo é preciso mais 14,3% de rocha viva do que se tivesses", então tás com azar :lol:

 

Vais ter que experimentar mesmo e dizer à malta qual o resultado obtido. É assim que aparecem os setups todos bonitos no sub-forum respectivo, cheios de ideias para adaptar e/ou adoptar.

 

Vivendo nos Açores, és capaz de estar em vantagem em relação a muitos de nós, por poderes apanhar água natural em vez de gastares balúrdios a filtrar/limpar/"escumar" infinitas vezes a mesma água.

 

Quanto à iluminação, estamos iguais. Um foco HQI de 150W para 100x40cm de área a iluminar. Vamos os dois fazer uns belos montes de pedras mesmo no meio do aquário, não vamos? :arrow:

 

 

Cumprimentos

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá abranco.

 

Vou tentar responder às tuas questões :

 

O aqua que tenho é de 200lts(100*50*40).

Estou a pensar montar o aqua sem sump, pois o móvel não permite a utilização da mesma.

É perfeitamente possível fazer um aquário dessas dimensões sem sump. O espectacular aquário do Marco Madeira é de 300 lt (salvo erro) e não tem sump :arrow:

 

Estou num dilema, sem saber se coloco uma DSB ou não(neste caso fico com o fundo limpo), pelo que li, ainda não consegui tirar grandes conclusões, pois é um assunto bastante polémico. Sinceramente estou inclinado para não ter a DSB, principalmente devido ao orçamento.

Arrow Quais as desvantagens de não ter dsb?

 

É de facto um assunto polémico e não deves abordar a questão por esse prisma na minha opinião. A questão é...quais as vantagens de utilizar bare bottom :lol: Algumas são o facto de se evitar a acumulação de detritos, evitar a acumulação de fosfatos, etc-

 

Arrow Preciso ter mais rocha viva, não tendo dsb? (estava a pensar nuns 30Kg)

Não precisas...mas convém. O ideal num aquário bare bottom é fazer o que se chama de Heavy Skimming. Ou seja nada mais do que um sistema antigo do tipo Berlin, mas com melhores escumadores que é o que acontece hoje em dia e também com melhor iluminaçã! A popularidade dos reefs Starboard (material utilizado para o fundo do aquário para evitar o contacto directo da rocha com o vidro) tem vindo a aumentar bastante. O objectivo destes sistemas é remover através do heavy skimming os detritos antes que os mesmos se transformem em nitratos ou fosfatos, por isso a questão de teres mais rocha viva sem DSB é complicada de responder. Se tiveres um bom escumador e bem sobredimensionado certamente que não terás problemas. Não tendo sump é neste caso mais complicado porque é nela que quem tem reefs bare bottom recolhe a maior parte dos detritos. É fundamental evitar a acumulação de detritos no fundo, por isso deverás sinfonar o aquário umas 2 vezes por semana.

 

Arrow Quanto à iluminação já chequei à conclusão(não sei se estou errado) que tem de ser HQI, penso que 1*150W HQI e 2 actinicas serão  

suficientes para a litragem em questão.

 

Tudo depende do tipo de corais que queres manter. Se quiseres manter apenas corais moles e alguns LPS então um sistema PowerCompact serve perfeitamente. Se quiseres meter também SPS (duros) então terás que adoptar as HQI's....e quanto a quantidade estou como o Nuno :arrow: o melhor seriam 2 focos de 150HQI + as actinicas.

 

Arrow Escumador tem de ser algum específico por não ter sump, (Tunze Automatic Skimmer 0230/3 ou Turboflotor 750) estes dois são bem diferentes, qual o mais indicado?

Compra um escumador externo ou de pendurar. Nunca vi nenhum desses 2 modelos a funcionar. Mas se queres fazer barebottom e acreditas no Heavy Skimming (hehehehhehehe) então compra p.ex um Deltec AP525 ou AP600.

 

Arrow Quanto à circulação 2*2000lts são suficientes?

 

Poderá servir :wink:

 

Boa sorte

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já quero agradecer as vossas dicas.

Em relação ao escumador, fui hoje presenteado com uma visita a casa de um Sr, que fez a gentileza de me mostrar o seu aqua de recife que me deixou :wink: com a sua beleza, pois salgados só os conhecia em foto e video... :oops:

Tudo isto para dizer que o escumador que vi agradou-me bastante, devido à sua aparência, pois irei montar o aqua na sala. É um Prizm da Red Sea para aquas até 400lts, penso que é uma hipótese a ter em conta, ou haverá outros dentro do mesmo género?

 

Em relção à DSB estou mesmo sem saber o que hei-de fazer. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi abranco,

 

Tenho um aq. de recife com essas dimensões e posso dizer que estou satisfeito com as escolhas que fiz, o aquário está montado há 3 anos e até à data as coisas correram bem. Deixo aqui algumas das suas características: aquário furado com sump, escumador de dimensão apropriada na sump, 40Kg de RV, aragonite com 2/3 cm de profundidade, 2 x 150W HQI + fluorescente actínica T8 30W, bomba de retorno Eheim 1250, bombas de circulação 1100l/h + 1600 l/h, termostato 200W, reactor de Ca, osmorregulador Tunze.

 

Apesar de ter montado recentemente um aquário de recife de 2m este continua a ser o meu aquário preferido!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Gostaria de saber se alguém sabe algum sitio onde eu possa comparar os diversos sistemas (vantagens e desvantagens), berlin, jaubert, dsb e bare bottom. Estou neste grande dilema e não me quero precipitar para depois me vir a arrepender de alguma coisa.

 

Em relação às powerhead, tive a ver umas aquaclear 802. Acham que 2 destas serão suficientes(não chegam aos 4000lts), qual a vossa opinião acerca delas? :wink:

 

 

Cumprimentos

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

abranco

quanto ao escumador nao te aconselho o prizm da redsea porque tive um

e fazia muito barulho fiquei chateado neste momento tenho um da deltec para por na sump ou exterior muita mais qualidade e nao faz barulho nenhum alem que esse filtro diz que dá para 400 litros mas so da para 200 tive bastantes problemas de algas por o filtro nao escumar bem o duarte ke diga se é para pores na sala segunde me parece vais estar a ouvir baralho mas vomo tudo tu é que sabes só estou a dar o meu contributo como esperiençia que tive

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Muito obrigado pela ajuda que têm dado, e desculpem a quantidade de perguntas... :oops:

 

Tenho lido bastante aqui no fórum e sempre a aprender, ainda bem que existem estas fontes de informação. :D

 

Quanto às powerhead penso que é o que eu tinha dito no mínimo 2X2000lts/h o que prefaz 20X o volume do aqua, aconselharam-me algo que não provocasse uma corrente contínua. Sei que vi algures uns controladores, e penso que o que fazem é ligar e desligar as powerhead, se for este o caso penso que se consegue fazer isso com os progamadores de luz do aqua e poupar uns trocos. :wink:

 

Realmente o escumador faz um pouco de barulho o que se pode tornar algo desagradavel.

O escumador tem de ser externo ou Hang On, porque não vou ter sump e quero poupar ao máximo o espaço disponivel no aqua. Os externos funcionam como o filtro externo em água doce? É que pelo que tenho visto existem alguns que escumam a superficie e outros não.

Qual o escumador que me aconselham?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Os da Red Sea são bons, mas normalmente são para volumes menores do que indicam. O Prizm não o colacaria em mais de 200 litros e o prizm pro em mais de 350/400 litros e isto com carga normal.

Deltec MC600 seria uma boa opção...

Tenho um e só te posso falar maravilhas dele ! É caro mas dá para futuros reefs (entre 450 e 700 litros) se depois mudares para um maior !

Boa sorte !

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estou com algumas dificuldades em encontrar escumadores deltec na net, preços etc.

 

Se alguem me pudesse dar uma ajudinha aqui eu agradecia.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Abranco,

 

Antes de procurares na net porque não tentas as lojas portuguesas e perguntas se podem enviar para os Açores?! Tens aqui no fórum algumas lojas que podem concerteza fornecer-te a informação que pretendes.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Abranco,

 

Antes de procurares na net porque não tentas as lojas portuguesas e perguntas se podem enviar para os Açores?! Tens aqui no fórum algumas lojas que podem concerteza fornecer-te a informação que pretendes.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

 

Boas.

 

Eu dou preferencia às lojas portuguesas, não me expliquei bem :roll: .

Andei a ver se conseguia ver preços online do material que necessito e não encontrei, daí que vos pedi uma ajuda.

E tendo várias hipóteses, sempre posso procurar a que faz melhores preços, pois ainda se vai embora um orçamento jeitoso nesta brincadeira... :wink:

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em relação ao escumador estou decidido irá ser o Deltec MCE 600, pelos comentários que vi penso que é uma boa escolha.

 

Em relação à iluminação, se eu optar por uma calha da Lifetech PL2x36+2x18W que corais acham que eu consigo manter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá abranco.

 

Por experiência própria com esse tipo de calhas consegues manter

 

- Todo o tipo de corais moles

- LPS

 

Não me pronuncio relativamente a corais duros, porque a experiência que fiz correu mal (no meu caso até poderá ter sido outro problema que nem a iluminação), no entanto recordo-me de ter visto um post recente do Luís Simões sobre este assunto no qual ele diz que é possível manter SPS com este tipo de iluminação.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Abranco,

 

Antes de procurares na net porque não tentas as lojas portuguesas e perguntas se podem enviar para os Açores?!  

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

 

O Ricardo deve ter querido dizer lojas do continente ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!

Isto andou um bocado parado devido a uma situação que já está resolvida, entretanto tenho lido tanto quanto posso sobre o assunto, vamos lá ver se é desta que encho o recipiente que está lá em casa com água salgada. :lol:

A iluminação já está adquirida acabei por ficar com uma calha HQI 1X150W.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação aos testes da Hagen, quero adquirir uma mala de testes e tou na dúvida quanto à marca.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho o escumador a funcionar à 3 dias só com água no aquário. Tou com 2 problemas no escumador, 1º é a barulheira que aquilo faz, o prizm que eu vi é mais silencioso que o meu, tá a fazer um ruido tipo vibração que ainda não consegui anular, o outro é que penso que ele já devia estar a escumar qualquer coisa e isso não acontece. Agradecia que alguem me pudesse dar umas dicas sobre o que se está a passar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho o escumador a funcionar à 3 dias só com água no aquário.
o outro é que penso que ele já devia estar a escumar qualquer coisa e isso não acontece.

 

Se estás a usar água natural, seria normal que "escumasse" alguma coisa. O mais provável era sair espuma branca, com alguns detritos agarrados (pedacinhos de algas, alguns invertebrados...). Se usas natural, e não sai nada...então é porque recolheste água sem muita matéria orgânica dissolvida, o que é bom sinal.

 

Se usas água "home made", então o natural é o escumador não escumar nada. Quando colocares os primeitos seres (rocha viva ou macro-algas) ou mesmo quando aparecerem algumas algas, aí já vais começar a ver alguma espuma.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu enchi o meu com água de OI + Sal e tive durante 1 semana sem nada para poder ajustar a salinidade.

 

Depois de ir buscar a RV (10Kg) + RA (22Kg) o escumador começou logo a fazer uma espuma amarelada muito clarinha.

 

Por isso assumo que é normal o que te está a acontecer. Dizem, mas alguém poderá confirmar melhor isso que poderá levar até 2 semanas antes do escumador começar a escumar alguma coisa de jeito.

 

 

Cumpts,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O aqua já se encontra em funcionamento :)

Está com +- 30 Kg de areia sugar size e 40 Kg de RV da Indonésia.

 

Aqui ficam umas fotos:

 

Pic_2324_13.jpg

 

Pic_2324_14.jpg

 

Acho que com esta quantidade de rocha fica um espaço algo limitado para peixes e corais

 

Gostaria que me dessem a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O meu sistema agora com uma semanita está a atravessar um booooom de algas, está tudo castanho, a areia mudou de branca para castanha. Penso isto ser normal nesta fase, mas esta etapa normalmente quanto tempo demora?

 

Aqui ficam umas fotos para verem os estado lastimaver das coisas.

 

Pic_2324_16.jpg

 

 

Pic_2324_17.jpg

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande boom durou-me cerca de 15 dias mas as últimas só moreram passado um a dois meses.

 

As diferentes espécies de algas foram-se sucedendo durante os 4 meses de maturação.

 

O aqua está muito engraçado e desde que nao te estiques no número de peixes e deixes a coisa maturar não vais ter problemas.

 

Só uma nota final... Quando olhares para o aqua e pensares "está na altura de colocar o primeiro peixe" provavelmente significa que chegaste à metade do tempo de maturação por isso aguarda mai um bom tempo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais