The Purple Rock (Com fotos)


André Martins

Recommended Posts

Boas pessoal,

venho apresentar o meu primeiro low tech.

A ideia será dar um salta para high tech, mas com evoluções bem pensadas.

Quero seguir atentamente todos os passos e toda a evolução, tanto da fauna como da flora.

 

SETUP

 

- Aquário Aquatlantis 80x30x45 (96L brutos)

- Filtro biobox 2 650l/h ( a pensar num exterior, talvez o eheim 2217)

- Termostato 150w

- Calha singular gro lux 18w ( upgrade para leds DIY, encomenda a caminho)

- CO2 caseiro a 2bps

 

FAUNA

 

- Elodea canadensis

- Cabomba caroliniana

- Musgo de java

- Uma rocha vulcânica roxa (dá o nome ao projecto)

- Rocha barro a ser coberta por musgo.

- À espera de um tronco ramificado

 

(actualmente tenho umas pedras de calcário pois tive uns problemas com o ph que estava muito baixo, mas serão retiradas para breve)

 

FLORA

 

- 8 neons cardinal

- 2 barbos tigres verdes (à espera de mais 3)

- 3 tetra Glowlight

- 3 nariz de bebado

- 2 escalares (um koi e um marmorato)

- 5 Corydoras panda

- 2 CAC

 

PARAMETROS

 

- PH: 6.6

- NO3: 0

- KH 4 (a tentar melhorar este valor)

 

 

SUBSTRATO

 

- Areão pequeno cerca de 3mm

 

FERTILIZAÇÃO

 

- sem qualquer tipo de fertilização, pelo menos até sentir necessidade das plantas.

Estou a pensar em tentar criar um tapete de eleocharis parvula sem substrato nem fertilização. Vai ser um desafio engraçado, mas não vou desistir.

 

O aquário esta montado desde Dezembro de 2012 mas só em Janeiro é que foi plantado, sendo a sua aparência a seguinte foto

sem_background.jpg

 

DSCN0578.jpg

 

Agora, depois de algumas podas e replantações o panorama actual é o seguinte

 

aqua_1.jpg

aqua_2.jpg

 

Vou tentar colocar mais fotos durante a evolução do projecto.

Comprometo-me pelo menos uma vez por semana a dar um feedback da situação actual, sempre acompanhado de fotos :)

 

Sugestões e criticas são bem vindas.

Um enorme obrigado desde já


Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas até que estão porreiras. O escalar, também parece estar saudavel.

Está no bom caminho, mas ainda há aí uns aspectos a melhorar.

Por exemplo o "chão", não gossto muito, não gosto assim muito desse cascalho branco. Mas é uma questão de gosto pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas até que estão porreiras. O escalar, também parece estar saudavel.

Está no bom caminho, mas ainda há aí uns aspectos a melhorar.

Por exemplo o "chão", não gossto muito, não gosto assim muito desse cascalho branco. Mas é uma questão de gosto pessoal.

desde já obrigado :)

os próximos passos a fazer é completar aquele tronco de barro com musgo de java e colocar um tronco ramificado do lado direito.

 

em relação ao fundo, estou a pensar em tentar criar uma espécie de tapete de parvula, será que vou conseguir ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , tirando os gostos pessoais, que ai cada um é dono do seu aquário, para começo de um LOW-TECH está muito bom.

 

Um Low-tech é um aquario que demora em norma 4x mais a começar a ganhar forma do que um aquário ("Normal" - substractos ferteis, racios de 1w|por litro, fertilizações, etc...).

Eu sou adepto de Low-tech, e acredita que vais ter muitas dores de cabeça, por norma as plantas demoram quase 2 meses a adaptarem-se, por isso não desistas, se fores uma pessoa com pouca paciência, então desiste já de um low-tech.

 

Um Low-tech, tem muito mais que pensar e fazer experiências do que um aquário "normal", a foto do meu avatar é do meu low-tect, tem neste momento 3 anos de montagem e continuo com experiências, para conseguir manter algumas plantas., por isso digo que estas aí um bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está porreiro...para mim o que destoa um pouco é a rocha "avermelhada" que tens do lado direito do aqua. De resto parece-me bem

 

Para quando o upgrade de iluminação?

 

Parabéns

Boas

Sim, a intenção é mesmo essa, tornar algo destacável quando se olha. Posso até mudar de gosto lá mais para a frente, mas por agora estou a gostar assim :)

 

Tanto os leads como o transformador estão a caminho, assim que chegarem é só montar porque já tenho o projecto feito.

Se quiserem posso partilhar com vocês :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , tirando os gostos pessoais, que ai cada um é dono do seu aquário, para começo de um LOW-TECH está muito bom.

 

Um Low-tech é um aquario que demora em norma 4x mais a começar a ganhar forma do que um aquário ("Normal" - substractos ferteis, racios de 1w|por litro, fertilizações, etc...).

Eu sou adepto de Low-tech, e acredita que vais ter muitas dores de cabeça, por norma as plantas demoram quase 2 meses a adaptarem-se, por isso não desistas, se fores uma pessoa com pouca paciência, então desiste já de um low-tech.

 

Um Low-tech, tem muito mais que pensar e fazer experiências do que um aquário "normal", a foto do meu avatar é do meu low-tect, tem neste momento 3 anos de montagem e continuo com experiências, para conseguir manter algumas plantas., por isso digo que estas aí um bom trabalho.

 

Obrigado pelo apoio. Há alturas em que desanimo um bocado e acho que nada vai resultar, mas depois lá me recomponho e tento tudo de novo. Estes comentários ajudam sempre bastante a recompor o nível de confiança:)

 

Gosto de low-tech porque dá pica testar coisas que todos dizem que não vai funcionar e superar problemas que achamos insuperáveis.

Por exemplo agora estou com um problema com o kh. tenho valores muito baixos e ao adicionar o co2 baixa-me o ph instantaneamente. Tenho andado com algumas experiências a adicionar bicarbonato de sódio, vamos lá ver como corre.

 

Tens algum tópico do teu low-tech ? gostava de aprender umas coisas.

 

Desde já um enorme obrigado por participarem e apoiarem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um do meu de 15 Litros aqui.

 

E o da foto de 200 litros aqui.

 

Eu ando em experiências com a tenellus, ao fim de 2 meses la começou a alastrar-se, mas reparei que algumas cresciam em demasia na vertical, então criei um desnível colocando mais substrato de maneira a ficarem uns 4 cm mais perto das luzes e estou a ver como corre.

 

O Espírito é esse insistir e nunca desistir.

 

Aprender sobre low-tech acho que só mesmo com as nossas experiências, isto porque o que funciona no meu aquario, pode não funcionar no teu da mesma maneira e ai lá entra a parte criativa de fazer com que funcione, insistindo e fazendo experiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um do meu de 15 Litros aqui.

 

E o da foto de 200 litros aqui.

 

Eu ando em experiências com a tenellus, ao fim de 2 meses la começou a alastrar-se, mas reparei que algumas cresciam em demasia na vertical, então criei um desnível colocando mais substrato de maneira a ficarem uns 4 cm mais perto das luzes e estou a ver como corre.

 

O Espírito é esse insistir e nunca desistir.

 

Aprender sobre low-tech acho que só mesmo com as nossas experiências, isto porque o que funciona no meu aquario, pode não funcionar no teu da mesma maneira e ai lá entra a parte criativa de fazer com que funcione, insistindo e fazendo experiências.

 

Sim, eu cada vez mais me certifico disso mesmo.

 

Eu vou tentar com parvula. Mesmo que ao inicio tenha de fazer umas pequenas fertilizações.

 

mais uma vez um enorme obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tambem sou adepto dos low tech e tenho um de 100L. Para aumentar os níveis de confiança quanto á flora tente limnophila sessiflora e os fetos de java, acredito que até no meio do deserto aquilo cresce biggrin.png' alt=':biggn:'>

a iluminação parece meia azulada o que caso seja verdade não é muito bom para as plantas e uma das minha sugestões era tapar o "tronco de barro" que se encontra ao meio com musgo.

Quanto ao criar o tapete de parvula, não sei não, devido ao substrato... Mas caso arrisque, como ja foi dito aqui, vai precisar de muita paciência até ver a parvula alastrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um Low-tech fascinante por isso mesmo pelo processo de adaptação e pela maneira como as coisas têm que ser feitas é o puxar pela cabeça e a procura de conhecimento para que as coisas funcionem, ou não.

 

Porque ter um aquario com w de luz suficiente, substratos e afins com co2 xpto, etc, não representa grande desafio, isto porque basta-me escolher a planta que quero adaptar as fertilizações e de certeza que aquilo pega e fica bonito.

 

Agora num low-tech as frustrações e as conquistas têm mais sabor.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tambem sou adepto dos low tech e tenho um de 100L. Para aumentar os níveis de confiança quanto á flora tente limnophila sessiflora e os fetos de java, acredito que até no meio do deserto aquilo cresce biggrin.png' alt=':biggn:'>

a iluminação parece meia azulada o que caso seja verdade não é muito bom para as plantas e uma das minha sugestões era tapar o "tronco de barro" que se encontra ao meio com musgo.

Quanto ao criar o tapete de parvula, não sei não, devido ao substrato... Mas caso arrisque, como ja foi dito aqui, vai precisar de muita paciência até ver a parvula alastrar.

 

A limnophila sessiflora é a cabomba caroliniana certo ?

Em relação à iluminação eu não tenho a certeza, mas senfo uma gro lux a funcionalidade dela sera ajudar no crescimento ? Ela é meio roucha, ou seja no campo do ultravioleta ?

O tronco de barro vai ser todo tapado, estou à espera que mais musgo :)

 

Vou experimentar uma coisa para a semana. Comprei 3L de jbl manado e vou tentar substituir aos poucos com o aquario montado.

primeiro vou substituir um bocado do lado direito. Depois vou plantar a parvula nessa zona do manado e vou ver se resulta. Desejem-me sorte :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um Low-tech fascinante por isso mesmo pelo processo de adaptação e pela maneira como as coisas têm que ser feitas é o puxar pela cabeça e a procura de conhecimento para que as coisas funcionem, ou não.

 

Porque ter um aquario com w de luz suficiente, substratos e afins com co2 xpto, etc, não representa grande desafio, isto porque basta-me escolher a planta que quero adaptar as fertilizações e de certeza que aquilo pega e fica bonito.

 

Agora num low-tech as frustrações e as conquistas têm mais sabor.

Nem mais. Eu vou tentar de tudo até conseguir o que quero. Só depois de ter esgotado todas as hipoteses é que desisto :)

 

vou adicionar mais uma fotos daqui a nada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A limnophila sessiflora é a cabomba caroliniana certo ?

Em relação à iluminação eu não tenho a certeza, mas senfo uma gro lux a funcionalidade dela sera ajudar no crescimento ? Ela é meio roucha, ou seja no campo do ultravioleta ?

O tronco de barro vai ser todo tapado, estou à espera que mais musgo :)

 

Vou experimentar uma coisa para a semana. Comprei 3L de jbl manado e vou tentar substituir aos poucos com o aquario montado.

primeiro vou substituir um bocado do lado direito. Depois vou plantar a parvula nessa zona do manado e vou ver se resulta. Desejem-me sorte :D

 

Não tendo 100% certezas pois são muito identicas, acho que são plantas distintas, e já tive ambas e a limnophila sessiflora é de mais facil manutenção e crescimento super rapido. Se fosse de mais perto até lhe oferecia uns pés, comecei com 3 pés e agora tenho uma autentica floresta.

Só achei estranho a cor azulada que tem, parece ser mais apropriada para marinhos (corais), mas não sou a melhor pessoa para lhe tirar essa dúvida.

A minha proxima mudança de layout está para breve e esse vai ser o meu substrato. De momento estou com areia fina branca, de silica. não posso fazer aos poucos porque a areia a misturar-se com o manado depois vejo me grego para os separar ahaha

Se vir que a parvula não desenvolve, tem as pastilhas fertilizantes que enterra no substrato, neste caso perto das raízes da parvula. Se continuar mal, eu ai começava mesmo a desconfiar da iluminação.

Editado por Fguimaraes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um Low-tech fascinante por isso mesmo pelo processo de adaptação e pela maneira como as coisas têm que ser feitas é o puxar pela cabeça e a procura de conhecimento para que as coisas funcionem, ou não.

 

Porque ter um aquario com w de luz suficiente, substratos e afins com co2 xpto, etc, não representa grande desafio, isto porque basta-me escolher a planta que quero adaptar as fertilizações e de certeza que aquilo pega e fica bonito.

 

Agora num low-tech as frustrações e as conquistas têm mais sabor.

Boas,

Claro que um Low-tech é um desafio interessante e mais economico, eu tenho um de 240L e vou montar dentro de dias um de 500L com sump.

Agora acho completamente errada a afirmação que um aq. mais virado para o Aquascaping, ("...aquario com w de luz suficiente, substratos e afins com co2 xpto, etc..." ) é mais fácil do que ter um Low tech.

Poderia enumerar dezenas de motivos para esta minha opinião, mas se pensar um pouco acho que facilmente concorda comigo.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Claro que um Low-tech é um desafio interessante e mais economico, eu tenho um de 240L e vou montar dentro de dias um de 500L com sump.

Agora acho completamente errada a afirmação que um aq. mais virado para o Aquascaping, ("...aquario com w de luz suficiente, substratos e afins com co2 xpto, etc..." ) é mais fácil do que ter um Low tech.

Poderia enumerar dezenas de motivos para esta minha opinião, mas se pensar um pouco acho que facilmente concorda comigo.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Apoiado !!

 

Tiago Sousa

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar em escolher plantase as manter saudaveis eu tive o meu de 200 litros com co2 pressurizado, fertilizantes 210w de luz com substrato fértil ( húmus) e não tive problemas em ter plantas saudáveis e bonitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, como prometido, vou mostrar o meu update.

Foi uma maratona enorme fazer isto tudo com o aquário montado. Andei cerca de 16 horas agarrado a ele.

 

Fiz também update à iluminação e conto agora com 4 barras de leds: 1 - 75 cm, 1 - 60cm, 2 - 10 cm + sylvana gro lux 18 w. (vou fazer um post no DiY e depois coloco aqui o link)

Especificações leds:

- 6500K

- 1000 lumens

 

Como o que o pessoal quer é fotos, aqui vão elas (não liguem à qualidade, a máquina não ajuda muito)

 

DSCN0788.jpg

DSCN0789.jpg

DSCN0790.jpg

DSCN0791.jpg

DSCN0792.jpg

DSCN0793.jpg

DSCN0794.jpg

DSCN0842.jpg

 

DSCN0804.jpg

DSCN0837.jpg

DSCN0838.jpg

DSCN0843.jpg

 

 

Para finalizar...

 

aquarioupdate.jpg

 

Algumas curiosidades:

-Este é o meu primeiro aquário e o meu primeiro low tech, é normal que haja erros, por favor ajudem-me nesse aspecto.

-Todas as plantas que vêm nas imagens foram desenvolvidas neste aquário, e inicialmente tinha 2 pés de cabombas e 2 pés de elodeas.

 

 

Espero que gostem tanto como eu. Deu mesmo muito trabalho, mas também muito prazer.

Vou postando fotos com as próximas evoluções.

 

Vá, agora criticas.. :drool3: :drool3:

 







Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André estou a gostar das alterações, continua vais por um bom caminho, experimenta colocar umas rochas em ambos os lados do tronco maior penso que vai chamar mais atenção para si mesmo.

Eu normalmente quando penso em criar ou mudar um layout pesquiso imagens na net de aquarios plantados e tento perceber como conjugar as rochas os trroncos e plantas tentando criar um aspecto mais nature possivel.

 

Se procurares os meus posts vais encontrar fotos do meu aquario no inicio e eu sou o próprio achar ele feinho, agora posso dizer que já adqueri alguns conhecimentos mas não todos pois estamos sempre aprender.

 

Boa sorte na tua aprendizagem

 

Ps - se puderes muda o filtro para exterior se possivel

Editado por CelsoS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André estou a gostar das alterações, continua vais por um bom caminho, experimenta colocar umas rochas em ambos os lados do tronco maior penso que vai chamar mais atenção para si mesmo.

Eu normalmente quando penso em criar ou mudar um layout pesquiso imagens na net de aquarios plantados e tento perceber como conjugar as rochas os trroncos e plantas tentando criar um aspecto mais nature possivel.

 

Se procurares os meus posts vais encontrar fotos do meu aquario no inicio e eu sou o próprio achar ele feinho, agora posso dizer que já adqueri alguns conhecimentos mas não t

odos pois estamos sempre aprender.

 

Boa sorte na tua aprendizagem

&nbs

 

obrigado pelas dicas :)

vou experimentar algumas rochas no lado do tronco e depois vejo como fica. Eu gosto do descampado por baixo, mas vou ver se gosto ainda mais com rochas ou nao.

Se puderes posta o link do teu aqua, gosto de aprender com os outros :)

 

Em relação ao filtro, isso é ponto acente que vou mudar para um externo, mas ainda não sei qual. Gosto de eheim, mas qual será o melhor modelo ?

 

mais uma vez um enorme obrigado :)

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.