Qual a planta indicada para tapete num aquario de camaroes sem fertilizantes?


Napalm_Betta

Recommended Posts

Olá a todos!
Estou a montar um novo nano para camaroes e outros invertebrados.
Como o aquario é para camaroes queria evitar fertilizaçoes...
o aquario vai ser densamente plantado com akadama como substracto inerte (será que devo colocar algum substracto fertil na mesma embora seja um aquario para invertebrados?).

E alem de um tronco com varios fetos de java e ou anubias queria colocar uma planta de tapete (a minha primeira expriencia foi com ricia e não correu como eu esperava =/

Qual a especie que aconselham para fazer tapete sobre akadama?

Relembro que queria colocar as fertilizações no minimo.

 

Algumas das que encontrei e gostei foram:

 

Ricia

Hemianthus callitrichoides ‘cuba’

Lilaeopsis novae-zelandiae

Utricularia graminifólia

 

Aconselham alguma?
Se sim alguma dica sobre como plantar?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Napalm_Betta

 

Em primeiro lugar seria melhor colocares um pouco mais sobre o aquario desde medidas a filtro substrato etc.

 

Quanto a tua duvida, sou pouco experiente e o pouco que sei é que pra formar um belo tapete precisas sempre de Co2. Consegues manter algumas plantas de tapete sem Co2 mas dificilmente o conseguiras fechar por completo e conseguir que este cresça devidamente. Depois tens de ver isso das fertilizaçoes pois qualquer planta exige sempre o minimo de nutrientes, logo teras que fertilizar sempre qualquer coisa, especialmente num tapete que como dito antes pra fechar devidamente tera de ser bem fertilizado.

 

De resto se queres uma planta de baixa manutençao para tapete aconselho te a parvula, mas tem em consideraçao que iras precisar de Co2 e fertilizaçao para esta preencher por completo um tapete.

 

De resto desejo te uma boa sorte com o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario é um 30 litros 40x30x25 com uma calha 16w (com possivel upgrade) termostato de 50w, o filtro ainda estou indeciso, tenho um filtro de esponja e um filtro interno que posso utilizar (não tenho a certeza dos litros hora, é um filtro fraquinho da trixie) co2 não tenho problemas em colocar, não queria é mecher muito com fertilizações porque 1º nunca trabalhei com grandes fertilizaçoes 2º apesar do "marisco" ser relativamente resistente (pelo menos o que quero por) continuam a ser invertebrados, e não quero abuzar com medo de possivel envenenamento por exesso de nutrientes.

A eleocharis até que não desgosto mas penso que fica um tapete muito alto num aquario tão baixo... é que eu ainda queria ver os camarões hehehe =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o setup o unico senao no meu ver sera a iluminaçao, provavelmente para um aquario de 30 litros sera pouco seguindo a regra w/L contudo se vires que o tapete nao desenvolve fazes um upgrade.

 

Se tens possiblidade de Co2 tens vida facilitada e entao ai aconselho te a cuba é mais rasteira e sera melhor para veres os camaroes, mas gostos são gostos e teras de ser tu a escolher o que te agrada mais :smile2:

 

Pessoalmente tenho cuba no meu aqua e é a planta que mais gosto apesar de ser a que exige mais paciencia mas o resultado é bonito de se ver :smile2:

 

Fertilizaçao sera quase obrigatoria e desde que sigas as indicaçoes nao corres perigo. Contudo de inicio aconselho te a usar sempre metade da dosagem recomendada e se vires que é necessario vais aumentando. Á medida que vas fertilizando vais medindo sempre os parametros com testes e nao correras grande perigo :smile2:

 

Se disse algo de errado alguem me corrija pois nao sou experiente :rolleyes:

 

Abraço e boa sorte biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente tenho cuba no meu aqua e é a planta que mais gosto apesar de ser a que exige mais paciencia mas o resultado é bonito de se ver :smile2:

 

Fertilizaçao sera quase obrigatoria e desde que sigas as indicaçoes nao corres perigo. Contudo de inicio aconselho te a usar sempre metade da dosagem recomendada e se vires que é necessario vais aumentando. Á medida que vas fertilizando vais medindo sempre os parametros com testes e nao correras grande perigo :smile2:

 

Se disse algo de errado alguem me corrija pois nao sou experiente :rolleyes:

 

Abraço e boa sorte biggrin.png' alt=':biggn:'>

Tens fotos da tua? =)

Como plantaste?

Em relação a fertilizações tens alguma dica?

 

E muito obrigado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes ver fotos aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203029

 

Plantei segundo este guia

 

Coloquei diversos tufos dispersos pelo aquario e ela la foi alastrando mas entretanto tive um surto de algas e estancou o crescimento :unsure:

 

Neste momento fertilizo com TPN +, mas estou a considerar mudar a fertilizaçao pois estou a ter falta de fosfatos.

 

A dica que te posso dar sobre fertilização é leres bem sobre o metodo EI, que segundo varias pessoas é o melhor metodo de fertilizar correctamente o aquario, ou entao procurares um fertilizante de fabrica que seja pratico e bom. Pessoalmente gosto de tropica e elos mas tenta ler mais sobre o assunto :smile2:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, eu já passei por isto e melhor que dizer isto ou aquilo é leres o meu tópico aquaxisto desde o inicio, os pontos em comum foram cuba, glosso, marsilea, camarões e manado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman, deixei te uma reply no teu aquaxisto ^^

Em relação ao meu, decidi tornar-lo muito mais low tec, nada de co2, a iluminação é um mini PL de 18W (mas se calhar se esta fundir consigo por lhe uma de 24 :naughty: )
Em relação a fertilizações vou dar-lhe o mínimo, provavelmente só para colmatar falhas e não para lhes dar um boost de crescimento, se demorar 3 anos que demore hehehe =)

Já tem cuba, se não pegar, glosso, se não pegar tapete de musgo xmas ou marsilea como no teu!
Não sei não me importa, mas vamos ver como corre =)

​Obrigado por teres passado por aqui, dá um saltinho no outro tópico e diz de tua justiça =D
Provavelmente vais receber umas PM's ocasionais =P espero que não te importes =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas,

 

Isso da fertilização dar cabo de camarões é um bocado fantasia.

Claro que falo quando o bom sendo é minimamente seguido.

Podes ver o meu, com tapete eleocharis sp. Mini e muita fertilização ADA (o aconselhado) e os CRS grade S reproduzem-se bastante.

Mas claro... Com CO2 com já te aconselharam por aqui...

 

Link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=211145

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário bastante bonito já agora.

Para já não vou começar com força em fertilizações nem Co2, em relação a iluminação tenho +- 0,7 w/l ao passo que tens 1,5... =/
Em relação há planta que utilizaste, gosto bastante do efeito geral, mas eu quero uma planta muito mais rasteira, (a cuba seria mesmo o ideal) em vez do effeito "relva".
Em relação a fertilização por mera curiosidade, como é o teu plano?
E já agora qual o peixe que introduziste? Parecem me micro rasboras mas não tenho certezas.

Obrigado pelos comentários =)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A riccia cresce bem sem fertilização, tens é que fazer bastantes podas...

Mas a ricia é flutuante e só faz tapete se a "obrigares", por isso é que quero uma planta como glosso ou cuba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal hydrocotyle tripartita? dizem que se fores pressionando a planta consegues que ela cresça mais na horizontal. Eu tenho-a e nunca tentei o método mas consigo formar tapete cortando e plantando ao lado, tens é de cortar de duas em duas semanas para ela se manter rasteira. não precisa de fertilização nenhuma.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectaculo!

Acho que dá para o que quero =)

Pelo que vi a planta parece como se fosse um trevo..

Como fazes a poda? é só cortar o "caule" e nascem novas folhas desse caule ou como é?


Mandei PM já agora =)


Abraço e obrigado pela dica=)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais