O jogo do sexagem: M altispinosa


polnadal

Recommended Posts

altispinosa 4

 

Vo tentar com uma foto maior :D:D:D

 

Boa noite,

 

Este é mais outro topico de sexagem (agora um altispinosa).

Adquiri recentemente dois altispinosas e o vendedor não garantiu que fossem macho ou fêmeas.

Gostaria de ver as suas opiniões é se alguém confirma que isso que estou a ver nesta foto e o ovipositor ou não. (Vai ser que não :D:D:D).

 

obrigado

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que este topico não va dar respostas e que é muito difícil sexar os altispinosa.

Brevemente retiro o tópico.

 

cmprs

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelas respostas, a questão queda num 50% :D:D:D

Um video de youtube do meu aquário a ver si ajuda, ha dois M.altispinosa, um deles tem 2 spots pretos muito marcados , u outro unicamente marca o primer spot.

 

cmprs

 

Pol

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

 

Partilho da tua frustração sobre a falta de informação, mas isso também se deve ao facto de ser realmente muito difícil fazer a sexagem desta espécie.

 

Eu por sorte neste momento tenho dois casais num comunitário, e a única diferença que existe é que os machos na parte superior da barbatana caudal, tem uma ponta mais alongada, mas só comecei a notar isso quando os peixes ficaram "adultos", também tens outra diferença que é, os machos têm a parte dorsal mais desenvolvida que as fêmeas, mas é um bocado difícil de diferenciar por aí.

 

Se poderes por uma imagem maior ajudava, mas a mim parece-me, no video, que é uma fêmea, atenção parece-me, nada de exacto.

 

Mas faz um teste, já que tens os peixes e já, põe uma pedra de forma a veres a pedra, e vez se ela põe ovos. Se tiveres um casal eles começam a bicar-se, mas depois vais ver o macho a tentar nadar de lado a frente da fêmea.

 

Não sei se ajudou, mas é o pouco que sei, e é da experiência com os meus casais.

 

Boa sorte, espero que tenhas um casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

a verdade é que já dava este tópico por perdido.

estou convencido de que são dois machos ou dois femeas. A barbatana caudal é alongada nos dois mas não sei se o suficiente para concluir que são machos.

 

O teste que convenceu-me de que são do mesmo genero é que sempre que estão à porrada um com o outro (mas não é,por sorte, um comportamento que dure mais de 5 segundos e só acontece quando um invade o território do outro). Os Bolivian rams são pacíficos com os outro habitantes do aquário, com algumas excepções na hora do almoço quando a hierarquia entre discus, Bol. rams e apistos passa a ser interespecífica.

 

deveríamos ter, nas lojas, um serviço para determinar o género fazendo a prova que propões :D:D

 

muito obrigado,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Isso é normalíssimo, comigo os machos e as fêmeas andam a porrada a toda a hora, esta espécie é muito agressiva entre eles próprios.

 

Eu vou tentar tirar umas fotos para veres como são os meus.

 

Pode ser que te ajude, hoje já não consigo mas amanha vou tentar por aqui umas porreiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Hugo,

 

mais uma vez obrigado!!


as fotos vão ser muito úteis para determinar macho o fêmea. Acho que não é tão fácil sem experiência previa ver si o alongamento da caudal corresponde à um macho jovem ou uma fêmea.


Obrigado,


Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Desculpa a demora, mas consegui arranjar as fotos, não estão nada de especial mas espero que ajude.

 

O casal, o da esquerda é o macho e o da direita é a fêmea. Não dá para ver grande coisa mas é para os apresentar hehe.

 

cimg3288c.jpg

 

Agora tens a fêmea:

 

cimg3293s.jpg

 

Do macho tenho estas repara que ele tem a parte de cima mais "musculada" do que a femea:

 

 

cimg3297y.jpg

 

cimg3303n.jpg
Espero que tenha ajudado alguma coisa, vou tentar arranjar umas fotos melhores mas com a minha maquina vai ser difícil.
Cumprimentos.
Ah vou tentar encontrar um video que eu tenho deles a fazer postura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo,

 

ontem tinha pensado preguntar se conseguistes arranjar as fotos mas não tive tempo de mandar um pm :D:DD:

vou agora a investigar jejejeje

 

cmprs e bom fim de semana

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais