E agora ? Para onde e como prosseguir ?


sargopt

Recommended Posts

Boas pessoal já estou registado neste forum á algum tempo mas só agora resolvi participar.
Venho pedir a vossa ajuda.

Há meia dúzia anos tive um aquário com peixitos e quando mudei de casa desisti do hobbie, agora com a oferta de 1 aquário resolvi voltar ao vicio.

Como sou impaciente, já o pus a funcionar, quer dizer, tá cheio de agua :) , seres vivos nicles !!!

È aquí que entra a vossa preciosa ajuda.

Gostava de direccionar o aquario para ter no futuro uma fauna bonita e visualmente atraente, com uma duzia de peixitos.


Dados do que já lá está dentro:

Aquário - 85 L uteis, deve rondar os 100 em bruto (Edit: afinal é 140L brutos )

As lâmpadas que pus na calha que ele tinha são duas t8 de 20W , depois tenho de ver ao certo o nome correcto , era qualquer coisa flora-glo e life-glo senão sou em erro.

Filtro externo tetra 600
termoestato eheim 150w

fundo.
aquabasis plus / levou a volta de 4Kg
manado / levou a volta de 14Kg

Muita agua da torneira, e o respectivo produto para eliminar o cloro.

Futuro estou a pensar colocar uma ou duas pedras e um tronco bonito.

Agora começam as duvidas, daqui para a frente.
Vou deixar completar o ciclo sem por rigorosamente mais nada?
Posso começar a por já umas plantas?
Que aconselham a nível de plantas para o que tenho , e que sejam relativamente fáceis de ir mantendo e resistentes :) , já sei que daqui a 6 meses se isto correr bem e me entusiasmar vou trocar tudo , depois de se apanhar o jeito e o bicho já sei que é o que me espera, quando vir os erros que fiz neste vou querer refazer tudo de raiz…

O co2 vai ter de ser em pastilhas ou liquido, botijas está fora de questão por causa dos miúdos.

 

 

É verdade coloquei um daqueles fios termicos junto ao fundo para aquecer o substrato.

 

Antecipadamente grato a todos os que puderem ajudar.

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Epa ninguem te respondeu!! Granda mal eheheh, se te conhecessem doutras lides tinhas aqui 1000 respostas :P

 

As lâmpadas que pus na calha que ele tinha são duas t8 de 20W , depois tenho de ver ao certo o nome correcto , era qualquer coisa flora-glo e life-glo senão sou em erro.

 

A flora-glo é direccionada para plantas, deixa-a estar, a life-glo substitui por uma powerglo, para teres mais cor no aquário, e um espectro luz mais equilibrado. A power-glo fica à frente e a flora-glo atrás.

 

Muita agua da torneira, e o respectivo produto para eliminar o cloro.

 

esses produtos anti cloro são mitos, o cloro evapora logo que metes a água no aquário. Dependendo da marca, se queres usar usa o AquaPure, é dos únicos que além "eliminar" o cloro água e fixar metais pesados, protege a mucosa dos peixes, evitando que eles sintam diferenças temperatura nas mudanças água, evitando assim virem a ter ictio. (doença dos pontos brancos)

 

 

Vou deixar completar o ciclo sem por rigorosamente mais nada?
Posso começar a por já umas plantas?

 

 

O cilco faz-se com carga biológica, algo que a água da torneira não traz. O objectivo do ciclo é teres carga biológica (detritos peixes, comida a desfazer-se) no aquário para que se dê inicio à formação bactérias, que se vão alimentando dessa carga biológica e se vão multiplicando. Funciona como uma balança, sujidade VS Bactérias, enquanto não tiveres um grande nº bacterias no aqua, nada feito. Como as vês? não se vêm.

 

Começas colocar plantas, porque como organismos vivos, ajudam bastante no ciclo, e vais desfazendo comida de 2 em 2 dias, em pequena quantidade na água, de forma a dares o preciso alimento para formaçao bacterias.

 

Podes comprar 3 ou 4 peixes pequenos (neons por ex) para te ajudarem no ciclo, tá descansado que não morrem, apenas os alimentas dia sim dia nao.

 

Quanto à escolha plantas, opta pelas de crescimento rápido para já, quando o ciclo se der vais ter um boom nitratos que as plantas têm consumir, para não ficares com isso tudo verde. Higrophylas (qq tipo), Cabomba, Elodea, Limnophila Sessiflora.

 

O co2 vai ter de ser em pastilhas ou liquido, botijas está fora de questão por causa dos miúdos.

 

Co2 nesta fase não te recomendo, primeiro atinges o equlibrio do aquario, depois pensas no co2 :)

 

É verdade coloquei um daqueles fios termicos junto ao fundo para aquecer o substrato.

 

lembras-te de fleets a serem feitos planeta e não na lua? é o mm grau de noobice em relação aao fios térmicos. Gastar dinheiro à toa ;):P

 

Qualquer coisa apita

 

abraçoo

Editado por ZANITO
Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom de volta, o aquario lá vai andando , já tem umas pedritas um tronco e umas plantas.

Estou á espera que o ciclo se vá fazendo, á custa das plantas e da introduçao de 2 em 2 dias de um pouco de comida como referiu o zanito.

Não tenho pressa na introdução de peixes, pq vou estar ausente 10 dias a uma semana , e quando voltar, logo começo com a primeira introdução.

 

A minha questão actualmente é na parte da fauna, já sei o que quero como "base", o que não sei é o que me vai sair na rifa, digo isto pq vai haver 2 casais escolhidos pelas minhas filhas... e sem bem as conheço, vão escolher os maiores e mais coloridos, portanto a minha questão é , o que tenho obrigatoriamente de evitar sabendo o que eu quero como "base":

 

5 corydoras

10 a 15 neon negros

1 casal de ?????

1 casal de ?????

 

Quais os casais de medio porte que encaixam melhor neste setup ? E os que tenhos mesmo de evitar ?

 

Ainda vai levar mais ums verdes e talvez um tronco pequeno.

20130204004400.jpg

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece bastante bem o teu aquário, agora cuidado com a parte da fauna, não vás estragar tudo com isso :). Podes considerar também um casal de Trichogaster tricopterus, por exemplo.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trichogaster tricopterus...o aquario parece-me um pouco pequeno...já que são peixes que crescem até aos 15cm e isso aliado ao facto de serem territoriais é capaz de ser complicado. Na minha opinião um casal de ramirezis ou de kribensis seria mais adequado...mas isto são gostos pessoais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar obrigado pelas opiniões, ruimfj, termoventilador e enfcoentrao.

 

Estive a ver e parece que os ramirezis e os kribensis , são bastante coloridos e os tamanhos maximos rondam os 5/6 cm para os ramirezi e 10/11 cm para os kribensis, vou tentar que as minhas filhas se limitem por estas espécies..

SIm casais de 15cms parece um pouco grande para o aqua, a minha ideia é ter um 2 casais de maior porte e um cardume jeitoso de neons negros com 4/5 corydoras.

 

Mais algumas sugestões que encaixem aqui bem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto os ramirezis como os kribensis tem a particularidade de cuidarem dos filhotes...facto não muito comum nos peixes. São peixes de facil reprodução...após a desova o casal torna-se muito protector dos ovos bem como a seguir dos filhotes...é normal nessa altura eles ficarem agressivos para com os restantes peixes que se aproximam e eles lá entendam isso como uma ameaça. Tenho um casal de kribensis e apesar de não tolerarem vizinhos junto dos seus filhotes verdade seja dita nunca causaram mal...apenas afuguentam quem se aproxima...e como são peixes que frequentam mais o fundo do aquario...apenas embirram com quem por ali anda.

Depois de passar a criação...são muito pacificos...e para além de ser um peixe bonito...é uma experiencia engraçada ve-los a passear com os filhotes...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto os ramirezis como os kribensis tem a particularidade de cuidarem dos filhotes...facto não muito comum nos peixes. São peixes de facil reprodução...após a desova o casal torna-se muito protector dos ovos bem como a seguir dos filhotes...é normal nessa altura eles ficarem agressivos para com os restantes peixes que se aproximam e eles lá entendam isso como uma ameaça. Tenho um casal de kribensis e apesar de não tolerarem vizinhos junto dos seus filhotes verdade seja dita nunca causaram mal...apenas afuguentam quem se aproxima...e como são peixes que frequentam mais o fundo do aquario...apenas embirram com quem por ali anda.

Depois de passar a criação...são muito pacificos...e para além de ser um peixe bonito...é uma experiencia engraçada ve-los a passear com os filhotes...

 

mais uma vez obrigado rui, estou em querer que 1 casal de Kribensis sera parte integrante deste aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ter em atenção que nas lojas nem sempre os kribensis ostentam as suas lindas cores...apresentam-se mais "pálidos" ao ponto de passarem despercebidos...(quando meti o meu casal no aquario o comentario da minha esposa foi mais ou menos este: "os peixes novos são feios...são cinzentos...não havia mais bonitos?"...depois admirou-se.Isto é comum a muitos outros peixes...pois nas lojas nem sempre eles estão no seu ambiente "confortaveis"...depois de se adaptarem ao aquario...surgem as cores que os torna num belo peixe...

 

De preferencia procura já comprar um casal formado...também é comum encontrar casais à venda nas lojas...a diferença do macho para a femea é facil...o macho é maior...tem a cauda em forma de lança (a da femea é mais arrendondada) e a femea tem por norma uma grande mancha avermelhada na barriga a qual fica mais intensa na altura da reprodução...

 

O casal quando se forma é até à morte de um deles...quando não se encontram casais já formados a tecnica mais usada é ter um macho com duas ou três femeas e aguardar que a natureza os ajude...depois de formado é aconselhavel retirar as restantes femeas (a não ser que o aquario seja de boas dimensões) ou a vamos ter chatices...visto que as senhoras kriebensis são ciumentas. Não é dificil formarem casais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ter em atenção que nas lojas nem sempre os kribensis ostentam as suas lindas cores...apresentam-se mais "pálidos" ao ponto de passarem despercebidos...(quando meti o meu casal no aquario o comentario da minha esposa foi mais ou menos este: "os peixes novos são feios...são cinzentos...não havia mais bonitos?"...depois admirou-se.Isto é comum a muitos outros peixes...pois nas lojas nem sempre eles estão no seu ambiente "confortaveis"...depois de se adaptarem ao aquario...surgem as cores que os torna num belo peixe...

 

De preferencia procura já comprar um casal formado...também é comum encontrar casais à venda nas lojas...a diferença do macho para a femea é facil...o macho é maior...tem a cauda em forma de lança (a da femea é mais arrendondada) e a femea tem por norma uma grande mancha avermelhada na barriga a qual fica mais intensa na altura da reprodução...

 

O casal quando se forma é até à morte de um deles...quando não se encontram casais já formados a tecnica mais usada é ter um macho com duas ou três femeas e aguardar que a natureza os ajude...depois de formado é aconselhavel retirar as restantes femeas (a não ser que o aquario seja de boas dimensões) ou a vamos ter chatices...visto que as senhoras kriebensis são ciumentas. Não é dificil formarem casais...

 

Rui mesmo a proposito parece que estavas a advinhar, hoje vi na aquaplante os kribensis e pensei para comigo sao bonitos mas onde estao as cores exuberantes...

Quando regressar de ferias vou começar a procurar um casal , em ultima analise farei como dizes, 1 macho e 2 femeas a ver se ele se "agarra" a alguma :D

 

Muito Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, isto afinal tem mais água do que eu pensava....

 

Domingo de manha pus um bidon de 25 litros de agua a repousar na varanda, hoje fui tirar 25 litros de agua, estava a espera de ver o aquario reduzido em 25 a 30% do seu volume... quando olho comecei a achar estranho que estava bem cheio, pensei cá com os meus botões "queres ver que és um ganda cepo e achas que isto tem a volta de 100L pq te disseram e nem foste medir" ... estava convencido que era 80*30*40... fui medir e afinal é um 80*35*50 ... passei de quase 100L para 140L , ora aqui está um upgrade barato LOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterei a parte esquerda, achava muito despedido...

 

Acho que esta fechada a parte da flora. Para quem tem experiencia zero em plantas podia ter corrido pior.

 

20130206192205.jpg

 

Agora falta a fauna...

 

5 corydoras

20 neon negros

1 casal de ramirezis

1 casal de kribensis

 

Disseram-me numa loja da especialidade de os kribensis e os ramirezis não se iam dar bem. Não fiquei com essa ideia dos comentários aqui postos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses troncos ficaram bastante bem...quanto à flora deixa-a crescer e depois o mais certo é quereres colocar um pouco mais...usando até as podas que irás fazer em algumas dessas plantas

 

em relação aos kribensis e ramirezis...ambos são ciclideos e como tal podem colidir um pouco...e os ramirezis são um pouco sensiveis aos parametros da agua...já os kribensis são mais do tipo "todo o terreno". Pessoalmente optaria apenas por uma das especies...sendo os kribensis mais recomendados para quem se está a iniciar...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado fernando e rui mais uma vez.

 

sendo assim ramirezis, ficam de fora.

 

que acham entao que ficaria aqui bem e compativel com o resto ? parece me que 20 neons negros fico com 50 cm de peixe, mais um casal de kribensis mais 20 cm , as corydoras mais 15cm, se for pelo 1cm por litro ainda fica alguns centimetros...

 

se os neons comecarem a crescer muito reduzo o cardume :)

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vás tanto pelos cm de peixe vs litros...

no caso em concreto tens as corydoras e os kribensis que vão ocupar essencialmente a parte do fundo do aquario...ficando o resto para os 20 neons. Poderás optar por colocar outros peixes de cardume como os nariz de bebado...ou uns espadas (1 macho e 3 femeas) dão cor e vivacidade ao aquario...mas existem outras possibilidades é apenas uma questão de gostos.

O importante é teres em conta que neste momento vais ter peixes que vão essencialmente ocupar o fundo do aquario e o cardume de neons ficará essencialmente a meio do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não ficas por agora só com as corydoras, neons e kribensis?.. depois com o tempo, também com o que fores pesquisando e aprendendo, eventualmente escolhes com calma mais um casal ou trio de peixes.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar com bom ar! :) Deixa crescer as plantas e depois logo vês como fica... Se fores como eu, vais andar com vontade de andar sempre a mudar o layout... :)

Daqui a uns tempos devo ter podas para dar, depois é só desceres de elevador! :)

 

Por acaso sou da opinião do termoventilador... :) Só metia corys, neons e kribensis. Ah e para equipa de limpeza? já pensaste nuns Otocinclus ou num primo?

 

Abraço,

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vás tanto pelos cm de peixe vs litros...

no caso em concreto tens as corydoras e os kribensis que vão ocupar essencialmente a parte do fundo do aquario...ficando o resto para os 20 neons. Poderás optar por colocar outros peixes de cardume como os nariz de bebado...ou uns espadas (1 macho e 3 femeas) dão cor e vivacidade ao aquario...mas existem outras possibilidades é apenas uma questão de gostos.

O importante é teres em conta que neste momento vais ter peixes que vão essencialmente ocupar o fundo do aquario e o cardume de neons ficará essencialmente a meio do aqua...

 

 

Porque não ficas por agora só com as corydoras, neons e kribensis?.. depois com o tempo, também com o que fores pesquisando e aprendendo, eventualmente escolhes com calma mais um casal ou trio de peixes.

 

 

Boas,

 

Está a ficar com bom ar! :) Deixa crescer as plantas e depois logo vês como fica... Se fores como eu, vais andar com vontade de andar sempre a mudar o layout... :)

Daqui a uns tempos devo ter podas para dar, depois é só desceres de elevador! :)

 

Por acaso sou da opinião do termoventilador... :) Só metia corys, neons e kribensis. Ah e para equipa de limpeza? já pensaste nuns Otocinclus ou num primo?

 

Abraço,

 

Vou seguir as dicas, vou então ver como corre com esta fauna, depois com o tempo e observação vejo o que fazer.

 

Henrique combinado depois é plantas elevador acima e elevador abaixo lol , assim como ninhadas que possam aparecer :)

 

Abraço a todos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim limnophila sessiflora la atras, anubia no tronco da esquerda, feto java no da direita, e microsorum "nao faço puto ideia" á volta do tronco da direita.

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.