Aqua 200lt comunitario... Pouca experiência :)


Hugo Marçalo

Recommended Posts

Boas,

 

Antes de mais apresentações, Somos o Hugo e a Ana, um casal a descobrir a aquariofilia, e a gostar bastante...

Começamos com um velho aquario com cerca de 30 lt que tinhamos por casa, e que depressa nos levou a querer algo maior, pelo reduzido espaço do mesmo,

Adquirimos então há pouco mais de uma semana um aquario de 200lts da aquatlantis com móvel, para além de esteticamente mais bonito agora sim temos espaço a sério :) ...

Não tendo muita ou nenhuma experiência decidimos não começar com espécies ditas mais dificies... Colocamos 9 plantas, cujo nome técnico desconheçemos :) , e alguns peixinhos poucos para já,

 

3 Danios Zebra

4 Danios Rosa

3 Tetra Neon

2 Corydora

2 Ancistrus

2 Gouramis Pérola

2 Colisa Lália

1 Khuli

 

Apresentação feita fica uma foto do aquario, para as criticas e sugestões :)

 

 

dsc0328xa.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais apresentações, Somos o Hugo e a Ana, um casal a descobrir a aquariofilia, e a gostar bastante...

Começamos com um velho aquario com cerca de 30 lt que tinhamos por casa, e que depressa nos levou a querer algo maior, pelo reduzido espaço do mesmo,

Adquirimos então há pouco mais de uma semana um aquario de 200lts da aquatlantis com móvel, para além de esteticamente mais bonito agora sim temos espaço a sério :) ...

Não tendo muita ou nenhuma experiência decidimos não começar com espécies ditas mais dificies... Colocamos 9 plantas, cujo nome técnico desconheçemos :) , e alguns peixinhos poucos para já,

 

3 Danios Zebra

4 Danios Rosa

3 Tetra Neon

2 Corydora

2 Ancistrus

2 Gouramis Pérola

2 Colisa Lália

1 Khuli

 

Apresentação feita fica uma foto do aquario, para as criticas e sugestões :)

 

 

dsc0328xa.jpg

 

Antes de mais bem-vindos!

 

Em segundo lugar, e antes que mais alguém vos dê na cabeça, leram sobre o ciclo do azoto? Fizeram o ciclo? É que se não fizeram, e uma vez que adquiriram o aquário à uma semana duvido muito, os peixinhos vão começar a morrer muito em breve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tamanho bom de se levar, falo por experiencia própria :)

para plantas não se podem esquecer da iluminação? qual é a vossa iluminação?

Qual o filtro?

temperatura da agua?

Regularidade das tpas?

A iluminação que têm são 2 lampadas t8 de 30W cada, que vinham com o aquario, temperatura visto que já tinhamos os peixes no outro aquario pequeno e adquirimos os neons com ictia " desconhecendo na altura sequer do que se tratava ", temos a temperatura nos 29 com o problema quase resolvido apenas um têm ainda 1 pinta.

O filtro que temos é 1 JBL e701 green line, as tpas foi nos aconselhado pelo logista a fazer 30% de 15 em 15 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem-vindos!

 

Em segundo lugar, e antes que mais alguém vos dê na cabeça, leram sobre o ciclo do azoto? Fizeram o ciclo? É que se não fizeram, e uma vez que adquiriram o aquário à uma semana duvido muito, os peixinhos vão começar a morrer muito em breve...

Boas, obrigado,

Nós colocamos os peixes no sábado quando fez uma semana completa onde foi colocado no dia em que enchemos o anti cloro e as bacterias, colocamos as plantas fertilizante para as mesmas e deixmos assim uma semana completa, verificando melhor agora o que referiu do ciclo do azoto vejo não ter sido a melhor opção mas foi o que nos recomendou o logista. os peixes estão se a dar bem embora já tenhamos umas baixas a registar uma delas no outro aquario, um danio rosa, e um khuli, um neon, e a pouco um Ancistrus, o que nos está a deixar um pouco aborrecidos, pois temos medido regularmente os valores da água e têm estado ok, temos um ph de 7 e os restantes valores estão equilibrados. Posto isto temos a dúvida se está diretamente relacionado com a qualidade da agua ou outro factor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado,

Nós colocamos os peixes no sábado quando fez uma semana completa onde foi colocado no dia em que enchemos o anti cloro e as bacterias, colocamos as plantas fertilizante para as mesmas e deixmos assim uma semana completa, verificando melhor agora o que referiu do ciclo do azoto vejo não ter sido a melhor opção mas foi o que nos recomendou o logista. os peixes estão se a dar bem embora já tenhamos umas baixas a registar uma delas no outro aquario, um danio rosa, e um khuli, um neon, e a pouco um Ancistrus, o que nos está a deixar um pouco aborrecidos, pois temos medido regularmente os valores da água e têm estado ok, temos um ph de 7 e os restantes valores estão equilibrados. Posto isto temos a dúvida se está diretamente relacionado com a qualidade da agua ou outro factor.

 

Realmente não foi a melhor opção... Qual o valor de amónia e nitritos? Façam mais TPA's agora no inicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Mais uma novidade sobre o nosso aquário,

 

Dado que nos avisaram sobre a fraca iluminação do nosso aquário substituímos a iluminação T8 pela T5 L8.

 

Assim passamos de 2x30W para 2x45W, que já se torna uma iluminação considerável. Lá mais para a frente iremos tentar colocar mais 2 lâmpadas, mas isso neste momento sairia um pouco do orçamento.

 

Em relação aos peixinhos, já tivemos mais uma perda, a colisa lália fêmea. Não se alimentava à 2 dias, tentamos insistir várias vezes ao dia dando comida, mas rejeitava sempre.

A partir daí, como nos avisaram do ciclo do azoto não estar bem formado, fazemos TPA´s de 3 em 3 dias, também para que o nível de amónia não se eleve. Temos feito diversos testes à amónia nestes dias, e tem estado tudo ok.

 

Pode ser que não haja mais perdas... e que tudo se componha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa iluminação dá para plantas, desde que sejam pouco exigentes... é daquelas coisas que uma pessoa tem que decidir o que quer: ou vai para um plantado mesmo, e aí é iluminação potente (mínimo 1w por litro), CO2, fertilizantes, e trabalho, ou não complica e coloca plantas pouco exigentes que também são bonitas. Assim de repente, tens anúbias, microsorum pteropus, egeria, ceratophylum, algumas cryptocorynes, com estas (e há mais espécies pouco exigentes) não há nada que enganar e ficas com um aquário com bastante verde se quiseres.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo ;)

 

Antes de mais queria dizer-te que fizeste muito bem em comprar já um aquário dessa litragem.

Vou-te por uma ordem de trabalho (opinião)

 

1º cicla o aquário

2 º as TPA são importantissimas, nao é daquelas coisas, nao fiz hoje faço amanha, ás vezes faz a diferenças

3º alimenta os teus peixes 3 ou 4 vezes ao dia, em poucas quantidades

 

Tenho uma boa noticia para ti!

 

Quando fores mais experiente neste vasto mundo que é a aquariofilia, nesse aqua podes ter 2 discus.

 

Se não souberes o que são, aqui fica uma imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Blue_Discus.jpg

 

Se conseguires, vai ao Koi Park almada, tem lá muita variedade de peixes, e de boa saude, comprei lá os meus platys e já tive reprodução, comprei-os à 3 semanas(o macho, as 2 femeas já foi á 1 mes)

Editado por AquaMysterio

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo ;)

 

Antes de mais queria dizer-te que fizeste muito bem em comprar já um aquário dessa litragem.

Vou-te por uma ordem de trabalho (opinião)

 

1º cicla o aquário

2 º as TPA são importantissimas, nao é daquelas coisas, nao fiz hoje faço amanha, ás vezes faz a diferenças

3º alimenta os teus peixes 3 ou 4 vezes ao dia, em poucas quantidades

 

Tenho uma boa noticia para ti!

 

Quando fores mais experiente neste vasto mundo que é a aquariofilia, nesse aqua podes ter 2 discus.

 

Se não souberes o que são, aqui fica uma imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Blue_Discus.jpg

 

Se conseguires, vai ao Koi Park almada, tem lá muita variedade de peixes, e de boa saude, comprei lá os meus platys e já tive reprodução, comprei-os à 3 semanas(o macho, as 2 femeas já foi á 1 mes)

Sendo ele do Montijo tem bem melhor aqui em Setubal.

Roliaquazoo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa iluminação dá para plantas, desde que sejam pouco exigentes... é daquelas coisas que uma pessoa tem que decidir o que quer: ou vai para um plantado mesmo, e aí é iluminação potente (mínimo 1w por litro), CO2, fertilizantes, e trabalho, ou não complica e coloca plantas pouco exigentes que também são bonitas. Assim de repente, tens anúbias, microsorum pteropus, egeria, ceratophylum, algumas cryptocorynes, com estas (e há mais espécies pouco exigentes) não há nada que enganar e ficas com um aquário com bastante verde se quiseres.

Se o dizes... são opiniões. Não concordo com o que dizes. A iluminação que ele tem acho pouca por experiencia propria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o Koi Park almada é uma loja 5*, na minha opinião nota 10, acho que deviam dar uma olhada.

 

Podem esclarecer-me um duvida

 

os platys, guppies, ancistrus e coridora comem os red cherry?

E os red cherry comem alvinos de platy?

 

Obrigado a quem puder ajudar

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo ;)

 

Antes de mais queria dizer-te que fizeste muito bem em comprar já um aquário dessa litragem.

Vou-te por uma ordem de trabalho (opinião)

 

1º cicla o aquário

2 º as TPA são importantissimas, nao é daquelas coisas, nao fiz hoje faço amanha, ás vezes faz a diferenças

3º alimenta os teus peixes 3 ou 4 vezes ao dia, em poucas quantidades

 

Tenho uma boa noticia para ti!

 

Quando fores mais experiente neste vasto mundo que é a aquariofilia, nesse aqua podes ter 2 discus.

 

Se não souberes o que são, aqui fica uma imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Blue_Discus.jpg

 

Se conseguires, vai ao Koi Park almada, tem lá muita variedade de peixes, e de boa saude, comprei lá os meus platys e já tive reprodução, comprei-os à 3 semanas(o macho, as 2 femeas já foi á 1 mes)

Boas,

 

Antes de mais obrigado, realmente começamos com um aquário pequeno mas depressa nos apercebemos que o tamanho fazia muita diferença ... As TPAS estamos a fazer uma por semana de 30 lts onde fazemos também a limpeza do areao. Realmente temos essa ambição dos Discos não para já mas apreciamos muito e gostávamos de por 2 casais mas isso quando houver mais experiência e estabilidade no aquario, para já estamos a pensar so em aumentar o cardume dos neons e corydoras. Não conhecemos a loja mas sem duvida que lá iremos assim que surgir uma oportunidade, já vimos o site e parece muito grande e com muita variedade, já fomos a uma em Almada a AVIPEIXE , onde compramos o nosso casal de Gouramis Pérola e gostamos muito do serviço/ qualidade da loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o dizes... são opiniões. Não concordo com o que dizes. A iluminação que ele tem acho pouca por experiencia propria

A iluminação que temos para já com o upgrade para T5 equivale a 0.5w/lt, para as plantas que temos não vamos para já colocar mais, isto também porque estamos a colocar um sistema de co2 " extintor de 2 kg" falta apenas o conta bolhas que o fornecedor se " esqueceu" de enviar até a data, depois de co2 montado ai iremos ponderar uma possível colocação de mais iluminação , isto porque começamos a ter aparecimento de algumas algas desde o upgrade na iluminação e não sabemos se o mesmo irá estabilizar ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o Koi Park almada é uma loja 5*, na minha opinião nota 10, acho que deviam dar uma olhada.

 

Podem esclarecer-me um duvida

 

os platys, guppies, ancistrus e coridora comem os red cherry?

E os red cherry comem alvinos de platy?

 

Obrigado a quem puder ajudar

Boas ,

Infelizmente não te podemos ajudar nessa dúvida temos coridoras e ancistrus mas não temos para ja camarões que esta a ser planeado para breve , mas num outro aquario, apenas sabemos que ancistrus e coridoras são herbívoros dai talvez esses não sejam um problema para os cherry mas em concreto não podemos ajudar muito :smile2: , o lojista onde costumamos ir disse nos que não é boa ideia colocar cherrys pelo menos no nosso caso pois os peixes de certo iriam deliciar-se com eles.

Editado por Hugo Marçalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, daqui a um tempo vais dar-me razão infelizmente... desejo boa sorte sincera.

Para te pudermos dar razao temos que perceber o real motivo da mesma pois apenas nos dizem que devemos aumentar iluminação, mas e as algas? dai fazermos uma mudança gradual que não significa de todo que será definitivo se o melhor e 1 wt/lt será colocado mas a seu tempo, visto que não temos um aquario plantado e usamos fertilização semanal será mesmo a melhor hipotse para 9 plantas a colocação de mais iluminação?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Novidades do nosso aquario ligamos hoje o sistema de co2 esperamos ter alguma evolução nas plantas mais exigentes visto que as outras crescem de dia para dia de uma forma notável, fica umas fotos tiradas ontem depois da TPA com a agua ainda um bocado turva... e algumas algas que começam a surgir.

 

Temos também um novo tronco de molho para colocar que será em principio para o lugar do barco, fica as fotos:

 

dsc0335w.jpg


dsc0336ll.jpg
dsc0337qu.jpg
dsc0338as.jpg
dsc0340we.jpg
dsc0341vv.jpg
dsc0342y.jpg
dsc0345kx.jpg
dsc0344se.jpg

Editado por Hugo Marçalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E após uma tarde de chuva sem fazer nada deu nisto...

 

Antes...

 

dsc0333me.jpg

 

Depois...

 

img3233vt.jpg

img3237rc.jpg

dsc0347gii.jpg

 

 

dsc0350fd.jpg

 

 

Um habitante que nos apareceu no aquario um pequeno caracol.

dsc0348jm.jpg

 

dsc0347gii.jpg

 

 

Espero que tenham gostado das alterações que fizemos podem se ver nas fotos também 4 SAES que colocamos hoje para ajudar no Controlo das Algas.

Editado por Hugo Marçalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um bom trabalho, especialmente para primeiro aquário. Só estou com dúvidas que algumas dessas plantas se dêem bem tendo areia como substracto, há espécies que costumam ter problemas. Parece-me um pouco contraditório também a adição de CO2 e depois a utilização de um substracto pouco "plant friendly". Mas o pessoal dos plantados que se pronuncie, que concerteza saberão melhor se não vais ter problemas. De resto mesmo que não corra bem, a aquariofilia é uma aprendizagem constante e a seguir há-de correr melhor. :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um bom trabalho, especialmente para primeiro aquário. Só estou com dúvidas que algumas dessas plantas se dêem bem tendo areia como substracto, há espécies que costumam ter problemas. Parece-me um pouco contraditório também a adição de CO2 e depois a utilização de um substracto pouco "plant friendly". Mas o pessoal dos plantados que se pronuncie, que concerteza saberão melhor se não vais ter problemas. De resto mesmo que não corra bem, a aquariofilia é uma aprendizagem constante e a seguir há-de correr melhor. :)

Boas,

Em relação ao substrato realmente a pouca experiência ditou a sentença, no entanto não temos apenas areia, por baixo da areia temos também cascalho, onde estão metidas as raizes das plantas, no entanto estamos a ponderar uma troca para substrato fertil, o que não é um processo facil, dai optarmos para já por colocar o co2, e fertilização semanal, colocamos também em cad planta uma bola de argila própria para o efeito, oque pensamos ser suficiente inicialmente, oque não sabiamos era que algumas plantas que escolhemos eram de dificil manutenção , mas assim eque se aprende :)... agora e esperar pelo desenvolvimento e ver se realmente e necessario a colocação do substrato fertil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.