Urgente Ramirezis doentes


malteznuno

Recommended Posts

Estou com um problema nos ramirezis.

Estão com as barbatanas caudais coladas, e a coçarem-se nas plantas e troncos.

Já li que poderá ser inctincio mas não vejo qualquer ponto branco nos peixes.

Também observo que têm na barbatana uma formação branca linear, que poderá ser entendida como sendo lernaea. Mas aponto mais para que seja barbatana colada, que dá o mesmo efeito visual.

Estou sem saber que tratamento efectuar ou que acção tomar.

Preciso de ajuda.

Até breve.

Atenção todo o biótopo está estável e saudável, e com todos os parâmetros.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as condições da água? nomeadamente pH e temperatura?

Pode ser muita coisa, podem ser parasitas ou fungos da pele! Tem atenção à respiração destes se é ofegante ou não, e se continuam a comer ou não e a atitude "social". Se continuarem a "coçar-se" e vires alguma alteração anteriormente referida inicia o tratamento com sera mycopur, mas está bem atento, quanto mais precoce melhor! Já perdi muitos ramirezis assim :/

Cumprimentos

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH-7;

Sem amonio 0

sem nitritos 0

sem nitratos 5 mg.

Temperatura:28 graus

Alimentação:Alimentam-se bem, normalmennte

Socialmente:Continuam a sociabilizar entre eles, sempre que me chego ao aquario para alimentação, eles aproximan-se comem normalmente.

Respiração:não notei alteração na respiração.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não apareceram manchas, em nenhum dos ramirezis.

Aguardo mais algum tempo, ou ataco já com mycopur.

 

Até já

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se continuarem a coçar-se acho que sim, mas observa bem primeiro o comportamento deles e a evolução, tudo o que te referi aconteceu também com os meus e eu pensava que era ictio, mas o ictio é facilmente tratado em poucos dias com o tratamento correcto.

Cumprimentos

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou comprar o mycopor, acho que se fosse ictio já estava propagado por todo o aqua, e já tinham aparecido as pintas brancas.

Os peixes continuam a coçar-se pelos troncos e pelas plantas. Apesar de terem melhorado com a subida da temperatura, andam na mesma cheios de comichão. Um dos ramirezis, parece-me esbranquiçado. O que poderá sinal de vermes platelmintes.

Vou ter de fazer o tratamento a toda a comunidade, porque ir á pesca dentro do meu aqua, é para esquecer.

 

Amanhã ponho fotos. Obrigado pela ajuda.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apliquei mycopor, os peixes estão enérgicos e a comer normalmente, mas um dos Ramirezis ficou sem barbatana caudal, outros dois ficaram com a barbatanas caudal rasgadas E continuam coçar-se nas pedras e tronco.

 

O que acham?

 

Até breve

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, a título de curiosidade, fizeste as mudas de água durante o tratamento? Durante essas mudas tentas-te com que não houvesse grande variação da temperatura? Eu costumava meter a água nova com temperatura próxima ao do aquário apenas com 1ºC de diferença. Eu quando usei essa medicação li bem o folheto de instruções e usei também o sera ectopur (muito eficaz para fungos), usa-o também, este não interfere com o sistema de filtragem nem exige mudanças de água (a dosagem varia consuante seja prevenção ou tratamento). Os meus coçavam-se ainda durante 2/3 dias após a finalização do tratamento, mas depois voltava tudo ao normal! Atenção que a introdução de novos peixes pode eventualmente desencadear o problema. Mas se os peixes estiverem bem alimentados e não existir mudanças abruptas não devem surgir novos problemas.

Cumprimentos

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas

 

Em relação á temperatura da agua não tive cuidado nenhum em especial.Deixei apenas que o fluxo de agua a entrar para o aquário fosse pequena. Neste momento, tenho os ramirezis aparentemente bem de saúde apesar de ter notado que estão menos sociáveis. O ramirezi que está sem barbatana caudal é que parece mais animado,reparei também que uma das minhas rasbora arlequim está com a barbatana caudal com uma mancha branca.A minha indefinição neste momento é saber se devo, atacar já com Bactpor direct.

Notei que os ramirezis melhoraram com o tratamento do mycapor. Mas com estes novos sinais, tenho impressão que tenho no aquário a doença do apodrecimento das barbatanas. Acham que devo iniciar já o tratamento com Bactpor direct.

 

Não fiz mudança de agua durante o tratamento.

Aumentei a temperatura, logo que detectei problemas no aquário

 

Até já

Editado por malteznuno

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais