Iniciante...


paulo7

Recommended Posts

Boas!

Há uns tempos comecei-me a interessar por aquariofilia,então, como tinha um aquário em casa iniciei-me neste hobby.

O aquário e pequeno,tem mais coisa menos coisa 28.5litros, já com substratos.

 

Filtro: Interno Elite Jet Flo 50 (era o que já tinha em casa e penso ser suficiente,caso não o achem digam)

 

Termostato: Eheim Jaeger 75w (comprei de 75w porque se este aquário me correr bem tenho de intenções de fazer um de uma litragem maior,e também o de 50w era só menos 1€ ou nem isso)

 

Iluminação: 14w Aqua-Glo (aceito sugestões para um aumento na iluminação caso achem necessário)

 

Não tenho co2.

 

Substrato fértil: JBL Aquabasis plus 2,5L

inerte: Areão

 

Flora: Musgo de java

Limnophila sessiliflora

Hydrocotyle Trepartita

Quero adicionar umas anubias e uma planta de meio grande,só ainda não sei qual... também aceito sugestões :b

 

Fauna prevista: 2 trios de guppys(pensei num cardume de neons,mas ainda está por decidir)

4 corydoras(em principio corydoras albinas, aceito sugestões)

 

Tenho alguns planorbis corneus,4 rosas e 6 castanhos.

 

O musgo de java só depois de o meter la e que reparei que o tinha metido numa pedra calcaria...por isso vou ter de mudar para uma de xisto ou algo do género e aproveito para por umas pedras de xisto espalhadas...ou então um tronco,mas como o aquário e pequeno ainda não sei :\

 

 

Seguem-se aqui algumas fotos

 

 


p1270168.jpg
p1270169f.jpg
p1270171f.jpg

Comentem,critiquem, dêem sugestões etc...

 

Agradeço qualquer resposta,

Cumps

Editado por paulo7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas a nível de equipamento é aceitavel de decidires fazer um aquário de invertebrados. Dá para fazer coisas bonitas com a iluminação que tens, algumas plantas:)

 

Para pequenos peixes, eu pensaria em espécies menores tipo rasbora mosquito. E num filtro melhor. Aquários desse tamanho para peixes torna-se muito complicado, principalmente para quem se esta a iniciar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,eu estava com ideia naquela fauna porque houve pessoal deste forum que me falou nela e eu gostei.Mas ya, rasboras talvez seja a melhor opção.

Eu sei que por o aquário ser pequeno pode existir picos de amónia,é a isso que te referes certo? gostava de montar este porque é o que tinha aqui em casa, e assim pelo menos para já, não gastava dinheiro num maior para ver como a coisa corre.

 

Quanto ao filtro pensei em comprar um de cascata como o aquário é pequeno. Ou então um eheim classic 150 ou Sera Fil Bioactive 130,mas depois tanto um como outro são suficientes para um aquário maior?por exemplo 80-100l. Faço esta pergunta porque nos tempos que correm não da jeito gastar dinheiro num e "amanha" noutro.Acho que da pa perceber :b

 

Alguém tem sugestões para uma planta boa para o meio?Estou indeciso entre algumas :s

 

Cumps

Editado por paulo7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos perigos tem mesmo a ver com os picos.

 

Dificilmente arranjas um filtro que sirva para esse aquário é um de 100l. Para um aquário de 100l, deves ter um filtro que faça 500l/h, isso num aquário de 30l é demasiada corrente. O que aconselho de mais fraco a dar será um ehein libety 200, tenho um num aquário de 72l sem problemas e tem regulação de caudal.

 

Relativamente a ideias para o aquário vê por exemplo o nano que esta na minha assinatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver esse filtro e agradou-me,tenho de ver se há aqui nas lojas perto de mim e a que preços.Estive também a ver o teu nano e mais alguns aquários e deu-me algumas ideias,agora tenho de ver é se as consigo pôr em prática :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas eu tenho uma opinião para peixes de limpeza.

 

Primeiro devia-se por os peixes ornamentais, para eles "sujarem" um pouco a agua, depois os de limpeza, para depois ele "limparem"

 

Minha opinião...

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas eu tenho uma opinião para peixes de limpeza.

 

Primeiro devia-se por os peixes ornamentais, para eles "sujarem" um pouco a agua, depois os de limpeza, para depois ele "limparem"

 

Minha opinião...

Má opinião, a primeira coisa é a equipa de limpeza, por norma mais resistente e ajudam a remexer os detritos. Meter peixes sem equipa de limpeza, promove a porcaria parada no fundo (detritos e restos de comida). A seguir boom de algas se não for pior com um pico de amónia e peixinhos a morrerem.

 

Vai seguindo tudo com calma sem pressas para não teres dissabores :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo7,

 

A última vez que colocaste fotos foi há 2 semanas atrás, já estava a merecer novas fotos! :)

 

Já agora qual é a fauna que pretendes colocar para além das corys?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto já foi há algum tempo, hoje a ver se tiro outras fotos que o aquário já esta um pouco diferente :D

 

Por enquanto nao sei, ainda estou entre os guppys,os neons ou rasboras. Ainda tenho de pensar um bocado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente estava a fazer um diy para aumentar a luz no aquário, e meti a lâmpada em cima da mesa,quando fui a ver já ela estava no chão partida aos bocados..........

Amanha vou tentar resolver esse problema, por hoje meti um candeeiro com uma lâmpada de 25w pois era o melhor que podia fazer...

 

Em breve irei substituir o filtro por um Eheim liberty 150 ou 200. É melhor, e nesse filtro e possível fazer algumas alterações como meter cerâmicas e outras matérias.

 

 

Bem,aqui tão umas fotos novas do aquário,aproveitei a tpa de hoje para fazer a mudança :D

 

 

p2160189.jpg
p2160192.jpg
p2160188.jpg
p2160190.jpg
Critiquem :D
Cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem basicamente é uma calha feita em madeira de uma mobília que ia para a lareira, forrada com papel alumínio por dentro. e se calhar irei meter 2x14w, uma aqua-glo e uma life-glo,ou então aqua glo e uma lâmpada normal de 6000k ou assim.

 

A minha ideia não era bem meter o tronco assim,mas foi a melhor maneira que o consegui segurar em pé,até ficou bem :D

 

As corydoras andam la a passar todas contentes,por falar nisso,tenho de lhes ir dar comer :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O problema da iluminação já está resolvido,amanha se tiver tempo coloco umas fotos para verem com ficou,ficou ainda melhor do que eu tava a espera :D

 

Agora outro problema. À volta do tronco está a formar-se uma massa meio branca, acho que li algures aqui num tópico que isso era normal e que desaparecia. é mesmo normal? é só mais pa ficar descansado eheh

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.