Projeto Plantado 160L


ramif

Recommended Posts

Boa Noite

 

O meu nome é João. Sou de Caldas da Rainha e tenho 29 anos.

 

Tive um aquário á cerca de 14 anos que foi feito por um amigo e desde ai sempre tive o “bichinho” da aquariofilia.

 

Sempre gostei muito de aquários plantados e já na altura tinha muitas plantas mas sem as condições que elas precisavam acabavam sempre for definhar.

 

Na altura não tinha qualquer tipo de ajuda nem tinha internet para pesquisar mas espero que desta vez o projeto corra melhor.

 

Portanto depois de mais de uma semana a pesquisar aqui pelo fórum por basicamente tópicos para iniciantes decidi expor aqui as minhas dúvidas na esperança que alguém me ajude.

 

Setup:

 

Material:

 

Aquário: 100x40x40 – 160L

Apesar de ter sido comprado no OLX é rigorosamente novo. Penso que para iniciar é o ideal.

 

img00609201212170326.th.jpg

 

img00613201212170327.th.jpg

 

img00614201212170328.th.jpg

 

 

Filtro Exterior: Eheim Professional 3 250 – 2071 - 950l/h

 

EHEIM CLASSIC 2215 PLUS – 620l/h

 

Aqui tenho algumas dúvidas em qual comprar. Pelo que estive a ler o filtro deve ter entre 2x a 5x l/h em relação á litragem do aquário e em plantados não deve mexer muito a água.

 

Isto do mexer a água deduzo que seja por a saída de água do filtro um pouco abaixo da superfície do aquário. Alguém me pode elucidar?

 

Termostato: 2x Eheim Jaeger 100w – x2

 

Em relação ao termostato penso que ter dois é melhor para uniformizar a temperatura.

 

Iluminação: O aquário já vem com iluminação 2x 30w Daylight da Sylvania. Aqui também vou precisar de comprar mais alguma coisa.

 

Queria ficar perto de 1 Watt por litro mas como o aquário tem tampa tenho de procurar uma calha que encaixe na tampa. Que me aconselham neste caso?

 

CO2: Sistema completo com solenoide

 

Será um investimento para o próximo mês provavelmente. Já vi alguns sistemas em sites online com solenoide feitos a partir de extintores.

 

Tenho é dúvidas em relação ao difusor.

 

UV: JBL UVC- 9W

 

Estou a pensar adquirir um clarificador destes. Pelo que li elimina a maior parte das algas e toxinas da água.

 

Ainda não percebi se posso ligar ao filtro exterior ou se é necessário uma bomba á parte.

 

No caso de ser uma bomba á parte uma com um caudal reduzido será melhor?

 

Hardscape:

 

Substrato Fértil: JBL Aquabasis Plus – 5L

 

JBL Manado – 25L

 

Não sei se existe algo melhor e mais em conta mas por o que li este substrato não parece ser mau.

 

Tenho de ver também algumas pedras e troncos para compor o aquário.

 

Flora: Ainda a definir.

 

 

Obrigado

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato... espreita o ada amazónia, vale mesmo a pena o investimento, cumpre com o que diz :)

A UV sim, mete com uma bomba com caudal reduzido nunca metas isso a ser bombado do filtro...

Se poderes Eheim Professional 3 250 – 2071 - 950l/h... sem duvida melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Obrigado pelas dicas.

 

O ada é um pouco mais caro. Qual aconselhas a normal ou a powder ?

 

Pelo que percebi uma é mais fina que a outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Obrigado pelas dicas.

 

O ada é um pouco mais caro. Qual aconselhas a normal ou a powder ?

 

Pelo que percebi uma é mais fina que a outra.

Ai já é uma questão de gosto a eficácia mantem-se :)

O pouco mais caro pode compensar... isso deixa o ph mesmo estável, é de facto impressionante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a altura também vai do teu gosto e do layout que vais fazer... não te esqueças que esse fertilizante é bom para arranque, consoante o tempo devido ao consumo das plantas vai haver falta de nutrientes...

este é fantástico e muito barato tendo em conta os outros que há por ai, esta na tua casa em poucos dias

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/ei-starter-kit.HTML

 

Arrisco-me a dizer que se comprares isso podes mesmo dispensar o fertilizante da jbl, com esse kit e com testes vais ao lugar

viste a pm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a altura também vai do teu gosto e do layout que vais fazer... não te esqueças que esse fertilizante é bom para arranque, consoante o tempo devido ao consumo das plantas vai haver falta de nutrientes...

este é fantástico e muito barato tendo em conta os outros que há por ai, esta na tua casa em poucos dias

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/ei-starter-kit.HTML

 

Arrisco-me a dizer que se comprares isso podes mesmo dispensar o fertilizante da jbl, com esse kit e com testes vais ao lugar

viste a pm?

 

Esse Kit parece realmente muito bom. Não sabia que se vendia para sermos nós a fazer em casa, realmente sai muito mais barato.

 

Hoje vou começar a pensar na flora.

 

Alguém me pode indicar algumas plantas de fácil manutenção para iniciantes? Querias umas mais altas para a parte de trás do aquário e umas mais pequenas para a frente.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a luz... não vejo preocupação com a luz, 2 x30w t8 não vai ser suficiente... antes de fertilizantes, antes de co2 antes de plantas de fácil manutenção antes de tudo para as plantas é preciso LUZ!! Mais pessoas se vao pronunciar sobre o assunto, espero eu... fácil manutenção não significa pouca luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso mesmo de mais iluminação.

 

Vou tentar ver uma calha assim para incluir na tampa. Só não sei é como isto encaixa já que o outro tem uma espécie de calha em cima.

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1270&pageNum_AquarioRS=0&idcat=132&cat=&subcat=&menu=7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa Noite

 

Vou fazer um update ao tópico já que preciso de alguma ajuda.

 

Setup:

 

Material:

 

Aquário: Eheim 100x40x40 – 160L

 

Filtro Exterior: Eheim ecco pro 300

 

Termostato: 1x Eheim Jaeger 200w

 

Iluminação: T8 2x30w Sylvania Daylight

 

CO2:

 

Hardscape: Tronco Red Moor

 

Dragon Stone

 

Substrato Fértil: Équos Vigor Plus 5L

 

Substrato Inerte: Ada Malaya 2x9L

 

Flora: limnophila sessiliflora

 

ludwigia repens rubin

 

Cardamine lyrata

 

 

As minhas duvidas são na iluminação. Sei que 60W é pouco e quero incluir mais uns watts.

 

Como tenho um gato em casa é necessário manter o aquário fechado e adaptar a iluminação na tampa. Estava a pensar comprar uns suportes t5 estanques e colar na tampa de trás ficando o balastro dentro do armário para evitar as humidades.

 

As lâmpadas T8 que tenho são de 30W cada e pelo que li 6500K, que lâmpadas T5 aconselham a comprar?

 

Eu estava a pensar no seguinte:

 

tampaof.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Também tenho algumas duvidas em relação á fertilização.

 

Com solo fértil a partir de que semana é necessário começar a fertilizar?

 

Que tipo de fertilização aconselham?

 

Ultima pergunta, TPA faço dia sim dia não ou como faço?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem ser expert no asunto penso que a tpa podes fazer cerca de 30% por semana , e podes fertilizar ja a partir da primeira semana , tens que ter atençao a quantidade de plantas e tipos de plantas , ha plantas tipo fetos de java , anubias , elodias , cryptocoryne , plantas de facil manutençao que nem fertilizaçao precisam e tambem nao sao muito exigentes em termos de luz , agora com iluminaçao adequada , fertilizaçao , co2 o crescimento e mais rapido as corres ficam mais intensas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta wazosky

 

Queria também ajuda na parte da iluminação, não sei se compre este tipo de lâmpadas que referi ou não.

 

Em relação ás Tpas vou fazer esses 30% semanais então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um aquario parecido com o teu tem 100x30x40 120 ltrs brutos mas nao deve levar mais de 90 lts de agua , tenho uma calha com 2 lampadas t5 T5 HO 39W 4200K T5 HO 39W 6500K , penso que e suficiente para mim .

comprei na aquaeden a calha e as lampadas com os refletores e depois apliquei na minha tampa . http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=683&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6 .

tenho um racio perto do 0.8-1w/litro , o que penso que seja o ideal .

Na aquariofilia acabamos por ter sempre o desejo de evoluir e se no principio e so uma planta ou 2 de pouca manutençao ,depois vemos outros aquarios e mesmo em lojas outras plantas , outros peixes que nos tambem pensamos que era aquilo que ficava bem no nosso aquario por isso penso que a escolha a nivel do substrato e da iluminaçao deve ser muito bem pensada , ainda para mais quando vais ter que adaptar na tua calha . podes optar por fazer essa iluminaçao que tens no desenho visto teres uma lampada com cada espectro , boa sorte com isso e vai dando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Vou fazer um update ao tópico já que preciso de alguma ajuda.

 

Setup:

 

Material:

 

Aquário: Eheim 100x40x40 – 160L

 

Filtro Exterior: Eheim ecco pro 300

 

Termostato: 1x Eheim Jaeger 200w

 

Iluminação: T8 2x30w Sylvania Daylight

 

CO2:

 

Hardscape: Tronco Red Moor

 

Dragon Stone

 

Substrato Fértil: Équos Vigor Plus 5L

 

Substrato Inerte: Ada Malaya 2x9L

 

Flora: limnophila sessiliflora

 

ludwigia repens rubin

 

Cardamine lyrata

 

 

As minhas duvidas são na iluminação. Sei que 60W é pouco e quero incluir mais uns watts.

 

Como tenho um gato em casa é necessário manter o aquário fechado e adaptar a iluminação na tampa. Estava a pensar comprar uns suportes t5 estanques e colar na tampa de trás ficando o balastro dentro do armário para evitar as humidades.

 

As lâmpadas T8 que tenho são de 30W cada e pelo que li 6500K, que lâmpadas T5 aconselham a comprar?

 

Eu estava a pensar no seguinte:

 

tampaof.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Também tenho algumas duvidas em relação á fertilização.

 

Com solo fértil a partir de que semana é necessário começar a fertilizar?

 

Que tipo de fertilização aconselham?

 

Ultima pergunta, TPA faço dia sim dia não ou como faço?

 

 

Obrigado

 

Boas a minha opinião,

 

antes demais boa sorte com o projecto,

 

Em relação á luz vale mais teres a mais e o melhor é conseguires separar o circuito das t8 para as t5, eu fiz uma calha para mim visto n ter possibilidades para adquirir uma nova

 

Calha T5 HO 39W 4200K + T5 HO 39W 6500K + PLL 36W 6500K

 

Também comecei á pouco tempo com o plantado, mas se fizeres um pesquisa começas a ver quando ficas com carência de nutrientes, escusas de meter já fertilizantes, para cresceres as algas =)

 

Em relação as TPA's eu pessoalmente faço semana sim semana não, caso seja preciso mudo tb a meio da semana

 

Qualquer coisa passa no meu tópico para dares uma olhadela

 

Abraço

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Obrigado aos dois pelas respostas.

 

Decidi fazer como está no desenho. A calha T8 fica independente e mudo a lâmpada da frente para uma de 10000k. Depois vou adaptar na tampa traseira os casquilhos T5 com 4200k e 8500k. Só estou á espera que cheguem.

 

TPAs vou fazer de semana a semana.

 

À bocado fiz uns testes e deu me o seguinte:

 

PH: 6

 

NH4/NH3: 0.03

 

NO3: 0

 

Sei que a água da rede tem PH 7 o que será que o fez descer?

 

E os nitratos a zero será normal também?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Update:

 

 

 

 

img00873201303152314.jpgUploaded with ImageShack.us

 

img00872201303152314.jpgUploaded with ImageShack.us

 

img00868201303152313.jpgUploaded with ImageShack.us

 

img00870201303152314.jpgUploaded with ImageShack.us

 

img00871201303152314.jpgUploaded with ImageShack.us

 

 

Entretanto está na altura de pensar nos peixes que vou comprar.. e as restantes plantas que ainda está muito vazio..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece bem encaminhado, já metes-te Co2 ? A iluminação com o que ficas-te?

 

Tens no site da tropica, muitas plantas e vem a dar indicações sobre elas, é muito bom para ter ideias de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.