DIY Capitalista


Recommended Posts

Boas, à já algum tempo que mantenho aquários de ciclideos anões mas recentemente decidi lançar-me num projecto para poder oferecer as condições ideais para manter Discus.
Como não tenho nem jeito nem experiência em construções de moveis ou aquários o que fiz foi comprar os produtos e pedir a amigos e família com jeito para a coisa que fizessem por mim wink.gif.

A ideia era construir um aquário com as seguintes dimensões: 120x50x60...o que dá cerca de 360L.
Comecei pelo telhado ou seja...o aquário!

30102012134.jpg

 

De seguida pedi para fazerem a estrutura em ferro para suportar o aquário, foi em tubo de ferro quadrado 3cmx3cm

15112012140.jpg

 

Passados 2 meses foi a vez de forrar a estrutura de ferro com madeira, sinceramente não sei que tipo de madeira foi porque foi um serralheiro amigo que fez, e como ele percebe mais que eu eu não discuti...apenas dei a dica do MDF hidrófugo.
Como o meu pai tem uma loja de tintas, pedi-lhe para me lacar o móvel a branco, nunca pensei que ele conseguisse mas aquilo até encandeia de tanto brilho que tem grin.gif .

img4739m.jpg

 

img4740e.jpg

 

 

img4741i.jpg

Mostrar só o pormenor de 5cm de móvel a mais na parte de trás para esconder as tubagens de quem vê de lado.

Agora depois de meter o aquário em cima do móvel e de colar as cantoneiras

img4743o.jpg

 

Vista lateral

img4746h.jpg

 

Pelo caminho também pedi ao meu amigo Rui da Aquaeden para me fazer uma calha para o aquário, 2x54W mais moonlight.


27122012146.jpg

 

Com iluminação:

img4747g.jpg

 

com moonlight:

img4748u.jpg

 

Como observações digo que ainda não me decidi sobre os suportes da calha, se pendurada no tecto ou com suportes em ferro.
E tenho de trocar o esferovite pois comprei uma placa com 2cm de espessura e aquilo ficou igual com o peso do aquário em cima, estava a pensar em colocar apenas uma de 1 cm o que acham?É que fica muito inestético aquela altura do aquário em relação ao movel, parece que está a flutuar.
Tenho também já um filtro JBL e1501 e o substrato vai ser Ada Amazonia.
Agora é só esperar para começar a estudar o layout para os Discus terem espaço para nadar e troncos e plantar para a "Maria" cá de casa não chatear muito.
Fica só um teaser de um dos habitantes do futuro aquário, este eu sei que vai pois vou deixar o meu aquário para apist. pandurini e kribensis wink.gif.

29102012132.jpg

 

Aguardo sugestões, ideias e comentários.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo diy "capitalista" :tongue: , só não gostei das calhas.

 

Experimentaste a esferovite com o aquário vazio ou cheio de água? São mais 360 quilos de diferença! Isto sem contar com substratos, pedras ou troncos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falta uma barra de alumínio lacado de 3cm para colar na parte superior e tapar os travamentos.

As cantoneiras foram uma exigência da "Maria" para tapar o silicone, pois decidimos meter silicone a mais do que a menos pelo sim pelo não :tongue: , mas confesso que ate que fica muito fixe, fica diferente pela cor branca.

Eu testei o esferovite com o aquário vazio e acredito que ele vá "achatar" mas duvido que fique fino o suficiente para desaparecer por debaixo do aquario, é que a placa não é nada porosa e é rija que nem cornos :confused4: .

Agora é esperar pela reabertura da Aquaeden para ir buscar mais Amazónia e o hardscape,

A minha duvida agora é mesmo a suspensão para a calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esta muito bem produzido, em relação ao esferovite acho que não há necessidade de um esferovite tão grosso, aqueles tapetes que se vende pra fazer ginastica com cerca de 1 cm +\- chega perfeitamente, na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é ir comprar uma placa de esferovite com 1 cm de grossura que custa cerca de 5€, mas para ser uma única placa tenho de comprar uma com 2mx2m se não me engano.

O problema agora é a calha, porque não me apetecia ter de furar o tecto, vou ver quanto fica os suportes ao homem que me fez a estrutura de ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, já tenho o filtro, o termostato, o termómetro, os troncos e o substrato ADA Amazónia!

Queria só saber o que acham de substratos ferteis...o que pensam do JBL aquabasis ou o da tropica ou ADA é melhor?

É que aqui na minha zona só há o JBL aquabasis.

E já agora o que pensam de plantas para colocar no aquário?Estava a pensar meter espécies só da América do Sul...mas tenho de ver melhor!

 

Aguardo opiniões por favor :whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui fica um pequeno update do projecto.

Aqui fica o ensaio geral do hardscape.

img4771f.jpg

 

A colocação do substrato ADA Amazónia em cima do substrato fértil...

img4778z.jpg

 

Tempo de começar a encher

img4789c.jpg

 

E ficou assim depois de cheio...Aquela Amazónia deita pó que farta...mesmo enchendo com caudal baixo para um prato.

 

img4792l.jpg

 

A colocação da calha...

img4795k.jpg

 

Já com a calha colocada no lugar e com a água menos turva...mesmo assim ainda vai demorar a limpar a água.

img4798x.jpg

 

Agora só faltam as plantas e os peixes, decidi encher o aquário para ciclar o aquário.

E por agora é tudo.

Espero que gostem :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Boas amigos, já nem me lembrava deste tópico que por aqui criei.

A evolução deste aquário já deu muitas voltas, mas podem acompanhar tudo no tópico que criei com o desenvolvimento.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210810

 

Espero que gostem e muito obrigado pelos comentários.

 

cumps,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Como você conseguiu prender oc abo de aço?

Estou a procura de algum fixador ou grampo com uma boa estética. Pode me falar o que você usou?

 

Ficou muito bom este projeto!

Se não me engano foi com uns parafusos bem granditos de cabeça dupla já com buchas.

Vou ver se o meu pai se lembra, mas em qualquer loja de bricolagem eles dizem quais são.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais