Ramirezi vs Outros apistos (Agassizi/Cacatuoide/Borelli


Fguimaraes

Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aqua que tem programado para breve uma mudança completa de layout.

O aqua é o seguinte:

 

80x40x40 (128L brutos)

1 filtro externo 500L/h

1 termoestato 150W

substrato : akadama

2 troncos com esconderijos ("marcam" as 2 zonas distintas do aqua com esconderijos)

bastante plantado com limnophila sessiflora, fetos de java, anubia nana e musgo de java em tronos e vou tentar um tapete :D

 

fauna:

 

4 ottos

4 corys panda

1 casal de rams já formado e com posturas feitas

3 cobras kuhli (são de estimação, ja veem do setup antigo xD)

+ 1 casal de um dos ciclideos enumerado acima caso seja possível - agassizi, borelli ou trifasciata

 

Para que continue um aqua "minimamente" tranquilo e com boas condições para que ambos os casais se reproduzam quais os casais que de ciclideos anões recomendam visto que os rams são prioridade?

já agora assim na loucura, o que dizem de uma colónia de red cherry? sei que poderão ser dizimados mas visto as capacidades de reprodução da especie e os enumeros esconderijo que pretendo criar no lay out será "viável"??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bom dia!

 

na minha opiniao um casal de apistos ai no meio é inviavel, o aqua e demasiado pequeno para 2 casais tao territoriais, talvez um trio de rams fosse mais adquado, em relacao ao red cherry se quiseres providenciar uma boa mariscada ao rams podes meter. na minha opiniao sao coisas imcompativeis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao que o Ric.Gomes escreveu concordo em tudo excepto num ponto... Um trio de rams não é aconselhável, tem apenas um casal, pois se houver um macho/fêmea para além do casal, vai-se fartar de apanhar :(

 

Eu tenho a experiência com rams x RCs, que estes últimos são petisco dos 1ºs :)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende um bocado de quando os juntas (se os juntares todos em pequenos é mais provável que se vão dar bem), e de como tens o aquário organizado. Se tiveres plantas que te "cortem" os espaços abertos, eles dão-se melhor e há menos conflitos do que se tiveres muito espaço aberto. Eu por exemplo tenho 6 Rams (nenhum casal, que tenha dado conta, acho que são 4 machos e 2 fêmeas), 2 altuspinosis, 1 casal cacatuoides e 3 discus, e todos eles se dão bem. Inclusivamente o casal de cacatuoides tem varias posturas já, e mesmo nessa altura, como tenho muitas plantas não houve grandes conflitos. O meu aquário é um bocadito maior, mas 80cm já é um aquário a meu ver suficiente para um casal de rams e outro agassizi/cacatuoides..

 

Claro q podes ter azar e arranjar um cacatuoide que seja muito violento, mas isso nunca podes prever, mas desde que já vi neons dar "pancada" em escalares grandes, defendo que depende muito da "personalidade" do peixe em particular.

 

Neste momento todos os meus peixes já são adultos (tirando os discus), e no entanto não há conflitos. Se quiseres vê o meu tópico, tem lá umas fotos recentes que coloquei há uns dias atrás e dá para ver que todos os peixes estão saudáveis e sem marcas ou barbatanas ratadas :).

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado por todas as sugetões.

 

 

ola bom dia!

na minha opiniao um casal de apistos ai no meio é inviavel, o aqua e demasiado pequeno para 2 casais tao territoriais, talvez um trio de rams fosse mais adquado, em relacao ao red cherry se quiseres providenciar uma boa mariscada ao rams podes meter. na minha opiniao sao coisas imcompativeis!

Quanto ao trio de rams, não me parece muito bom, pelo que tenho lido... mas cada caso é um caso. Numa colónia de ceca de 50 red cherrys com musgo e esconderijo penso que eles são capazes de se reproduzir mais rapido do que são comidos.

 

 

 

Depende um bocado de quando os juntas (se os juntares todos em pequenos é mais provável que se vão dar bem), e de como tens o aquário organizado. Se tiveres plantas que te "cortem" os espaços abertos, eles dão-se melhor e há menos conflitos do que se tiveres muito espaço aberto. Eu por exemplo tenho 6 Rams (nenhum casal, que tenha dado conta, acho que são 4 machos e 2 fêmeas), 2 altuspinosis, 1 casal cacatuoides e 3 discus, e todos eles se dão bem. Inclusivamente o casal de cacatuoides tem varias posturas já, e mesmo nessa altura, como tenho muitas plantas não houve grandes conflitos. O meu aquário é um bocadito maior, mas 80cm já é um aquário a meu ver suficiente para um casal de rams e outro agassizi/cacatuoides..

 

Claro q podes ter azar e arranjar um cacatuoide que seja muito violento, mas isso nunca podes prever, mas desde que já vi neons dar "pancada" em escalares grandes, defendo que depende muito da "personalidade" do peixe em particular.

 

Neste momento todos os meus peixes já são adultos (tirando os discus), e no entanto não há conflitos. Se quiseres vê o meu tópico, tem lá umas fotos recentes que coloquei há uns dias atrás e dá para ver que todos os peixes estão saudáveis e sem marcas ou barbatanas ratadas :).

Estou com um feeling que deveria arriscar e talvez com os borelli que são os mais calmos e que iria conseguir mas preciso de mais umas opiniões vossas. Até agora as opiniões inclinam para deixar apenas os rams sozinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal é manteres o casal apenas... o resto ja dei a minha opiniao! ;)

O meu senão é o aquário ficar "vazio" porque os rams são um pouco timidos, as corys, como peixes de fundo que são, não preenchem o aqua. ia ficar com os ottos e mais nada... dai a minha vontade de querer mais um casal? alguma sugestão sem ser viviparos?? Em ultimo caso coloca-se um cardume de narizes de bebado, mas preferia algo que desse reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...