Clareza, um pequeno nano recife


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Bom dia,

 

Desmontei recentemente o plantado que mantinha e irei agora tentar uma nova experiência em água salgada. Ainda estou numa fase de aquisição de vários materiais e equipamentos, mas já tenho uma boa ideia daquilo que quererei montar.

 

Aquário: 45*25*25 cm (Cube Garden GAD em vidro extra claro) ~ 28 litros
Filtragem: Filtro cascata com filtragem biológica e química
Iluminação: Calha PLL 27W (CW+B)
Circulação: Vortech MP10w ES
Rocha Viva: A adquirir
Substrato: Areia de coral moído
Reposição de água evaporada: A adquirir
Suplementação: Método de Bailling

O objectivo deste sistema é a manutenção maioritariamente de corais moles e invertebrados. Um ou dois micro-peixes também poderiam entrar, mas só depois da boa estabilização do aquário.

Irei iniciar o sistema à maneira americana, usando um filtro de cascata adaptado para conter filtração química (Purigen e outras resinas / carvão activado) e biológica (macro-algas). Já foi esta a configuração que usei num pico reef que mantive alguns meses e os valores de nitratos e fosfatos estiveram sempre controlados, pelo que acredito que nos primeiros 6 a 12 meses irá correr tudo bem com esta configuração. No entanto, tenho algum receio que a médio prazo não seja o suficiente para assegurar a manutenção da melhor qualidade de água, pelo que uma pequena sump não está fora dos planos a médio prazo.

Acho que vou querer começar maioritariamente com a rocha morta que já tenho, mas adicionando alguma viva de MUITO boa qualidade. Sei as desvantagens de começar assim, mas também vejo algumas vantagens como o mais fácil controlo de intrusos contidos na rocha viva e a maior facilidade em realizar um bom aquascaping a seco. Por outro lado, gostaria de montar um hardscape leve e natural, sem estar a encher o aquário de rocha à toa. Qual será a quantidade mínima de rocha para este sistema?

A minha outra dúvida é a iluminação. Já tenho esta calha à medida do aquário, mas apenas debita 27W de iluminação PLL. No plantado que tinha, era suficiente, embora por vezes sentisse falta de alguma luz extra para plantas mais exigentes. Será que vai chegar para o tipo de corais que pretendo (zoanthus, palythoas, actinodiscus, ricordeas e GSP)?

 

Para terminar este primeiro tópico ficam uns aperitivos que me têm servido de inspiração:

 

DSC_0610.jpg

 

Devo iniciar a montagem durante esta semana, mesmo sem ter todo o material, para iniciar a maturação o mais rapidamente possível.

 

Agradeço críticas e comentários construtivos,

 

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo.

 

 

O projecto está com excelente aspecto, parecido com o que estou a pensar fazer para mim mas com alguns extras engraçados.

 

 

A diferença é que estou já desde o principio a optar por uma mini-sump lateral para a tal macro alga e para esconder todo o material, mas como também gosto do estilo americano e do que estes fazem com os ADA para pequenos reefs optei por utilizar a sump lateral e ficar com o vidro de trás transparente que dá uma maior luminosidade a quem vê de fora.

 

 

Quanto a Vortech acho uma excelente escolha também gostava de um dia adquiri uma bombinha dessas.

 

 

Acho que poderias equacionar também aqueles skims que os americanos tanto utilizam neste tipo de setup para esconder boia de reposição, aquecedor, e até para fazer alguma escumação de superfície eliminando aquela camada gordurosa que por vezes se instala.

 

Acho que a iluminação chega dado que estamos a falar de uma altura fácil de iluminar, eu no meu antigo tinha 23 cm de altura de água e tinha sps´s a crescer com bastante sucesso com uma pl de 18W.

 

 

 

Força com o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sistema de balling num aqua de 28 litros é obra!

 

Assim como uma MP 10! Nao será demasiada circulação? Mesmo em algum modo que não use a bomba no máximo.

 

De qualquer maneira, excelente projeto a acompanhar! Cada vez mais vemos mais picos, pode ser um incentivo para algumas pessoas que não queiram gastar muito dinheiro, agora não aconselho para quem seja o 1º aquário salgado...

 

Boa sorte

 

Cumps

 

Duarte G

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo quanto à rocha penso que é difícil definir a quantidade em quilos de rocha morta, depende muito da forma, porosidade e tipo da mesma, eu para 24 litros vou por menos de 1 kg de rocha morta mas em compensação para um ciclo acelerado e boa colónia de bactérias vou começar com areia viva, daquela que vem já embalada com a formula de conserva das bactérias.

 

Só o facto de optares por não fazer um aglomerado de pedras já faz com que quando estas estejam matura e curadas desempenhem o seu papel de filtragem de forma mais eficiente uma vez que a circulação é melhor aproveitada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Duarte e Miguel pelos comentários. Não respondi logo na altura, mas tive em conta os comentários feitos.

 

O setup depois de lavado e instalado no móvel (IKEA Expedit), ficou com este aspecto:

 

DSC_0629_ed.jpg

 

Comprei 2 kg de rocha viva de boa qualidade e sal Red Sea Pro. Tenho o aquário em funcionamento desde o dia 25/01, mas só fiz o aquascaping no dia 31/01. Acho que correu relativamente bem, agora o resto vai com o tempo e com a adição dos primeiros corais daqui a umas duas semanitas.

 

Para quem gostar de aquascaping fica aqui um passo-a-passo:

 

DSC_0632_ed.jpg

 

DSC_0633_ed.jpg

 

DSC_0635_ed.jpg

 

DSC_0636_ed.jpg

 

DSC_0637_ed.jpg

 

DSC_0639_ed.jpg

 

Relativamente à potencia da MP10 para um volume tão pequeno, a verdade é que raramente posso passar dos 50% e mesmo este valor só elevo durante uns minutos por dia, duas ou três vezes por semana para agitar a areia e evitar assim a acumulação de detritos. No entanto, é mais do que apropriada para este volume, sendo muito mais versátil que uma Koralia Nano ou equivalente e ocupando muito menos espaço no interior do aquário.

 

Tenho neste momento um pequeno filtro de cascata (Elite Hush 10) com apenas lã de vidro para filtrar as partículas de maior dimensão. Como ainda não tenho vivos, não estou muito preocupado com a degradação de matéria orgânica por causa desta matéria filtrante, e até julgo que irá contribuir para "alimentar" as colónias de bactérias nitrificantes. Depois pretendo substituir este filtro por um de maior volume para colocar as resinas e um pequeno refugio com macroalgas.

 

Um último relance do aquário, já com água. Mais fotos quando adicionar vivos!

 

DSC_0659_ed.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem gostar de aquascaping fica aqui um passo-a-passo

 

Boas Diogo, eu de salgados não percebo patavina daí não te puder ajudar mas gosto muito de aquascaping e isso em salgados é muito raro acontecer, por aquilo que tenho visto claro, daí achar muito interessante que um aquascaper da tua qualidade ao meter-se em reefs possa acrescentar algo mais do que, e aqui desculpem-me os aficionados dos salgados, um monte de rochas apenas como suporte de corais. Posto isto resta-me acompanhar e talvez, quem sabe, não monto mais tarde (muito mais tarde :tongue: ) um reef.

 

Boa sorte.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo, eu de salgados não percebo patavina daí não te puder ajudar mas gosto muito de aquascaping e isso em salgados é muito raro acontecer, por aquilo que tenho visto claro, daí achar muito interessante que um aquascaper da tua qualidade ao meter-se em reefs possa acrescentar algo mais do que, e aqui desculpem-me os aficionados dos salgados, um monte de rochas apenas como suporte de corais. Posto isto resta-me acompanhar e talvez, quem sabe, não monto mais tarde (muito mais tarde :tongue: ) um reef.

 

Boa sorte.

 

 

desculpa mas nao concordo contigo. existe muito monte de rocha mas tambem existe muito aquasacping em agua salgada se calhar nao vez é os projectos correctos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas nao concordo contigo. existe muito monte de rocha mas tambem existe muito aquasacping em agua salgada se calhar nao vez é os projectos correctos..

 

Acredito que sim, o problema está em eu não os conhecer, mas aproveitando podias mostrar exemplos . :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

Eu trocaria esse filtro de cascata por outro de cascata também mas com skimmer.

Eu vou instalar este no meu nano --> http://www.tiendanimal.pt/filtro-mochila-niagara-separador-proteinas-p-5003.html

Em principio vai ser hoje a montagem:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...