calha em led = dor de miolos


Recommended Posts

Bem ando há muito tempo a ler e pesquisar e ler e pesquisar e as conclusões são...

Pois tem dias... há dias que fico todo motivado pois parece que já esta, foi desta que percebi o que realmente faz falta para se ter uma boa calha de led DIY ou ate mesmo já feita... mas as conclusões e opiniões neste mundo dos leds e muito instável e quando dou por mim no dia seguinte já perdia motivação toda...

 

há uns que dizem que o importante são os W, outros os Lumen e outros os PAR...

Seja o que for preciso cheguei a uma conclusão pessoal, tenho um aquario de 100c x 40l x 50a = 200l que vou fazer salgado. tenho também uma calha 4x39w t5 que faz 156w (não penso em duros ate a data...)

Por vários pedidos de orçamento e por trocas de opiniões com outros membros por mp e por tanto que tenho lido cheguei a conclusão que preciso de cerca de 160 a 200w de led para ter uma calha eficaz... ora então aqui pergunto-me onde esta a tao famosa poupança com a edp?

encontrei vários links onde se compra "bom" material o ultimo e que me parece dos melhores foi este...

http://www.rapidled.com/retrofit-kits/

 

Onde há kits feitos para varias litragens e onde há tudo vendido em separado...

 

Gostava de debater e ouvir opiniões de pessoas com experiencias próprias para ajudar a mim e a todos os que pensam nos leds mas se enchem de duvidas como eu.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a poupanca esta em que, se para as tuas contas e para o que queres colocar vais usar 200watts em fluorescente usarias 300watts.. no verao outro tipo de iluminacao poderia aquecer em demasia a agua dependendo da localidade condicoes etc e necessitarias de gastar ainda mais num refrigerador ventoinhas,etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

regra dos watts é ridícula. ou vais pelos lumens ou pelo PAR.

o mais fácil é os lumens porque é a luminosidade, ou seja, quanto mais lumens mais luz emana a lâmpada.

Nesse sentido o mais económico dentro dos leds são os leds de 10w que podes mandar vir no ebay que saem a cerca de 2,5 euros cada um e que tem 900lm. Numa calha para salgados, não sendo esta a minha área, diria que precisas de uns 10 azuis mais uns 15 brancos e ficas com luz que dá para pores muita coisa.

 

Pensa nisso

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a poupanca esta em que, se para as tuas contas e para o que queres colocar vais usar 200watts em fluorescente usarias 300watts.. no verao outro tipo de iluminacao poderia aquecer em demasia a agua dependendo da localidade condicoes etc e necessitarias de gastar ainda mais num refrigerador ventoinhas,etc

Ou não leu o que disse com atenção ou não percebeu mesmo... em watts para o meu aquario gasto exatamente o mesmo em t5 ou led... cerca de 160W, em relação ao calor é uma vantagem sim,mas não faz assim tanta diferença quanto isso...ia mais pela manutençao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

A questão não tem a ver com watts nem lumen e sim em abranger os espectros necessários

A ver se encontro um artigo que li a explicar a coisa como deve ser

E contra o que muita gente ainda acha que os leds são muito caros e não são viáveis , eu vejo o contrario . Nos leds a poupança é em tudo , quer na compra da calha se comparar mos uma calha ati por uma de leds em watts iguais , quer na conta da EDP e ainda mais quando ser altura de trocar lâmpadas ....

Só vendo ao vivo se consegue ter noção da qualidade de algumas calhas , na sua potência e na diferença no crescimento e cores dos. Orais moles e duros

A ver se encontro o artigo e deixo aqui o link

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

regra dos watts é ridícula. ou vais pelos lumens ou pelo PAR.

o mais fácil é os lumens porque é a luminosidade, ou seja, quanto mais lumens mais luz emana a lâmpada.

Nesse sentido o mais económico dentro dos leds são os leds de 10w que podes mandar vir no ebay que saem a cerca de 2,5 euros cada um e que tem 900lm. Numa calha para salgados, não sendo esta a minha área, diria que precisas de uns 10 azuis mais uns 15 brancos e ficas com luz que dá para pores muita coisa.

 

Pensa nisso

essa é a minha conclusão também se bem que gostava de ouvir mais opiniões... mas la esta... 15white mais 10blue 25x10watts cada 250w.

as white tem cerca de 900lm mas as blue tem 450+/- 18000lm o que vou ter 90lm po litro...

Com a minha calha t5 obtenho os seguintes valores:

4x39w = 156w

cada lâmpada destas tem cerca de 4600lm x 4= 18400lm

perante isto volto a questionar-me... onde esta a poupança na edp? :whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.advancedaquarist.com/2012/10/aafeature

 

Ps; precisas menos watts em leda que t5 e não há perda de energia ... Lê o artigo e veras o porque

Atenção que não sou perito nem electricista apenas o que tenho lido e visto só vivo com leds

Um amigo comprou 2 calhas de 100 watts cada e não usa nem metade , cada calha tem dimmer pra regular e mesmo pagando alfândega ficou a volta dos 300 euros ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza que cada lâmpada de 39w tem 4600lm? as minhas têm 3400 e acho que não há melhor que isso. Se fosse assim estava melhor que leds. Confere por favor.

 

Uma coisa que é melhor que leds e que eu vi uma vez era a luz de plasma. Foi em Espanha, num hotel e uma simples lâmpada, mesmo pequenina estava a alimentar um reef. Até fiquei estúpido com o que vi mas nunca mais ouvi falar duma coisa parecida.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguém que partilha das minhas questões... lol

 

Hugo, importaste que aproveite o teu post para colocar as minhas dúvidas??? É que partilho da tua confusão...jcb_

 

Tenho um novo projecto um aqua com 1,5x0,8x0,5 (C x L x A) e arranjar iluminação para o dito não tem sido fácil... Acredito que a solução ideal será misturar, no meu caso que quero manter moles e lps, leds com T5. Tinha pensado nesta mistura fazer qualquer coisa como 250W. O que vos parece???

 

Já agora, deitando algumas achas para a fogueira... Mais watts por led e maior concentração de luz ou menos watts e ganhar na distribuição???

 

Obrigada Hugo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

No artigo que coloquei acima , fala sobre as questões que levantas ...

Plasma é sem duvida a melhor luz que há mas e o preço disso? Neste fórum encontras um tópico que fala sobre isso e há quem as tenha em reef em Portugal nas o valor é exorbitante ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.advancedaquarist.com/2012/10/aafeature

 

Ps; precisas menos watts em leda que t5 e não há perda de energia ... Lê o artigo e veras o porque

Atenção que não sou perito nem electricista apenas o que tenho lido e visto só vivo com leds

Um amigo comprou 2 calhas de 100 watts cada e não usa nem metade , cada calha tem dimmer pra regular e mesmo pagando alfândega ficou a volta dos 300 euros ....

Obrigado pela partilha, prometo que vou ler com toda a atençao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza que cada lâmpada de 39w tem 4600lm? as minhas têm 3400 e acho que não há melhor que isso. Se fosse assim estava melhor que leds. Confere por favor.

 

Uma coisa que é melhor que leds e que eu vi uma vez era a luz de plasma. Foi em Espanha, num hotel e uma simples lâmpada, mesmo pequenina estava a alimentar um reef. Até fiquei estúpido com o que vi mas nunca mais ouvi falar duma coisa parecida.

Pois... nao sei mas pelas pesquisas que fiz o que diz é 5000lm para 2700k se for 6500k faz 3250lm...o que nao foge do que disse...fica o link:

http://www.europeanlampgroup.com/uploads/downloads/SLI%20Fluorescent.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... nao sei mas pelas pesquisas que fiz o que diz é 5000lm para 2700k se for 6500k faz 3250lm...o que nao foge do que disse...fica o link:

http://www.europeanlampgroup.com/uploads/downloads/SLI%20Fluorescent.pdf

Feito...

Conlusao?

-Quem escreveu o artigo nunca pode ser acusado de falta de lealdade para com os leds :P

-Sim mostra os beneficios e muito resumidamente, menos calor, logo nao precisas de chiler e poupares uns € e uns W na edp. maior durabilidade e por fim possibilidade de "brincar", ou seja, fazer o amanhacer e o anoitecer...

-ele nao recomenda led dos chineses apena da cree e da philips porque será? :juggle:

-continuo sem saber a quantidade necessaria para cada aquario... ou seja continuo aos apalpoes

 

Mas sim o aquario ganha qualidade e é melhor em relaçao as t5 sem sombra de duvida, mas será que compensa para quem ja tem uma boa iluminaçao trocar toda uma iluminaçao? acho que sim para quem trabalha com 2 hqui ou 8 t5 em que falamos de consumos de 600w para cima... ai ha uma grande poupança mensal, num caso de quem como eu trabalha com 160 ou ate mesmo 230w(caso de 6x39w) acho que o investimento nao compensa...

 

mas vou continuar na minha pesquisa e esperar que apareça por aqui alguem que me mostre outra prespetiva convicente.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entretanto em mais uma das minhas pesquisas...

 

Dizem os Senhores da Exotic.com que para o meu aquario um sistema high light seria este:

 

a) 3x - Panorama Pro LED Module 12K White/445nm Blue #8223

b) 3x - Panorama Pro LED Module 445nm Blue #8224

c) 2x - 3-Way Splitter #5024

d) 2x - 60W 24V Transformer #8006

 

Ou seja,

a) 69$ x 3 = 207$

b) 69$ x 3 = 207$

c) 36.95$ x 3 = 73.9$

d) 8.95$ x 3 = 17.9$

Total 505$

 

a + b) 96W

c) 120w

 

lm??? não sei pois não especificam em lado nenhum

 

a) 8 led 12000k white e 4 led 445nm blue

b) 12 led 445nm blue

 

Próximo passo... ver algo mais diy ainda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não volto a intrometer me neste tópico , deixa me só perguntar uma coisa Hugo Filipe.... Leste alguma coisa do artigo que deixei acima ?

Andam a pensar em lumen's para um reef? Falas em white e blue... Só? Royal blue tb vais precisar mas se não queres ler nem irei explicar de novo

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não volto a intrometer me neste tópico , deixa me só perguntar uma coisa Hugo Filipe.... Leste alguma coisa do artigo que deixei acima ?

Andam a pensar em lumen's para um reef? Falas em white e blue... Só? Royal blue tb vais precisar mas se não queres ler nem irei explicar de novo

Cumprimentos

Ola Nelsom.

Li tu de cima abaixo posso é não ter tirado a mesma conclusão que tu... dá-me um credito tava no trabalho e ainda por cima eram 04:15 da manha ;)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.rapidled.com/copy-of-48-solderless-led-retrofit-kit/

 

(aqui qual será a melhor lente?) 48 XP-E/XP-G Lenses (Choose from either 40, 60 or 80 degrees with white or black housing)

( aqui não percebo as diferenças) 4 Mean Well ELN-60-48D drivers or 4 Mean Well ELN-60-48P drivers

 

Outra duvida que tenho é se esses transformadores dao para as nossas tomadas ou se vou ter de comprar as deles dos EUA e usar um adaptador...

 

Sem duvida alguma a melhor opção ate agora, os preços e essas opçoes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A lente tu que saberás a melhor para ti de modo a não teres sombras... 90 ou 120 graus dependendo do espaço entre cada led e tamanho do aquário e a altura a que colocas a calha

Se tens duvidas referente a algum item envia mail e coloca ao vendedor as questões técnicas assim como das tomadas por exemplo

Quando tiveres um orçamento final envia me Pm , caso te interesse e explico te porque ;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A lente tu que saberás a melhor para ti de modo a não teres sombras... 90 ou 120 graus dependendo do espaço entre cada led e tamanho do aquário e a altura a que colocas a calha

Se tens duvidas referente a algum item envia mail e coloca ao vendedor as questões técnicas assim como das tomadas por exemplo

Quando tiveres um orçamento final envia me Pm , caso te interesse e explico te porque ;)

Cumps

seguiu pm ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e porque as informaçoes nunca sao demais...

 

http://www.ledgroupbuy.com/choosing-the-right-optic/

 

e para dissipadores mais baratinhos

 

http://www.heatsinkusa.com/3-500-wide-extruded-aluminum-heatsink/

 

:)

Editado por Hugo Filipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não vale a pena comprares calhas feitas. Fica muito mais barato fazes uma e nao é nada difícil. Se quiseres ver como contrui a minha que tem 16 leds de 10W cada podes aceder ao seguinte link(reefcentral). Tem lá os preços e os links onde comprar.

 

Link:

 

http://www.reefcentral.co.uk/showthread.php/28365-Led-Lighting-with-10W-high-power-LED?p=249023&highlight=#post249023

 

Um abraço

Hélder Quinzico

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinzico, a tua calha da 160 watts , gastaste 300 euros mais o trabalho , mais o material que tinhas e que muita gente não tem , ficas com 160 e por 300 euros

Consegues 2 calhas de 100 cada , já com portes e alfândega por esse preço , entregam em 15 dias , garantia de 3 anos e escolhes os ledz que queres ;)

Mas parabéns fizes te um excelente trabalho .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais