Uma reflexão IMPERATIVA sobre a fertilização de marca.


Lucky strike

Recommended Posts

Boas a todos. Decidi fazer este tópico, por 2 razões: primeiro para ajudar os iniciados que como eu se questionam sobre a fertilização a usar e segundo a título de "catarse" para com a frustração que sinto em relação aos fertilizantes trópica.

 

Estou nestas coisas da aquariofilia à cerca de 3 meses. Tenho um aquário plantado de 96L, com alternanthera pink, egeria, cobomba, eleocharis mini, cuba e musgo de java.

Fauna tenho guppies, neons, platys, ancistrus e introduzidos hoje 5 camarões Amano.

 

Apesar de se associar aquariofilia a peixes, actualmente mais do que a reprodução da actual fauna tenho por objectivo ter um aquário bem plantado.

Como tal, comprei os fertilizantes liquidos trópica micros e macros.

 

Ao fim de 2 meses a fertiizar vou dar a minha opinião.

 

A minha opinião é negativa e passo a explicar porquê, mas antes de mais, digo que é melhor fertilizar com fertilizantes de marca que não fertilizar.

 

Basicamente esperava bons resultados ao utilizar trópica, mas tal não aconteceu. Entretanto, ao fazer os testes, reparei que apesar de uma fertilização até acima das doses recomendadas pela trópica, continuava a ter diversas carências de nutrientes, nomeadamente a nível dos nitratos e fosfatos.

 

Finalmente, hoje encontro um site de cálculo de fertilizações em que é feita a simulação para a fertilização com TPN+.

basicamente é isto:

 

Para 100L, se fertilizarmos com 12 mL's semanais (os tais recomendados), obtemos 7.5 ppm's de Nitratos, 0.50 ppm's de Magnésio, 0.13 ppm's de fosfatos. Ou seja, rapidamente, ao fim de poucas semanas de fertilização com TPN+, obtemos um aquário absolutamente desiquilibrado em termos de nutrientes.

 

Devo acrescentar que acho desonesto não estar especificada a composição específica da solução em causa, mas enfim.

 

Eu já pago a factura desse desequilíbrio. Apesar de 90W de luz e de concentrações de CO2 correctas, tenho fosfatos a 0 e um boom de green algae.

 

apesar de conhecer apenas a realidade da TPN e TPN+, acredito que todos os outros fertilizantes all-in-one partilham dos mesmos defeitos.

A fertilização é rígida e não pode ser adaptada ás necessidades cada aquário.

 

Como tal, a fertilização DIY é a ÚNICA FORMA realmente eficiente de fertilizar um plantado.

No meu caso, as plantas crescem (e em alguns casos até bem), mas não apresentam a vitalidade pretendida.

 

Em suma: acho os fertilizantes líquidos comerciais pouco recomendáveis em relação qualidade-preço. Eu já aprendi a lição.

 

Estou à procura de nitrato de potássio e fosfato monopotássico em pó, os quais vou ter de comprar online, visto ser quase uma substância em extinção. É mais fácil comprar um revolver que KNO3. Ao que chegou o mundo. LOL.

 

Os restantes macros já possuo. Em relação a micros, confio na água da torneira.

 

Esta é a minha opinião. Fertilizar com DIY é simples e eficiente. Existem inúmeros sites que ajudam no processo, calculadoras online, e sendo um método flexível é adaptado ás necessidades do nosso aquário.

 

Cumprimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu começo por dizer que gosto bem dos fertilizantes da Tropica pois vêem nuns frascos muito bons.

O que lá vem dentro não sei porque nunca usei, mas os frascos...

 

O que podes e deves fazer, é interiorizar que não há uma "FORMA realmente eficiente de fertilizar um plantado", há sempre perdas (não tentes poupar fertilizantes) e assim que perceberes que isto é uma realidade, podes seguir um método tal como o E.I. do Tom Barr.

 

Precisas apenas de comprar online, as pré-misturas dos sais, e com um investimento relativamente baixo ficas com fertilizantes para muito tempo.

Lamento mas não vou colocar aqui links, pois o Fórum tem Patrocinadores e os estrangeiros não me pagam para os patrocinar, mas há vários sites que te vendem umas saquinhas todas pi-pis com colherzinha e tudo.

Não uses é água da torneira ou destilada para as dissoluções pois "se usares concentrações baixas e/ou a água da tua canalização não for muito dura, podes usá-la. Caso contrário, facilmente precipitas os sais, e depois estás a deitar dinheiro à rua." (citando Luís Fortunato)

Eu uso água desionizada e compro os meus fertilizantes na loja, na farmácia ou onde for mais barato, mas isso sou eu que já tenho uns frascos como os teus (foram dados).

 

Deixa-me só acrescentar, que a nossa água da torneira, não vem com micros suficientes para um plantado luxuriante.

Serve para manter plantas e vê-las a perlar, mas com índices luminosos elevados notarás carências.

Se não quiseres fertilizar com micros é simples, colocas terra dos vasos por baixo do areão decorativo.

 

De resto a mantra é sempre a mesma, CO2 estavelmente acima dos 30 ppm (se os peixes ficarem 'ofegantes' assegura-te que a superfície da água é agitada) e TPA de 50 ou mais % semanalmente.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é uma questão interessante de ser colocada. Também não sou adepto dos all-in-one porque gosto de controlar o que coloco na água, mas há vantagens nos all-in-one que não podem ser desprezadas. Nos fertilizantes de marcas como a ADA ou Elos, os seus all-in-one são formulados não apenas com nutrientes inorgânicos (nitratos, fosfatos, potássio, magnésio, ferro, etc) mas também com complementos orgânicos (aminoácidos, vitaminas, fontes de carbono orgânico) que potenciam o crescimento vegetal. No entanto, não são essenciais, pelo que se faz perfeitamente um luxuriante plantado sem o uso dos mesmos.

 

Existem no entanto duas marcas que comercializam todos os nutrientes separadamente: a americana Seachem e a holandesa Easylife. A vantagem de usar fertilizantes deles em relação aos sais? Duas: menos trabalho (soluções já preparadas) e garantia de qualidade (ambas as marcas disponibilizam as análises aos seus produtos). A desvantagem: o preço.

 

Pessoalmente sempre optei por uma solução intermédia: N-P-K e eventualmente Mg em sais e micros + Ferro de marca. Assim conseguia poupança e ao mesmo tempo eficácia.

 

Boas fertilizações!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que ainda é cedo para culpares os fertilizantes com que muita gente se dá bem.

 

Para quem anda nisto a 3 meses, com 90W para 96L(brutos?), talvez seja um bocado de pressa a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que ainda é cedo para culpares os fertilizantes com que muita gente se dá bem.

 

Para quem anda nisto a 3 meses, com 90W para 96L(brutos?), talvez seja um bocado de pressa a mais.

Essa ideia peregrina e RIDÍCULA que na aquariofilia se deve começar por aquário com 2 pedras (inertes, porque pedras vivas só nos salgados prá i) e com areia da praia é, deixem que diga, tipicamente Portuguesa.

 

Como se na aquariofilia, fosse obrigatório começar por um nano de 15L a um rácio de 0.25W/L e daqui a 10 anos, evoluir para um aquário de 300L com iluminação LED XPTO M6 BMW.

 

Os problemas e desafios são os mesmos.

Se eu começar com um aquário não plantado ou poukissimo plantado, jamais vou experimentar os desafios e problemas que um plantado me coloca.

 

E depois: se um aquariofilista tem paixão pelo aquascaping, pelos plantados luxuriosos e pelos tapetes exigentes, qual é a lógica de lhe ser impingido o ritual de começar por um aquário com anubias e fetos???

 

A lógica é faze-lo desistir, enganando-o com o mito do impossível.

 

TIPICAMENTE PORTUGUÊS dos anos 50... felizmente.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elá!!!! disse algo que te tenha ofendido assim tanto?

 

Há pessoal "profissional" dos plantados, que as vezes demoram 3 meses para estabilizar um aquario, mas ok, deves ser o "special one" do aquascaping!

 

Como disse e continuo a dizer, seja tipicamente de que ano for, acho que tens pouca experiencia para estar a mandar abaixo a marca TROPICA.

 

E a minha intervenção foi por causa disso mesmo, não achei justo! Qualquer dia voltamos ao tempo em que não se pode escrever nomes de marcas de produtos ou de lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Garanto-te que se alguém comprar um BMW M5 1 mês depois de tirar a carta, dá logo cabo do carrinho todo! Então se for o M3, nem a curva para sair do stand faz!

 

Os fertilizantes da Tropica, Seachem e outros de menor concentração, destinam-se obviamente a aquários com crescimentos lentos. Quer isto dizer que pode-se no máximo ter 0.5 W/L, e mesmo assim já se torna dispendioso...

 

Quem quer ter 1 W/L ou mais (porque as plantas assim o exigem ou porque se pretende ter curvas de crescimento maiores), tem obrigatoriamente de fertilizar em mais quantidade ou em maiores concentrações. Qual o método/marca, cabe a cada um decidir.

Exactamente pelas mesmas razões, o CO2 é imprescindível a este nível. Podemos fertilizar quantidades infinitas que se não existir CO2 suficiente, é o mesmo que fazer pão com cimento.

 

Desaceleras o metabolismo, diminuis a procura directa de nutrientes, podes diminuir a oferta dos mesmos. Quer isto dizer que os níveis de cada nutriente mantém-se disponível durante mais tempo.

 

Podemos ainda tentar verificar as exigências reais de cada planta. A "CUBA" não precisa de muita luz nem grandes concentração de nutrientes, só de muito CO2! Se cresce rapidamente? Não! Se é saudável? Sim!

 

Sou também da opinião que certos substratos "chupam" os nutrientes da coluna de agua no inicia das montagens, sendo mais complicado saber o uptake concreto das plantas.

 

Simples opinião de alguém que passado mais de um ano já se considera um rockie-avançado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elá!!!! disse algo que te tenha ofendido assim tanto?

 

Há pessoal "profissional" dos plantados, que as vezes demoram 3 meses para estabilizar um aquario, mas ok, deves ser o "special one" do aquascaping!

 

Como disse e continuo a dizer, seja tipicamente de que ano for, acho que tens pouca experiencia para estar a mandar abaixo a marca TROPICA.

 

E a minha intervenção foi por causa disso mesmo, não achei justo! Qualquer dia voltamos ao tempo em que não se pode escrever nomes de marcas de produtos ou de lojas.

>Boas testum. Não fiquei ofendido. Só acho que não tem sentido a ideia de começar na aquariofilia "aos poucos", começando com iluminações baixas e aumentando aos poucos.

Há pessoal que adora os peixes e não se preocupa muito com os plantados.

Eu no meu caso, ambiciono um plantando luxuriante e tapete e tudo o resto... e sendo esse o meu objectivo, começar por baixo era o mesmo que dizer que em 2 semanas me fartava de ver um aquário que não correspondendo ao que pretendo, iria-me desmotivar e fazer-me abandonar o hobby.

 

Assim, começo logo com o objectivo de ter um plantado de média dificuldade e foco-me nisso.

 

Em segundo, os fertilizantes tropica all in one até podem ser (como muita gente diz) os melhores em qualidade/preço, mas não deixam de ter uma má relação a esse nível. Penso que o DIY é o tipo de fertilização adoptada pelo pessoal que tem plantados de média-elevada dificuldade, por ser muito mais barato e por terem controlo sobre a fertilização.

 

Obviamente que 3 meses não dão para dizer muita coisa. Tenho aprendido com os erros e não são poucos. Mas como se diz no norte, "para aprender é preciso cair!" e por isso, não lamento os erros que fiz e que vou fazer.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

B.Silva, estou inteiramente de acordo contigo.

Acho essencial desmistificar a ideia de ter rácios de luz elevadíssimos e depois ter CO2 caseiro. Eu próprio, apesar de ter 1W/L, vi a minha cuba morrer aos poucos, devido a um CO2 caseiro instável e que xateia (porque ou é bolhas a mais ou a menos, e n desliga à noite, pfuuuu e blá blá blá). O aquário tem boa circulação por isso foi efectivamente o CO2 o factor decisivo.

 

Penso até ser possível (como já li em fórums) fazer crescer a cuba horizontalmente com rácios de 0.5W/L, desde que se mantenham concentrações de CO2 de 30 ppm's.

Acredito que nos nossos aquários, muito mais facilmente o carbono é o factor limitante do crescimento nas plantas do que a luz ou até os nutrientes.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais