CPO´s and Shrimp´s


DPedro

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Venho partilhar convosco aqui no fórum o meu aquário onde vou tentar manter e reproduzir CPO´s.

 

Fiz a montagem no dia 21-03-2011 e durante algum tempo tive areia de sílica como fundo, só tinha 2 troncos e musgo, o aquário era um comunitário onde mantive escalares, um trio de apistogrammas, neons, corydoras, ottos e 2 sae.

Com o passar do tempo fui ganhando alguma experiencia, a ler, a ver outras montagens, a ver outro tipo de fauna, a visitar lojas, e assim foram mudando algumas ideias.

 

Na dia 14-08-2012 mudei o fundo de areia de sílica para ada amazónica, o aquário com areia estava bonito mas com a ada ainda ficou mais bonito na minha opinião.

Com a mudança de fundo já estava decidido á algum tempo que iria mudar a fauna.

 

Depois de ler e pesquisar acerca de compatibilidades, resolvi deixar as rasboras, os neons e as corydoras.

Esperei algumas semanas até o aquário estabilizar mais um bocado e adquiri 10 red cherrys a um membro aqui do fórum, com bastante musgo preso aos troncos não iria ter problemas entre os red cherry e os peixes.

 

As coisas estavam-se a compor e o pensamento já estava nos CPO´s, o aquário estável, a fauna ainda não estava toda completa mas a crise não dá tréguas e temos que ir devagar.

Acrescentei uns fetos de java por traz do tronco do lado direito e o musgo mantinha-se.

Depois de ter a coisa mais ou menos como tinha idealizado resolvi então começar a procurar os CPO´s, com a ajuda de um membro aqui do fórum que me aconselhou duas lojas, lá consegui arranjar os bichos.

 

Fui busca-los no dia 14-01-2013, fiz ambientação como mandam as regras e lá foram eles lá para dentro, o macho anda todo contente, a fêmea vinha ovada só a vi no primeiro dia e nunca mais a vi, deve ter entrado para a zona do pantanal de fetos de java para se proteger até ter os filhotes, espero que esteja viva porque aquela zona é impenetrável por qualquer mão humana sem haver estragos dentro do aquário.

 

Em Portugal pelo que tenho lido e pesquisado ou pelo menos não se vê nos fóruns, muitos aquariofilistas a manter este tipo de invertebrados.

 

O meu objectivo é tentar manter e reproduzir os CPO´s, aceito criticas e conselhos espero que gostem, fica então o setup completo do aquário a sua fauna e flora e as poucas fotos que consegui tirar.

Vou tentar manter o tópico actualizado.

 

Setup do Aquário

Medidas: 80x40x50

Iluminação: 2 x T5 24 Watts

Filtragem: Eheim 2224

Flora e Decoração: Musgo Xmas, fetos de Java, 2 troncos, ADA Amazonica, 1 casca de cocô, 2 bolas de musgo.

Fauna:

11 Rasboras arlecrim

5 Nariz de bêbado

5 Neons

3 Corydoras sterbai

Red Cherry qb

1 Casal de CPO´s

 

14cfts3.jpg

 

 

2875d.jpg
27y0bc3.jpg
Editado por DPedro

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas !

 

Gosto bastante do aspecto clean do aquario ! :D Em relação aos CPO's não comento porque não tenho nenhuma experiencia com eles e tambem nunca li nada sobre eles.

Por isso, boa sorte com o teu projecto.

 

Abraço

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DPedro.

 

Esses reds são descendentes dos meus! Eheh.

Também gostava de ter CPO's um dia. Talvez façamos negócio daqui a uns tempos ;). Os reds e os CPO's dão-se bem?

 

O aquário está engraçado, com o crescimento da flora vai-se compor. Vai actualizando para se ver a evolução.

 

Quando a só teres um casal de CPO's? Não é melhor adquirires mais para evitares a consaguinidade? É que na segunda geração eles vão ser todos irmãos, e isso trás alguns problemas :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta agradável e parece me tudo em ordem, mas infelizmente vou te dar a triste noticia de que CPO´s devido a razões desconhecidas nao reproduzem em ADA... E isso é ADA amazonia não é?

 

Eu pelo menos li isto já várias vezes e até já aqui no forum, nao sei se ainda se mantêm esta ideia mas era o que se dizia.

 

Acrescenta se calhar só mais alguns esconderijos para os CPOs poderem fazer a mudança de exoesqueleto mais seguros, tipo tubos, cocos, etc.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Gosto bastante do aspecto clean do aquario ! :D Em relação aos CPO's não comento porque não tenho nenhuma experiencia com eles e tambem nunca li nada sobre eles.

Por isso, boa sorte com o teu projecto.

 

Abraço

 

Obrigado pelo comentário, esperemos pela sorte. :)

 

Boas DPedro.

 

Esses reds são descendentes dos meus! Eheh.

Também gostava de ter CPO's um dia. Talvez façamos negócio daqui a uns tempos ;). Os reds e os CPO's dão-se bem?

 

O aquário está engraçado, com o crescimento da flora vai-se compor. Vai actualizando para se ver a evolução.

 

Quando a só teres um casal de CPO's? Não é melhor adquirires mais para evitares a consaguinidade? É que na segunda geração eles vão ser todos irmãos, e isso trás alguns problemas :S

 

 

Boas Tiago,

 

Ya aqueles reds são dos teus, já a alguns meses que preparava o aquário para receber os cpó´s se eles se reproduzirem depois digo-te algo, em relação ao darem-se bem até agora não vi nada de especial contra os reds, já os vi a comer lado a lado e até acho que tenho uma fotografia do momento, já vi foi um nariz de bêbado chegar-se perto da pastilha que o cpo estava a comer e se não fosse rápido acho que ficava ali deitado ao lado da pastilha, tirando isso não vi mais nada.

Vamos ver daqui a uns tempos quando ele se sentir mais a vontade o comportamento do bicho.

Em termos de consanguinidade achas que posso vir a ter problemas já na próxima geração?

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta agradável e parece me tudo em ordem, mas infelizmente vou te dar a triste noticia de que CPO´s devido a razões desconhecidas nao reproduzem em ADA... E isso é ADA amazonia não é?

 

Eu pelo menos li isto já várias vezes e até já aqui no forum, nao sei se ainda se mantêm esta ideia mas era o que se dizia.

 

Acrescenta se calhar só mais alguns esconderijos para os CPOs poderem fazer a mudança de exoesqueleto mais seguros, tipo tubos, cocos, etc.

 

Boa sorte

 

Boas João Palma,

 

Acho estranho isso, mas qual será o motivo ? Se a agua tiver os parâmetros ideais para eles penso que não tem o porque de não se reproduzirem, será pela cor do substrato?

Não podes disponibilizar a fonte onde leste isso?

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive cpo´s e com sucesso na reprodução, sem grandes dificuldades, mas basta pequenos descuidos na qualidade de agua para irem desta para melhor.

 

Tinha era o aquario com bastantes mais esconderijos do que o teu. Para um casal julgo não estar mau, mas se tiveres mais exemplares deve ser complicado, é que eles são um bocado agressivos entre eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Ya aqueles reds são dos teus, já a alguns meses que preparava o aquário para receber os cpó´s se eles se reproduzirem depois digo-te algo, em relação ao darem-se bem até agora não vi nada de especial contra os reds, já os vi a comer lado a lado e até acho que tenho uma fotografia do momento, já vi foi um nariz de bêbado chegar-se perto da pastilha que o cpo estava a comer e se não fosse rápido acho que ficava ali deitado ao lado da pastilha, tirando isso não vi mais nada.

Vamos ver daqui a uns tempos quando ele se sentir mais a vontade o comportamento do bicho.

Em termos de consanguinidade achas que posso vir a ter problemas já na próxima geração?

 

Os reds têm reproduzido bem?

 

Em relação à consaguinidade, imagina o caso para os humanos. Primeira geração só um homem e uma mulher, segunda são todos irmãos e mais os pais. Se calhar ainda consegues a terceira geração mas podem vir com problemas. Saúde mais frágil devido a problemas do sistema imunitário.

 

Já li que os CRS de grades altas são frágeis porque como foram muito selecionados, tendo em atenção apenas as cores, a variabilidade de indíviduos foi descendo, isto é, eram quase todos parentes uns dos outros, o que quer dizer que a consanguinidade foi subindo.

 

Isso criou problemas no sistema imunitário e na resistência às alterações dos parâmetros da água. Como eles foram muito selecionados sempre naqueles parâmetros da água, agora os que existem são todos descendentes daqueles selecionados inicialmente. Os problemas de saúde transmitem-se de geração para geração, e com consanguinidade é pior.

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive cpo´s e com sucesso na reprodução, sem grandes dificuldades, mas basta pequenos descuidos na qualidade de agua para irem desta para melhor.

 

Tinha era o aquario com bastantes mais esconderijos do que o teu. Para um casal julgo não estar mau, mas se tiveres mais exemplares deve ser complicado, é que eles são um bocado agressivos entre eles.

 

Viva testum,

 

As fêmeas quando estão ovadas escondem-se muito ? É que a minha só a vi no primeiro dia, já vinha ovada, eu tenho uma casca de coco e o musgo já está um bocado maior do que nessa foto, se nascer alguma coisa e vir alguma agressividade logo trato de arranjar mais esconderijos.

Em termos de descuidos com a agua faço os tpa´s necessários como mandam as regras, e também são cerca de 140 litros de agua, ainda tem alguma estabilidade, espero que eles se aguentem.

Não se vê muita gente a ter este tipo de invertebrados, é estranho porque até da para ter em comunitário .

 

Os reds têm reproduzido bem?

 

Em relação à consaguinidade, imagina o caso para os humanos. Primeira geração só um homem e uma mulher, segunda são todos irmãos e mais os pais. Se calhar ainda consegues a terceira geração mas podem vir com problemas. Saúde mais frágil devido a problemas do sistema imunitário.

 

Já li que os CRS de grades altas são frágeis porque como foram muito selecionados, tendo em atenção apenas as cores, a variabilidade de indíviduos foi descendo, isto é, eram quase todos parentes uns dos outros, o que quer dizer que a consanguinidade foi subindo.

 

Isso criou problemas no sistema imunitário e na resistência às alterações dos parâmetros da água. Como eles foram muito selecionados sempre naqueles parâmetros da água, agora os que existem são todos descendentes daqueles selecionados inicialmente. Os problemas de saúde transmitem-se de geração para geração, e com consanguinidade é pior.

 

Os reds tem produzido bem, queria ver se comprava mais a outro criador para também introduzir sangue diferente.

 

Vou esperar que estes façam alguma coisa depois penso em arranjar mais :) , mas não é fácil arranja-los, criadores não se vê as lojas também não é qualquer loja que os tem, é complicado.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Palma,

 

Acho estranho isso, mas qual será o motivo ? Se a agua tiver os parâmetros ideais para eles penso que não tem o porque de não se reproduzirem, será pela cor do substrato?

Não podes disponibilizar a fonte onde leste isso?

Sei que já li várias vezes aqui no fórum, fala com o Fábio Silva, moderador dos Invertebrados, ele saberá explicar te melhor este assunto mas eu penso que seja uma componente qualquer da ADA que nao permite estes reproduzirem se. Já nao sei se tem a ver com o acasalamento e fertilização dos ovos se mesmo com o nascimento a partir dos ovos, mas acho que era mais a 2ª hipotese..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva testum,

 

As fêmeas quando estão ovadas escondem-se muito ? É que a minha só a vi no primeiro dia, já vinha ovada, eu tenho uma casca de coco e o musgo já está um bocado maior do que nessa foto, se nascer alguma coisa e vir alguma agressividade logo trato de arranjar mais esconderijos.

Em termos de descuidos com a agua faço os tpa´s necessários como mandam as regras, e também são cerca de 140 litros de agua, ainda tem alguma estabilidade, espero que eles se aguentem.

Não se vê muita gente a ter este tipo de invertebrados, é estranho porque até da para ter em comunitário .

 

Escondiam-se mas não assim tanto, eu via-as a passear ovadas, provavelmente escondem-se mais no teu aquario.

 

Talvez não se veja muita gente, porque apesar de não serem muito dificeis, a verdade é que tambem não são faceis. Eu deixei de manter porque estou com outros projectos, e não se pode ter tudo... infelizmente o coelhinho, o gasparzito e a troikazona não me deixam espaço de manobra. Mas conto um dia voltar aos CPO´S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que já li várias vezes aqui no fórum, fala com o Fábio Silva, moderador dos Invertebrados, ele saberá explicar te melhor este assunto mas eu penso que seja uma componente qualquer da ADA que nao permite estes reproduzirem se. Já nao sei se tem a ver com o acasalamento e fertilização dos ovos se mesmo com o nascimento a partir dos ovos, mas acho que era mais a 2ª hipotese..

 

Já enviei uma PM ao Fábio a perguntar, a ver se ele aparece por aqui para esclarecer a malta, ou se outros membros com mais experiência nos podem esclarecer esse mito :) é estranho muito estranho espero que estejas errado João :P porque o fundo do aquário não vou alterar tão cedo, e assim o objectivo seria só manter os CPO´s :(

Ainda assim é espectacular observar o comportamento deles, neste caso dele, o macho a vaguear pelo aquário, não é muito vulgar ver estes bichos dentro de aquários então torna-se diferente e engraçado.

 

Obrigado por me teres partilhado essa informação vou pesquisar mais acerca disso.

 

Escondiam-se mas não assim tanto, eu via-as a passear ovadas, provavelmente escondem-se mais no teu aquario.

 

Talvez não se veja muita gente, porque apesar de não serem muito dificeis, a verdade é que tambem não são faceis. Eu deixei de manter porque estou com outros projectos, e não se pode ter tudo... infelizmente o coelhinho, o gasparzito e a troikazona não me deixam espaço de manobra. Mas conto um dia voltar aos CPO´S

 

Pois os meus chegaram coloquei-os dentro do aquário, fui á cozinha uns minutos quando voltei já só vi o macho, espero que esteja viva e que tenha os filhotes, estou a pensar em comprar mais uma fêmea talvez.

Infelizmente em Portugal está cada vez mais difícil as pessoas manterem os seus hobbies tem que se indo fazendo escolhas e ir fazendo as coisas cada vez mais devagar, ou seja por vezes esperar 1 ou 2 meses para poder juntar dinheiro para comprar isto ou aquilo, infelizmente estamos assim, mas vamos aguentar.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel,

 

Pelo que sei os CPO's gostam de pH um pouco mais para o alcalino e água com durezas médias, acima de 6 graus de dureza total(gH), o Amazonia vai retirar-te os minerais da água tornando-a mole e acida, por isso não é aconselhado usar substratos activos para lagostins.

 

O melhor é confirmares se ainda tens os dois e se esse que anda por ai é macho ou não, senão por muito que alteres os parametros não vão reproduzir.

 

Vê aqui a ficha da espécie.

 

Não sei o que te aconselhar a fazer visto que para teres condições ideais para eles esse não é o substrato indicado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

 

Achei bastante interessante este tópico por se tratar de uma espécie que realmente é pouco comum entre os "nossos" aquários.

Antes de mais, o aquário está com um aspecto bastante natural e saudável. A água cristalina e o verde a contrastar com o fundo e o substrato escuro... Muito bonito e agradável sem duvida!

 

Em relação ao que se debate actualmente, nem CPO´s nem Shrimps são a minha especialidade, muito pelo contrário, sou um leigo nesse assunto, além de os achar de uma beleza em ponto pequeno formidável. Já com ADA tenho a minha experiência pessoal e venho aqui mandar o meu bitaite em relação a isso.

 

Pelo que me apercebi, do que já foi dito por quem está mais dentro do assunto, não é aconselhável a reprodução de CPO´s em substratos ADA... No entanto, a única razão concreta para o que é dito, foi mencionada pelo Fábio Silva (com esse nome só podes ser boa pessoa :dance: ), talvez a pessoa com mais experiência nesta matéria, e que tem haver com o facto dos CPO´s gostarem de águas mais alcalinas e com uma dureza mais alta.

Ora é bem verdade que este substrato tem esse efeito na água, amolecer e baixar os níveis de acidez. Eu próprio tenho ADA nos meus aquários, neste caso com Apistogrammas, e realmente noto esse efeito. Mas, e porque há sempre um mas, esse efeito só se nota em águas com uma dureza baixa em que o efeito tampão é igualmente baixo ou nulo! Por exemplo, nos meus aquários de reprodução utilizo água de Osmose Inversa, que para quem não sabe é uma água bastante mole e ácida, e neste tipo de água o substrato ADA faz realmente o efeito já referido, porque o efeito tampão ou a dureza da água é quase nula. Se eventualmente meter o mesmo substrato num aquário que leva água da torneira, que só por si já é em grande maioria alcalina e com dureza elevada, o substrato não vai afectar em nada os parâmetros porque o efeito tampão é também elevado.

 

Faço agora uma questão porque mesmo não percebendo nada de invertebrados fiquei curioso... Tendo conhecimento que no aquário do Daniel é usada água da torneira, logo os parâmetros dá água são quase inalteráveis devido ao efeito tampão, será que não é mesmo possível a criação de CPO´s?

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Claro que sim, qualquer Fábio Silva só pode ser boa pessoa ;).

 

 

 

... Se eventualmente meter o mesmo substrato num aquário que leva água da torneira, que só por si já é em grande maioria alcalina e com dureza elevada, o substrato não vai afectar em nada os parâmetros porque o efeito tampão é também elevado.

 

Faço agora uma questão porque mesmo não percebendo nada de invertebrados fiquei curioso... Tendo conhecimento que no aquário do Daniel é usada água da torneira, logo os parâmetros dá água são quase inalteráveis devido ao efeito tampão, será que não é mesmo possível a criação de CPO´s?

 

Fábio o ADA ou qualquer outro substrato activo é composto por argila e ela absorve os minerais da água. Esse efeito de "esponja" é limitado, durando de 1 a 2 anos conforme a água que coloquemos. Se se colocar água da torneira ele em algum tempo faz o balanço dos parâmetros.

 

Esse efeito tampão é possível, mas pela experiência que tenho com Amazonia se durezas totais e carbonicas forem muito altas, nesse caso ocorre uma descida de pH ainda maior, podendo baixar até pH 5.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fábio.

 

Pela experiência com que tenho tido com este substrato, levou-me a ter uma opinião diferente da tua.

 

Por exemplo a turfa que tem o mesmo efeito de amolecer a água e baixar o PH, ao colocar turfa num aquário com uma água macia (efeito tampão baixo ou nulo), o seu efeito é mais notório nas variações de PH e amolecimento da água. Se colocar a mesma turfa num aquário com água da torneira que tenha uma dureza elevada devido aos valores de Kh e Gh (efeito tampão alto), não se vai notar praticamente variação nenhuma nos parâmetros da água. Além disto, o que acontece passado algum tempo é que seja a turfa, troncos, folhas secas ou mesmo o substrato, deixam de fazer esse efeito na água, tendo que ser renovados ou trocados.

 

Em resumo:

 

- Kh e Gh alto = efeito tampão alto = pouca variação nos parâmetros de água

- Kh e Gh baixo = efeito tampão baixo = muita variação nos parâmetros de água

 

Atenção que esta é apenas a minha experiência pessoal e é isso que estou aqui a partilhar.

 

Pode ser que apareça por aqui algum Quimico que nos ajude a desempatar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel,

 

Pelo que sei os CPO's gostam de pH um pouco mais para o alcalino e água com durezas médias, acima de 6 graus de dureza total(gH), o Amazonia vai retirar-te os minerais da água tornando-a mole e acida, por isso não é aconselhado usar substratos activos para lagostins.

 

O melhor é confirmares se ainda tens os douis e se esse que anda por ai é macho ou não, senão por muito que alteres os parametros não vão reproduzir.

 

Vê aqui a ficha da espécie.

 

Não sei o que te aconselhar a fazer visto que para teres condições ideais para eles esse não é o substrato indicado.

 

Abraço

 

Boas Fábio, desde já te agradeço teres vindo aqui ao tópico dar a tua opinião e ajuda.

Quando escrevi no primeiro post que comecei a mudar as minhas ideias ao que fazer quando alterei o fundo, foi a ver as tuas montagens e os teus tópicos e de outros criadores de camarões e invertebrados que comecei a ganhar bichinho.

Quando publicamos na internet seja fotos ou seja uma simples opinião temos de ter noção que podemos influenciar positivamente ou negativamente alguém , no nosso caso que é um hobbie serve mais para ganhar experiência e tirar algumas ideias. ( isto foi um aparte :) )

 

Confirmar se tenho os dois acho que é impossível porque tinha de tirar todos os fetos de java do lado direito e iria levantar muita poeira.

Durante a noite bem a tento ver com lanterna mas nada, se daqui a uma semana não tiver sinais dela talvez faça uma investida por ali pelos fetos.

O que anda aqui pelo que vi na loja é macho, não sei se posso fazer publicidade á loja é de um patrocinador aqui do forum, fui muito bem atendido e a pessoa esteve a mostrar e a explicar como se diferencia o macho da fêmea.

 

Em relação ao fundo não estou a pensar em alterar tão cedo, esperemos que os cpo´s se dêem bem e me façam uma surpresa :)

 

 

Viva Fábio.

 

Pela experiência com que tenho tido com este substrato, levou-me a ter uma opinião diferente da tua.

 

Por exemplo a turfa que tem o mesmo efeito de amolecer a água e baixar o PH, ao colocar turfa num aquário com uma água macia (efeito tampão baixo ou nulo), o seu efeito é mais notório nas variações de PH e amolecimento da água. Se colocar a mesma turfa num aquário com água da torneira que tenha uma dureza elevada devido aos valores de Kh e Gh (efeito tampão alto), não se vai notar praticamente variação nenhuma nos parâmetros da água. Além disto, o que acontece passado algum tempo é que seja a turfa, troncos, folhas secas ou mesmo o substrato, deixam de fazer esse efeito na água, tendo que ser renovados ou trocados.

 

Em resumo:

 

- Kh e Gh alto = efeito tampão alto = pouca variação nos parâmetros de água

- Kh e Gh baixo = efeito tampão baixo = muita variação nos parâmetros de água

 

Atenção que esta é apenas a minha experiência pessoal e é isso que estou aqui a partilhar. Pode ser que apareça por aqui algum Quimico que nos ajude a desempatar :)

 

Boas Fábio

 

Já nos conhecemos á algum tempo, mas ainda assim quero agradecer teres vindo dar a tua opinião e a tua ajuda em conjunto com o Fábio, mais experiência que vocês só mesmo se aparecer aqui um Eng. Químico, o macho já não o vejo desde manha se calhar encontrou a fêmea no pantanal e não saiu de lá, vou hoje ou amanha colocar uma foto de como está a flora agora porque cresceu um bocadinho.

 

Já agora, estou com um PH de 7.2 o KH e GH não tenho testes para poder fazer, tenho de ver se compro

 

Obrigado a todos, esperemos que apareça por aqui mais malta interessada nestes bicharocos.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb partilho da opinião do fabiosilva em relação ao efeito tampão da agua da torneira. Para os apistos e com agua da torneira metia turfa, troncos, folhas, pinhas e nos primeiros meses o ph não descia nem por nada. Actualmente estabilizou e baixou um bocado, mas nada de muito significativo. Já para os killies, com agua da chuva e alguma da torneira já o efeito de qualquer das coisas que mencionei antes, baixa logo o ph.

Com ADA não tenho qualquer experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em breve tentarei fazer os testes para vermos como está a agua, depois coloco aqui os valores.

 

Queria dar a boa noticia que a fêmea foi hoje vista no meio do musgo viva e com bom aspecto a alimentar-se, deu para reparar que ainda tinha os ovos com ela, era sorte a mais ter já nascimentos mas não custa sonhar.

 

Aqui ficam umas fotos tiradas hoje do aquário.

 

 

jp98c9.jpg
m4jsz.jpg
2dserg8.jpg
Fica aqui um video da fera

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,


Para quem segue o tópico e gosta deste tipo de invertebrados aqui fica uma actualização.


Depois de alguns dias desaparecido aqui fica macho a caminho de uma das suas tocas


1h89ae.jpg


A parar para a foto


wlwqhk.jpg


A qualidade das fotos não é grande coisa são tiradas com o telemóvel.


Hoje durante a manha ao lado da fêmea vi uns bicharocos pequeninos que me pareciam uns cpo´s em ponto pequeno, mas como também vivem red´s neste aquário e a zona onde eles habitam é densamente plantada não dá para ver bem, não quero criar falsas esperanças, vou aguardar com tranquilidade.


Comentem pessoal sem medo :)


Comentem pessoal

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns bom tópico, reparei que não tens protecção no filtro, os Reds não escapam por ai?

 

Viva Simonplace,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Já vi vários adultos a comer na entrada do filtro e nunca vi nenhum a entrar acho que nem cabem :) os pequenos nunca vi nenhum para aquelas bandas, sempre no meio do musgo e dos fetos, o aquario está montado de forma aos red´s não irem muito para o lado esquerdo onde está a entrada do filtro, do lado direito é onde tenho o musgo e os fetos, eles ali reinam e sentem-se mais seguros, aquela zona mais aberta é onde andam os peixes.

 

Cumprimentos

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DPedro, apesar de não veres frequentemente reds a andarem por a zona de entrada do filtro, podes ter a certeza que se não protegeres eles são sugados. Se não forem os adultos por não caberem, os pequenos vão de certeza.

 

Só vais ver isso quando limpares o filtro, se lavares as esponjas no lavatório com a tampa fechada por exemplo, ou num balde, é só ver reds minúsculos a nadar.

 

Usa uma meia de senhora, é super fácil. Com um elástico dá na boa. Vê como tenho no meu.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais