Aquario em monitor


cfilipe

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Apesar de ter aquário à 7 anos, nunca me deixei de considerar novato nestas coisas da aquarofilia, pois o meu tempo para me dedicar a este fascinante hobby é infelizmente nenhum. Tenho aquário, pois foi prenda de anos para a minha filha (na altura com 4 anos), e desde lá tenho feito um esforço para manter o aquario a funcionar. Agora está com 4 escalares e pela primeira vez com uma postura de ovos.

 

Talvez entusiasmado por este facto, hoje decidi fazer o meu primeiro DIY. Tenho um monitor de computador de 17"CRT que já não funciona e vou transforma-lo em aquário. Vamos ver o que sai. Ao começar tenho dois desejos, que seja um projecto para ir até ao fim e que realmente funcione.

 

Conforme o projecto for andando, irei colocar fotos para um melhor acompanhamento. Agradeço desde já qualquer conselho que me queiram dar.

 

Até á próxima.

Cristóvão Filipe

Editado por cfilipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o monitor a transformar.

 

monitor01.jpg

 

O interior já retirado...

monitor03.jpg

 

A caixa a aproveitar...

 

monitor02.jpg

 

Irá ter um vidro frontal de 36x27 e o vidro traseiro 20x24 com 35 de fundo. Deverá ficar com 20 a 22 litros reais. Estou a pensar utilizar vidro de 3mm.

Irei fazer um molde em cartão, pois como a parte traseira é mais pequena que a frente tenho de ter cuidado devido ao vidro da base.

Darei novidades.

Editado por cfilipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio.

 

Essas medidas são medidas aproximadas. Em todo o caso é muito provavel que isso aconteça pois o desnivel é necessário e não posso subir muito o aquario porque tenho que dar espaço para a iluminação.

Para minimizar esta situação penso colocar um vidro por cima deixando uma abertura de entre 10 a 15 cm para a respectiva manutenção e colocação dos equipamentos necessários, para poder colocar mais água no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica.

Encontrei um calculador que para as medidas que estou a prever com um factor de segurança de 5 dá uma espessura de 3mm e com factor de segurança de 6 a 8 dá uma espessura de 4mm.

Vou repensar a espessura.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol... ora está aqui um projecto que de cómico que é vou ter curiosidade de o ver até ao fim, e perceber o resultado final!

 

Bom post e vai metendo umas fotos com as actualizações!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Projecto curioso, bastante engraçado mesmo!!! Estou como o Elorga! ''Vou ter curiosidade de o ver até ao fim'' xD

 

Já agora que silicone usaste? Estou a fazer um nano aquário de 10Litros para maternidade e não sei que silicone usar para as juntas!

 

Cumps e Boa sorte com o projecto!!

JoãoT

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo interessede demonstrado.

 

Relativamente ao silicone utilizei o Pattex SL503 especial para aquários e tijolos de vidro. Comprei no AKi e custou 5,40€.

 

Está neste momento a secar e em principio amanhã será feito o teste para verificar se não existem fugas.

 

Serão colocadas fotos para poderem acompanhar o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

 

Depois de falar com algumas pessoas, sei que realmente á muitos anos atras chegaram a fazer aquários das televisões velhas, mas usavam o próprio tugo catódico,que era lavado e depois cheio com água. E as televisões a preto e branco eram as melhores por causa do vidro.

 

Depois de três dias a verificar se havia fujas como não havia decidi colocar o vidro superior.

 

 

aquario03.jpg

 

Passados 48 horas, nova verificação, como 22 litros de água.

 

aquario04.jpg

 

 

Entretanto cortei um pedaço do monitor para depois ter acesso ao aquário.

 

monitor05.jpg

 

Já tenho todos os compomentes encomendados. Aquecedor, filtro, led's e o driver. Quando chegarem informo.

Obrigado a todos pelas mensagens de apoio.

Até á próxima...

Editado por cfilipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns vinte anos que não via uma coisa destas. Quando era moda fazer isto com televisões velhas! :)

animalplanet.jpgaquarium-tv1.jpg?w=640&h=588

 

E também aproveitaram velhos macs para o mesmo:

 

imacquarium.jpgmac_aquarium.jpg

 

e ainda...

 

xbox360-aquarium-01-614x398.jpg?w=614&h=

 

 

Chama-se a isto reciclagem :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tava aqui a reparar.. no monitor do MAC, vê-se o interior do mesmo..

se calhar é recomendável forrares as paredes interior com um vinil!?

se bem q esse MAC nao deve ter agua..lol

 

ja agora qual a distancia de abertura que deixaste no cimo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se bem q esse MAC nao deve ter agua..lol

Olha bem com atenção do lado esquerdo em baixo aparece um platy?, ao centro está outro e no cimo parece quer está outro, isto sem falar na ampulária.

 

Aqui tens mais exemplos:

A2AFEF3E.jpgimacaqua17.jpgimac-aquarium-kits-by-jake-harms2.jpg1898575.jpg

 

Atenção que eu não sou defensor deste tipo de aquários para levar peixes, mas uns camarões até que dava :naughty: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

 

Relativamente aos vários e bons exemplos colocados pelo brancaman e á excepção da Sanyo são aquário no maximo com 5, 6 litros. É claro que com estas capacidades não passam de maternidades (e depende da quantidade e da especie dos alevins). No meu caso a capacidade total é de 22 litros (possivelmente 18/19 litros reais), com filtro interno de 200L/H e com aquecedor de 25W. Apesar de ainda não estar decidido qual o peixe (ou peixes) a colocar a primeira aposta será um Betta. Podem dizer os experts que é pequeno, mas sempre é melhor que um balão ou uma caixa de 2 litros com água fria (como o "Apple" das fotos) onde milhares habitam por esse país fora e em muitas lojas.

 

Já agora, respondendo ao amigo Rui Galrão, já está pensado. A base do aquário será pintado de preto (por fora, claro) e o vidro do fundo e as laterais irá levar aqueles impressões com plantas. Relativamente à abertura que deixei para acesso ao aquário é de 35x10 (ao meio tem 12cm).

 

Quando houver mais desenvolvimentos, serão avisados ou colocarei fotos.

Obrigado a todos por acompanharem esta maluquice.

Editado por cfilipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lool.. :) bem visto, eu só reparei q os vidros laterais por norma ficam espelhados com agua no interior.. que nesse caso nao estavam.. ;)

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, belo projecto que tenho seguido com atenção...

 

Não acham o filtro com filtragem a mais?! Vais ter muita pressão de agua a sair...

 

Já tens alguma ideia dos peixes a colocar?!

 

Abraço e continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Em resposta ao ivopinto também acho que os 200L/H são demais para os 19 ou 20 litros do aquário. Mas como os 200L/H é a capacidade maxima e como o comprei no Ebay e vem de Hong Kong, pode ser que na realidade seja de 80 ou 90L/H.

 

Quanto aos peixes a ideia inicial era colocar apenas um Betta, pois é um peixe que gosto muito e num comunitário de 45 litros é impossivel. Mas como entretanto o meu casal de Escalares tiveram 27 bébés estou na duvida, se fico com um para este projecto, apesar de saber que é pequeno para um escalar. Estou em estudo. Aceitam-se opiniões.

 

Obrigado pelo interesse demonstrado por todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais