PEIXES com MANCHAS parece bulor


Recommended Posts

Sal de cozinha pode resolver.

Tanto pode ser em banho como adicionar mesmo no aquário.

 

Para um banho, 1 colher de sopa para 5 litros deve ser suficiente.

Colocas lá todos os peixes afectados.

Tem em atenção a temperatura da água onde vais dar o banho. Convém a água estar à temperatura da água do aquário.

 

Podes também adicionar o sal direto no aquário. Não sabendo a medida/volume do aquário é que é mais complicado de calcular a quantidade de sal a adicionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal pode ser uma boa solução, mas depende dos peixes que existirem.

se forem peixes estilo corydoras não toleram sal.

se queres ajuda, tens que dar mais informação, nomeadamente dimensões aquário, filtro, fauna, flora, produtos adicionados, parâmetros da água (temperatura, PH etc). Tudo o que puderes dizer. e há quanto tempo está a montagem feita.

especialmente em que peixes está a aparecer as manchas

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ph deve estar por volta dos 6.8

26cº

o aquario nao me lembro bem mas aquilo tem quase 1 metro de comprimento e 30cm de largura e +/-45cm de altura nao sei qts litros leva!!...

dois limpa fundos "grandes"

dois limpa fundos pequenos

dois neons

um disco

e um nao sei se é o nome "tubarao"

 

plantas naturais

um tronco

areia "asiatica"

uma rocha e meio côco

 

 

retirei metade da agua adicionei agua da torneira para baixar o PH

tenho as gotas para retirar o cloro da agua da torneira

 

Agora o que devo fazer para desinfectar de vez o aquario e matar o fungo??

mudar a agua toda? e mais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mudas de água não vão fazer muito...Aliás podem até piorar a situação.

Se puderes separar os peixes afectados para um aquário de quarentena melhor (pode até ser um balde plástico com termostato lá dentro desde que o balde não tenha tido nada que lhes faça mal como detergentes e afins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todos ou quase todos têm manchas, no fundo do aquario têm muitos... nao sei como chamar aquilo mas deve ser escremento de peixe parecem tripas nao sei se é ou nao como faço para retirar aquilo?? tenho um acessorio que comprei para retirar a areia ... pelo menos é o que aquilo dizia é um tubo que uma ponta para enfiar na areia e supostamente aquilo suga a areia nao sei se o devo usar....

 

eles agora estao numa caixa de plastico grande com mais de metade da agua do aquario e uns litros da torneira e parecem me bem... agora o que devo fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual foi o peixe que morreu ?

Os tais "fungos" estão situados nas barbatanas dos peixes ? notas que as barbatanas estao "apodrecer" ?

Os peixes coçam-se ? tipo passando pelas plantas ou troncos ?

 

Visto que tens peixes de fundo não convem colocares sal no aquario.

Editado por Sands

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ultimo foi um "Guppy" nao sei como se escreve...

 

no guppy antes de morrer reparei que as barbatanas pareciam rasgadas...

 

 

o que eu noto mais é, falta de brilho (cor viva) e umas manchas no corpo parece mesmo bulor...

o coçar nao tenho a noção mas é provavel mas tb acho que eles sempre o fizeram nao sei bem se pode ser uma alteração

 

à mais tempo via bastante era um fungo que ocupava as folhas das plantas tudo à volta das folhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há quanto tempo tens o aquário montado?

E qual é o filtro que tens no aquário?

Se for realmente a doença do algodão, normalmente é devida a dois factores: má qualidade de água e/ou existência de objectos que os passam ferir.

se quiseres apostar em quimicos, o Esha 2000 funciona. Mas a doença tem que ser bem diagnosticada.

Cuidado com as mudanças repentinas de água porque isso deixa-os ainda mais fragilizados.

Se meteste os peixes numa caixa plástico, espero que tenhas colocado igualmente o filtro e termostato...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu aconselho a fazeres é uma TPA, de seguida podes fazer o tratamento com o esha 2000, seguindo as instruções, colocar uma bomba de ar para melhor arejamento, reduzir o periodo de iluminação e aumentando a temperatura do aqua para 30ºC.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aguentar, aguentam, mas bem não faz nenhum. Especialmente se estão doentes.

o produto é um fármaco para actuar sobre o fungos. O melhor é procurares no site deles e dares umas vistas de olhos pela net.

Continuas é a não dizer qual é o filtro que tens... e isso é muito importante

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acredito que seja bom, mas como deves compreender, isso não chega lol

Quando tiveres oportunidade tenta descobrir qual é para veres se está devidamente dimensionado para o teu aquário. O caudal deve ser 8-10x o volume de água que o aquário tiver.

E deve ter esponja, lã filtrante e cerâmicas de forma a manter uma boa qualidade de água.

Se ainda por cima tens um Discu, tens que ter atenção especial porque esses meninos são esquisitos

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estás a falar dos excrementos dos peixes que se acumulam no fundo?

Se é isso, quando andares nas limpezas do aquário, ao fazer a TPA, limpas com a mangueira do sifão/aspirador. Convém sempre que puderes dar uma aspiração à camada superficial do substrato

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acredito que seja bom, mas como deves compreender, isso não chega lol

Quando tiveres oportunidade tenta descobrir qual é para veres se está devidamente dimensionado para o teu aquário. O caudal deve ser 8-10x o volume de água que o aquário tiver.

E deve ter esponja, lã filtrante e cerâmicas de forma a manter uma boa qualidade de água.

Se ainda por cima tens um Discu, tens que ter atenção especial porque esses meninos são esquisitos

 

 

Cuidado com essa história de 8-10x o volume...isso não é assim tão linear.

Tem de se ter em conta a fauna e a flora presentes.

Como referiste e bem, os discus são esquesitos e como tal não gostam de grande caudais.

5x o volume da água é o indicado na maior parte das situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão.

Se o aquário for para Discus, deve ter um caudal mais baixo, mas quando se lida com estes meninos tenho sempre um problema.

Eles gostam de águas de boa qualidade e são um bocado porcalhões. E algumas das comidas que se dão sujam um bocado a água. Portanto tem que se fazer um equilíbrio entre o volume de caudal emitido e a agitação da água. E ver a capacidade das matérias filtrantes existentes.

Se o Frederico tem estes problemas com os peixes, com um Discu ainda é pior...

Que te parece SKeetS?

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia o Meu filtro é de esponjas 3 niveis de filtro e tem tambem um tudo no meio com uns aneis segundo quem me vendeu é tratamento por "ciclo?!"

nao é com produtos quimicos é por bacterias acho eu... eu queria por aqui umas fotos para vos mostrar mas nao estou a conseguir..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Não te preocupes neste momento com o filtro.. como estão os peixes ? Já fizeste o tratamento ?

 

Isso de os discus serem peixes frageis é de alguma forma um mito.. reconheco que o aquario deve ser pensado neles, para que haja uma maior taxa de sucesso mas tambem não precisam de tudo e mais alguma coisa .. eu pelo menos tenho dois discus á cerca de 1 ano e 9 meses, sendo que tinha o aquario á cerca de 3 meses e admito, lia tanto que tudo me metia medo, no entanto, eles ainda andam por aqui sem ter grandes cuidados.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ate agora parecem me melhor mais animados "parece", mas nas manchas ainda nao vi diferenças

agora tenho os peixes na caixa com tudo ligado lá, juntamente com um tratamento de Fungistop

 

nao sei agora é se continuo a por diariamente e nao os ponho no aquario ate ver a manchas a desaparecer!

 

no aquario fiz um tratamento anti algas e uns pingos de vitaminas para as plantas.

 

Achas que fiz alguma coisa mal ??

os produtos vinham qd comprei o aquario e os peixes foi a um amigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiro conselho é: seguir a bula à risca.

Se se começa um tratamento, não parar a meio mesmo que não se veja melhoras.

 

Eu tenho 5 discus neste momento e já tive bastantes problemas até agora em que recuperei um a 100% e 2 morreram.

Quanto à sujidade feita pelos peixes:

Com um filtro interno dos chineses (700l/h) e um aspirador de fundo dos mais baratos (penso que dos chineses também) fiz um aspirador de fundo eletrico.

Coloquei uma garrafa de água sem fundo na saída desse filtro, com uma meia de vidro para agarrar as porcarias.

Na entrada do filtro coloquei a mangueira do aspirador (adaptando tudo o que seja necessário e vedando com fita de teflon).

Trabalha 5 estrelas e faço aspiração ao fundo sempre que ache necessário sem que necessite de retirar água do aquário para o fazer.

Já pensei em adaptar uma "caixa" a meio para apanhar algumas materias pesadas como areias para não passarem pelo rotor desse mesmo filtro.

 

Nas TPA, faço semanalmente cerca de 30% com água à temperatura do aquário e com repouso de pelo menos 24h.

 

Voltando aos peixes, convém de facto seguir a bula do medicamento.

Se não resultar, poderá haver outros medicamentos melhores que se possa fazer em banhos (gosto mais de banhos por ser uma concentração mais alta de medicamento, por só seleccionar os peixes afectados e por stressar os peixes durante um menor espaço de tempo.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais