travamento duvidas


Recommended Posts

boas noites eu estou a fazer um aquario DIY com vidros que tinha aqui em casa e tenho uma pequena duvida.

 

trata se de um aquario de 96x36x35

 

a minha duvida é:

 

eu quero por travamentos laterais mas os vidros teem de ir de uma lateral do aquario ate ha outra lateral? ou pode ser so pelo meio?

 

as barras de travamento so teem 50cm de comprimento.

 

agradeço desde toda a ajuda,

 

obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a espessura do vidro?

Tenho aqui 2 maiores que esse e não têm/precisam de qualquer tipo de travamento com vidro de 8mm.

 

Se queres mesmo fazer travamento, há 2 tipos: à francesa e à inglesa.

Pode até ser usado ambos no mesmo aquário.

 

A tua principal preocupação nem deve ser as laterais mas sim os vidros maiores (frente e trás) que tendo uma área maior, vão estar sujeitos a uma maior pressão causando uma "barriga" no vidro.

Pressão=Força x Área (não é tão directo assim mas quase pois ainda faltaria calcular a pressão a diferentes alturas dentro do aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu se digo a espessura do vidro tu assustas te e dizes que é impossivel. vidro de 4mm.

 

o que eu tava a perguntar era se nos vidros maiores (frente e tras) se podia por uma barra para ajudar a nao criar barriga. mas pelo o que eu tive a ver essa mesma barra tem de ir de uma lateral ha outra do aquario. mas eu queria saber se uma barra de 50cm so mais pelos meios dos vidros grandes servia?

 

eu ja tenho uma trava que vai do vidro da frente ao vidro de traz...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu amigo...Se eu te contasse os "impossíveis" que já me aconteceram no meu aquário....

 

É assim..Só mesmo tu testando é que vais saber.

Tudo o que tenhas à mão que possa reforçar isso é uma ajuda (por exemplo, calhas em L de aluminio em todas as arestas e bem coladas)

 

Depois testas, mas aí fazes como eu fiz neste, almofadas em tudo o que é sitio...se algum vidro sair do sítio, cai na almofada.

Encher devagar e ir vendo fugas e tudo mais.

Depois, convém ter água lá dentro algum tempo..uns dias bons para ver se todo o conjunto aguenta o stress.

Digo isto porque com as TPA o vidro vai movimentar-se (ao contrário de mim...ganha e perde "barriga")

 

Fica aqui umas imagens com vários exemplos de travamento para veres o que melhor se aplica:

1712377810_e430c7b0d4.jpg

 

 

1711530757_8623018198.jpg

 

1712379940_25eef50cf5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho calhas em L em todas as arestas.

 

eu tou a por travas transversais central e nas laterais, e tou a fazer ha francesa tambem mas so nos vidros maiores ou seja no da frente e no de traz mas as travas nao sao do mesmo comprimento dos vidros sao so de 50cm tenho elas postas ao meio para nao criar barriga...

 

achas que aguenta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah....é complicado...lol

É assim, o vidro que tens de facto não é muito grosso, mas tenho fé que aguenta porque o aquário não tem muita altura.

 

Só mesmo testando é que vai dar para ver.

Quando é uma coisa dimensionada e calculada para volume X e com as medidas certas em que um gajo depois vai comprar vidro é uma coisa.

Aproveitar vidros que andam por casa par desenrasque é outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.