Calha 4x18W diy (fotos)


rpmprodrive

Recommended Posts

Boas pessoal dos muitos diy que me tenho aventurado a fazer este resolvi tirar fotos e partilhar, ainda não está concluído mas amanha penso acabar...

já tinha uma calha de compra de 2 x 18w mas as plantas não estavam a desenvolver corretamente

 

lista de material e preços:

2 x balastros = 6,40€

2 suportes de lampadas = 1€

2 suportes de arrancador = 1€

6 metros de fio 1,5 flexível = 1,20€

arrancadores já tinha

lampadas já tinha

madeira já tinha e maquinaria tambem

 

cortar as abas

13010004.jpg

 

 

13010005.jpg

 

forrar com material reflector e um valente golpe que fiz no dedo

13010009.jpg

 

já com 2 balastros

13010008.jpg

 

 

13010010.jpg

 

 

 

13010011.jpg

 

 

13010012.jpg

 

as ligações

13010015.jpg

 

 

 

 

13010016.jpg

 

a funcionar

13010014.jpg

 

 

agora falta fazer a cobertura mas se calhar amanha vou remover as laterais em redondo e colocar quinado, porque não tá fácil arranjar material para fazer o redondo...

 

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso promete

porque não optas por balastros eletronicos?

 

 

boas, pois eu de eletricidade sou apenas curioso, qual a diferença? para alem de o electrónico custar 10X mais...

 

já está montado e a funcionar e notei uma diferença de luz brutal, acabei por optar por fazer a luminária quadrada, já detetei alguns upgrades que terei de fazer, um deles é colocar uma ventoinha na zona dos balastros a tirar o ar, e a outra é levar mais uma lampada ao meio de uma ponta á outra...

 

53697439329695742788452.jpg

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aí um DIY muito bom, bem pensado sim sr... gostei dos pormenores em redondo parecendo quase uma luminária daquelas calhas em alumínio :smile2:

 

O que me fica sempre a fazer um pouco de confusão, é como se irá comportar a médio e longo prazo uma calha ou tampa em madeira num aquário, por causa da evaporação de água, da humidade. Não terá tendência para apodrecer?

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, desde já obrigado pelo comentário, penso que talvez tenhas razão, alem de ter forrado todo o interior em chapa como mostrei na foto, mesmo que vá apodrecendo não tem problema porque como repararam o meu pai é carpinteiro e o material fica todo á borlix, e ele até gosta de me ver empenhado nestes projetos...

Já o ando a "melgar" para me arranjar preços de vidros para um aqua diy maiorzito, visto ele também ter fornecedores de vidros...

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida sobre a qualidade até se prende mais com as tampas, porque mais superfície terão em contacto permanente com a água.

 

Estou comprador de um aquário de 100/120cm e tenho visto boas oportunidades. Mas como gostava de tampa, limita-me um bocado uma vez que muitos deles não têm... já pensei fazer eu a tampa ou mandar fazer, mas em termos de materiais penso sempre em madeira pela facilidade, mas em termos de durabilidade fico sempre de pé atrás :unsure:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por acaso já fiz uma tampa em madeira (contraplacado marítimo) e por ser esta madeira não se estraga com a água, se quiseres posso postar uma foto e também forrei com fita de aluminio por causa da evaporação...

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais