PH


eixense

Recommended Posts

Bem, parece que não tenho alternativa vou ter de investir num substrato! Aproveito para perguntar se alguém tem sobras que faça negócio?

Tens a possibilidade de comprar humus de minhoca que é barato e depois por cima do humus colocas uma camada de substracto inerte.

Mas, honestamente, para baixar o pH, o CO2 parece-me uma boa solução.

Os troncos também o podem ser e não mudam a cor da água. Simplesmente ao libertarem ácidos orgânicos, baixam o pH.

 

Eu estou com o mesmo problema que tu. Tenho 7.5-8 de pH e os meus neons estão a nadar para os anjinhos.

Já comecei a bombar CO2 caseiro a toda a força, mas está extremamente difícil.

Não me apetece por tronco no aquário neste momento, porque estou com um problema de algas, mas depois de resolvido, vou colocar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foi criado um tópico no fórum sobre Akadama Double Red Line como era um assunto que a mim também me interessa não escrevi nada, mas vendo que ninguém responde no tópico deixo aqui a mesma questão, sendo a Akadama um substrato por muitos utilizados e depois de ler alguns relatos de criadores que usam Akadama até na criação de Taiwan Bee, esta será uma boa aposta para um aqua de CRS? Alguém tem experiência que possa partilhar?

 

Quero opiniões pros e contras, só os mais experientes podem ajudar os novatos

 

Cumprimentos

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concerteza, só tens que ver os parametros especificos desse substrato, que pH é que vai originar. Tambem tens os JBL bastante economicos mas nao sei ate que ponto têm tanta qualidade.
Tens tambem o Pro-Soil 8L da Aquatic Nature que dizem ser bastante bom. Fica sempre mais barato que ADA.

Em relação ao pH o substrato estabiliza o pH muito melhor que o CO2, se tiveres CO2 tens varios parametros em controlo constante, enquanto que se tiveres o substrato aquilo estabiliza muito bem e mantem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido em vários fóruns criadores que usam akadama na criação de CRS e até mesmo Taiwan Bee com akadama, queria era saber a opinião pessoal de que usou ou usa este tipo de substracto.

 

Cumprimentos

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas valter

 

eu neste momento tenho akadama no aquario dos crs e no aquario dos cbs.

na minha opiniao ele faz o que precisas.

 

nos aquarios o ph está entre 6.5 e 6.8.

a agua que uso(agua da rede) tem um ph a volta de 7.6.

 

nos aquarios fica o problema resolvido,depois é o problema da agua de reposiçao,que até agora tinha varios dias em repouso com bastantes pinhas de amieiro,mas vou começar a usar turfa.

uns dias em repouso com turfa e fica o problema resolvido,depois tambem ajuda o sistema que uso para repor a agua,que é a conta-gotas.

 

consegue-se comprar turfa muito barata em lojas de jardinagem,apenas temos que ter o cuidado de escolher ou pedir uma que nao contenha fertilizantes.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "dmanuel",

 

Obrigado pela ajuda, acho que esta decidido vou fazer a montagem com a akadama e vou avançar com o projecto... As reposições estou a pensar fazer com metade água da torneira e metade garrafão e penso que fica o problema resolvido! Quanto tempo depois da montagem e que puseste os camarões nos aquários? Esta no teu tópico?

 

Cumprimentos,

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter,eu fiz a asneira de meter os primeiros camarões com uns 20 dias de ciclo e o resultado foi,umas 9/10 mortes.

Deixa isso ciclar mesmo muito bem.

 

Inicialmente tinha outros substratos,mas como eram inertes fui obrigado a procurar outros.

Na procura que fiz,foi a akadama que escolhi,porque baixa o ph e e barata,pois com os gastos iniciais não podia estar a gastar muito mais.

Meti primeiro em 1 dos aquários e devo ter deixado a ciclar +- durante 1 mês,mas se puderes deixar mais tempo melhor.

 

Se não tens possibilidades de gastar muito num substrato,acho que a akadama e o ideal...

Se puderes gastar,aposta no Amazónia,pois garanto-te que os resultados são muito bons mesmo.

Quanto as reposições,acho que sim,assim com metade de cada consegues obter um ph parecido ao do aquário.

 

Boa sorte com isso e não tenhas pressas...

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Akadama nao e o mais aconselhado mas e de longe o mais económico e pode ser uma boa alternativa pelo menos e a conclusão que tiro ao ler alguns artigos. Quanto as diferenças nao sei quais são.

 

Ver se alguém mais entendido partilha os seus conhecimentos...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou de Aveiro e mantenho-os em segurança com agua da rede.
Mas tenho substrato que estabiliza aos 6,7.
Ponho acondicionadores.
Tenho um acondicionador para remover o cloro que esse então é demais cá em aveiro.
Tenho muitas plantas e madeiras que ajudam a limpar e as madeiras a baixar o pH.
Coloco umas pinhas de vez em quando mas nao muitas.
O aquario está completamente estável quase que nem preciso de lhe mexer.

Mas acho que podes avançar, confiança. Claro que um bom substrato é o ideal para estabilizar o pH.

Editado por cptfreak3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

eu uso ADA amazonia nos crs, e nao me arrependo do guito. do akadama para o ada a diferença nao é assim tao grande. mas tb há uma razao para ser mais caro... melhores resultados.

 

tenho o ph a 6. e nao se mexe dali.

uso agua del cano com ph 7,5 ( deixo em garrafoes uns dias, por causa do cloro ), mas nao uso aditivos nenhuns.

 

os camaroes nao podiam estar mais felizes.

 

sempre usei substrato inertes, areia, areao, cascalho, etc ...

neste momento nao podia estar mais satisfeito com os resultados deste substrato.

 

poupas no substrato e depois vais gastar em aditivos, nos camaroes que é provavel ficarem pelo caminho, nas dores de cabeça, fazer testes com alguma frequencia, etc.

 

aqui nimguem ganha em fazer publicidade a marca. estamos so dizer o que é melhor ...

 

mas no final ... a opçao é tua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais