Plano para Aquário 140l plantado


Renato Vieira

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Certo de que terei aqui as respostas que preciso, aqui vão as perguntas.

 

Tenho actualmente um aquário de 140l, com tampa de vidro amovivel, calha com 36w luz, filtro Eheim 2224, mas de momento sem CO2 (que já sei que para plantados é essencial). Em termos de fauna, temos guppies, neons, danios rosa, limpa-vidros (otto), ancistrus, corydoras, kully, betta, ampulária e camarões.

 

Plantas actuais incluem cabombas, ludwigias e pouco mais. Algo que dentro do aquário mais parece um conjunto bem pequeno de ervas daninhas ;).

 

Após ter visto alguns posts do Hugo Silva e várias imagens de aquascaping, gostaria de perguntar:

 

- Como fazem acerca do substrato e areão, ou seja, colocam apenas o substrato no fundo ou cobrem também com areão inerte?

 

- Se usam areão, qual o mais recomendado? 1mm-3mm ?

 

- Que planta será mais acertada para dar o efeito de "tapete" no fundo?

 

- Como aplicam as plantas que preenchem os troncos/rochas? Começam em redor do mesmo ou aplicam directamente atando de alguma forma?

 

Atendendo aos peixes que tenho, e niveis de pH necessários para eles, as plantas podem alterar os niveis? O co2 deve com certeza.

 

Quanto tempo expoem as plantas a co2/dia?

 

O plano que tenho em mente parte por um conceito de simplicidade, algo com um landscape sem cobrir a totalidade da perspectiva, com duas montanhas nos cantos com rochas e troncos/raizes brotando (para efeito de esconderijo, embora também possa ser feito com plantas, que desconheço à data) e um centro "calmo" de planicie, rodeado ou coberto por um tapete verde.

 

Seria excelente ouvir sugestões ou ideias, estamos no inicio do plano e antes de começar a encher com todo o tipo de plantas criando um efeito de "mato" indesejado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Como fazem acerca do substrato e areão, ou seja, colocam apenas o substrato no fundo ou cobrem também com areão inerte?

- eu não sou um bom exemplo relativo a substratos, só tenho areão, no entanto as minhas plantas sempre estiveram verdes e bonitas.

 

- Se usam areão, qual o mais recomendado? 1mm-3mm ?

- da praia, no entanto, já tem mais de 5 anos dentro de aquário desde que tinha ciclideos, no entanto, encontras

 

- Como aplicam as plantas que preenchem os troncos/rochas? Começam em redor do mesmo ou aplicam directamente atando de alguma forma?

- eu tenho um tronco com anubias, estão atadas com fio de naylon, no entanto, qualquer linha de cozer roupa serve

 

Atendendo aos peixes que tenho, e niveis de pH necessários para eles, as plantas podem alterar os niveis? O co2 deve com certeza.

- sim o co2 vai baixar, mas nada em exagero, o ideias é teres um ph constante, e por volta dos 7

 

 

Quanto tempo expoem as plantas a co2/dia?

-8 horas, liga 30 minutos antes da luz acender e desliga também 30 minutos antes apagar

 

 

segue aqui a minha opinião, claro que vais ter 1001 maneiras diferentes de fazer as coisas..dependendo sempre de pessoa para pessoa...

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter visto alguns posts do Hugo Silva e várias imagens de aquascaping, gostaria de perguntar:

 

- Como fazem acerca do substrato e areão, ou seja, colocam apenas o substrato no fundo ou cobrem também com areão inerte?

Com substrato fertil é necessário usar areao inerte, de modo a que nao haja uma libertação demasiado rapida de nutrintes para a agua.. Mais ou mnos 1cm de substrato para 3-4 cm de areao inerte.

- Se usam areão, qual o mais recomendado? 1mm-3mm ?

 

Dependendo das plantas, mas aconcelharia 3mm, visto que 1mm pode sufocar as raizes. Nao aconcelharia areao da praia visto que tem calcario e vai subir o ph. Se gostas de areia, areia de silica e mais indicado.

- Que planta será mais acertada para dar o efeito de "tapete" no fundo?

Dependo do efeito que queres. Cuba, parvula, riccia, lilaeopsis, glossostigma.

- Como aplicam as plantas que preenchem os troncos/rochas? Começam em redor do mesmo ou aplicam directamente atando de alguma forma?
Atendendo aos peixes que tenho, e niveis de pH necessários para eles, as plantas podem alterar os niveis? O co2 deve com certeza.

As plantas em si nao, mas o Co2 vai baixar o ph, assim como os troncos, devido a libertacao de taninos.

Quanto tempo expoem as plantas a co2/dia?

Enquanto as luzes estao ligadas. Isto porque? Com as luzes ligadas as plantas absorvem Co2 e libertam O2, as luzes desligadas o processo e inverso.

O plano que tenho em mente parte por um conceito de simplicidade, algo com um landscape sem cobrir a totalidade da perspectiva, com duas montanhas nos cantos com rochas e troncos/raizes brotando (para efeito de esconderijo, embora também possa ser feito com plantas, que desconheço à data) e um centro "calmo" de planicie, rodeado ou coberto por um tapete verde.

 

Seria excelente ouvir sugestões ou ideias, estamos no inicio do plano e antes de começar a encher com todo o tipo de plantas criando um efeito de "mato" indesejado.

 

 

Boa Sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes Renato!

 

 

-Começando pelo equipamento, penso que com essa iluminação muito difiçilmente conseguirás manter um plantado com plantas de tapete. O ideal seria chegares pelo menos a 0.5 w/l.

 

-Para o areão o recomendado seria um substrato argiloso com nutrientes (ADA,elos,Pro soil....etc) mas dependendo das plantas que queres manter tambem podes optar por por um areão inerte (2,5-3mm granulometria) e uma camada de substrato fertil por baixo, o que te ficaria bem mais em conta.

 

-Quanto as plantas de tapete penso que com a iluminação actual é preferivel esqueceres...

 

-Para o plantio tens dois tipos de plantas que são as epifitas (musgos,microsorum,bolbitis,anubias...etc) que devem ser fixas a raizes ou pedras e depois tens as vulgares em que se enterra o "pé" no substracto.

 

-As plantas (penso eu) não alteram parametros. O mesmo não se pode dizer do CO2 pois diminui consideravelmente o ph.

 

Não te esqueças que é mais complicado manter plantas que peixes (a maior parte).

 

 

espero ter ajudado.

kévin silva

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Então, para 140l tenho que ter cerca de 200W de luz? Nem sei se arranjo lampadas tão fortes :(. A calha que tenho leva apenas 2 de 1metro.

 

Gosto do areão preto fino esteticamente, e porque agora ainda é fácil de aspirar. Plantado não deve ser fácil aspirar, logo posso mudar o areão.

 

Acerca do susbtrato, vou apostar nisso e manter a regra que disseram de 1cm susbtrato/ 3-4cm areão. Até porque o meu areão actual misturou-se com o subtrato, o que penso eu, levou as cabombas a gerar raizes por todos os ramos, ficando horrivel...

 

Anotei as plantas que sugeriram para pesquisar melhor e pensar no efeito final, gracias!

 

No entanto, para cobrir um tronco/rocha/raiz como fazem a respeito de posicionamento da planta? atam também o musgo e afins? ou plantam no areão e espera-se que vá subindo?

 

Alguém tem noção de quanto custa o Co2 necessário e onde posso comprar em conta na zona de lisboa? Tentei fazer caseiro com gelatina e foi um desastre... gelatina pelo aquário todo...

 

Pois bem sei que as corydoras podem ser um problema... tenho que pensar sobre isso. De momento só tenho 2 e a panda ainda é bem pequena. Pior é o ancistrus que é minusculo por enquanto mas adulto vai remexer também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação, não fizeste bem as contas XD 0.5W/L e não 2W/L por isso o ideal seria juntares mais uns 30/40W de luz.

Para o substrato fertil não tens necessariamente que seguir essa regra do 1cm substracto/3 ou 4 cm areão....é que qualquer saco de areão que compras traz a dosagem (aconselho-te o substracto da tropica). Para a camada inerte penso que 3/4 cm não são suficientes, o ideal seria teres uns 3/4 cm á frente e 6/7cm atras (para criar profundidade).

As plantas de rizoma são fixas do lado oposto das suas folhas ás rochas/troncos. Musgos e afins são presos com fio e nunca plantados no areão.

CO2 deve rondar os 80-100€ (para pressurisado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação, não fizeste bem as contas XD 0.5W/L e não 2W/L por isso o ideal seria juntares mais uns 30/40W de luz.

Para o substrato fertil não tens necessariamente que seguir essa regra do 1cm substracto/3 ou 4 cm areão....é que qualquer saco de areão que compras traz a dosagem (aconselho-te o substracto da tropica). Para a camada inerte penso que 3/4 cm não são suficientes, o ideal seria teres uns 3/4 cm á frente e 6/7cm atras (para criar profundidade).

As plantas de rizoma são fixas do lado oposto das suas folhas ás rochas/troncos. Musgos e afins são presos com fio e nunca plantados no areão.

CO2 deve rondar os 80-100€ (para pressurisado)

 

Tens razão, entendi mal. Assim já me parece mais exequível. ;)

 

Bom, após uma visita ao KoiPark (almada), foi-me sugerido pelo dono da loja, a não colocar areão de todo, apenas substracto manado, já preparado para o efeito de "areão", segundo o que ele disse. Embora algo reticente, acabei por comprar 10kgs, pois tinha apenas 4kg da Sera. Alguém sabe algo relativo a este substracto, em termos de dissipação de nutrientes na água? Pareceu-me credível...

 

Vi também umas raizes e troncos bem porreiros para decoração, colocar o musgo e dar uma nova imagem ao plano inicial. Caros de facto, cerca de 20€/kg. Anubias por volta de 8€, entre outras. Será que me safo com algum membro que queira vender plantas a um preço mais económico? Assim sempre nos ajudávamos uns aos outros.

 

Vou esperar um pouco e juntar uns €'s. Entretanto, tiro umas fotos ao aquário para ir acompanhando a transformação.

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substracto Manado pelo que tenho ouvido dizer é um bom substracto, mas não contem qualquer nutrientes (no estado inicial) portanto o ideal seria meteres uma camada de substracto fertil por baixo. Para o hardscape aí na tua zona deves ter montes de lojas com muita escolha. Eu cá em áveiro é que tenho azar...não há uma loja reconhecida para plantados(que eu saiba)....

 

Para a quantia de substracto faz:

 

(comprimento do aquario x largura x 5) / 1000 -----> para o manado em litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis como está o meu "tanque" de momento.

 

20130113_121133.jpg

 

E eis o que esperava conseguir....

 

5_15_front.jpg

 

Embora não necessariamente igual, mas com esta perspectiva de 2 aglomerados nos cantos, boa vegetação e harmonia (também, para esconderijos), um espaço aberto no centro com o meu substrato manado para admirar melhor os peixes. Não consigo é identificar as plantas utilizadas na foto, e quem a publicou não descreve... :(

 

Alguém tem ideia?

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos efectivamente rondam esse preço, mais euro menos euro.. Esse substrato n conheco, nem te aconcelho o da sera. assim mais em conta tens o da tropica que e mm mto bom, ronda os 7 euros 1,25 kg salvo erro, ou 12 euros 3kg. co2 efectivammente a longo prazo compensa um sistema de garrafa, as pastilhas sera n e boa idea, mto menos co2 caseiro. existem umas latinhas de spray que sao mto boas mas acho q fica curto para o teu aquario.

plantas no layout q queres conseguir : pogostemon erectus ( atras do lado esquerdo) rotalas ao lado, fetos de java, agora o tapete tb m parece uma especie de rotala, mas n arrisco mt..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tapete é feito com Hemianthus Micranthemoides. Mas para conseguir que a planta faça esse tapete tens que ter iluminação bastante intensa mesmo... caso contrário a planta cresce mais em altura. Com menos luz facilmente farás uma moita densa mas muito dificilmente conseguirás o tapete.

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tapete é feito com Hemianthus Micranthemoides. Mas para conseguir que a planta faça esse tapete tens que ter iluminação bastante intensa mesmo... caso contrário a planta cresce mais em altura. Com menos luz facilmente farás uma moita densa mas muito dificilmente conseguirás o tapete.

 

Obrigado pela identificação Murkas, vou pesquisar nas lojas que tenho por perto. Em termos de plantação, por curiosidade, planta-se por pés separados entre si ou de forma diferente? Quantos pés achas que devo comprar para inicio?

 

Estou à espera de t€mpo para ir buscar a raiz que vi no KoiPark e terei mais uma peça para o puzzle. Aproveito e vejo se há essa planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela identificação Murkas, vou pesquisar nas lojas que tenho por perto. Em termos de plantação, por curiosidade, planta-se por pés separados entre si ou de forma diferente? Quantos pés achas que devo comprar para inicio?

 

Estou à espera de t€mpo para ir buscar a raiz que vi no KoiPark e terei mais uma peça para o puzzle. Aproveito e vejo se há essa planta.

 

Sim plantas os pés em separado como numa outra qualquer planta. Compra um vaso ou meia dúzia de pés aqui no fórum... depois com as podas podes ir replantando e abrangendo mais área.

Assim se não conseguires que crie tapete pelo menos ficas com uma planta de média altura (bom para transição entre uma planta de tapete e uma planta de fundo).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim plantas os pés em separado como numa outra qualquer planta. Compra um vaso ou meia dúzia de pés aqui no fórum... depois com as podas podes ir replantando e abrangendo mais área.

Assim se não conseguires que crie tapete pelo menos ficas com uma planta de média altura (bom para transição entre uma planta de tapete e uma planta de fundo).

 

Abraço

 

Por uma questão de principio, até comprava todas as plantas que necessito para o projecto a membros do forum, mas não conheço ninguém que as possua. Já pesquisei na oferta/procura mas sem sorte.

 

Alguém por ai que tenha plantas para vender?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Renato, tenho aqui uma duvida, vais arriscar a meter plantas de caule como essa com a iluminação que tens?? arrisco-me a dizer que é o mesmo que jogar dinheiro para o lixo....

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Renato, tenho aqui uma duvida, vais arriscar a meter plantas de caule como essa com a iluminação que tens?? arrisco-me a dizer que é o mesmo que jogar dinheiro para o lixo....

 

Viva Kevin, gracias pelo aviso. Ando a tratar da iluminação desde que abri o post ;) Estava a pensar num total de 60-70w. Que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é razoavel....é o que chega para manter uma grande parte das plantas....o que te aconselho é mesmo informar-te quanto á necessidade das especies que estás interessado antes de as comprar....não faças é como eu, que comprava montes e montes de plantas sem saber sequer se se aguentavam no meu aquario....vé aqui:

http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é razoavel....é o que chega para manter uma grande parte das plantas....o que te aconselho é mesmo informar-te quanto á necessidade das especies que estás interessado antes de as comprar....não faças é como eu, que comprava montes e montes de plantas sem saber sequer se se aguentavam no meu aquario....vé aqui:

http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

 

Regra geral requerem um ratio de 0,25/litro. Grande site de consulta, obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: Calha com 2x 38W (90cm) e uma anubia pegada a uma rocha vulcânica. Vou aguardar pela raiz que quero comprar para por o substrato.

Passo a passo a coisa monta-se... Ainda não vi rotalas ou Hemianthus Micranthemoides à venda :(...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas renato, vejo que as coisas não param de avançar! Quanto ás plantas posso dizer-te que a aquaeden tem muita variedade e uma excelente relação qualidade/preço!

 

Fica em venda do pinheiro?! E só me dizes isso agora? lol. Ando eu a fazer viagens para almada ao koipark, quando venda do pinheiro fica mais perto :) A ver se arranjo tempo para explorar isso.

 

Continuo a preferir comprar a membros do forum, mas está dificil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta de tapete parece-me mais com a hygrophila polysperma.. Mas mesmo que não o seja é muito idêntica e faz tapete como a da imagem.Eu já a tive e fica muito bonito.

Supostamente as restantes serão: ceratophyllum demersum, cryptocoryne crispatula balansae e didiplis diandra.

 

Cumprimentos,

Thanya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa enganei-me acerca da ceratophyllum demersum.Vendo a imagem de perto não me parece.

Como indicam em cima,será uma pogostemon erectus

 

 

Obrigado pela ajuda, Thanya. Anotei todas as identificações que fizeram até à data. Vão-se montando as peças pouco a pouco.

 

Já agora, tens alguma planta das que referiram?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais