Morte dos CRS


andretooli

Recommended Posts

Boa pessoal,

 

hoje tive uma tristeza a minha femea de crs morreu, achei estranho porque está tudo no conformes

 

Amonia:0

No2:0

Ph:6,5

Gh:4

KH:três

temp. vinte e trÊs

 

o que poderá ter sido?

 

recentemente tive a transferir os meus red cherrys para um outro aqua, poderá ter sido um bocado por causa do stress? fiz uma poda tambem, ah e notei que a quantidade de ar não estava igual, tava bem mais fraco terá sido disto? eu agora aumentei, mas sei que me vai subir o ph um bocado, mas ja tenho as pinhas e as folhas de amendoeiras prontas para meter no aqua.

 

Acho que não me esqueci de referir nada.

 

Ajuda moces

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depende das plantas que tens, a quem diga que a seiva de algumas plantas pode ser prejudicial aos CRS.

Pode ser esse o caso, aumenta então o oxigénio que vai contribuir para a colonial de bactérias do aquário façam o trabalho de limpar a agua, entretanto vai controlando o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

hoje cheguei do trabalho e mais um crs e um babaulti stripes mortos.

 

O que será tou achar tão estranho, tenho os parametros bons. :S

 

Ja aumentei o teor de oxigenio e mesmo assim continuam as mortes. o Ph esta a 7

 

Ajudem moçes :(

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Pelo sim, pelo não aconselhava uma TPA mais avantajada com água do Pingo Doce por exemplo, ou então vens aqui ao áqua do vizinho que eu dispenso, também tenho garrafões com água da torneira sem cloro.

 

Depois da conversa que tivemos é triste verificar que todo o teu empenho não está a colher resultados :fart004:

 

Qualquer coisa dispõe.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fizeste troca de condicionador?

Eu uso o Seachem Prime, tem atenção a utilização de insecticidas ou ambienta-dores.

Usa dois testes de PH de marca diferentes para chegares a uma conclusão mais correta quanto ao PH pois a alguns testes que mentem.

Não introduziste plantas novas ou animais novos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André tens de ser mais detalhado no que fizes-te nos ultimos dias. Fizes-te alguma tpa depois da poda?

 

É que se andas-te a fazer poda nas elodeas e não fizes-te tpa certamente foram envenenado pela seiva.

 

Pelo que li no tópico deste teu aquário, ele é pequeno com cerca de 27 litros brutos, tens como filtragem um filtro de esponja ao qual dizes que o oxigénio estava fraco, logo juntaram-se condições para haver uma desgraça, um filtro de esponja não pode ter pouco ar, é o ar faz circular agua pelas esponjas...

 

A areia como substrato não foi a melhor escolha e ja agora que substrato fertil tens por baixo?

 

 

 

 

Se eu fosse a ti fazia o que o A Ferreira disse, uma tpa de pelo menos 1/3 da água.. mas convem ser água com parametros parecidos senão morrem ainda mais.

Editado por Ricardo.Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde ja toda a disposição do pessoal :D

 

Vou ja contar tudo o que se passou ao longo destes dias.

 

A semana passada o membro A.Ferreira ofereceu um nano de 15 litros, fiz a montagem e usei agua do meu aquario de 150 litros para ajudar na ciclagem. Ate aqui nada de especial, esperei uns dias e comecei a introduzir a fauna, red cherrys neste caso, ia introduzindo porque eles foram bastante dificieis de apanhar, ou seja, remexi o aquario que tinha os crs e os red cherrys.

 

Mas ate aqui nenhum morte, nisto vi que falta mais umas plantas no aquario novo e fiz uma poda das elodeas e de uma planta que o A.Ferreira gosta muito porque faz uma moita bem porreira(não sei o nome da especie lool), e como disseram não fiz tpa, por distracção minha.

 

Sexta feira quando vou para fazer a tpa, encontro uma crs femea morta, e só quando fiz a tpa é que reparei que o nivel de ar estava baixo(acho ate que andava assim á bastante tempo), sabado parecia me estar tudo bem.

 

Domingo tambem nada de especial tudo bem.

 

Hoje chego a casa depois do trabalho e dou com 2 mortes, 1 de babaulti e outro crs.

 

A comida dou todos os dias vou alternando sempre, entre a da sera para camarões a da aqua nature, flocos da sera flora e o granulado tambem flora da sera e por fim pastilhas de spirolina da sera.

 

Fiz á bocado os testes e continua tudo na mesma, amonia 0, NO2 0, o NO três tenho de fazer(A.Ferreira tem esse teste certo?) o ph esta nos 7, gh esta a 4 e o kh a 2.

 

Concordo que possa ter sido a seiva, mas acho estranho, porque ja fiz anteriormente e não aconteceu nada, mas tinha a saida de oxigenio mais elevada lool.

 

Desculpem o testamento, apenas preciso da vossa ajuda. Porque hoje sou amanha pode ser outro qualquer e este forum é excelente para tirar duvidas e o pessoal disponibiliza-se bastante.

 

Obrigado

 

 

O substrato fertil que tenho é um da flamingo que comprei este verão, diz que mantinha o ph entre os 5,5 e os 6.

 

Verdade seja dita que é a primeira vez que estou a usar um substrato fertil lool

 

Achas a areia de silica muito má Fabio? No que toca a camarões claro

Editado por Ricardo.Fonseca

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Sim, tenho o teste de NO3, mas se tiveres flutuantes isso está bem de certeza. Passa cá para levares, o teste e flutuantes se quiseres.

 

Faz a TPA, pelo menos ficas com a certeza de ter feito alguma coisa para melhorar as condições da fauna. Se tiveres seiva aí diluída pelo menos vais diminuir a sua concentração, daqui a 2 dias nova TPA mais pequena.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser da poda, tem atenção em lavar sempre as mãos antes de mexeres num aquário de camarões.

Aconselho sempre musgos nos aquários de camarões, fica simples e bonito e não corremos riscos de intoxicação, a tempos vi um programa em que uns antílopes estavam a morrer de forma repentina numa reserva privada na África de Sul, depois de muito pesquisarem descobriram que era as acácias que ao serem atacadas as folhas produziam um químico tóxico, como não tinham para onde ir tinham de comer sempre das mesmas árvores que emitiam sinais químicos para que todas nas proximidades se tornassem tóxicas. A algumas árvores e plantas que ao serem podadas produzem químicos para evitar de serem atacadas por micróbios ou bactérias, logo e sempre uma possibilidade a considerar.

Quando ao substrato deve ser do tipo argiloso, raramente as areias dão bons resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim acho que foi o conjunto entre teres andado a mexer, a seixa das elodeas e por último a pouca filtragem que estava a ser necessaria para limpar tudo.

 

A areia não é boa para aquários de camarões, mesmo que seja inerte, primeiro por ser clara, não é boa para sustentar bacterias e o lixo produzido no aquário não se afunda no substrato e não deixa que as bacterias no substrato o decomponham, esse substrato da flamingo não conheço, mas se for argiloso deve ser bom.

 

Se fosse a ti comprava um filtro melhor.

 

boa sorte com eles.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Antonio a ver se passo hoje na sua casa para ir buscar :D flutuantes é uma praga tem crescido que nunca mais acaba :D eheheehehe.

 

Mas Fabio este setup tem sido tão estavel, so á coisa de dias é que aconteceu esta desgraça infelizmente, nunca tive problemas com o aquario, só no inicio mas ai a culpa foi minha.

 

Mas prontes vamos ca fazer o ponto da situação.

 

Que tipo de substrato para camarões comprar?

 

Filtro estou a pensar num de mochila da eheim.

 

Mais sugestões?

 

Desta vez é para montar uma coisa como deve de ser :D

 

e é com os erros que aprendemos por isso, vamos resolver este problema ehehehehe

 

Outra coisa de momento não tenho sitio para meter os meus restantes camarões, quer dizer os red cherry tenho os outros é que não, como é que faço?

 

Vou reiniciar o aquario mudar o substrato e meter o filtro e tal. O filtro é o menos agora tirar o areao é que vai ser pior lol

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem actualizações desmontei o aquario,

 

e encomendei um filtro de mochila da eheim e o substrato shirakura red bee.

 

Depois dou as novidades :D

 

Posso ter errado, mas agora vai tudo vingar naquele aquario :D

 

Obrigado por toda a ajuda pessoal.

 

Ainda bem que errei para que outros/as aprendam com o meu erro e que não caiam no mesmo ehehehehe :D

 

CLik quando aquilo tiver o ciclo feito vou encomendar 2 colonias ehehehehe :D

 

Abraço

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vou dar um tempo desta vez as coisas vão ser diferentes :D tou a ver se encontro um bom tronco para o aquario, o musgo e os fetos de java ja tenho, as cryptocorynes tambem ja tenho, desta vez vou deixar mesmo muito simples

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Basta os fetos de java e o musgo de java, tenta encontrar um tronco em arco por forma a teres o musgo por cima em forma de chapéu, e também para teres uma visão do fundo do aquário, outro pormenor evita ter plantas no substrato deixa livre para eles se entreterem a remexer o mesmo.

 

 

Pic_17033_29.jpg

 

Pic_17033_20.jpg

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais