Algas (luta de 4 semanas e nada :/)


dcc

Recommended Posts

Boas pessoal,

.

Ultimamente tenho andado numa grande guerra com as algas.

Tudo começou quando comprei umas cabombas que ao fim de 2 semanas começaram a ficar um pouco amarelas... O senhor da Fitonia disse que era devido à falta de ferro no aqua. Comecei a dar sera flourish 2ml por 100L 1 vez por semana e elas la arrebitaram.

.

No entanto com o arrebitar das plantas vieram as algas. Depois de alguma leitura pelo forum diminui as horas de luz de 12h para 10h e a coisa parou de crescer...tenho aplicado o florish em cima das plantas que é onde ha mais algas, mas mesmo assim não as consigo eliminar.

.

As algas estão concentradas no vidro traseiro e laterais e em cima das cabombas (mais na parte superior)

.

.

Podem ver o aquario aqui:

.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207478

.

Composição do aqua:

+-100lt limpos

filtro fluval 106 ( esponjas -> lã->cerâmicas->lã )

.

fundo inerte de ardósia moída (tipo xisto mas muito mais duro)

algumas pedras de calcario para manter o ph por volta dos 7 sem quimicos

.

fauna: talvez uns 40 ou 50 guppies, 6 corries, 2 ancistros? (limpa vidros)

.

flora: uns 10 pés de cambombas e 2 de anubia anã (atados a um pedaço de videira que dão 1 folha nova por semana cada uma :D)

.

iluminação:

Luminaria com 10 leds 3w feita por mim a dar cerca de 30w 2200lm e temperatura entre 6000 e 6500kelvin

.

.

Dados da agua:

Nitritos: entre 0.1 e 0.3mg/L

Ph: cerca de 7

Amónia: 0.3 mg/L

Temperatura: 25º

.

.

Penso que seja só pessoal.

Tenho algumas fotos, embora nao se note muito as algas, estou a fazer o upload, daqui a pouco já as posto.

.

cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pormenor da algas na saída do filtro e no termostato:


img0308tr.jpg



img0307pcz.jpg



As algas que estão plantas são iguais ou muito parecidas.


Este "nevoeiro" dentro do aquário é que eu também não percebo... mas apareceu talvez uma semana depois das algas.


img0311nu.jpg


o senhor peixe quis aparecer xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive um problema de algas grave (ainda tenho algumas).

Se quiseres/puderes gastar um pouco, começa a procurar por filtros UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde já obrigado,

Não serao antes faltas de nutrientes? é que assim so estaria a "matar" as algas que andam na coluna e não iria eliminar a sua causa, certo?

 

Estive a pensar em fertilização DIY em pós, o que acham destes e quanto tempo iriam durar para o meu aquário que tem +- 100lt?

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/ei-starter-kit.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dcc,

 

Já tive algo parecido com o que tens agora. Reduz o tempo de iluminação diária para 6h, de 2 em 2 dias, durante 1 semana +-, faz TPAs de 25-30%... É a maneira mais natural e barata de combater isso.

 

Não sou muito apologista de produtos, 1º porcausa do gasto, 2º porcausa de ser artificial, 3º porque se temos métodos mais naturais que não prejudica fauna/flora, não é melhor? ;)

 

Quanto ao filtro, retira-o, lava-o bem e escova-o, e volta a colocar no aqua :)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A iluminação é fácil de tratar, as TPA também é mais ou menos o que costumo mudar por semana. Quanto ao filtro eu lavo-o sempre que faço as TPAs pois ultimamente fica sujo muito rapidamente com as algas e partes das cabombas... Quanto aos pós, eu agora estou a usar apenas o seachem flourish, achas que é suficiente? Ou devo lançar-me aos fertilizantes?

Eu mto sinceramente preferia algo que fosse simples de manter, não quero nada parecido com um jardim dentro do meu aquário, apenas quero manter alguma qualidade de vida para os habitantes.

Outra coisa que faço é ao fazer as trocas de agua aproveito e ao sugar a agua "aspiro" o fundo do aquario.

Obrigado por tudo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, acham que vale a pena usar fertilizantes em po, sem ter co2? Como ja disse quero manter este aquario low-tech mas queria que este estive minimamente estável e sem algas :/

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes ter CO2, mantendo a ideia 'low-tech'... Podem criar um sistema de solução caseira de CO2. Faz uma pequisa aqui pelo fórum com 'co2 caseiro'

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda david

 

Entao penso que vou mesmo avançar com a ideia dos fertilizantes em pó...

 

Quanto ao co2 caseiro, acho que nao, para alem de ser mais uma coisa dentro do aqua e dentro do armario começa a ser um aquario mto complexo e eu queria manter a simplicidade...

 

Outra coisa, que camarões aconselham por no meu aqua para ajudar com as algas tendo eu dois ancistros pretos, mtos de guppies e 6 corys.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho grande experiência com guppies vs. reds, mas tenho a ideia que tudo o que caiba na boca vai... Ou seja a pequenada pode não se safar, a não ser que tenhas bastate musgo, plantas e esconderijos... mesma coisa se aplica aos ancistrus... as corys é que são inofensivas se não me engano :D

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ora bem depois de muito andar de volta das ditas algas, tive de deitar fora algumas cabombas, limpei os vidros e o areao a fundo, fiz duas tpa valentes +- 50% em dois dias e agora vamos la ver como a coisa vai correr...

 

Para agora nao me vou meter em camarões, tenho pena dos pequenos...

 

Quanto ao flourish estou a meter 3 ml de 2 em dois dias, durante uma semana, é demais? o aqua tem um pouco mais de 100lt de agua

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dcc,

 

E melhorias quanto às algas há?

 

Quanto a fertilização não sou o gajo adequado para ajudar porque acho que em 1 ano de aquariofilia apenas usei 1 vez aquele fertilizante liquido da aquili. Mas tenho aquários com plantas e um aquário plantado (sem fertilizações) e CO2 caseiro, o que normalmente não aconselham... A verdade é que as minhas plantas vão bonitas! Deve ser da água daqui :)

 

Espera por outras respostas...

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dg,

 

quanto as algas isto melhorou um pouco pois meti bastantes cabombas para o lixo, apenas fiquei com uns 5 pés que tinham menos algas, penso que agora consigo controlar a coisa. A anubia é que vai cada vez maior x)

 

Os fertilizantes se eu me conseguir livrar das algas apenas vou meter um pouco de flourish aquando das tpas, se não me livrar delas talvez me aventure aos pós.

 

Agora vamos ver como corre a coisa, também tive de trocar o termostato visto que o meu estava a ficar meio burro, ora tinha a agua a 23 ora a tinha a 26... agora tenho um jager parece-me um bom termostato... ;)

 

cumprimentos, dcc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não havias de ter tirado fora as cabombas... As algas desaparecem, e elas aguentavam LOL

 

Sim, eheim jagger é da melhor coisa que se encontra no mercado a nivel de termostatos!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Eu também as tirei mais pela quantidade, tinha o aquário "muito plantado" e como quero soltar dois rebentos que tenho nas anubias para ficar com quatro plantas as oito cabombas com que fiquei também chegam...

Para além disso se elas continuarem a crescer como cresciam daqui a dois ou três meses o aquário tem as mesmas plantas que tinha antes xD

Outra duvida, não fazes ideia qual a razão da agua estar "turva" parece que esta um pouco de nevoeiro no aquario, a agua continua como estava na foto que eu coloquei antes que até apareceu um guppie...

Mesmo com as valentes TPAs continua assim... para alem disso tenho bastante lã dentro do filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fotos?

 

Levantaste muito substrato/areão aquando da manutenção ao aqua?

 

A água tem uma tonalidade branca? Pode ser do excesso de fertilização, que já me aconteceu... Vê se os teus vivos estão ofegantes!!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a tirar mais umas fotos, mas nestas não se nota mto bem...

 

Esta sem a iluminação a agua parece impecável:

 

img0315kv.jpg

Nestas, já com a iluminação já se nota

 

img0332bj.jpg

 

img0331rl.jpg

 

img0327ru.jpg

 

img0322hx.jpg

 

img0317tc.jpg

 

A anúbia é que se está a desenvolver bem :), para além disso o ancistro maior passa a vida debaixo do tronco

 

img0319ll.jpg

 

Quanto às outras plantas estão assim...

 

img0318ro.jpg

Quanto ao "nevoeiro" ser causado pelo fertilizante duvido, porque antes de começar a colocar fertilizante já cá andava este "problema"

 

Talvez seja de eu remexer o fundo quando faço as tpas, como a pedra foi partida por mim ficou um pouco grossa. Assim passa muito lixo para debaixo das pedras e tenho de o remexer um pouco para o conseguir aspirar durante a TPA

 

A titulo de curiosidade, onde andas a tirar o curso dg12? ISEC?

 

Cumprimentos, dcc

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, a titulo de curiosidade....

 

Estou a pensar em colocar um tronco com um pouco de musgo no topo de forma a emitar uma arvore, acho que percebem a ideia...

 

Posso colocar um tronco de medronheiro? tendo em conta o que quero deve ser das arvores mais faceis de arranjar com a forma que preciso..

 

Quanto ao musgo, qual é que aconcelham? Queria que não ficasse muito alto, maximo uns 5 ou 6 cm, e que nao necessita-se de co2, a fertelização estou a pensar em mandar vir os pós e fazer-los em casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dcc,

 

1º, esse 'areão' de fundo poder-te-á dar dores de cabeça no futuro, caso algum vivo se corte sem querer nos bicos... E essas pedras brancas não são calcárias??

 

Estou no pólo II :)

 

Quanto ao tronco de medronheiro não sei... Mas era uma boa ideia!

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

quando o "fiz" tambem pensei no mesmo, mais propriamente nos "bigodes" das corydoras no entanto como eles foram muito mexidos antes de irem para o aquario ficaram mais rombudos. Até hoje nunca tive um peixe que se cortasse e os barbilhos das corydoras estão bem grandes e com o remexer do areao que elas fazem se estivesse afiado elas ja se tinham aleijado.

Já o tenho no aqua à uns 7 ou 8 meses e correu tudo bem.

 

As pedras brancas, de calcario, como toda a gente dizia para nao usar visto que iria subir o ph eu uso-as para isso mesmo XD a água que trago de um fontanario tem um ph de 6 - 6.5 e assim no aquario está sempre a 6.9 ou 7 sem qualquer quimico, foi só afinar a quantidade de pedras dentro do aquario :D

 

Temos de combinar um café quando acabarem estes exames que nos dão cabe da cabeça, já agora em que ano estás? estou a ponderar , caso faça mestrado para o proximo ano, me iniciar num projecto sobre isto ;)

 

O tronco de medronheiro era mais porque para o que quero fazer era mais facil de encontrar ;)

 

 

Cumprimentos, Dcc

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então talvez é fazer uma pesquisa ou abrires um tópico para perguntar isso do tronco de medronheiro. Eu tenho a ideia que apenas são 'impossiveis' de usar a madeira resinosa, mas não tenho a certeza nem experiência no assunto, visto que apenas usei até agora troncos de videira e paus de kiwi :D

 

já vou no último ano se deus quiser... Isto há muito por onde pegar, mas brincar com a iluminação, motores para filtragem ou arejamento, dão para fazer uns projectos ou teses engraçadas que já tive ideias... :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz uma pesquisa pelo forum e por outros e nao encontro, nem sim nem nao :/ mas como não é resinosa quando encontrar pergunto ao pessoal ;)

 

Quanto a isso estava mais numa de me meter a algo mais "complicado" para controlar uma sump, iluminação e co2... mas isto so para mais para a frente, para a licenciatura ja tenho um projecto luminotecnico para fazer que já me deve dar bem que fazer xD

 

Isso é que interessa ;) isso com trabalho e dedicação faz-se tudo

 

 

cumprimentos, Davide

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

 

Sem injecção de CO2, diminuição da intensidade luminosa, fertilização ou plantas em número suficiente para manter as algas afastadas não vai ser fácil.

 

Podias tentar umas plantas flutuantes, mas terias que fertilizar adequadamente, podias retirar essas pedras ou pelo menos 'tapá-las' com plantas (ou pô-las no filtro) mas o que devias ter mesmo era um substrato fértil debaixo desse areão decorativo.

 

Podias plantar mais variedades de plantas e já não precisavas de aspirar o fundo, ou podias parar de aspirar o fundo para que as plantas que tens plantadas se pudessem nutrir através das raízes.

 

Estas são apenas algumas das coisas que podias fazer, mas há outras, em número superior ao das plantas que tens no aqua e que esse sim é o principal causador das algas que tens (e virás a ter).

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais