Algas (luta de 4 semanas e nada :/)


dcc

Recommended Posts

Boas,


Neste momento estou com 8h diárias de luz, fertilizo com o flourish da seachem e quanto a plantas tenho menos cabombas mas tenho agora 3 anubias (duas com umas 30 folhas cada e outra com 10).


Que plantas aconselhas a colocar mais, desde que ajudem a manter.me longe do co2, aceito tudo. Plantas flutuantes já tive mas o filtro não as deixa parar quietas x)

 

 

Quanto a aspirar o fundo, também estou a ponderar meter mais altura para que as raízes das plantas tenham mais por onde andar.

 

Intruduzi agora tambem 3 camaroes white pearl para poder ter uma pequena colonia no aquario.


Estas são apenas algumas das coisas que podias fazer, mas há outras, em número superior ao das plantas que tens no aqua e que esse sim é o principal causador das algas que tens (e virás a ter)

 

Não percebi o que querias dizer com o que está a negrito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Queria dizer com isso, que tens pouca variedade vegetal.

 

Acredito que a principal causa para o aparecimento das algas é a falta de plantas, se não deres condições para que elas prosperem as algas não vão ter adversários à altura.

As plantas necessitam de fertilização e de luz, pode parecer redutor, mas para prosperar, tanto as plantas como nós próprios necessitamos apenas do essencial.

 

Se lhes deres um substrato fértil, elas encontram lá muitos dos nutrientes que necessitam, se fertilizares na coluna de água complementas essas necessidades, se trocares parcialmente a água garantes que não há acumulo de sais que envenenariam os peixes, se lhes deres luz (num espectro o mais parecido com o da luz solar) elas crescerão desde que injectes CO2 para que a fotossíntese se realize.

Como vês são várias coisas, não muitas mas essenciais, na analise que faço à biologia de um aquário.

 

A partir destas tens outras, como por ex. as podas para revitalizar o crescimento, os fertilizantes que utilizas para potenciar cores, o espectro luminoso para acentuar formas ou realçar tonalidades.

Não tens é nenhuma bala mágica para acabar com as algas.

O que tens é de compreender que repetir uma acção esperando uma reacção diferente, não é algo muito avisado.

 

Por isso um conselho muito básico que te posso dar é, tenta plantar mais gramas de plantas do que litros de água tens no aqua (a poda e replante é um método barato), essa regra faz para mim mais sentido que aquele mito urbano do W/litro. Tenta fazer uma troca parcial semanal de pelo menos tantos porcento de água como de peixes (se pensares nisso ao fim de um tempo começa a fazer sentido). Não injectes CO2 se não for de uma maneira constante e estável senão é pior a emenda do que o soneto (daqui a uns anos também vais dizer coisas parvas como esta).

 

Espero ter sido mais explicito, se não pergunta que tentarei responder.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, agora sim penso que perecebi bem a coisa :D mto obrigado babykhan :)

 

Agora indo por partes, assim é mais facil para mim e para outra qualquer pessoa que venha cá dar uma vista de olhos:

 

Substrato fertil: Tenho lido algo sobre isso, falam muito sobre um ADA que agora não me lembro o nome, qual achas que devo colocar? Visto que tenho de retirar os peixes, retirar substrato, para recolucar tudo de novo queria colocar logo algo de bom e que não custe um balurdio. ( o hummos de minhoca acho meio perigoso, visto que não sei mto bem como trabalha isso.)

 

Plantas, sim eu tenho feito isso apenas com as anubias, com as cabombas não consigo porque elas desde que apareceram as algas não saem da cepa torta :/ Agora tenho tambem algum musgo, penso ser de java, achas que ainda devo colocar mais especies? se sim quais?

 

luz, penso que chega no entanto quando acabar os exames vou completar a luminaria com luz azul para o comprimento de onda dos 430, penso que é os 430's

 

Tpa, faco cerca de trinta e muitos por cento por semana, com isto e com as pedras de calcario tenho o ph sempre certinho nos 7.

 

 

Pelo que li, acho que tudo o que fiz está bem ate agora, mas caso esteja algo mal.... avisa que farei tudo para mudar.

 

 

Obrigado por tudo,

 

dcc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DCC, acho que não entendes-te o que o Babykhan disse, tens de colocar plantas e bastantes, tens muita pouca massa vegetal.

 

Regra numero um dos plantados: Colocar muitas plantas nem que seja para tirar mais tarde, não podes ficar a espera que elas cresçam.

 

Vais usar leds azuis ? Ja tens leds de 6000 K e vais colocar leds azuis ? Não acho boa ideia sinceramente !

Porque não usas um PL do género das BLAU branca e rosa ? Isso sim seria um bom investimento porque leds brancos na realidade não dão branco, não existem leds no mercado que dêem branco porque so imitem radiação numa frequência e não é por acaso que grandes marcas de luminarias de leds misturam leds diferentes de maneira a terem um espectro melhor adaptado para as plantas ou corais.

 

Espero não ter baralhado ainda mais.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os agradecimentos, por mim são desnecessários.

Ajudo por reconhecer que se não tivesse sido ajudado, não teria ido longe somente com as capacidades que tenho.

 

Os substratos da ADA custam um balúrdio, mas são bem potentes, portanto esse balúrdio é relativo...

Tens vários membros a usar muitos de muitas marcas, dá uma pesquisada por aí, é que a minha experiência com substratos ainda é mais parva que as patacoadas que escrevo...

Eu uso terra dos vasos, a mais barata que se encontra à venda nas lojas, (desde que não seja adubada quimicamente) a qual mineralizo antes de utilizar.

Como substrato decorativo uso apenas um tipo, areão de basalto, pode ser no entanto de qualquer cor, desde que seja preto...

 

As plantas uso quase todas as que se dão submersas, não sou esquisito...

Verdes, vermelhas, roxas, altas, baixas, largas ou estreitas, como em outros aspectos da minha vida, não acho que haja plantas feias nem que a beleza seja fundamental (pelo menos na aparência exterior).

 

Luz azul não uso, azul como em actinica, mas tento que o espectro luminoso seja variado.

Lamentavelmente não posso ter todos os meus aquas a receber luz solar directa, é pena, talvez um dia quando for muuuuito rico e me possa dar ao luxo de ter telhados de vidro.

 

TPA tenho um sistema de reposição da água do autoclismo que faz com que não gaste um litro de água com os meus aquas.

Como mantenho um regime variado de alimentação, bastantes verduras e fibras e tal, e além disso sou bastante bruto e desastrado ciclo bastante água semanalmente. (estive bem agora, não?)

 

Isso é um dos meus lemas de vida...

Fazer sempre bem, não importa o que esteja a fazer, não invalidando que futuramente possa vir a evoluir.

Não faças é tudo o que te mandam, pensa primeiro se realmente vale a pena e depois pensa se não estarás a pensar errado.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

podem não ser necessarios mas nunca é demais agradecer.

 

Quanto ao substrato fertil, estive a ver e fiquei curioso quanto ao humos de minhoca. Achas que a coisa depois de bem tratada ( ferver umas vezes e trocar de agua outras tantas... ) é capaz de funcionar bem?

O unico contra que vi foi mesmo o fracto de se ter de ter muito cuidado para nao usar doses exageradas.

 

 

Realmente essa do telhado de vidro era capaz de ser castiço xD

 

Quanto às tpas como uso agua da fonte tambem não a pago :D e como tem bastante qualidade até a uso para beber ;)

 

As plantas tenho de dar uma vista de olhos ;)

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais