Aqua bridge


Recommended Posts

Alguem daqui usa aqua bridge ou sabe onde vende aqua bridge?

 

Estou a pensar ligar dois aquarios, achei a ideia muito interessante (até me permitiria passar a controlar 2 aquarios com um unico filtro e uma unica manutenção, além de ser interessante passar peixes de um lado para o outro. tenho 2 aquarios iguais de um metro um ao lado do outro, perfazendo 2 metros! está giro, mas os peixes de um aquario precisam de mais espaço. E esta é a unica forma viavel.

 

já li algumas coisas a respeito. nao encontrando o produto penso fazer um simples DIY com canos escondidos. Alguém já fez?

 

aqua2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na FIL o stand da aquariofilia tinha um montado, eu estive presente e ajudei a montar, tenho duvidas é na tua duvida, tens duvida como fazer a "ponte", como encher os aquários ou como retirar o ar de dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enche de forma simples. o aqua-bridge tem que ter rolhas.

 

viras a ponte ao contrario e fechada num lado, no outro lado aberta. depois de encher fechas esse lado também. colocas no local, retiras as rolhas, metes a entrada do filtro num aquario e saida no outro para circular a água e pronto... as forças da natureza farão o resto.

 

Ou sabes outra técnica?

 

queria ver alguem que ja use, para ver vantagens e desvantagens e onde adquir algo semelhante.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

decidi fazer um aqua bridge DIY com vidro de 4mm para os meus aquas de um metro, depois de me inteirar mais sobre a construção do sistema, a forma de enchimento é que poderá ser questão, mas há formas de retirar o ar. Será um aquabridge pequeno pois os aquarios estão colados.

 

já pedi os vidros e será um e aquabridge baratissimo... logo não custa tentar, penso que tirei as medidas certas. um bocadinho mais complicado que fazer um aquario, mas não tanto. Terá 21 cm de comprimento e abertura espaçosa com 8 cm^2. Vai encaixar direitinho no aquario, sem risco de tombar. Cheguei a pensar fazer um aquabridge com um metro, mas achei alguns incovenientes praticos e esteticos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.

 

Obrigado. Como é algo que vai ficar barato, não há problema se correr mal. Mas tenho tudo bem planeado, medidas (queimei alguns neuronios, vamos ver se não fiz caca) e já antes montei um aquario, logo não vou na escuridão total. Mandei cortar 12 vidros com 5 medidas distintas.

 

Estou a fazer isto para os meus ciclideos africanos, eles merecem mais espaço. E posso criar mais alguns, não possivel neste momento pois está sobrelotado.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de o montar, vai ficar agora 24 a 48 horas a curar e depois faço o teste de enchimento. acertei em todas as medidas!

 

 

este passo de montagem é em tudo semelhante à montagem de um aquário (colocação de vidros , acetona, silicone entre os vidros, uso de esquadros e espátula)

 

20130128175824.jpg
mini-aquario feito
20130128180430.jpg
A diferença começa na colocação dos tubos do aquabridge
20130128182335.jpg
e pronto, o outro tubo e o fundo da ponte.
20130128185136.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse mini-aquário vai fazer a ligação entre 2 aquas de 1 metro, certo?

Fico ansiosamente à espera de ver isso a funcionar :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora durante a construção? deixei algum silicone que não sera facil tirar agora, mas afinal é transparente ou quase... se te referes à manutenção regular, nunca limpo os vidros dos meus aquários de água doce por dentro, não preciso... neste caso tenho clithons, os proprios ciclideos, e a minha propria maneira de gerir o aquário impede a proliferação de algas.

 

Boas, esse mini-aquário vai fazer a ligação entre 2 aquas de 1 metro, certo?

Fico ansiosamente à espera de ver isso a funcionar :thumbup3:

Sim, o objectivo é mesmo esse: ligar dois aquários de 1 metro iguais e fazer apenas um.

 

os motivos:

  • simplifica a manutenção (TPAs, limpeza do filtro, alimentação).
  • apenas um filtro externo.
  • 2 metros de aquário não linear, acaba por ser melhor para peixes naturalmente exploradores que um aquário de 2 metros normal.
  • Os dois aquários já parecem um unico aquário (decoração em tudo idêntica), assim ficarão a ser mesmo um.
  • resolvo um dilema: queria dar um aquário maior aos ciclideos, sem comprometer a decoração da sala.

no aquário ao lado tenho questões de compatibilidade, terei de remover espécies de lá antes, o que será trabalhoso. Mas assim que coloque a funcionar, dou uma achega no topico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom... acabei de fazer o teste e é bastante fácil retirar o ar. usei o sifão, chupei o ar e depois bastou tirar o sifao, e pronto, tão fácil... os ciclideos ficam logo curiosos, o resto dos peixes não mostrou interesse. Deixei uns 3 minutos. Mas retirei a água, por medo da mudança brusca da quimica da água se o peixe passar de um aquário para o outro.

 

Aquilo tem duas questões, ao que parece o ar arranja uma forma de entrar aos bocadinhos. e a estrutura tem que ser super estavel, não pode tombar, e a minha tomba, se empurrar com um simples dedo.

 

não vou é poder usar permanentemente para já, por causa das compatibilidades, mesmo em relação ao aquário alternativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou poder usar para já, mas fiz um novo teste e tirei fotos. casquei-me a rir com os peixes. Eles todos curiosos... :)

 

o objectivo é este, está cheio de água.

 

20130131190512.jpg

 

 

 

um teste mais conveniente, é com um peixe lá dentro e seguro. Usar no proprio aquário. entrou também um bocado de uma valisneria, é o que aparece na imagem.

 

20130131194715.jpg

 

 

20130131194834.jpg

 

 

repara nos outros peixes, todos curiosos...

20130131194732.jpg

 

o peixe ficou todo confuso...

20130131194804.jpg

 

p.s. deixei ficar e fui lá agora e estavam pelo menos 3 amarelos lá dentro. mal me viram, sairam. :D

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está muito fixe. Os peixes devem de adorar de passear de aquário em aquário ehehe

Cumprimentos

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom :thumbup3: , agora gostava de ver era uma foto geral a apanhar os dois aquários e o móvel que o suporta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma foto geral era fixe!

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá jcd_aqua e lockheed, acabei por nao usar por motivos mais fortes:

*incompatibilidade: um camarao fantasma velhote que tenho no aquário ao lado e que pensei que tinha passado à vida, ainda está bem vivo... não sei quantos anos vivem... ele e mais alguma fauna, nomeadamente tylomelanias e uma nova criação de ampularias, não têm aquario para onde ir, teria que reabilitar um aquario de 63L, algo que nao quero, por achar demasiado pequeno e porque tenho 4 aquarios activos. Já sao demais.

*Entra um pouco de ar a mais.... quer pela movimentação da água quer por o silicone não estar 100% perfeito.

*Esteticamente nao está perfeito, mas é contornavel... logo problema menor.

 

Mas continuo a pensar na situação, pois vejo o meu aquario de água salgada de 150x42x60 e estes belos peixes com estas limitações, frustra-me.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.