Guppys a morrer


AquaMysterio

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho desde domingo o meu aquário com peixes (e com o ciclo do azoto feito).

 

Fauna:

 

-guppys

-platys

 

Flora:

 

-2 plantas de plástico

-1 planta verdadeira

 

Decorações:

 

-Um vazo a fazer de esconderijo

 

Equipamento:

 

filtro interno- eco filter 300/H

bomba- aquapor 9800

termostato- 100 W

termómetro- de por dentro do aquário, com uma linha no meio a indicar a temperatura

 

 

 

O problema é o seguinte, ontem morreram-me 2 guppys fêmeas, hoje, já deve morrer a 3 ª porque, nada de barriga para cima. :sad2:

Bom, eu não queria que isto voltasse a acontecer, agora já só tenho 2 fêmeas no aquário (a contar com a que está a nadar de barriga para cima) e 2 machos.

 

O aquário tem 40 L

 

O que devo fazer? :cry4:

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mete os parâmetros do aquário. Sem eles não dá para apontar causas.

 

P.S. Eu por precaução tirava já de lá o vaso e as plantas de plástico...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é fazeres mesmo os teste e o mais depressa possível!

Pessoalmente, só tenho guppyes, corydoras e dois neons, de inicio, batiam a bota, mas depois adquiri um filtro externo, fiz mudanças parciais de água, mas sempre com atenção aos testes, para verificar os parametros.

Os da Sera, são os que utilizo e não tenho razões de queixa, são palhetas com diversos testes em cada palheta.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de quanto tempo colocaste os peixes? Como é que iniciaste o ciclo do azoto e o completaste? Como é que soubeste que tinhas o aquário equilibrado em termos de amónia? Qual a quantidade de peixes que tens no total?

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de quanto tempo colocaste os peixes?

 

3 semanas e meia

 

Como é que iniciaste o ciclo do azoto e o completaste?

 

inicia com por o filtro a trabalhar, por umas folhas de comida,e um produto

 

Como é que soubeste que tinhas o aquário equilibrado em termos de amónia?

 

Porque os unicos que morrem são guppys femeas, nem os machos morrem

 

Qual a quantidade de peixes que tens no total?

 

4, 2 platys e 2 guppys macho

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de quanto tempo colocaste os peixes?

 

3 semanas e meia

 

Como é que iniciaste o ciclo do azoto e o completaste?

 

inicia com por o filtro a trabalhar, por umas folhas de comida,e um produto

 

Como é que soubeste que tinhas o aquário equilibrado em termos de amónia?

 

Porque os unicos que morrem são guppys femeas, nem os machos morrem

 

Qual a quantidade de peixes que tens no total?

 

4, 2 platys e 2 guppys macho

 

Do que respondes, parece-me +/- tudo normal... desde essas 3 semanas e meia passou quanto tempo? Ou seja, há quanto tempo tens os peixes?

 

Quanto ao morrer apenas as fêmeas, podiam estar mais debilitadas e agora seguirem-se os restantes, mas talvez até os plattys morressem primeiro, dizem que os guppys são mais resistentes...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Expliquei-me mal... o que queria perguntar era se terminaste o ciclo como disseste neste domingo e foi quando meteste os peixes, ou seja, desde o ciclo estabilizado se se passaram apenas estes 2/3 dias. Se sim pode muito bem ser o tal pico de amónia como já disseram.

 

Introduziste logo os peixes todos de uma vez? Normalmente coloca-se 1 peixe, passado 1 semana mais 1 ou 2, e assim sucessivamente para não haver o tal pico de amónia. Até podias ter o aquário establizado, mas ao colocares todos os peixes de uma vez deu-se um desiquilíbrio.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Expliquei-me mal... o que queria perguntar era se terminaste o ciclo como disseste neste domingo e foi quando meteste os peixes, ou seja, desde o ciclo estabilizado se se passaram apenas estes 2/3 dias. Se sim pode muito bem ser o tal pico de amónia como já disseram.

 

Introduziste logo os peixes todos de uma vez? Normalmente coloca-se 1 peixe, passado 1 semana mais 1 ou 2, e assim sucessivamente para não haver o tal pico de amónia. Até podias ter o aquário establizado, mas ao colocares todos os peixes de uma vez deu-se um desiquilíbrio.

 

Obg entendi, eu pus logo os 8 peixes todos de uma vez, este fim de semana, vou comprar os testes do PH e da amónia, mais 1 platy

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto maior for o aquário, mas facilmente passam despercebidos estes erros. Num aquário de 40L qualquer 2/3 peixes representam logo muita lixarada (amónia) para o filtro e respectiva colónia de bactérias conseguir processar. Eu tenho um aqua de 60cm de no início não introduzia mais de 2 peixes de cada vez - nunca tive problemas! Com o passar do tempo pode ser que te possas dar ao luxo de colocar mais quantidade, mas agora de início nem pensar.

 

Um outro aspecto, que por vezes pode ser mais uma questão de português que outra coisa, mas o ciclo do azoto ou da água nunca acaba - nunca! Senão não era um ciclo... um ciclo é uma série de fenómenos ou acontecimentos que se sucedem numa ordem determinada e repetitiva.

 

O que tu fizeste foi precisamente uma prova prática disso porque quebraste o equilíbrio que tinhas atingido. Havia uma série de valores que estavam equilibrados para a população que tinhas, ou seja, zero peixes. De repente, colocaste 8. Ora bem, isto quase de certeza que está a gerar amónia em demasia que a tua colónia de bactérias e filtro não estão a conseguir lidar com.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que tudo isto são opiniões e suposições.

 

O ideal como disseram era fazeres uns testes fiáveis à água e pelos parâmetros ficavas com algumas certezas e despistavas outras situações. Se os parâmetros em termos de amónia desse tudo ok já era alguma infecção nos peixes, e terias que fazer algum tipo de tratamento.

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e TPAS tens feito?

Deves fazer semanalmente a troca de cerca de 30% da agua e lavar o filtro na agua que sai do aqua pelo menos uma vez por mes. Não deves por agua directamente da torneira por causa do cloro, deve se deixar repousar a agua 24 a 48h.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.