Novo Projecto


Recommended Posts

Bons dias pessoal!!
Possuo um aquario com 150*45*50 montado à cerca de 2 anos com 5 discus e alguns cardinais. A flora é composta por anubias, valisnerias nanas, Microsorum, Echinodorus tenellus e Cryptocoryne crispatula. O substrato é composto por Ada POWER SAND e Ada Aqua Soil-Malaya. A iluminação é a led da TMC. TPA 2 vezes por semana, cerca de 20% cada, aspirada junto ao solo.

Até hoje e com alguns precalços pelo meio tudo corre bem. Noto é que o substrato se começa a desgastar e levanta alguma "poeira" quando a bicharada se alimenta junto ao solo ou aquando movimentos bruscos dos mesmos. Já tinha reparado, em anteriores montagens, que os solos da ada têm aproximadamente este periodo de vida +/- 2 anos obrigando a sua substituição. Também já tive uma montagem com akadama e este problema tambem se verificou.

Enfim, uma vez que a curto prazo terei de substituir o substrato e efetuar uma nova montagem, estava a pensar em colocar areia de silica ou de filtro de piscinas. Uma vez que o objectivo principal será que o layout se mantenha aproximadamente 5 anos (penso que por esta altura já deva estar cansado do mesmo). Pretendo plantas de baixa manutenção (sem caule) das que se alimentem através dos nutrientes presentes na coluna de água colocadas em troncos (anubias, Microsorum, etc) e flutuantes.

Agora vêm as minhas dúvidas:
Areia de silica ou de filtro de piscinas? Qual é a que possui melhor diâmetro e qual a altura do mesmo para que não compacte rapidamente?
Terei que colocar substrato fértil por baixo, uma vez que pretendo fertilizar?
Qual a forma mais rápida de ciclar o aquário? Pergunto isto porque apenas possuo um bidom de 80 litros para o colocar os peixes durante a transição. Estou a pensar em ficar com o máximo de água possível da montagem actual, manter o filtro (eihm 2080) com as actuais matérias filtrantes, e adicionar bactérias na nova montagem. Sei que terei de fazer os teste necessários à água, para verificar que tudo está em ordem. Alguem me pode dar uma estimativa de quanto tempo será?
Quanto ao bidom onde estarão os peixes à espera de casa nova terei de fazer tpas diárias, correcto? Que % de água?

Desde já muito obrigado a todos

Abraço

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Eu fiz uma mudança de substrato que correu muito bem e podes consultar aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154475&p=963391

 

Vou-te dar a minha opinião sobre cada uma das questões:

 

Areia de silica ou de filtro de piscinas?

Eu coloquei areia de rio e agora tenho alguma areia de praia no topo. Se fosse hoje, tinha colocado areia de praia de granulometria média na mistura com a terra de bonsai. No meu caso, e sem CO2, as plantas ultimamamente retiravam carbonatos da água demasiado rápido e o pH chegou a estar perto de 5, com KH de 1. Agora está sempre nos 7.0 certinhos, mesmo com injeção de CO2 que voltei a usar. Tenho GH e KH entre 7 e 10, normalmente, porque adiciono magnésio e cálcio nas TPAs (a cada 2 ou 3 semanas, 50%) e os discus (de criação nacional) estão impecáveis. Recomendo areia de praia, se esteticamente te agradar, claro, e sem cascas de mexilhão, evidentemente!

 

Qual é a que possui melhor diâmetro e qual a altura do mesmo para que não compacte rapidamente?

Areia de granulometria média, eu diria 1 a 3mm talvez, quase do tamanho do granulado dos discus.

 

Terei que colocar substrato fértil por baixo, uma vez que pretendo fertilizar?

Esta pergunta há pouco tempo levou a que eu tivesse de dar no fórum um corretivo... :naughty: a minha opinião é que deves colocar substrato fértil, os argumentos estão aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207244&p=1198757


Qual a forma mais rápida de ciclar o aquário?

Com o método que usei, e se guardares água já ciclada, no dia seguinte à montagem estás a meter os peixes de volta no aquário.

 

Pergunto isto porque apenas possuo um bidom de 80 litros para o colocar os peixes durante a transição.

Guarda mais água, pelo menos o dobro disso.

 

Estou a pensar em ficar com o máximo de água possível da montagem actual, manter o filtro (eihm 2080) com as actuais matérias filtrantes, e adicionar bactérias na nova montagem.

Não precisas de adicionar bactérias, estão no filtro, no hardscape e por todo o lado do aquário se não o lavares, imagina que estás apenas a fazer uma TPA gigantesca...

 

Sei que terei de fazer os teste necessários à água, para verificar que tudo está em ordem. Alguem me pode dar uma estimativa de quanto tempo será?

No meu caso no dia seguinte estava tudo em ordem, peixes lá para dentro.


Quanto ao bidom onde estarão os peixes à espera de casa nova terei de fazer tpas diárias, correcto? Que % de água?

Não fiz nenhuma TPA à caixa ikea onde tive os peixes, foi de um dia para o outro e com o filtro externo a trabalhar em 80 litros não vais ter problema nenhum.

 

Espero que te tenha ajudado.

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde DMachado, ajudas-te e muito e desde já muito obrigado.

 

Acompanhei ambos os tópicos e estou tentado a usar o mesmo método que tu (walstad method). Até porque o meu principal objectivo é manter o aquário com o mesmo layout até que me farte e não porque o substrato me obrigue a faze-lo.

Outra razão, a que todos estamos sujeitos nos dias de hoje, é poupar alguns €€ em fertilizações e substratos. Já para não falar, pelo que já li acerca deste método, menos trabalho, ambiente estável etc.

 

Ainda me restam umas dúvidas.... :unsure:

Vou procurar pela terra de bonsai que utilizas-te (bonsai da Compo) e fazer a mineralização da mesma forma. Podes-me dizer se com 1 ou 2 cm é suficiente? E a camada de areia entre 4 a 7 cm?

Costumo também, nas montagens que faço, separar os substratos férteis com uma rede mosquiteira, por precaução o que achas?

Tambem li que não se deve colocar rochas ou troncos sobre o solo, mas se os colocar em zonas previamente escolhidas sem solo fértil por baixo não haverá problema correcto?

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a altura de substrato fértil é importante.

 

Depois queres ter lotus ou echinodorus e elas não se dão, ou espalham as raízes de forma absurda...

 

Eu fazia com 50% areia e 50% terra de bonsai mineralizada (é um pouco diferente do método Walstadt, mas o princípio é similar), ia até aos 3 cm à frente e 4-5 cm atrás, com "capa" de areia ao teu gosto com uns 3 cm pelo menos. Se puseres mais altura só tens a ganhar.

 

Não separo o substrato fértil, quando desenraízo plantas não é tragédia nenhuma e não suja assim tanto, isso da rede mosquiteira só dá trabalho quando queres mudar plantas de sítio. As partículas de substrato acabam por ir descendo entre a areia para a camada de "gosma" que acaba por ser visível em todos os aquários no vidro da frente logo abaixo da areia ou areão.

 

Os troncos e pedras que tenho no aquário estão pousados sobre o solo, podes esquecer essa questão, coloca-os onde te apetecer sem preocupações.

 

Não deixas de ter de fertilizar, mas usas um método "olhómetro" com boas TPAs e é sempre a andar.

 

Agora, tens mesmo de ter o substrato a mineralizar pelo menos um mês... e nesta altura está demasiado frio para o teres "na rua"...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

quaado dizes "Eu fazia com 50% areia e 50% terra de bonsai mineralizada" referes-te à primeira camada, a que fica sobre o vidro correcto? vês algum beneficio em colocar resistência de fundo, tipo cordão electrico? Ouvi dizer que é bom para oxigenar as raizes. Quanto à "capa" queres dizer o areão? Se assim for quer dizer que não devo colocar peizes que remexam o fundo, tipo corys?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, 50%-50% na camada fértil.

 

Nunca usei resistência de fundo, não faço ideia se as plantas com os "pés quentes" se dão melhor, acho que o lugar da água quente é em cima, com a estratificação, e o solo deve estar um pouco mais frio, como nos ambientes naturais.

 

Sim a "capa" é o areão, podes colocar os peixes que quiseres, acaba por estar sempre nivelado e as corys pouco remexem, pelo menos no meu caso.

 

Quanto menos preocupações, melhor, acredita.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acredito, apenas pretendo dissipar as minhas dúvidas para fazer o melhor que possa logo à primeira. E também para poder planificar tudo atempadamente.

Já para não falar no reboliço que vou criar na sala, na altura em que fizer a mudança, irei ter com certeza a patroa à perna e os pequenos a querer ajudar.

 

Obrigado por tudo DMACHADO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho demasiado fina, isso não resulta bem.

 

Areia de 1-2mm será o ideal, para teres menos compactação mas com bastante contacto com as raízes das plantas.

 

Não quer dizer que não resulte, mas nunca tive areia assim tão fina.

 

Aqui na praia encontrei uma areia que fica bastante bem, por esses lados também deves ter algumas opções na costa... não perdes nada em ver.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então e novidades?...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.