o que estarei a fazer mal???


cristao

Recommended Posts

Boas,

 

Preciso de ajuda, principalmente para perceber o porque de os peixes que compro acabarem por morrer!

 

no inicio percebi que não só comprava os peixes errados para o aquario errado (10l), como nao fazia qq ciclo, nao tratava a agua ,etc,etc... agora fiz tudo certinho e o resultado é o mesmo...

 

neste momento tenho estas configurações:

 

 

Aquario 40Litros

JBL Aquabasis como fertilizante

JBL Manado como inerte

pedras grandes retiradas do rio, lavadas e fervidas previamente

pequeno ramo/tronco de arvore achado no rio tambem, fervido tambem previamente

 

 

inicio do ciclo : 23-12-2012

valores tirados hoje:

PH : 7.5

NH3: 0

NO2: 0,1

NO3: 20

temperatura : 25 graus

 

flora:

-ANUBIAS NANA BONSAI

-Lemna Minor (trazia 1 peixinho bébé e 3 caracois pequeninos no saco )

GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES

-ECHINODORUS TENELUS

 

luz tem 2 lampadas pequenas de 25W cada, acho que será suficiente, estao ligadas 10horas por dia.

 

 

Fauna:

para alem do peixinho que vinha com as Lemna, que esta a crescer, mas eu nao consigo identificar ainda que especie será, tem 3 caracois pequenos tambem, comprei no sabado um Guppy macho na loja de animais no retailpark do barreiro/coina.

 

Fiz o que a senhora da loja me disse para fazer , e tambem ja tinha lido, colocar o saco dentro do meu aquario e 15 em 15m colocar um pouco de agua do meu aquario, depois retirar o peixe sem misturar a agua. no sabado e até ao meio da tarde de ontem ele andava aparentemente bem, comeu, no final da tarde começou com comportamentos estranhos como por exemplo andar sempre á tona da agua e esconder-se por baixo do filtro ou ficar a nadar em frente ao filtro...

 

hoje de manha estava morto junto ao tronco :(

 

sinceramente começo a ficar desmoralizado , penso ter feito e estar a fazer tudo correctamente e mesmo assim o peixe morreu...

será que ele vinha doente?

o peixinho pequeno aparentemente esta bem, pelo menos mantem o seu comportamento normal...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Preciso de ajuda, principalmente para perceber o porque de os peixes que compro acabarem por morrer!

 

no inicio percebi que não só comprava os peixes errados para o aquario errado (10l), como nao fazia qq ciclo, nao tratava a agua ,etc,etc... agora fiz tudo certinho e o resultado é o mesmo...

 

neste momento tenho estas configurações:

 

 

Aquario 40Litros

JBL Aquabasis como fertilizante

JBL Manado como inerte

pedras grandes retiradas do rio, lavadas e fervidas previamente

pequeno ramo/tronco de arvore achado no rio tambem, fervido tambem previamente

 

 

inicio do ciclo : 23-12-2012

valores tirados hoje:

PH : 7.5

NH3: 0

NO2: 0,1

NO3: 20

temperatura : 25 graus

 

flora:

-ANUBIAS NANA BONSAI

-Lemna Minor (trazia 1 peixinho bébé e 3 caracois pequeninos no saco )

GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES

-ECHINODORUS TENELUS

 

luz tem 2 lampadas pequenas de 25W cada, acho que será suficiente, estao ligadas 10horas por dia.

 

 

Fauna:

para alem do peixinho que vinha com as Lemna, que esta a crescer, mas eu nao consigo identificar ainda que especie será, tem 3 caracois pequenos tambem, comprei no sabado um Guppy macho na loja de animais no retailpark do barreiro/coina.

 

Fiz o que a senhora da loja me disse para fazer , e tambem ja tinha lido, colocar o saco dentro do meu aquario e 15 em 15m colocar um pouco de agua do meu aquario, depois retirar o peixe sem misturar a agua. no sabado e até ao meio da tarde de ontem ele andava aparentemente bem, comeu, no final da tarde começou com comportamentos estranhos como por exemplo andar sempre á tona da agua e esconder-se por baixo do filtro ou ficar a nadar em frente ao filtro...

 

hoje de manha estava morto junto ao tronco :(

 

sinceramente começo a ficar desmoralizado , penso ter feito e estar a fazer tudo correctamente e mesmo assim o peixe morreu...

será que ele vinha doente?

o peixinho pequeno aparentemente esta bem, pelo menos mantem o seu comportamento normal...

Só tinhas um guppy?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que o teu problema tem a ver com o ciclo, ainda não passou tempo suficiente para introduzires peixes. Não haver Nitritos e Amónia não é significado que o ciclo esteja feito, isto pq só à produção de Amónia e Nitritos se houver matéria orgânica para decompor.

 

Aconselho-te a fazer o seguinte teste, dia sim dia 2 durante 2 semanas coloca uma colher de café de comida no aquário, mantém sempre o filtro a funcionar e temperatura constante. No final dessas duas semanas mede os valores de Amónia e Nitritos e se nesse altura estiverem ambos a zero então faz a instrodução de peixes.

 

Se o aquário começar a ficar um pouco sujo por excesso de comida sinfona (aspira) ao fim de cada semana, e acrescenta a água que retiraste sempre antes colocando um bom acondicionador, eu aconselho o Seachem Prime

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que o teu problema tem a ver com o ciclo, ainda não passou tempo suficiente para introduzires peixes. Não haver Nitritos e Amónia não é significado que o ciclo esteja feito, isto pq só à produção de Amónia e Nitritos se houver matéria orgânica para decompor.

 

Aconselho-te a fazer o seguinte teste, dia sim dia 2 durante 2 semanas coloca uma colher de café de comida no aquário, mantém sempre o filtro a funcionar e temperatura constante. No final dessas duas semanas mede os valores de Amónia e Nitritos e se nesse altura estiverem ambos a zero então faz a instrodução de peixes.

 

Se o aquário começar a ficar um pouco sujo por excesso de comida sinfona (aspira) ao fim de cada semana, e acrescenta a água que retiraste sempre antes colocando um bom acondicionador, eu aconselho o Seachem Prime

 

Obrigado pela resposta,

 

mas eu tou a fazer isso mesmo, ainda nao mexi no filtro desde que o coloquei, e dia sim dia nao meto 1 colher de comida, é claro que o peixe bebé come alguma, mas ainda fica bastante... mas vou fazer isso, esperar mais 2 semanitas... só axo estranho é o peixe bebé nao morrer... quanto ao acondicionador, é o que usei :)

 

thanks :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe poderia não estar em boas condições, mas acho que o ciclo pode ainda não estar completo.

Colocaste algo na água para ajudar a formar a colónia de bactérias?

e já agora, não disseste qual é o filtro que estás a usar e quais as matérias filtrantes. Pode estar aí outra situação a rever

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe poderia não estar em boas condições, mas acho que o ciclo pode ainda não estar completo.

Colocaste algo na água para ajudar a formar a colónia de bactérias?

e já agora, não disseste qual é o filtro que estás a usar e quais as matérias filtrantes. Pode estar aí outra situação a rever

 

Não, não coloquei nada para formar as colónias. em relação ao filtro é interno, nao me lembro a marca, mas bombeia 350 litros por hora e é mais ou menos parecido com este:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-internos/sunsun-filtro-interno-jp.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que material colocaste lá dentro? Esponja, carvão, cerâmicas?

A loja onde foste é só de animais, é genérica? é só para tentar perceber o tipo de local onde compraste o peixe porque pode indiciar alguma coisa.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok. Poderá ser que o peixe não estivesse muito bem.

No entanto, recomendava que colocasses umas cerâmicas no filtro de forma a ajudar à filtragem biológica.

Não sei qual o tamanho do filtro nem qual a capacidade e compartimentos, mas mal não faz de certeza (mas manténs a esponja, ok. Apenas acrescentas as cerâmicas)

Pode ser por exemplo a Sera Siropax mini http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/ceramicas/sera-siporax-mini.html.

Se vires nas lojas há uns sacos pequenos mesmo próprios para o filtros internos de pequena dimensão. Eu coloquei no meu Serafil e acho que faz um bom trabalho

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...ok, ja tinha lido em varios sitios que as ceramicas ajudam bastante... vou tratar disso entao :) , nesse caso mantenho a esponja e coloco as ceramicas no tal saquinho correcto?

 

thanks :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu aconcelho fazeres o ciclo de azoto não custa mais dinheiro simplesmente custa o tempo...

 

Certo.

Na verdade basta esperar duas semanas antes de meter o primeiro peixe.

Os Guppys sao muito resistentes mas se forem colocados no pico da amonia podem morrer. Ou se coloca antes e eles vao fazer o ciclo adaptando-se progressivamente, ou entao so apos 2 semanas.

O pior numa nova montagem e introduzir peixes entre os 5 e os 8 dias +-.

Como esse aqua ja deve estar super-poluido pela descricao, e so limpa-lo e deixar passar algum tempo, depois ja deve ser seguro meter um trio de guppies, mesmo sem juntar mais nada a nao ser alimentar o peixe bebe.

Nao recomendo qq quimico para guppies, na maior parte dos casos nao e necessario. Tambem baixava a temp para 24 graus no maximo, acima disso os guppys vao morrer mais cedo.

Meter ceramicas porosas e sempre bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Gabriel,

 

Em relação á sujidade, a agua está limpinha, sem qq tipo de nevoas... o filtro é que se nota que esta suja, com algumas "ervas" e restos de comida, o areao tambem nao noto sujidade...mas vou seguir a sugestão...

 

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...ok, ja tinha lido em varios sitios que as ceramicas ajudam bastante... vou tratar disso entao :) , nesse caso mantenho a esponja e coloco as ceramicas no tal saquinho correcto?

 

thanks :)

 

Bom dia. Desculpa a demora na resposta, mas sim, certo. O meu filtro interno tem 2 compartimentos por isso uso um para a esponja e outro para as cerâmicas. e como é da Sera fica tudo à medida

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. Desculpa a demora na resposta, mas sim, certo. O meu filtro interno tem 2 compartimentos por isso uso um para a esponja e outro para as cerâmicas. e como é da Sera fica tudo à medida

 

fui agora á loja comprar as ceramicas e o senhor recomendou-me (disse que o meu filtro pode nao ser suficiente...) comprar tambem este filtro Sera Precision FIL 120... visto teres algo identico, recomendas? o que eu tenho é 350 litros/hora este diz 700...nao será depois muito forte para a fauna e flora? eu ja axo o que tenho forte de mais lol para 1 aquario de 40l...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro e antes de mais, quais são as dimensões do teu aquário?

O ideal, desde que se tenham as devidas precauções e não se encha o aquários com peixes até mais não, o caudal do filtro deve ser 8-10x o volume de água. No teu caso, se é de 40 L (é o volume total bruto, certo? Depois vais por substratos e companhia, ou já leva os 40 L de água mesmo?) o caudal do filtro deveria ser de 400L/H.

Para mim esse não só é forte demais como é enorme para um aquário desses. Eu tenho um Serafil 60 para um de 30 e poucos litros e acho que é o adequado.

Eu estou satisfeito com o filtro, mas é para um aquário pequeno com muito pouca fauna (4 peixes e 2 caracóis). E devo dizer que mesmo assim o fluxo ainda consegue remexer o fundo e desviar os grãos do substrato...

Mas é a minha opinião... de certeza que há por aqui pessoas que têm opiniões diferentes.

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois foi o que eu achei...o senhor queria era vender... para ja mantenho o meu pois eu com o meu tambem noto o que dizes , remexe 1 pouco o fundo...

 

o aquario tem mais ou menos 50x32x35 mais coisa menos coisa, e os 40 litros sao brutos ora ele deve ter 35 mais ou menos de agua actualmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com essas medidas, se não me enganei nas contas (e voltei a fazê-las :)) a capacidade bruta é de 56 litros... já percebi que fizeste as medições por fora e já dei uns descontos, mas acho pouca água para essa capacidade. Deves ter posto bastante substrato, certo? com que altura ficou?

Não te esqueças de meter a água até ao topo para dares a maior massa de água possível aos peixes. quanto mais melhor. Se dizes que são 35L, penso que esse filtro chega. o 120 seria demasiado, especialmente se tens o Manado por cima... isso começava a mexer no substrato todo e poderia mesmo chegar ao substrato fértil e ias ter um boom de algas, provavelmente.

experimenta como as coisas correm, mas mantém-te atento aos parâmetros da água. Se vires que os nitratos começam a subir ou se vires a água a ficar turva pensa em mudar o filtro (por exemplo para um de cascata). Mas acredito que se não encheres em demasia com peixes e se colocares as cerâmicas, fica tudo em ordem.

Não te esqueças é de fazeres TPA com regularidade. E aviso-te já que o Manado não é das coisas mais fáceis de aspirar :( é um substrato que acho muito bonito esteticamente, mas tens o inconveniente da limpeza. Pelo menos comigo... (posso ser é bruto :yahoo:

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao nesse caso ele nao tem os 35 litros LOL, eu digo 35 por olho, pois como deixei 2 dedos do cimo do aquario...e como tem 4-5 cm de aquabasis e 5 ou 6 de manado logo... hoje vou fazer um TPA, e sim o manado não é nada facil de aspirar...mas pronto ja tá, agora tenho de me aguentar lol

 

obrigado pelos comentarios e pela ajuda

1abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é capaz de ter esses litros reais.

Deixa-me só dar-te mais um conselho e este é da minha experiência. há quem concorde e quem provavelmente discorde.

Não faças TPA daquelas maiores no dia em que limpares o filtro. são demasiadas mudanças ao mesmo tempo. O que costumo fazer é num dia faço uma TPA com aspiração do fundo e eventual limpeza dos vidros ou algo do género. Na outra semana retiro um pouco de água e limpo o filtro. Assim dessa forma limpo o filtro e faço uma TPA.

nunca te esqueças de limpar sempre o filtro com água do aquário. Nos filtros internos isso ainda é mais importante devido ao volume reduzido das matérias filtrantes.

Se tiveres mais questões partilha, que no que souber vou ajudando.

Abraço

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...entao ja ia fazer porcaria lol...ia limpar o filtro hoje tambem ... nesse caso limpo então daqui a 1 semana, mas posso juntar as ceramicas ja logo certo? eu ia limpar ele hoje pois ia por as ceramicas e aproveitava e limpava...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não quer dizer que não o possas fazer. Que fauna tens no momento? são apenas os caracois e o peixito?

se quiseres limpa o filtro, coloca as cerâmicas, mas não retires muita água nem aspires.

deixa isso ficar mais uns dias porque não deve haver problemas e vais deixando fazer mais e melhor o ciclo.

Vais meter condicionador na água nova?

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.