Mesa/Móvel para aquário


Recommended Posts

Boas Noites

Ora bem o meu aquário tem 120cmx50cmx57cm, com a tampa, ou seja 120x50x50, mais coisa menos coisa, tem areão, algumas pedras vulcânicas um tronco e muitas plantas.

Este aquário quando o comprei como a massa não abundava fui ao IKEA e comprei uma mesa que tem as medidas de 120cmx50cm, mas a altura, inelizmente é de cerca de 30cm.

Como eu gostava de ter o aquário um pouco mais alto, pensei:

aproveitar o Tampo e a Base, e colocar os lados em pinho , e duas placas de pinho no meio, para segurarem melhor o peso do aquário , com algum intervalo entre elas, 20/30cm.

A altura do aquário seria de 60cm.

Opiniões????Ideias?????

Obrigada

Isaganhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes

Deve ser por eu ser mulher, já o segundo post que coloco e ninguem me responde nada, gajos catitas vocês.

Devem perceber tanto ou ainda menos do que eu, olha que realmente este fórum, jánão é seguramente o que era, visualisam e não dizem nada.

Obrigda pelos V/prestimos então

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Isa,

 

Assim é difícil realmente ganhar motivação para te responder... Tens que ter um pouco de calma, pois nem sempre as pessoas podem estar disponíveis no fórum, ou as que estiverem disponíveis, ter experiência neste tipo de coisas (como eu por exemplo, que não entendo nada de madeiras, mas venho aqui dar o meu contributo). Repara que publicaste ontem às 20:30, e já estás a 'ralhar' com o pessoal?! xD

 

Voltando ao teu tópico:

 

Penso que a ideia é boa, mas não sei se madeira de pinho é boa ideia, pois tenho a ideia que pode inchar. mas eu não tenho certezas de nada! Normalmente neste tipo de assuntos, usam-se outros tipos de madeira tratados mais 'impermeáveis'. Quanto à altura, depende do que der para ti, se quem for fazer a manutenção é mais baixo, convém ser mais baixo e vice-versa ;)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, posso ser apressada, mas nesse tópico antes deste, ou depois deste , já teve 100 e tal respostas e o meu 40 e nao sei quantas visualizações, respostas 0. dái eu achar que não há ninguém para responder.

Obrigada, isso deve ter uma sirene para os protestos.LOL.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha que essas 100 e tal respostas não são desde as 20i30 de ontem!! Verifica bem isso... LOLOLOL

 

Mas espere pela opinião de outros. E também não fazia mal nenhum fazer uma pesquisa (aqui no forum ou 'googlando') acerca de madeiras boas e tratamentos das mesmas para uso em aquariofilia (movéis e assim)...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes

Deve ser por eu ser mulher, já o segundo post que coloco e ninguem me responde nada, gajos catitas vocês.

Devem perceber tanto ou ainda menos do que eu, olha que realmente este fórum, jánão é seguramente o que era, visualisam e não dizem nada.

Obrigda pelos V/prestimos então

Isa

Ola Isa, tem calma, vê la se um xázinho ajuda :rolleyes: :rolleyes: .

Também acho que o fórum mudou muito, e se calhar até tens razão quando dizes que devem perceber menos e exactamente por isso não respondem.

Agora sobre a tua pergunta, respondo com outra, desenrascas-te com trabalhos com madeira?

Se te safas nos trabalhos com madeira, o melhor é seguir algum tópico tipo estes:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=133264

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=15835

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189230

Este para mim é dos mais seguros embora não seja só em madeira:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=55375

Mais ideias:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=415

Se não talvez o melhor, mais económico e barato seja comprar outro móvel igual a esse e por em cima unindo os dois com umas ferragens para que fiquem unidos como um só, tipo estas( http://casanelsonpalla.spaceblog.com.br/1140915/Ferragens/ )

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ok, touché, xázinho mesmo, mas acho que o melhor mesmo era um Xanax.

Eu costumno querer as coisas para ontem, daí a minha impaciência.

Pois eu já tinha visto todas essas construções, e recuperações de móveis, daí que me tenha lembrado de aproveitar a mesa que tenho, os tampos, claro, mas depois não sei muito bem que outra madeira utilizar para juntar a esta.

Pensei em pinho por ser rija, e se for pintada, ou envernizada, fica protegida da água que sde possa derramar eventualmente nas tpas, penso eu, daí ter pedido opinião.

O Branquinho raspou-se lá para as Rússias e nunca está para responder às questões. bem se calhar esta ele também não sabia.

Fui a um carpinteiro ficou a olhar para mim, e aconselhou-me contraplacado maritimo????será?????

e ficou de me dar o orçamento, claro, ainda nada...carpinteiros, demoraaaaaaaammmmmmmmmmm......Quanto a colocar outra mesa em cima desta já tinha pensado nisso, mas este modelo já tem pelo menos 5/6 anos, que é o tempo que tem este áqua, e já nadei a ver e já não existe.

Bem, se se lembrarem de mais alguma coisa digam.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Recomendo que compre um móvel já feito e especifico para aquários. Rápido e seguro. Em loja ou aqui no forum.

A pressa e o stress na aquariofilia normalmente resultam em acidentes e peixes a boiar à tona.

Compreendo a ânsia de montar o sistema e de ver tudo a funcionar, e a parte do material até se consegue fazer (desde de que existam os meios:€s)

Peça ajuda a um aquariofilista experiente para ficar tudo bem montado e não ter de volta a desmontar/montar tudo de novo.

Cumpra as 'regras' de ciclo para não matar os peixes, aqui temos mesmo de ter muita paciência!

Boa sorte,

no final vai ver que o aquário vai ajuda-la a relaxar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso é das madeiras que costumam falar os carpinteiros... Se é bom ou não não sei. Costumam falar muito em 'wengue', mas tem um probl€ma se não me engano ;D

 

Porque não vais aqui aos classificados do forum ou então aos olx, custojustos e assim pesquisar? Eu sei que em aveiro há 2 anuncios de momento de móveis, mas não sei a dimensão.... São escuros... Dá lá um salto e escreve 'movel aquario' e limita para a tua localidade (aveiro).

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas sem dúvida contraplacado maritimo, embora mais caro. O contraplacado marítimo é normalmente utilizado em exteriores em zonas costeiras por ser resistente. Tem também mdf hidrofugo ou então uma imitação de madeira, o fenólico mas também é caro. O carvalho penso que também seja bastante resistente. Quanto ao pinho, pelo que sei ultimamente não tem sido de grande qualidade, isto falando do tratado. Antigamente os postes que se via nas estradas eram de pinho tratado e duravam anos e anos.

Atenção isto é a opinião de alguém que de vez em quando trabalha com madeira não sou um especialista na matéria.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Isa,

 

Eu fiz o meu proprio movel para sustentar o aquario do avatar, a estrutura foi feita em barrotes de pinho de 6cm por 6cm, depois envernizei a estrutura, e fiz o tampo, portas e almofadas do movel com aglomerado de madeira que depois levou formica. ( basicamente é igual ás bancadas das cozinhas que teêm o tampo em madeira e depois levam aquele" autoculante a imitar marmore). já o tenho á mais de 10 anos e até agora 5*.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vi o tópico um pouco a correr, mas... se não tem muito jeito para a bricolage, faça como eu.

Vou montar um aq. novo 1500x450x600, 400L, fui a um carpinteiro, e aconselhou-me contraplacado maritimo ( há 2 medidas de espessura optei pelo mais grosso, 10mm) com folha de carvalho e pintado em wengue com 3 portas e ficou de 390 eur.

Tb podes ver aqui na AQUARTIST que é um dos pratocinadores aqui do forum.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=147622&page=14

 

Para ficar com uma ideia de valores, o móvel fica na Aquartistl fica em 305 euros mais a entrega (30 eur) então optei por mandar fazer na carpintaria pois posso mais fácilmente reclamar caso não esteja como pretendo, ou futuro surja caso algum problema ou queira fazer alguma alteração fica mais fácil.

Espero ter ajudado. cumpr.

 

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Antes de mais Raccar parabéns pelo teu aquário é lindo, e está muiuto bem cuidado.As melhores equipes de limpeza para o areão são as corys, e os ancistrus ou hipamcistrus, porque demoram muito a crescer e limpam melhor que os plecostumus, eu já tive vários desses, gosto até muito deles, o problema é que crescem muito e depois começam a danificar o aquãrio e as plantas e ao que parece sujam mais do que limpam quando ficam grandes.

Quanto ao sexo dos escalares já descobris-te?????Eu sei que tenho um casal formado, o resto nada, nem sei se são dois machos se são duas fêmeas, mas como têm aquele alto na cabeça acho que são machos, depois se verá, eu já tive escalares e depois mudei para discus, mas não há duvida que os escalares são lindos, além de que aos discus bonitos é quase impossivel chegar.

-------X---

 

Agora as mesas, eu agradeço a todos, mas a esses preços eu arranjo já feito , e entregue em casa sem me maçar, mas eu não queria gastar tanto dinheiro, esse é que é o problema.

Eu ajeito-me a carpinteirar, mas o pior são as madeiras, e o aproveitamento destas.

Mas eu chego lá, ou feito por mim, ou comprado, logo vejo.

Obrigada a todos pelos conselhos.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais