concentração de CO2 de 20 ppm's


Lucky strike

Recommended Posts

Na sequência do meu projecto de aquariofilia... num áqua de 96L brutos (80x40x30)... filtro interno, brevemente substituído por um fluval 406. termostato 100W (24ºC).

 

Iluminação 2x24W + 2 reflectores JBL.

 

Basicamente...

tenho como flora:

 

egeria densa, alternanthera roseafolia, eleocharis "mini", limnophila aquatica, cladophora.

 

Fauna: 2 ancistrus e 10 tetra neons.

 

Adquiri hoje 1 flipper para difusão de CO2 e um drop checker.

 

o drop checher da JBL, basicamente é uma camera com o reagente no interior que muda de cor. Não tem solução standard com dureza de 4kH como muitas vezes li por aqui. Estou um bocado na dúvida sobre isso. Mas visto que o drop vem com várias escalas segundo a dureza da água, o que é extremamente chato, porque serei obrigado a comprar o teste para calcular o kH da água do aquário.

 

Amanhã (visto que hoje já acabou o foto periodo), vou colocar CO2 caseiro no áqua. O meu objectivo serão no mínimo 20 ppm's de CO2.

 

A questão propriamente dita é:

 

num aquário de 96L, para uma concentração de 20ppm's de CO2 difundido com flipper, estamos a falar "em média" de quantas bolhas por segundo?

 

É que na garrafa anterior de CO2 que tinha, conseguia aproximadamente 1 bolha a cada 3s. Ou seja, necessitaria normalmente de 3 garrafas ligadas em simultâneo ao flipper?

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o drop checher da JBL, basicamente é uma camera com o reagente no interior que muda de cor. Não tem solução standard com dureza de 4kH como muitas vezes li por aqui. Estou um bocado na dúvida sobre isso. Mas visto que o drop vem com várias escalas segundo a dureza da água, o que é extremamente chato, porque serei obrigado a comprar o teste para calcular o kH da água do aquário.

 

Amanhã (visto que hoje já acabou o foto periodo), vou colocar CO2 caseiro no áqua. O meu objectivo serão no mínimo 20 ppm's de CO2.

 

A questão propriamente dita é:

 

num aquário de 96L, para uma concentração de 20ppm's de CO2 difundido com flipper, estamos a falar "em média" de quantas bolhas por segundo?

 

O dropchecker da JBL é dos mais simples de usar. O reagente já vem pronto a usar, não precisas adicionar água, portanto não tens o problema da dureza.

 

As várias escalas que trás, baseadas no kh, são para medir ph e não de co2, porque o dropchecker funciona também como teste de ph permanente, desde que saibas o kh. Para o co2 têm uma escala única.

 

As bolhas por segundo dependem de muita coisa: do tamanho do aquário, da eficiência da difusão, do "consumo" de co2 por parte das plantas, da libertação de co2 pela agitação da água, etc. Portanto, é uma questão de ires experimentando.

 

Já agora, a quantidade de bolhas por segundo que uma garrafa é capaz de debitar, depende da receita que usas. Mas não te esqueças que durante a noite não há consumo de co2 e com o método caseiro, não tens hipótese de desligar a produção.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda Micro-Chip.

Tens sido o membro mais participativo nos meus tópicos de dúvidas e como tal agradeço-te.

 

Efectivamente, acho o dropchecker da JBL interessante. Já compreendi o sistema de funcionamento e é efectivamente simples.

 

Apenas estou na dúvida pelo facto de que no manual de instruções marca que o drop checker está geralmente 2-3h atrasado em relação à real concentração de CO2 no aquário.

 

E sobretudo o drop checker deve ser colocado por cima de uma "almofada de ar". pois bem: WTF is uma almofada de ar e como é possível obter isso num aquário? é que comecei a injecção de CO2 caseiro, com difusão por flipper e passadas 2h com débito de 3 bps, não há altera a cor do reagente, como se não houvesse alteração da concentração do CO2. ESTRANHO!!!

 

Não tenho bomba de ar, mas o meu filtro provoca uma boa movimentação de água à superfície que neste momento julgo ser suficiente para uma oxigenação razoável do aquário.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda Micro-Chip.

Tens sido o membro mais participativo nos meus tópicos de dúvidas e como tal agradeço-te.

 

Não é preciso agradecer. Estamos cá para isso.

 

Apenas estou na dúvida pelo facto de que no manual de instruções marca que o drop checker está geralmente 2-3h atrasado em relação à real concentração de CO2 no aquário.

 

Isso acontece com qualquer dropchecker. O que acontece é que é necessário que o CO2 passe da coluna de água para o ar dentro do dropchecker para depois reagir com o indicador e mudar de cor. E isso demora algum tempo.

 

E sobretudo o drop checker deve ser colocado por cima de uma "almofada de ar". pois bem: WTF is uma almofada de ar e como é possível obter isso num aquário?

 

Acho que o gajo que fez a tradução do manual não percebia nada da coisa... então traduziu à letra! :tongue: O que eles querem dizer, é que ao introduzires o dropchecker verticalmente na água, o interior vai ficar cheio de ar, criando uma separação entre a água do aquário e o reagente. Essa separação de ar é a tal almofada de ar.

 

é que comecei a injecção de CO2 caseiro, com difusão por flipper e passadas 2h com débito de 3 bps, não há altera a cor do reagente, como se não houvesse alteração da concentração do CO2. ESTRANHO!!!

 

Isso também me aconteceu com CO2 pressurizado. Acho que o que acontece é que as plantas nos primeiros tempos vão absorver o CO2 todo, pelo que não chega a haver acumulação na coluna de água. Deixa estar assim um dia ou dois e se não houver alteração é porque têns efectivamente CO2 insuficiente.

 

Não tenho bomba de ar, mas o meu filtro provoca uma boa movimentação de água à superfície que neste momento julgo ser suficiente para uma oxigenação razoável do aquário.

 

Cuidado que muita agitação na superfície causa uma grande perda de CO2 para a atmosfera. Tens de encontrar um equilibrio entre agitação de superfície suficiente para a oxigenação necessária aos peixes e que ao mesmo tempo não liberte muito CO2 para a atmosfera. Não te esqueças que se tiveres plantas suficientes, luz, nutrientes e CO2, as próprias plantas oxigenam a água, portanto não precisas de tanta agitação de superfície.

 

O truque é encontrar um equilibrio que resulte no teu aquário.

 

Cumps

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

efectivamente, o drop checker começa a mudar de cor e muito.

 

Montei o meu sistema de CO2 caseiro. a receita foi a simples. 3 chavenas de acuçar (aproximadamente 500g), 10g de fermento de padeiro, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e água. Tudo isto numa garrafa de 1.5L.

 

Inicialmente, montei 2 garrafas em rede, mas em cerca de 2h, estava com débitos de 180bpm, ao ponto de o flipper não conseguir difundir todo o CO2 e de tempos a tempos, lá saía uma enorme bola de CO2 rumo à superficie. agora, estou com 100 bpm e 1 garrafa apenas. Se a garrafa me durar 15 dias, já fico contentíssimo.

 

Se vire evoluções significativas nas plantas, para a semana aumento a iluminação para 3x24W e talvez me aventure na "Cuba". Vamos com calma.

 

Entretanto, tirei uma garrafa de CO2 e neste momento estou, segundo o dropchecker, estimo uma concentração de talvez 30 mg/L, isto porque já se vê um verde clarinho.

 

Vamos lá ver se em 15 dias, vejo a minha althernanthera recuperar e a minha Eleocharis sp. 'mini' crescer rumo ao tão desejado tapete.

 

A ver se logo posto umas fotos.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixem só dar aqui uma ajudinha...

 

Isso também me aconteceu com CO2 pressurizado. Acho que o que acontece é que as plantas nos primeiros tempos vão absorver o CO2 todo, pelo que não chega a haver acumulação na coluna de água. Deixa estar assim um dia ou dois e se não houver alteração é porque têns efectivamente CO2 insuficiente.

Não é bem por causa disso.

Um drop-checker funciona por difusão, que é um processo bastante lento. Ou seja, o CO2 primeiro dissolve-se na água do vosso aquário, depois tem de se dissolver/difundir para a tal "almofada de ar" no interior do drop-checker, e só depois é que difunde novamente na solução com o indicador colorimétrico. E todos estes processos são lentos por baseiam-se somente na difusão simples.

Para terem uma ideia, num aquário de 180 litros com CO2 em boa concentração (é usado um reactor externo da TMC), no dia em que faço a TPA ao aquário mal a água fica abaixo do nível do drop-checker, ele fica logo azul (há menos uma transição, o CO2 escapa-se logo da solução do drop-checker para a atmosfera). Quando volto a encher o aquário, só no dia a seguir é que volto a ter a côr verde clara no drop-checker. Mas isso não quer dizer que duas horas depois de ter o aquário cheio e com o CO2 a bombar e o filtro a funcionar, que não tenha bons níveis de CO2 na água... não, o drop-checker é que ainda não está a medir a concentração de CO2 correctamente, por causa de todos estes fenómenos de difusão entre as diversas fases aquosas e gasosas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E acabo de atingir a concentração de 50 mg/L de CO2 no aquário.

Não percebo o power desta receita.

Tenho a egeria a fazer peraling??? (pelo menos saem pequenas bolhas das folhas).

E dito isto, a minha próxima aquisição será certamente um sistema de CO2 de extintor, com valvula selenoide.

 

Tem mesmo de ser. Até lá... vou tentar gerir a situação.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixem só dar aqui uma ajudinha...

 

Não é bem por causa disso.

Um drop-checker funciona por difusão, que é um processo bastante lento. Ou seja, o CO2 primeiro dissolve-se na água do vosso aquário, depois tem de se dissolver/difundir para a tal "almofada de ar" no interior do drop-checker, e só depois é que difunde novamente na solução com o indicador colorimétrico. E todos estes processos são lentos por baseiam-se somente na difusão simples.

Para terem uma ideia, num aquário de 180 litros com CO2 em boa concentração (é usado um reactor externo da TMC), no dia em que faço a TPA ao aquário mal a água fica abaixo do nível do drop-checker, ele fica logo azul (há menos uma transição, o CO2 escapa-se logo da solução do drop-checker para a atmosfera). Quando volto a encher o aquário, só no dia a seguir é que volto a ter a côr verde clara no drop-checker. Mas isso não quer dizer que duas horas depois de ter o aquário cheio e com o CO2 a bombar e o filtro a funcionar, que não tenha bons níveis de CO2 na água... não, o drop-checker é que ainda não está a medir a concentração de CO2 correctamente, por causa de todos estes fenómenos de difusão entre as diversas fases aquosas e gasosas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

O mesmo é dizer que na realidade, o drop checker não funciona em tempo real, mas com um delay "importante"...

 

No meu caso, com CO2 caseiro, posso já estar com concentrações perigosas de CO2, e nem sequer o sei, porque a difusão no drop está uns bons minutos atrasada.

 

Esta é uma questão importante a ter em conta e que não estava de todo preparado para ela.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um drop-checker funciona por difusão, que é um processo bastante lento. Ou seja, o CO2 primeiro dissolve-se na água do vosso aquário, depois tem de se dissolver/difundir para a tal "almofada de ar" no interior do drop-checker, e só depois é que difunde novamente na solução com o indicador colorimétrico. E todos estes processos são lentos por baseiam-se somente na difusão simples.

 

Foi isso que eu disse ao responder à pegunta das 2-3h de atraso:

 

Isso acontece com qualquer dropchecker. O que acontece é que é necessário que o CO2 passe da coluna de água para o ar dentro do dropchecker para depois reagir com o indicador e mudar de cor. E isso demora algum tempo.

 

Mas como ele está a iniciar a injecção de CO2, julgo que é normal que as plantas consumam mais um pouco e que demore mais um bocado até a água atingir a concentração pretendida. Ou seja, a concentração de CO2 na água vai subindo gradualmente e com o atraso de resposta do dropchecker, vai demorar muito mais que as 2/3h para obter a cor verde. Diferente será introduzir o dropchecker num aquário já com injecção de CO2.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive de parar a injecção de CO2.

O débito demasiado elevado da mistura não ajudou. estava com mais de 100 bpm.

As plantas, que tenho,1x alternanthera rosiafolia, 2x egeria densa, 2x cabomba e eleocharia sp "mini", diria que são espécies que deveriam absorver bastante o CO2, sobretudo porque fertilizei no início do foto período.

 

E após 5h de injecção, com média de 100 bpm, obtive isto:

 

dsc00128ov.jpg

segundo a escala do drop checker, estou nos 50 mg/L.

Vi a egeria a libertar pequenas bolhinhas de O2 (pearling?????)

 

enfim... vou tentar comprar um sistema de CO2 de extinctor, com solenoide, porque dá para ver que esta situação do CO2 caseiro não é prática nem segura.

 

Enfim...

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que exageraste na receita do CO2.

 

Esse é o problema do CO2 caseiro: não dá para regular. A única forma que tens de controlar minimamente é deslocar o difusor mais para cima ou mais para baixo no vidro para reduzir ou aumentar a difusão de CO2.

 

O pearling é sinal que a água está saturada e já não consegue dissolver o O2 produzido pelas plantas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O pearling é sinal que a água está saturada e já não consegue dissolver o O2 produzido pelas plantas.
Certo... resta saber se o que ele viu na E. densa é mesmo pearling, ou acumulação de bolhas de CO2.

É que é muito fácil confundir vários fenómenos com o pearling. Agregação de bolhas de CO2 é um deles.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Certo... resta saber se o que ele viu na E. densa é mesmo pearling, ou acumulação de bolhas de CO2.

É que é muito fácil confundir vários fenómenos com o pearling. Agregação de bolhas de CO2 é um deles.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Eu próprio especifiquei que tinha dúvidas se era pearling.

primeiro porque nunca vi tal fenómeno ao vivo.

segundo porque aconteceu apenas na egeria densa.

terceiro porque não eram bolhas que saiam sistematicamente, mas sim 1-2 bolas que subiam à superfície a cada 30s.

 

Por outro lado, é verdade que o fenómeno aconteceu nas 2 últimas horas do fotoperiodo de 12h e atingi concentrações de CO2 altamente elevadas, facto que pode ter estimulado em muito a fotossíntese.

 

De qualquer maneira, o pearling por agora não me diz muito. Pretendo sobretudo ter plantas saudáveis e com bom ritmo de crescimento.

 

Efectivamente um sistema de CO2 com válvula solenoide é fundamental.

Já estou à procura de 1.

 

Até lá... isto vai ser uma aventura.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais