Frustação no nascimento dos escalares


dalder

Recommended Posts

Boas, tenho dois casais de escalares reprodutores, o meu problema é que estes metem os ovos, os alevins nascem, ate aqui tudo bem... mas quando esses comecem a nadar livremente começo a retirar os alevins para um aquario previamente e somente preparado para os alevins... e alimento com artenia devidamente eclodida e duas gotas de azul miteleno e pedra difusara de ar a uma temperatura de 28 graus.

Alimento os alevins 2 vezes por dia as 7h30m da manha e ás 6h00m da tarde, visto serem as horas que vou trabalhar e chego a casa.

 

a minha duvida é a seguinte. O que estou eu a fazer de mal?

 

já ouvi dizer que é necesarios tirar a agua salgada da artenia eclodida antes de colocar no aquario com os alevins..???'

Editado por dalder
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a não perceber o tópico :/

 

O que se está a passar de mal para colocares este tópico? Os alevinos não aguentam? O casal fica enfurecido? Deixam todos de comer?

 

Tens que explicar o que se passa... Não se entende com o teu texto

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o que se passa é que os alevins nascem , mas quando é altura de comerem artenia morrem todos, ja exprimentei alimentalos com artenia juntamente com os pais, e tambem ja exprimentei a separ os alevins para outro aquario e alimentalos com artenia devidamente eclodida e nada... espero ter sido esclarecido :)

 

cumprimentos

Délcio Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, está a fazer algo mal... na eclosão da artemia e sua colocação no aquário dos alevins deve ser cuidada, ou seja, deve-se usar o mínimo de sal possível na eclosão e deve-se com uma lanterna ou outra luz juntar a artemia ao de cima da coluna de agua e remover com uma seringa sem agulha, isto para reduzir a salinidade a ser introduzida com as artemias no aqua. de alevins. Outra coisa é que falta ai um alimento, antes de se introduzir artémia deve-se dar infusórios. Existem muitos post que ensinam a produzir esses seres protozoários úteis a alimentação dos nossos alevins. Eu pessoalmente prefiro microvermes de aveia à artemia.... esta ultima tb pode ser dada mas só depois dos infusórios...

Os meus anúncios:
O meu feedback:
O meu aquário:
Cumps, Rick

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro r89silva eu faço percisamente isto com artenia, esta ja vem misturada com sal, uma vez que compro a artenia-mix da sera e coloco só para dentro do recipiente e com bolhas de ar e tenho sucesso na eclosao da artenia, a minha duvida é, será que tenho que separar a artenia da agua que usei para eclodir a artenia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha duvida é, será que tenho que separar a artenia da agua que usei para eclodir a artenia....

 

Sim. Tens de usar um crivo e lavar a artémia antes de dar aos alevins.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou exprimentar a usar, um filtro de maquina de cafe funciona? e depois como faço despejo a artenia juntamente com a agua para o filtro, e depois a artenia fica no filtro, lavo depois o filtro por agua (nova) para dentro de outro recipiente e?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas a água com a artémia no crivo (ou filtro de café), passas o crivo por água da torneira, metes o crivo no aquário para largar a artémia.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma desova no meu aquario, quando cheguei a bocado a casa aqui esta uma imagem.

 

dsc01065r.jpg

o que devo fazer?, podem ajudar-me? é que ja segui os passos todos das outras vezes mas algo esta a falhar e não sei o que é.

Editado por dalder
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da postura, tens de optar se queres deixar os ovos aos cuidados dos pais ou se queres tirá-los para uma maternidade.

 

Caso optes por deixá-los com os pais, não tens muito a fazer. Apenas garantir que eles não stressam. Por vezes uma luzinha de presença durante a noite ajuda.

 

Se tirares para uma maternidade é só garantir que os pais não conseguem chupar os ovos do lado de fora.

 

Passados +/-2 dias eles eclodem. Caso estejam com os pais, é normal eles mudarem-nos de sitio. Neste periodo alimentam-se do saco vitelino, pelo que não há muito a fazer.

 

Passados +/-3 dias começam a nadar livremente. Aí voltas a decidir que queres retirá-los dos pais ou não. Nesse momento precisam de alimentação. A melhor é artémia recém eclodida. Há quem diga que se deve dar antes infusórios ou microvermes, mas eu acho que eles são suficientemente grandes para comerem logo artémia recém eclodida.

 

Não há muito mais a dizer... pelo menos na generalidade. A menos que tenhas um problema específico.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Micro-Chip já te disse tudo, eu faço criação de escalares e utilizo também artemia-mix e o filtro do café para lavar a artemia e corre tudo ás mil maravilhas. Se Optares por fazer crescer os Pequenos num aquário á parte, não te esqueças de dia sim dia não aspirares o fundo do aquário para eliminares a artémia morta que esta no fundo e que te estraga a qualidade da agua.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando cheguei ao aquario os escalares estavão noutro lugar, ja com os rabos de fora. Vou deixalos ficar com o pai ate esses nadarem livremente pelo aquario, assim separeos para uma maternidade de rede e tiro os pais do aquario de reprodução.

 

ps. vou optar por uma de rede pois, cou colocar uma pedra difusora dentro da respectiva maternidade e esta vai ser de rede para que a agua esteja sempre a se renovar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...