Ajuda para pricipiante em salgados.


Slipknot_666

Recommended Posts

Bem pessoal queria-me iniciar no mundo dos salgados e para tal venho pedir a vossa ajuda.

 

Que materiais preciso? (tenho um aquário de 60l com luz e filtro).

 

Que fauna poderei ter num aquário destas medidas?

 

Quanta rocha viva e morta preciso? Areia pode ser da praia?

 

Queria corais vivos de pouca manutenção que aconselham?

 

Obrigado a todos

 

Daniel Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

O aquário já dá para ter uns 3 ou 4 peixes, mas para isso precisarias de um escumador que é o filtro de água salgada.

 

Depois, areia tem que se ser especial para reefs... a da nossa costa infelizmente tem muitos silicatos que é prejudicial.

 

Iluminação sempre superior a 10000K.

 

A rocha viva recomenda-se sempre 10% da litragem... podes optar 50/50 de viva e morta...

 

Em relação aos corais... só moles.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda pedrolena. A luz que tinha estava na tampa do aquário mas já li que não pode ser tapado. Tenho que retirar a tampa?

 

Pelo que percebi teria que ser 6kg de viva e 6kg de morta né? alguém sabe algum fornecedor barato?

 

Como não vou ter sump alguém me aconselha um escumador pequeno que não se note ?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se sao 10 % da litragem sao 6 kilos no total logo 3 kilo de viva 3 kilo de morta... o rocha e barata podes tambem procurar nos classificados custuma haver pessoal a vender... escumador podes ir para os da tunze ou os deltec.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se sao 10 % da litragem sao 6 kilos no total logo 3 kilo de viva 3 kilo de morta... o rocha e barata podes tambem procurar nos classificados custuma haver pessoal a vender... escumador podes ir para os da tunze ou os deltec.

 

Obrigado pela ajuda, vou ver se encontro então aqui nos classificados.

 

Aqui vai um exemplo: red sea prizm

 

Abc

 

Será que um destes dava? https://www.fish-street.com/resun_sk300_protein_skimmer?category_id=93

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não confiava. apostava numa marca conhecida que faz bem a diferença e que fose indicado para pelo menos 2 a 3 vezes o volume que tens de água...

 

Da deltec tens também o Delrtec MCE300.

 

Procura no forum usados mas prepara-te para gastar mais que 20€ senão só irás ter problemas...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não confiava. apostava numa marca conhecida que faz bem a diferença e que fose indicado para pelo menos 2 a 3 vezes o volume que tens de água...

 

Da deltec tens também o Delrtec MCE300.

 

Procura no forum usados mas prepara-te para gastar mais que 20€ senão só irás ter problemas...

 

Eu queria algo mais pequeno e interno. Alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, já comprei o escumador. Decidi por um v2 skim nano 120. Para luz será que dá? http://patasebarbatanasviseu.lojasonline.net/sn/store/default.cfm?go=show&cat=2096&id=205609&produto=Calha-Leds-40-60cm

Editado por Slipknot_666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele é recomendado para aquários de 120 litros mas se eu vir que não aguenta adquiro novo. Por 30€ não dava para melhor lol

 

A luz pode ser calha da sunsun tem é que ter lampada acima de 10000k certo?

 

Comprei bomba de circulação de 2600 l/h chega?

 

Obrigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando te referes a hang on(=pendurado) é atrás certo? Eu conheço dois aquários aqui da minha zona com sump atrás e têm bons resultados. Aqui no forum também já vi uns nanos com sump atras, mas na minha opinião faz uma sump normal, consegues ter uma sump maior, o que te aumenta a litragem do aquário dessa maneira alguma variação que possa ocorrer nos parâmetros da água não se vai notar tanto. Agora tens que ver o melhor pra ti, como ja disse a ideia da sump é aumentar a litragem e esconder o equipamento.

Quanto ao resto acho que ja te disseram tudo.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando te referes a hang on(=pendurado) é atrás certo? Eu conheço dois aquários aqui da minha zona com sump atrás e têm bons resultados. Aqui no forum também já vi uns nanos com sump atras, mas na minha opinião faz uma sump normal, consegues ter uma sump maior, o que te aumenta a litragem do aquário dessa maneira alguma variação que possa ocorrer nos parâmetros da água não se vai notar tanto. Agora tens que ver o melhor pra ti, como ja disse a ideia da sump é aumentar a litragem e esconder o equipamento.

Quanto ao resto acho que ja te disseram tudo.

 

Boa sorte

 

 

refiro me a isto: http://www.sourcingmap.com/aquarium-clear-plastic-rectangle-external-hang-breeding-house-26l-p-234131.html

 

Tirando as divisórias dá para meter lá o aquecedor, o skimmer e as algas, também criando refugio para animais (agora não sei o nome) que os peixes comem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso é uma maternidade, isso não te dá pra nada pois é extremamente pequeno. Eu falava disto

 

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://i280.photobucket.com/albums/kk182/maurom11/sump1.jpg&imgrefurl=http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f%3D2%26t%3D17082&h=400&w=662&sz=26&tbnid=8BRbCxzJv5YJQM:&tbnh=90&tbnw=149&prev=/search%3Fq%3Dsump%2Btraseira%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=sump+traseira&usg=__EfHgPKZ6oeeJEuCQyxuo5dlRKYk=&docid=c_XNP2SJXnCFMM&sa=X&ei=E8IHUeyqB82JhQfr5YCQCA&ved=0CD8Q9QEwAg&dur=2326.

 

 

Com isso não colocas la isso tudo que queres. E outra coisa como ias mandar agua do aquário pra isso e vice versa? Muito sinceramente não queiras gastar pouco dinheiro, nos salgados o barato sai caro acredita. Lê muito, pensa bem no que queres e mais não seja vais comprando o material ao poucos.

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de 60 cm. É demasiado potente?

 

Depende um bocado das marcas... sabes de que marca é?

 

Para um aquário de 60cm terás que optar por algo nos 1500l/h... e de preferência de fluxo largo.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende um bocado das marcas... sabes de que marca é?

 

Para um aquário de 60cm terás que optar por algo nos 1500l/h... e de preferência de fluxo largo.

 

É uma aquael reef circulator 2600.

 

Já agora outra pergunta. Será que uma calha de 345 leds brancos de 10000k e com 48 leds de moonlight chegara para o aquario?

Editado por Slipknot_666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais